segunda-feira, 18 de outubro de 2021

A PALAVRA ENXERTADA.

Pelo que, rejeitando toda imundícia e acúmulo de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar a vossa alma (Tg.1.21). ARC.

Portanto, livrem-se de toda impureza moral e da maldade que prevalece, e aceitem humildemente a palavra implantada em vocês, a qual é poderosa para salvá-los (Tg.1.21). NVI.

O cristão começa sua nova vida em Cristo ao nascer de novo pela "Palavra da verdade" (v.18). A Palavra de Deus deve ser prioridade na vida do crente regenerado que está vivendo uma nova vida em Cristo. Deus ordena através da sua Palavra ao crente que deixe toda impureza pecaminosa que permeia a sociedade irregenerada e corrupta. As Escrituras nos avisa quanto às coisas impróprias para o povo santo de Deus. Assim sendo, não devemos participar de nenhum tipo de impureza ou obscenidade, seja visual por revistas, TV ou Internet (Ef.5.3,4). Este tipo de comportamento entristece o Espírito Santo e viola os santos padrões estabelecidos por Deus escritos na sua Palavra. 

ENXERTAR é quando corta-se parte de uma árvore e uni esta parte a outra árvore, tornando-se parte da natureza da outra, a ponto de gerar os mesmos frutos. Na vida do cristão, a Palavra foi enxertada em nossa vida e passamos a ter a mesma natureza da Palavra, que é Cristo. E consequentemente geramos bons frutos para vida eterna. O enxerto é dolorido, mas vale a pena.

O cristão deve rejeitar toda imundícia do pecado e receber com humildade a Palavra implantada no seu coração, a qual é poderosa para salvá-lo. A vida nova em Cristo, requer um abandono total do pecado e que sejamos decididos quanto a Palavra de Deus enxertada em nosso coração. O termo original para "enxertada" é "emphutos", que é literalmente "implantado", dando a entender que a Palavra precisa está implantada e tornar-se parte da nossa vida, da nossa própria natureza. A Palavra implantada nos leva a viver uma vida de santidade a ponto de nos tornarmos parecidos com Cristo (a própria Palavra). Amém!