domingo, 24 de outubro de 2021

DEUS É JUIZ - Humilha e Exalta.

 

Não é do Oriente nem do Ocidente nem do Deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta (Sl.75.6,7).

Este Salmo escrito por Asafe, nos mostra o contraste entre o ímpio e o justo, a diferença entre o humilde e o arrogante. Asafe glorifica a Deus por suas maravilhas e declara que o seu nome está perto (v.1). Asafe apresenta Deus como Juiz e diz que Ele tem um tempo determinado para julgar (v.2,3). 

Neste salmo, duas classes de pessoas são repreendidas: Aos arrogantes digo: Parem de vangloriar-se! E aos ímpios: Não se rebelem! Não se rebelem contra os céus; não falem com arrogância (v.4,5). Asafe afirma: Não é do Oriente nem do Ocidente nem do Deserto que vem a exaltação. É Deus quem julga: Humilha a um, a outro exalta (v.6,7). Ou seja, Deus trabalha na contra-mão da lógica, no meio de muita gente "grande", Deus exalta o "pequeno". Deus olha para dentro das pessoas e é conhecedor dos corações e das intenções. Deus e o Juiz, exalta e também humilha; enriquece e empobrece; coloca no trono e tirar do trono. Porque do SENHOR vem a exaltação. 

Na sequência Asafe nos mostra que Deus julgará os ímpios, ele diz: Na mão do SENHOR está um cálice cheio de vinho espumante e misturado; Ele o derrama, e todos os ímpios da terra o bebem até a última gota (v.8). O ímpio não ficará impune diante de Deus, mas receberá a justa retribuição dos seus malefícios. 

Asafe termina dizendo: Quanto a mim, para sempre anunciarei essas coisas; cantarei louvores ao Deus de Jacó (v.9).

Asafe finaliza o salmo dizendo, que no desfecho final da história, Deus destruirá o poder dos ímpios, mas o poder dos justos aumentará (v.10). 

Portanto, descanse e espere no SENHOR, humilhe-se debaixo da potente mão de Deus, porque ao seu tempo Ele te exaltará. Amém!