sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

AS PROMESSAS DE DEUS.

Porque todas quantas promessas há de Deus são em Cristo sim, e por ele o Amém, para glória de Deus por nós (II Coríntios, 1.20).
Porque a palavra da promessa é esta: Por este tempo virei, e Sara terá um filho (Rm.9.9).

Deus é um Deus de promessas, há registros no texto sagrado de mais de oito mil promessas. Paulo nos dá a entender, que todas as promessas de Deus são confirmadas e autenticadas em Cristo, através do sim e do Amém, para glória de Deus por nós (II Co.1.20). Observamos que, todas as promessas de Deus estão condicionadas a obediência. Geralmente, entre a promessa e o seu real cumprimento, há um espaço de tempo e um caminho a ser percorrido. Toda promessa passa por um teste ou por um período probatório. O problema é que muitos crentes não conseguem ter paciência ou perseverança para alcançar a promessa. O escritor aos hebreus diz: Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa (Hebreus, 10.36). Para alcançarmos as promessas de Deus precisamos ter fé e sermos obedientes a sua palavra. Deus é fiel para cumprir aquilo que prometeu, agora, só depende de nós. Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu (Hebreus, 10.23). Deus fez promessas a Abraão, porém ele teria que crer, obedecer e esperar. Pela fé Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia (Hebreus, 11.8). O nosso pai na fé teve suas fraquezas, mas ele obedeceu e alcançou a promessa.

PROMESSAS FEITAS POR DEUS E O TESTE DO TEMPO ATRAVÉS DAS PROVAÇÕES.

ABRAÃO.

Deus chamou a Abraão e lhe fez promessas quando ele tinha 75 anos de idade (Gn.12.1-4).
Passados 25 longos anos, depois de muitas provações, acertos e desacertos na vida do patriarca, Deus cumpriu uma das promessas, dando-lhe um filho saído do ventre de Sara, na época do cumprimento da promessa, Abraão já estava com 100 anos de idade. Diz a Escritura: E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque, seu filho (Gênesis, 21.5). Pela fé, também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lhe tinha prometido (Hebreus, 11.11).
Abraão enfrentou muitos desafios, passou por muitas provações até se cumprir a promessa, mas ele creu e foi aprovado por Deus. Está escrito: Então, o levou fora e disse: Olha, agora, para os céus e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua semente. E creu Abraão no SENHOR, e foi-lhe imputado isto por justiça (Gn.15.5,6). O qual, em esperança, creu contra a esperança que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo já amortecido (pois era já de quase cem anos), nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; e estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer. Pelo que isso lhe foi também imputado como justiça (Romanos, 4.18-22).

JOSÉ.

Deus revelou-se em sonhos a José e lhe fez promessas, quando ele tinha 17 anos de idade (Gênesis, 37.1-11). Passados 13 longos anos de muitas provações na vida de José, Deus cumpriu com a sua promessa. José assume o trono como governador do Egito com 30 anos de idade (Gênesis, 41.38-46).
José foi invejado pelos seus irmãos, rejeitado, desprezado, vendido, caluniado, preso e tido como morto. Rasgaram a túnica de José, mas não puderam anular as promessas de Deus na sua vida. Depois da luta vem a vitória. José fica debaixo da promessa de Deus, obedecendo e perseverando em ser fiel; até que chega o tempo de Deus lhe exaltar e cumprir com as suas promessas. Com você não será diferente, seja fiel e esteja debaixo da promessa de Deus, Ele vai cumprir.

DAVI.

Davi foi escolhido por Deus e ungido pelo profeta Samuel, como resultado de uma promessa feita por Deus, com a idade de 16 anos (I Samuel, 16.1-23). Passados 14 longos anos de lutas e provações na vida de Davi, Deus cumpriu a promessa. Então, todas as tribos de Israel vieram a Davi, a Hebrom, e falaram, dizendo: Eis-nos aqui, teus ossos e tua carne somos. E, também dantes, sendo Saul ainda rei sobre nós, eras tu o que saías e entravas com Israel; e também o SENHOR te disse: Tu apascentarás o meu povo de Israel e tu serás chefe sobre Israel. Assim, pois, todos os anciãos de Israel vieram ao rei, a Hebrom; e o rei Davi fez com eles aliança em Hebrom, perante o SENHOR; e ungiram Davi rei sobre Israel. Da idade de trinta anos era Davi quando começou a reinar; quarenta anos reinou (II Samuel, 5.1-4).
Davi foi humilhado, rejeitado, desprezado, perseguido, invejado, ameaçado de morte, sendo caçado por Saul e suas tropas; corria como um fugitivo pelos desertos para não ser morto. Mas, depois de haver passado pelo teste e atravessado o vale da provação, Deus cumpriu a sua promessa e lhe exaltou como rei de Israel.

CONCLUSÃO:
Portanto, creia, promessa de Deus se cumpri, é só esperar o tempo de Deus. Precisamos entender que, entre a promessa até o seu real cumprimento, existe um tempo de Deus e um caminho a ser percorrido. Não desanime, Deus proverá, fique debaixo da promessa, porque no tempo certo, Deus vai cumprir com as suas promessas em sua vida. Humilha-te perante o SENHOR, porque vai chegar o tempo da tua exaltação. Amém!