segunda-feira, 10 de julho de 2023

EMANUENSE (Um Escriba Cristão).

Emanuense é um termo de origem latim, usado para designar um profissional da escrita, este era um copista, escrevente, escriturário que prestava um serviço de grande relevância ao estado. 

Os Emanuenses na Roma antiga eram pessoas dotadas do dom da escrita, por isso, dedicavam-se a copiar livros. Outro trabalho desses homens era escrever cartas, as quais eram ditadas por outros que não tinham a habilidade de escrita. Esses homens foram importantes para a história, já que eles foram responsáveis por escrever várias obras na antiguidade. 

Muitas informações importantes que temos hoje, não estariam ao nosso alcanse se não fosse a habilidade da escrita desses homens. Os apóstolos Paulo e Pedro utilizaram o talento dos Emanuenses para escreverem suas cartas. No caso da Carta aos Romanos: "Eu, Tércio, que esta carta escrevi, vos saúdo no Senhor."(Rm 16.22). Pedro, também usou um: “Por Silvano, vosso fiel irmão, como cuido, escrevi abreviadamente, ..."(I Pe 5.12a). Esses Emanuenses abençoaram o povo através das escritas. 

Dificilmente, alguém vai lembra dos grandes feitos de um Emanuense do passado. Creio que não existe uma larga biografia desses copistas que foram importantes para a humanidade. Eles não apareceram, ficaram por trás; eles não foram os protagonistas, apenas escreveram o que lhes ditaram. Todavia, prestaram um grande serviço para o Reino de Deus. Aqui nós aprendemos que, muitas vezes Deus escolhe pessoas para ficarem por trás dos bastidores, estas não aparecem, mas o seu brilhante trabalho beneficia a muitos e rompe gerações. Amém!