quinta-feira, 18 de março de 2021

Deixando De Ser MENINO.

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino (I Co.13.11. NVI).

Paulo falando sobre o amor, ele deixa claro que esta virtude é a principal, quando comparada a fé e a esperança. Entendemos que, o amor é a base de tudo. Todas as outras virtudes descritas na bíblia, tem como base o amor. Paulo nos ensina que a perfeição está por vir, e que tudo é apenas um reflexo e nós só conhecemos em parte. Porém, toda a plenitude só será revelada na eternidade. Após falar sobre as virtudes do amor e sua importância, Paulo diz: O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. continuando nesta linha de pensamento, Paulo diz: Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino (I Co.13.8-11). Ele faz uma analogia traçando um paralelo entre as ações de quando era menino, e logo depois de ter se tornado homem. Ou seja, o menino representa a imaturidade (imperfeição); enquanto o homem representa a maturidade (perfeição). 

Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da Palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido. Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal (Hebreus, 5.11-14. NVI).

O escritor da carta aos hebreus confronta os destinatários da sua carta ao dizer: "Vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da Palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido. Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal". Ele está admirado da estagnação espiritual dos cristãos hebreus: “Vocês se tornaram lentos para aprender”. O escritor diz que ainda tinha muito a dizer, mas seria difícil de explicar para um grupo de pessoas imaturas, que teriam dificuldade para aprender. Eles deveriam estar num estágio mais avançado, e mais preparados no conhecimento da Palavra, tendo uma vida cristã mais frutífera. Ou seja, esses cristãos foram rotulados como aprendizes e "meninos" na fé, quando na verdade, por serem veteranos na vida cristã, deveriam ser mestres e adultos na fé.

O propósito de Deus ao estabelecer pastores e ministros na igreja, é para aperfeiçoamento e crescimento espiritual do seu povo. O desejo de muitos pastores é ter uma igreja de mestres hábeis no manejo da Palavra, pessoas espiritualmente maduras e firmes na fé. Mas, o que estamos vendo são falsos mestres, falsos pregadores e pastores utilizando a Palavra de Deus para enganar cristãos infantis com pregações engenhosas, sensacionalismo, histórias hilárias, falsas doutrinas, inovações “interessantes”, levando fogo estranho ao altar e deixando de alimentar a igreja com o genuíno ensino da Palavra de Deus. 

Por falta do genuíno ensino da Palavra, o povo não cresce, mas incha e continua como meninos espirituais, como carnais. Muitos estagnaram e não crescem, nem amadurecem na fé, continuam como meninos, quando já deveriam ser adultos, maduros na fé.

Infelizmente, estamos vendo muitos cristãos meninos na fé, e o pior, não querem ser disciplinados. Muitos ostentam títulos eclesiásticos, porém, na pratica são imaturos, verdadeiros meninos na fé. Quando deixamos de ser menino na fé e passamos a ser adulto, o nosso comportamento e atitudes são de um cristão maduro e experiente na fé. Como adultos na fé, devemos crescer na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, conforme está escrito na segunda carta de Pedro 3.18. Um crente maduro na fé, muitas vezes sofre por ter que suportar os meninos na fé. Há uma frase que diz: "Quando nos tornamos maduros em Deus, os anões espirituais irão nos criticar". Que os meninos na fé se tornem adultos, e que os adultos na fé possam suporta os meninos e ensina-los afim de que eles cresçam. Amém!