segunda-feira, 1 de maio de 2023

O SEGREDO DAS GRANDES VITÓRIAS DE DAVI.


E Davi consultou o SENHOR, dizendo: Subirei contra os filisteus? Entregar-mos-ás nas minhas mãos? E disse o SENHOR a Davi: Sobe, porque certamente entregarei os filisteus nas tuas mãos (II Sm.5.19).

Tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas anda em roda por detrás deles e vem a eles por defronte das amoreiras; e há de ser que, ouvindo tu um ruído de andadura pelas copas das amoreiras, então, sai à peleja; porque Deus haverá saído diante de ti, a ferir o exército dos filisteus. E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeão até Gezer. Assim se espalhou o nome de Davi por todas aquelas terras; e o SENHOR pôs o seu temor sobre todas aquelas gentes (I Cr.14.14-17).

Davi não se achava em vantagem sobre os seus inimigos pelo fato de ter um grande exército de homens adestrados para guerra a sua disposição. Ele não confiava em suas habilidades de guerra, mas confiava no SENHOR e buscava sempre a sua direção. O texto sagrado diz: "Tornou Davi a consultar a Deus..." Davi não julgava que pelo fato de anteriormente ter sido da vontade de Deus que ele atacasse os filisteus (I Cr.14.10), ele deveria fazer o mesmo agora. Mas sempre ele consultava ao SENHOR, em busca de uma nova direção.

Davi buscava a direção de Deus sempre antes de entrar no campo de batalha. A sua busca em consultar o SENHOR, demonstra a sua dependência e confiança no SENHOR. Um dos pontos fortes de Davi era sua convicção de que a ajuda e a direção de Deus eram absolutamente para o sucesso na batalha. Por isso, sua prática regular era consultar ao SENHOR. O exemplo de Davi nos mostra que não teremos sucesso na vida, se não buscarmos em todo tempo a vontade de Deus, sua direção e ajuda. Com Davi nós aprendemos que, para cumprirmos o propósito de Deus para nossa vida também devemos buscar a direção de Deus, por meio da oração, por meio do Espírito Santo e por intermédio da Palavra de Deus. Se negligenciarmos a busca contínua da ajuda de Deus, vamos enfrentar sozinhos as aflições e desafios da vida, e sem a sua direção e presença, estamos fadados ao fracasso. O SENHOR pelejará por nós, e nos dará a vitória, sempre que buscarmos a sua direção. Amém!