segunda-feira, 20 de março de 2017

HÁ ESPERANÇA NO VALE ACOR

E lhe darei as suas vinhas dali e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará... (Oséias, 2.15).

O Vale de Acor é um vale que existe em Israel, nos arredores de Jericó, e é um dos caminhos que dá acesso à Terra Prometida.
O seu nome, no entanto, anda associado a um episódio dramático da história de Israel.
Segundo se conta no Livro de Josué (cap 7), foi nesse vale que Acã e sua família foram apedrejados até à morte, como castigo e consequência da sua desobediência, por cobiçar e tomar para si uma capa babilônica, e dois quilos e quatrocentos gramas de prata e uma barra de ouro de seiscentos gramas (Js.7.21). O vale onde Acã foi morto, passou a designar-se por um nome que significa "confusão", "infelicidade", "desgraça", pois esse tinha sido o destino de quem recusara obedecer a ordem do SENHOR. Porém, tempos depois o SENHOR anuncia por intermédio do profeta Oséias, que será nesse mesmo Vale de Acor que o Senhor abrirá uma "Porta de Esperança "(Os. 2,15).
O vale de Acor, lugar de ira e julgamento Divino contra o pecado (Js.7.20-26), se tornará porta de esperança. Deus promete transformar o vale da desgraça em vale de esperança. O vale de tristeza em vale de alegria.

CINCO VERDADES SOBRE O VALE DE ACOR:

1. No Vale de Acor, Deus tem um ajuste de contas.

De Deus ninguém se esconde, de nada adiantou a atitude de Acã em tentar esconder o seu pecado. Deus revela o profundo e o escondido e fará ajustes de contas com aqueles que insistem em viver em pecados. 

2. No Vale de Acor, Deus julgará o culpado.

Deus não tem o culpado por inocente, não adianta querermos tapar o sol com uma peneira, será impossível. Acã até que tentou disfarçar e encobrir o seu erro. Brincar com o pecado é como jogar bumerangue, ele sempre volta. Não adianta querer justificar o erro e sair como inocente, errou, é melhor confessar.  

3. No Vale de Acor, Deus removerá a maldição. 

Devido o pecado de Acã, a maldição foi instalada no meio do povo e a derrota foi imediata para Israel. Muitas vezes há muita maldição no meio do povo de Deus, pelo fato de ter muita gente brincando de ser crente, vivendo em cima do muro, na indecisão. Mas, Deus vai arrancar a maldição que está impedindo a sua bênção sobre o seu povo.

4. No Vale de Acor, a bênção de Deus será restituída.

Após Acã confessar o seu pecado, a maldição foi removida e a bênção de Deus voltou para toda nação de Israel. Muitas vezes precisamos entendermos que para termos de volta as bênçãos de Deus, precisamos nos reder e confessar nossos erros, falhas e pecados encobertos.

5. No Vale de Acor, Deus transforma a derrota em vitória. 

Deus promete transformar o vale da desgraça em vale de esperança. O vale da derrota em vale da vitória. O vale da tristeza em vale de alegria. Ele diz através do profeta Oséias: Portanto, eis que eu a atrairei, e a levarei para o deserto, e lhe falarei ao coração. E lhe darei as suas vinhas dali e o vale de Acor, por porta de esperança; e ali cantará, como nos dias da sua mocidade e como no dia em que subiu da terra do Egito (Os.2.14,15).
Não importa o seu passado de desgraça, infelicidade e confusão; você agora é uma nova criatura em Cristo, a sua vida mudou e Deus já transformou toda a maldição em bênção, e toda derrota em vitória.
O vale de Acor, agora é um vale de esperança e vitória na sua vida. Amém!