sexta-feira, 18 de novembro de 2016

CRENTE MORNO

Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Apocalipse,3.15,16).

A mornidão espiritual é o pior estado que se estabelece na vida de alguém que um dia teve um encontro pessoal e verdadeiro com Cristo.
A apatia espiritual dos crentes de Laodiceia  é motivo de desgosto para o Senhor. Sua pobreza espiritual era extrema. Um dos grandes pecados dos crentes de Laodiceia era não levar Cristo a sério e confiar nas suas riquezas. Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu (3.17). Algumas igrejas de hoje são como a igreja de Laodiceia; são ricas, seguras, fartas e respeitadas, no entanto, estão espiritualmente mortas e falidas. Mas, se abrirem o coração para Deus a fim de viverem uma vida de comunhão autêntica, irão receber um reavivamento espiritual e desfrutarão um relacionamento íntimo e diário com Cristo.

A “mornidão espiritual” é um estado de fraqueza espiritual e esta fraqueza se verifica no sentimento de auto-suficiência, de arrogância, de orgulho e de soberba do homem que tem a petulância, o desatino, a loucura de dizer que não precisa de Deus, de que “pode se virar sozinho” neste mundo. Como temos visto na nossa sociedade, é este um dos sentimentos dominantes, senão o predominante, neste mundo pós-moderno. Este é, portanto, o estado de “mornidão espiritual” da nossa sociedade, que é, sem dúvida, um dos maiores males da humanidade que se recusa a não se submeter ao senhorio de Cristo.

Comparando com a igreja de Laodiceia, a igreja atual quase em sua totalidade vem se tornando morna, acomodada e conformada com o mundo. Infelizmente, esta realidade vem se estabelecendo no meio do povo de Deus, muitos crentes estão perdendo o fervor espiritual e estão se tornando crentes nominais.
Para tristeza nossa, temos notícias que os países da Europa estão cada vez mais apáticos ao Evangelho de Cristo, o percentual de cristãos que frequentam igrejas é muito baixo em relação a super população da Europa. Os países da Europa que nos séculos passados foram berços dos grandes avivamentos, enviando missionário para o mundo, hoje vive em uma pobreza espiritual extrema. 
Mas o Espírito de Deus continua em ação para reverter esta situação. Há uma palavra da parte de Deus que diz: A cana trilhada não quebrará, nem apagará o pavio que fumega; em verdade, produzirá o juízo (Isaías, 42.3). É tempo de buscar ao SENHOR e tê-lo como prioridade na nossa vida, podemos ser ricos e prósperos, sem perder o fervor espiritual de servir a Deus.
É tempo de largarmos a capa da mornidão e nos revestirmos do poder do Espírito.
Crente frio Deus rejeita.
Crente morno Deus vomita.
Crente quente está na temperatura que Deus quer. 
Seja um crente quente e fervoroso e Deus vai fazer grandes coisas através da sua vida. Amém!