segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

O QUE É MANEJAR BEM A PALAVRA?

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (2Tm.2.15).

Todo bom obreiro deve maneja bem a palavra da verdade. Uma das exigências para ser um obreiro aprovado é conhecer bem o livro de Deus e o Deus do livro. Manejar bem a palavra da verdade é uma virtude de quem ler, medita e estuda a palavra de Deus. Nenhum de nós seremos bem sucedidos como obreiros do Senhor, se não nos dedicarmos ao estudo constante e exaustivo das Sagradas Escrituras. 

O Que é Manejar Bem a Palavra? 

Na versão NVI, está escrito: Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar e que maneja corretamente a palavra da verdade (II Tm.2.15).

A expressão "manejar bem" no original, vem do verbo grego "orthotoméo" que significa: "Cortar reto" ou "fazer o corte correto". Assim como o agricultor ARA a terra em linha reta. O carpinteiro CORTA a madeira em Linha reta. Bem como um pedreiro CONSTRÓI a parede em linha reta. Assim também o obreiro do Senhor deve "fazer o corte correto, sem tortuosidade na palavra. 

Um obreiro, pastor, pregador ou mestre que se propõe a usar a Bíblia como sua ferramenta de trabalho, precisa saber fazê-lo corretamente. Nada de corte errado, nada de interpretações fora do contexto, nada de achismo (interpretação própria), criando heresias absurdas. Nesse tempo de grande apostasia, modismo e engano, é mais que necessário que saibamos usar corretamente a palavra de Deus, com sabedoria, sem adulterá-la. Amém!