quinta-feira, 6 de julho de 2023

O PECADO DE ADÃO PASSOU A TODOS OS HOMENS?


Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Rm.3.23).

Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram (Rm.5.12). 

A esta condição humana, a teologia chama de corrupção total ou depravação total da natureza. Paulo, abaixo de Jesus Cristo, é considerado o mestre da igreja e o maior teólogo de todos os tempos. O pecado envolve questões morais e espirituais na vida do ser humano. Donald Stamps, comentarista da Bíblia de Estudo Pentecostal, diz: Através da transgressão e queda de Adão, o pecado como princípio ou poder ativo conseguiu penetrar na raça humana (Rm.5.17,19; I Co.15.21,22). Duas consequências decorrem disso: (1) O pecado e a corrupção penetraram no coração e na vida de Adão. (2) Adão transmitiu o pecado ao gênero humano, corrompendo todas as pessoas nascidas a partir de então. Todos os seres humanos passaram a nascer propensos ao pecado e ao mal. 

Paulo não explica como o pecado de Adão é transmitido aos seus descendentes. Nem diz que toda a humanidade estava presente em Adão e que assim ela participou do seu pecado e por isso herda a sua culpa. Paulo não diz, em nenhum lugar, que Adão foi o cabeça coletivo dos seus descendentes, nem que o pecado de Adão foi-lhes imputado. Todos são culpados diante de Deus por causa dos seus próprios pecados pessoais, porque "todos pecaram". O único ensino no tocante a isso, que tem apoio bíblico, é que homens e mulheres herdam uma natureza moral corrupta, bem como a propensão para o pecado e o mal. (BEP pg.1706).

Diante dessa afirmativa, não devemos colocar toda a culpa em Adão. Porque todos pecaram e estão sujeitos à morte. Porém, seremos justificados pela graça de Cristo. Amém!