quarta-feira, 29 de novembro de 2017

GRATIDÃO, É O QUE DEUS ESPERA DE NÓS.

A caminho de Jerusalém, passou Jesus pela divisa entre Samaria e Galiléia. Ao chegar num povoado, dez leprosos foram em sua direção e ficaram a certa distância. Então, aos gritos, chamaram seu nome: “Jesus! Mestre! Tem piedade de nós!” Ao vê-los, ordenou-lhes: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes!” E aconteceu, que enquanto eles caminhavam, foram purificados. Um dos dez, observando que fora curado, retornou, louvando a Deus em alta voz. E, prostrando-se, com o rosto em terra aos pés de Jesus, muito lhe agradeceu; e este era samaritano. Então, Jesus questionou: “Não foram purificados todos os dez? Onde se encontram os outros nove? Não se achou nenhum outro que voltasse para render glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” Então, Jesus declarou-lhe: “Levanta-te e vai! A tua fé te salvou” (Lucas, 17.11-19).

Gratidão é um sentimento de reconhecimento por ter recebido um benefício sem nada dar em troca. 
O evangelho de Lucas nos informa que Jesus passou entre Samaria e Galiléia, e chegando a uma certa aldeia, dez homens leprosos saíram-lhe ao encontro, os quais pararam de longe. Eles clamaram: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós! 
Jesus os atendeu e os curou. Porém, só um voltou para agradecer; e este era samaritano.
Pelo que Jesus perguntou: Não foram dez purificados? Onde estão os nove?
A ingratidão dos nove os deixou impedidos de receber outras bênçãos, enquanto que, aquele que voltou para agradecer, recebeu a bênção completa, porque além de ser curado da lepra, recebeu salvação. Por causa da sua atitude de gratidão, Jesus lhe disse: Levanta-te e vai; a tua fé te salvou.
Um coração grato a Deus abre portas para receber mais benefícios e bênçãos da parte de Deus.

Um dos grandes erros e pecados da nação de Israel, que não os permitiu entrar na terra prometida, foi a murmuração e a falta de gratidão a Deus.
Neste episódio dos dez leprosos, aconteceu quatro atitudes marcantes: Fé, obediência, adoração e gratidão.
Eles clamaram: “Jesus! Mestre! Tem piedade de nós!” Isto é uma atitude de fé.
Jesus lhes ordenou: “Ide e mostrai-vos aos sacerdotes!” E aconteceu, que enquanto eles caminhavam, foram purificados. Eles obedeceram.
Um dos dez, observando que fora curado, retornou, louvando a Deus em alta voz. E, prostrando-se, com o rosto em terra aos pés de Jesus, muito lhe agradeceu; e este era samaritano. Isto é atitude de adoração e gratidão. Só um voltou para agradecer a Deus pela bênção recebida.
A verdade é que nós estamos vivendo uma época de muitos crentes pedintes, e são poucos os agradecidos a Deus pelo que tem. Deus tem abençoado as pessoas, e em especial ao seu povo, mas muitos estão iguais aos nove, não voltam para agradecer, são ingratos. 
Muitos estão tão bem, que sua vida é só lazer e curtir a vida da melhor maneira possível. Não há nada de errado nisso, desde que seja com equidade e equilíbrio.
O problema é quando nos entregamos e não temos tempo para Deus, nem para sua obra. Muitos não congregam mais, são crentes turistas, vivem sem igreja e aparecem de vez em quando como visitantes. 
Mas, onde estão os que voltam para adorar e agradecer a Deus por todos os benefícios recebidos? 
O samaritano quando voltou, ele adorou e agradeceu.
Davi como exemplo de gratidão, ele diz: Bendize, ó minha alma ao SENHOR, e não te esqueças de nenhum de seus benefícios (Salmos, 103.2).
Que darei eu ao SENHOR por todos os benefícios que me tem feito? 
Tomarei o cálice da salvação e invocarei o nome do SENHOR (Salmos, 116.12,13).
Gratidão, é o que Deus espera de nós. Deus se agrada de um coração agradecido, um crente grato a Deus será sempre abençoado. Amém!