segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

CONSTRUINDO TORRES OU EDIFICANDO ALTARES?

Em todo o mundo, as pessoas se serviam de uma mesma língua, e de uma única maneira de falar. Quando os seres humanos emigraram para o Oriente, encontraram uma planície em Sinear e ali se estabeleceram. Combinaram uns com os outros: “Vinde! Façamos tijolos e cozamo-los ao fogo!” O tijolo lhes serviu de pedra e o betume de argamassa. E decidiram mais: “Vinde! Construamos uma cidade e uma torre cujo ápice penetre nos céus! Dessa forma, nosso nome será honrado por todos e jamais seremos dispersos pela face da terra!” (Gn.11.1-4).
Então o SENHOR apareceu a Abrão e lhe prometeu: “É à tua descendência que darei esta terra!” E Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, porquanto ali o SENHOR havia aparecido e falado com ele. Dali prosseguiu Abrão rumo às colinas a leste de Betel, onde armou seu acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Edificou também nesse lugar um altar em sinal de louvor e adoração ao SENHOR e invocou o Nome de Deus (Gn.12.7,8).

A primeira torre na bíblia foi erguida por Ninrode (Gn.10.8-11). Ninrode foi um poderoso conquistador na sua época, ele exercia uma liderança de grande influencia sobre os povos. O relato bíblico diz que Ninrode começou o seu reinado em Babel (Gn.10.10), onde posteriormente surgiu a Babilônia. O seu domínio se expandiu de tal forma que chegou até a Assíria (Gn.10.11).
Enquanto Ninrode foi o primeiro homem que construiu uma torre, Abraão foi o primeiro homem que construiu um altar. O que estamos construindo, torre ou altar?
Torre nos fala de grandeza, exaltação e rebelião; altar nos falar de humildade, adoração e submissão. Vivemos em uma época em que há mais pessoas construindo torre do que erguendo altar. As pessoas estão cada dia mais orgulhosas, soberbas e alienadas de Deus. Vivemos em um mundo de pessoas céticas, descrentes de Deus e voltadas para as coisas materiais. A verdade é que muitos começaram erguendo altares para Deus e agora estão construindo torres para sua própria glória e auto-satisfação. Todavia, os que são de Deus estão vivendo uma vida de altar, enquanto os que estão alienados de Deus estão vivendo em suas próprias torres de exaltação e orgulho.

Os homens sem Deus constroem torres para si, para propagar o seu próprio nome.
A nossa torre forte é o nome do SENHOR.
Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em em alto retiro (Pv.18.10).

Deus não nos chamou para construir torres, mas para erguer altares ao seu Nome.

TRÊS ALTARES DEVE ESTÁ EM EVIDÊNCIAS NA VIDA DO CRISTÃO:

* Altar da Palavra.

* Altar da Oração.

* Altar da Adoração.

Infelizmente, muitos cristãos abandonaram o altar da palavra, não leem mais a bíblia, estão com fastio espiritual. É fato também que muitos crentes estão com a chama do altar da oração apagada, e não oram mais com mesma frequência de antes. Outros trocaram o altar da adoração por entretenimentos e coisas furteis desta vida e perderam o prazer de está na Casa do SENHOR para cultuar e adorar a Deus em espírito e em verdade.
Finalmente, qual estilo de vida estamos vivendo? Estamos pregando, cantando, liderando ou executando outras atividades para glória de Deus, ou para satisfação do nosso próprio ego e exaltação. Se for para glória de Deus, estamos erguendo altares para Deus. Mas, se a intenção for outras, estamos construindo torres para a nossa própria glória e exaltação.
Que nunca sigamos o exemplo dos construtores de TORRES; mas, que sejamos crentes de altares, iguais ao nosso pai Abraão que durante a sua caminhada erguia altares para Deus. Acerca de Abrão que posteriormente Deus lhe mudou o nome para Abraão, o texto sagrado nos diz: E apareceu o SENHOR a Abrão e disse: À tua semente darei esta terra. E edificou ali um ALTAR ao SENHOR, que lhe aparecera.
E moveu-se dali para a montanha à banda do oriente de Betel e armou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Ai ao oriente; e edificou ali um ALTAR ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR (Gn.12.7,8). Edifique sempre ALTARES para DEUS, nunca construa TORRES. Amém!