terça-feira, 16 de julho de 2019

SEIS MARCAS DO AVIVAMENTO.

Cumprindo-se o dia de pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (Atos, 2.1-4; 42,43).

O QUE É AVIVAMENTO?

Segundo o dicionário da língua portuguesa, avivamento vem de avivar, que é o ato de tornar ou torna-se mais vivo, reanimar, despertar, aumentar, torna-se mais forte, mais intenso, mais ativo, destacar-se.
Avivamento é a ação do Espírito Santo no interior dos crentes, que os leva a viver uma vida de santidade, temor e reverência na presença de Deus. Também é uma dinâmica poderosa do Espírito na vida dos crentes para realizarem a obra de Deus.

O QUE NÃO É AVIVAMENTO?

Avivamento nem sempre é barulho, avivamento não é o culto das emoções, avivamento não é movimento, modismo ou inovações criados por alguns grupos "pentecostais".
É possível que haja movimento no avivamento, porque o avivamento implica em um movimento do Espírito para remover o pecado e estabelecer a santidade. Porém, muitos estão confundindo o movimento humano, com o movimento do Espírito Santo.

1- SEDE PELA PALAVRA.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos ... 
A perseverança na doutrina e a sede pela palavra é o termômetro espiritual do crente que o leva a viver o verdadeiro avivamento.
Um dos grandes problemas espirituais da igreja atual é a falta de sede e fome da palavra de Deus. Muitos crentes estão ficando raquíticos e doentes espiritualmente por não se alimentarem com frequência da palavra.
Uma das grandes estratégias de Satanás é fazer com que os crentes fiquem ocupados e presos nos entretenimentos e percam o prazer e a sede de ler, meditar e estudar a palavra de Deus. Mas o crente avivado não perde tempo nas redes dos entretenimentos de Satanás, porque o seu prazer está na Lei do SENHOR e nela medita de dia e de noite (Sl.1.1,2). 

2- COMUNHÃO.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão ... 
Este termo "comunhão", no grego é Koinonia. Na pratica significa, amizade, companheirismo, participação, compartilhamento. 
Esta comunhão está em três dimensões: Conjugal, envolvendo a família; comunhão com os irmãos e comunhão com Deus.
Sem esta comunhão, é impossível o crente ser verdadeiramente avivado.

3- PARTIR DO PÃO.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão ... 
Esta expressão "partir do pão", no livro de Atos tem haver com a Ceia do Senhor (At.20.7).
A celebração da Ceia do Senhor é a marca de uma igreja avivada, porque neste culto nós relembramos a morte e ressurreição de Jesus em nosso benefício. 
Todo crente avivado tem prazer de participar da Ceia do Senhor, porque ele reconhece que foi beneficiado com a morte de Jesus no calvário, para depois ter direito ao pentecoste.
O partir do pão tem haver com o calvário, porque sem o calvário não havia a Ceia do Senhor, e sem calvário não há pentecostes. 

4- ORAÇÃO.

E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At.2.42).
A oração deve ser uma pratica diária na vida de todo crente avivado. A oração é a nossa fonte de poder. Através da oração nós falamos com Deus e Deus fala conosco. Quando nós oramos recebemos de Deus a sua direção, a sua graça, o seu poder e a sua unção. O Diabo fica apavorado quando ele ver um crente de joelhos diante de Deus. Quando nós oramos, o campo de atuação do inimigo diminui, mas quando nós deixamos de orar, o campo de atuação do inimigo aumenta. 
O Diabo rir das nossas pregações, zomba da nossa sabedoria, despreza os nossos títulos e status; mas ele teme e treme diante de um crente de joelhos.
Há anos atrás, a rainha da Inglaterra disse: "Eu tenho mais temor de um crente de joelhos diante de Deus, do que dos mísseis da União Soviética e dos Estados Unidos apontados para Inglaterra". 
Lemos em toda a bíblia e temos visto ao longo da história, que todos os grandes avivamentos foram precedidos pela oração. Se o povo de Deus se humilhar e orar, Deus vai fazer maravilhas. Amém.

5- TEMOR.

Em cada alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos (At.2.43). 
Temor aqui não é medo, mas é no sentido de respeito, de reverência e devoção a Deus e as coisas sagradas. Onde há temor, há sabedoria; e onde sabedoria os planos e projetos são bem estabelecidos, e não há confusão. Porque está escrito: O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, e a ciência do Santo, a prudência (Pv.9.10). 
O temor a Deus gera obediência, santidade e sabedoria.
No temor do Senhor há paz, estabilidade e prosperidade.
Assim, pois, as igrejas em toda a Judéia, e Galiléia, e Samaria tinham paz e eram edificadas; e se multiplicavam, andando no temor do Senhor e na consolação do Espírito Santo (At.9.31).
Que possamos ser crentes avivados, cheios de temor e do Espírito Santo para fazermos a obra de Deus. 

6- PREGAÇÃO DA PALAVRA.

E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a palavra de Deus (Atos, 4.31).
O crente avivado não confia nas suas próprias forças, mas ele ora a Deus e fica cheio do Espírito Santo para pregar a palavra com ousadia. Um crente avivado é direcionado pelo Espírito Santo para anunciar a palavra de Deus. 
O crente avivado não consegue fica parado, ele não é tímido, mas ousado em Deus para pregar o evangelho ao mundo perdido.

CONCLUSÃO:
Que possamos viver as marcas do verdadeiro avivamento; que possamos perseverar em ler, meditar e estudar o livro sagrado; e que a oração, a comunhão e o temor a Deus sejam constantes em nossas vidas. 
Este avivamento é primeiramente individual e depois coletivo.
Que possamos continuar clamando por um grande avivamento.
Que possamos repetir com profeta Habacuque: Aviva, ó SENHOR, a tua obra! (Hc.3.2).
Aviva, o teu povo, a tua igreja! Amém!