domingo, 16 de abril de 2023

Saul Consulta A Feiticeira De En-Dor.


O capítulo 28 do livro de I Samuel trata da suposta sessão espírita, em que o rei estava desesperado, atormentado, porque os filisteus estavam próximos com um grande exército para atacar a nação de Israel. Saul sabia que era errado consultar pessoas envolvidas com feitiçaria, necromantes e consulta aos mortos. Foi como se Saul dissesse: “Se Deus não me responde, então o diabo vai me responder”. E ele fez isso. O texto de 1 Samuel 28:7-25, narra detalhadamente a feiticeira evocando espíritos. Esta cena foi assistida por uma testemunha ocular, alguém que viu o que se passou naquele lugar tenebroso, (versículos 7,8). Provavelmente, tenha sido um servo de Saul, que o levou lá e acreditava no poder da “médium” e sabia muito bem onde ela poderia ser encontrada. Portanto provavelmente os fatos foram registrados por alguém que não era temente a Deus. Assim Saul apelou à médium de En-Dor como o último recurso de um desesperado, em flagrante violação de uma lei divina que ele mesmo anteriormente procurara cumprir.

O QUE LEVOU SAUL A CONSULTAR UMA FEITICEIRA?

O motivo que levou o rei Saul a recorrer à “médium”, pessoa que consultava os mortos para resolver o seu problema foi o desespero a causa principal, pois os inimigos de Israel, os filisteus, estavam prestes a atacar os israelitas, e quando viu o acampamento dos seus inimigos, com seu aparato militar, “foi tomado de medo, e muito se estremeceu o seu coração” (I Sm.28.5). Após ter-lhe sido recusada a resposta divina, ele ficou desesperado e então procurou a médium.

Saul estava desesperado, perturbado espiritualmente, porque Deus não lhe respondia de forma alguma, nem por sonhos, nem por Urim, nem por profetas. Em outras palavras, O Senhor não lhe respondeu nem pessoalmente (por sonhos), nem por através dos sacerdotes (Urim) – os responsáveis pela intercessão do povo diante de Deus – e nem pelos profetas, os instrumentos de Deus para revelar sua vontade aos homens. Deus o rejeitara, pois o Espírito de Deus havia se afastado dele conforme 1 Samuel 16.14. Infeliz é o homem que é rejeitado pelo SENHOR.

O que antes Saul condenava, não aceitando a pratica da feitiçaria, agora ele vai em busca como último recurso para tentar resolver o seu problema (I Sm.28.3,9). Antes da morte de Samuel, Saul havia desterrado os médiuns e os advinhos, porém quando Saul procurou a “médium”, Samuel já estava morto (I Sm.25.1). Foi muita contradição Saul consultar uma feiticeira, visto que antes ele não aceitava por saber que Deus condenava a consulta aos mortos (Ex.22.18; Lv.19.31; 20.27; Dt.18.10,11).

SAMUEL VOLTOU DO MUNDO DOS MORTOS E FALOU COM SAUL?

A tal médium já recebe de Saul a dica de com “quem” ele queria falar, facilitando a enganação demoníaca. “Então, lhe disse a mulher: Quem te farei subir? Respondeu ele: Faze-me subir Samuel.” (1Sm 28.11). A médium diz espantada a Saul que estava vendo a Samuel. Mas, na verdade, fica mesmo muito assustada com a presença do rei Saul ali, pois ele havia eliminado de Israel vários médiuns pouco tempo antes e estava disfarçado (1Sm 28. 3). “Vendo a mulher a Samuel, gritou em alta voz; e a mulher disse a Saul: Por que me enganaste? Pois tu mesmo és Saul.” (1Sm 28.12).

A médium diz que viu Samuel, mas Saul não viu nada, ficando totalmente à mercê de qualquer enganação, seja da médium, seja de demônios. “Respondeu-lhe o rei: Não temas; que vês?” A mulher diz: "Vejo deuses que sobem da terra" (1Sm 28. 13).

A médium faz uma descrição óbvia da figura de Samuel (um ancião de capa); e Saul “entende” que é Samuel. Mais uma vez friso: Saul não via nada, apenas era conduzido pela médium, sendo presa fácil. “Perguntou ele: Como é a sua figura? Respondeu ela: Vem subindo um ancião e está envolto numa capa. Entendendo Saul que era Samuel,inclinou-se com o rosto em terra e se prostrou.” (1Sm 28. 14). Observe quão desequilibrado estava Saul, pois, apenas “entendendo” que era Samuel já se prostrou com o rosto em terra.

Não se pode entender que Samuel, enquanto vivo, homem santo, depois de morto pudesse prestar-se a obedecer à pitonisa - mulher abominável - para a prática proibida por Deus (Êx 22.18; Lv 20.27; Dt 18.9-12; Is 8.19,20; 47.13,14); Não se pode conceber que Deus tenha proibido a feitiçaria e a consulta a mortos e depois Ele próprio concordasse em permitir a feiticeira trazer, de fato, o espírito de Samuel (Tg 1.17); Em 1 Samuel 28.13 a mulher diz: Vejo deuses que sobem da terra. Quem eram? Só podiam ser deuses do inferno (Ap 12.7; Mc 5.9; Lc 8.30). O Diabo pode transfigurar-se em anjo de luz (2 Co.11.13-14; 1 Sm 16.23); Os mortos não se comunicam com os vivos (Lc 16.19-31; Hb 9.27; Mt 25.41,46); O resultado dessa consulta foi trágico para Saul (I Cr.10.13). 

A "PROFECIA" DO PSEUDO SAMUEL SE CUMPRIU NA ÍNTEGRA?

Analisando as profecias de “Samuel”.

Houve muitas contradições na "profecia" do pseudo Samuel. Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus (1 Sm28.19), mas se suicidou (1 Sm 31.4) e veio parar nas mãos dos homens de Jabes Gileade (1 Sm 31.11-13); “Tu e teus filhos estareis comigo” (1 Sm 28.19) - não morreram todos os filhos de Saul como insinua essa profecia obscura. Ficaram vivos pelo menos 3 filhos de Saul - Is-Bosete (2 Sm 2.8-10); Armoni e Mefibosete (II Sm.21.8). Apenas três morreram (I Sm.31.6; I Cr.10.6). As Escrituras declaram que as palavras de Samuel nunca caíram por terra (1 Sm 3.19).

A profecia do falso Samuel, isto é, o que iria acontecer na vida de Saul foi clara, como se vê no versículo 19: “O SENHOR entregará também a Israel contigo na mão dos filisteus, e amanhã tu e teus filhos estareis comigo; e o acampamento de Israel o Senhor entregará na mão dos filisteus” Essa profecia não se cumpriu na íntegra, conforme passaremos a observar: Saul não foi entregue nas mãos dos filisteus; ele se suicidou (1 Samuel 31:4) e seu corpo foi recolhido do campo de batalha pelos moradores de Jabes-Gileade (1 Samuel 31:11-13). Também não morreram todos os filhos de Saul – este tinha seis filhos e três deles sobreviveram. Morreram na batalha Jônatas, Abinadabe e Malquisua (2 Samuel 31:8-10; 21:8). Esses fatos tornam essa profecia uma flagrante contradição com o testemunho divino a respeito de Samuel, pois está escrito que “o Senhor era com ele, e nenhuma das sua palavras deixou cair em terra” (1 Samuel 3:19).

O suposto Samuel disse a Saul, “… amanhã tu e teus fihos estareis comigo” (1 Samuel 28.19). Saul ao morrer, não foi para o mesmo lugar onde estava o verdadeiro Samuel, pois este se encontrava no paraíso no Sheol, conforme prometido por Deus em sua Palavra àqueles que o temem (conforme Lucas 16:19-31). Sobre o rei Saul, entretanto, foi pronunciado o juízo divino: na Bíblia encontra-se explicitada a causa de sua morte.
“Assim morreu Saul por causa da sua transgressão cometida contra o Senhor, por causa da palavra do Senhor, a que ele não guardara; e também porque interrogara e consultara uma necromante”. (1 Crônicas 10.13). É claro, portanto, que não foi Samuel quem se manifestou em En-Dor. Tudo não passou de uma fraude ou de artimanha de um espírito maligno. Paulo diz: E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz (II Co.11.14). Concluimos que, a Palavra de Deus é suficiente em tudo, e não devemos consultar outras fontes, que são cisternas rotas e imundas. Amém!