domingo, 14 de abril de 2024

O HOMEM SEM DEUS.

 

O homem seria um ser completo se o pecado não houvesse entrado no mundo. A parti de Adão e Eva, que foram os primeiros transgressores da ordem divina, Deus se afastou do homem por causa do pecado, mas lhe favoreceu um plano enviando o seu Filho Jesus Cristo, para que, por seu intermédio todos tenham o direito de se reconciliarem com Deus Pai. 

O homem tem em si o sopro de Deus, Deus soprou nas narinas de Adão e ele foi feito alma vivente (Gn.2.7). No livro poético de Jó está escrito: O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida (Jó.33.4). Isto implica em dizer, que o ser humano é composto de corpo, alma e espírito; e este espírito está ligado a Deus, por isso todo homem é um ser religioso.

O vazio existencial na vida do homem, nada mais é do que a falta da presença de Deus. O homem por ser religioso, ele vive em busca de preencher o vazio que existe dentro de si, porém o homem busca muitas fontes que são inúteis e não consegue preencher o vazio que existe na sua alma. 

Desde os primórdios dos tempos o homem vive em busca de Deus. Esta é uma das razões de existirem tantas religiões no mundo, porque ficou entendido que a religião religa o homem a Deus. Todavia, a religião em si não tem esse poder, o único caminho que leva o homem a Deus e tem poder não só de religar, mais também reconciliar o homem com Deus, é Jesus Cristo.

Nada nem ninguém consegue preencher a lacuna do vazio que existe dentro do homem. Por mais que as pessoas busquem preencher este vazio nos prazeres e entretenimentos, e em tantas outras coisas, este vazio só será plenamente preenchido por Deus, pela sua presença.

Finalmente, a orientação do profeta para todos é: Buscai ao SENHOR enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno, os seus pensamentos e se converta ao SENHOR, que se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar (Is.55.6,7). 

Porque nEle vivemos, e nos movemos, e existimos, como também alguns dos vossos poetas disseram: Pois somos também sua geração. Sendo nós, pois, geração de Deus, não havemos de cuidar que a divindade seja semelhante ao ouro, ou à prata, ou à pedra esculpida por artifício e imaginação dos homens. Mas Deus, não tendo em conta os tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, em todo lugar, que se arrependam, porquanto tem determinado um dia em que com justiça há de julgar o mundo, por meio do Varão que destinou; e disso deu certeza a todos, ressuscitando-o dos mortos (At.17.28-31). Amém!