quinta-feira, 22 de fevereiro de 2024

Cinco Qualificações Não Aprovadas Para Ministério Pastoral.


Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade (II Tm.2.15).

Não são poucos os obreiros desqualificados que são chamados para o ministério de pastor. Obreiros têm muitos, mas os aprovados por Deus são poucos. Infelizmente a chamada para o ministério de pastor, bispo e presbítero vem sendo banalizada em muitos ministérios e convenções. Ao longo da história da igreja, principalmente em momento de crise espiritual e moral, o ministério pastoral vem sofrendo com a relativização de algumas qualificações e valores imprescindíveis para o exercício ministerial. Nos dias atuais, a maioria das igrejas locais escolhe seus líderes baseada em uma das cinco qualificações errôneas abaixo relacionadas.

1- PADRINHO.

A aptidão para o ministério pastoral que envolve todas as qualificações morais citadas pelo apóstolo Paulo, em I Timóteo 3.1-7 e Tito 1.5-9 na maioria das vezes não são postas em praticas. Na verdade está havendo uma banalização na escolha para o ministério de pastor. Muitos estão chegando ao cargo de pastor através de apadrinhamentos, articulando seus chegados para alcançarem o tão desejado ofício. Padrinhos é o que não falta nos ministérios, para promoverem obreiros desqualificados, muitas vezes por troca de favores. Infelizmente, isto é fato.  

2- POPULARIDADE.

A popularidade e um bom carisma, mesmo que tenha um mau caráter, é tolerável e aceito por muitos para o cargo de pastor. Por exaltarem entusiasmo, carisma, capacidade de conquistar amigos e influenciar pessoas, muitos, sem nenhuma vocação para o ministério, são escolhidos e colocados em cargos de liderança pastoral. Por esta má escolha a igreja do Senhor vem sofrendo por não ser verdadeiramente pastoreada por um verdadeiro homem de Deus.

3- PROSPERIDADE.

A prosperidade financeira, nunca foi requisito para o ministério de pastor. Muitos encontraram o caminho para a liderança porque são bem-sucedidos financeiramente. Não há nada de errado com a riqueza lícita, nem em ser um líder rico, desde que seja um rico vocacionado para o ministério. Tentar agradar e colocar um rico no ministério de pastor, por causa do seu padrão de vida e seu dízimo de valor elevado, se constitui um grande erro. Isto é uma atitude reprovável à luz dos critérios bíblicos estabelecidos. 

4- POSTERIDADE.

O nepotismo religioso tem se tornado moda nos grandes ministérios e convenções. Ao se aposentar (jubilar) ou morrer, muitos pastores que presidem um grande rebanho, deixam os filhos ou parentes como seus sucessores, sem, contudo, considerar as devidas qualificações bíblicas para o ministério dos mesmos a serem escolhidos para um cargo de grande relevância. Tais líderes geralmente mantêm a igreja enraizada no seu estilo de liderança e querem dá continuidade através dos seus filhos ou parentes ao assumirem a liderança da igreja. Com isso, muitos obreiros ficam frustrados e passam a não mais acreditar no verdadeiro chamado de Deus. 

5- POLÍTICA.

A política eclesiástica tem prejudicado e muito a Obra do Senhor, esta visa sempre articulações para interesses próprios e nunca para o bom andamento da Obra do Senhor. Esses líderes chegam ao topo porque têm o nome certo, puxam os cordões certos (articulações), apertam as mãos certas e alcançam vantagem acima dos seus "concorrentes" ao cargo de pastor. Os políticos sabem como chegar ao cargo que querem e manter o poder pelo tempo que querem, mas eles nem sempre são bons líderes. Na verdade, a habilidade política deles pode ser uma forte indicação de suas falhas como líder. Um verdadeiro líder na Casa do Senhor, não entra por este caminho, mas busca ao Senhor em oração, até obter resposta e direção do Espírito Santo para separar ao ministério de pastor aqueles a quem o Senhor verdadeiramente escolheu. Oremos pelos nossos líderes!

Este estudo é uma adaptação com algumas modificações e acréscimos, extraído do livro Dons e Ofícios Ministeriais, editora Santorini, pg.84,85 do escritor e pastor Altair Germano.