sábado, 20 de junho de 2020

APROVADO Por Homens ou Por DEUS?

Acaso busco eu agora a aprovação dos homens ou a de Deus? Ou estou tentando agradar a homens? Se eu ainda estivesse procurando agradar a homens, não seria servo de Cristo (Gálatas, 1.10).

A igreja da Galácia estava sendo vitima de falsos mestres, estes estavam ensinando um falso evangelho, e muitos cristãos estavam sendo levados a crer neste pseudo evangelho. Paulo escreve esta carta para confrontar os ensinos dos falsos mestres que estava perturbando a igreja na Galácia. Paulo inicia a carta declarando que o seu apostolado não foi da parte dos homens, nem por meio de pessoa alguma, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai ... (Gl.1.1). Paulo deixa claro para os irmãos da Galácia, que ele não estava preocupado em agradar a homens, nem buscava aprovação de homem algum, mas como servo de Cristo, ele estava procurando agradar a Deus e ser aprovado por Ele.
O problema de muitos cristãos, principalmente os lideres, é se preocupar em querer agradar a todos, e nisto desagradar a Deus. Muitas vezes, para agradar o povo e não ferir, nem ser antipático, o líder faz vista grossa e deixa o povo adorar o bezerro de ouro. Quando o líder perde o alvo principal que é Cristo, e se deixa levar por títulos e status recebidos por parte dos homens, os seus interesses passam a serem outros e o rebanho de Deus fica em segundo plano.
Muitos estão buscando aplausos e aprovação dos homens, porém, o verdadeiro servo de Cristo, não está preocupado em agradar e nem ter aprovação de homens, e sim de Deus.
Na atualidade, um dos maiores problema do cristianismo é que, criaram vários tipos de evangelho, que não é evangelho, para agradar as pessoas. Paulo não estava preocupado em pregar um evangelho de conveniências para satisfazer os homens. O compromisso de Paulo era com a verdade do genuíno evangelho de Cristo. Por causa disso ele disse aos irmãos da Galácia: "Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema (Gl.1.8). Hoje, nós estamos vendo uma avalanche de falsos profetas e mestres que transtornam o evangelho de Cristo com heresias e fantasias para explorar a fé do povo. Mas o Juiz está chegando para tirar as máscaras e revelar quem são os falsos e quem são os verdadeiros.

Concluindo, não busque aprovação de homens, nem se preocupe em agradar a homens. Se o próprio Jesus não agradou a todos, porque nós vamos nos atrever em querer agradar. Pedro e João disseram para os lideres religiosos da época: "Julgai vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus ... Mais importa obedecer a Deus do que aos homens (At.4.19; 5.29).
É melhor ser aprovado por Deus falando a verdade; do que ser ovacionado e aplaudido pelos homens omitindo a verdade para agradar.