domingo, 26 de fevereiro de 2017

CARNAVAL, A "FESTA" DA CARNE.

Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito. Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz (Romanos, 8.5,6).

O carnaval faz parte da cultura dos povos, que deste os tempos remotos é comemorado nas mais variadas formas. A verdade é que no carnaval as pessoas dão vazão as suas emoções e liberam geral os prazeres da carne. Esta "festa" envolve bebidas alcoólicas, drogas ilícitas, sexo sem compromisso, orgias, violências e coisas semelhantes. É uma "festa" onde há muitas máscaras, e onde as pessoas tiram as máscaras e se revelam na verdade quem são. O carnaval alimenta e fortalece a carne, mas deixa a alma raquítica e o espírito fraco e sem comunhão com Deus.  

RESUMO SOBRE O CARNAVAL.

A festa do carnaval surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma. Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de "festa do adeus à carne" marcado pela expressão carnis levale, que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "levale" significa retirar. Era o último dia, então, que se podia comer carne, seguindo-se posteriormente o rigoroso jejum, com abstinência de alimentos de origem animal.
Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras).
O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

O carnaval é uma festa de origem católica. Entre os egípcios havia as festas de Ísis e do boi Ápis; entre os hebreus, a festa das sortes; entre os gregos, as bacanais; em Roma, as lupercais, as saturnais. Festins, músicas estridentes, danças, disfarces e licenciosidade formavam o fundo destes regozijos. Pelo seu lado, os gauleses tinham festas análogas, especialmente a grande festa do inverno a que é marcada pelo adeus à carne que a partir dela se fazia um grande período de abstinência e jejum, como o seu próprio nome em latim "carnis levale" o indica. Para a sua preparação havia uma grande concentração de festejos populares. Cada lugar e região brincava a seu modo, geralmente de uma forma propositadamente extravagante, de acordo com seus costumes.
Pensa-se que terá tido a sua origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C, através da qual os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses. Passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica em 590 d.C. antes da Quaresma.
É um período de festas regidas pelo ano lunar no cristianismo da Idade Média. O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias, é produto da sociedade vitoriana do século XX. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. Cidades como Nice, Santa Cruz de Tenerife, Nova Orleans, Toronto e Rio de Janeiro se inspiraram no Carnaval parisiense para implantar suas novas festas carnavalescas. Já o Rio de Janeiro criou e exportou o estilo de fazer carnaval com desfiles de escolas de samba para outras cidades do mundo, como São Paulo, Tóquio e Helsinque.
O Carnaval do Rio está atualmente no Guinness Book como o maior Carnaval do mundo, com um número estimado de 2,5 milhões de pessoas por dia nos blocos de rua da cidade. Em 1995, o Guinness Book declarou o Galo da Madrugada, da cidade do Recife, como o maior bloco de carnaval do mundo.

Fonte, Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ACRÓSTICO DA PALAVRA CARNAVAL.

Carne reina na festa de momo.
Almas são arruinadas e levadas à destruição.
Reina o pecado com toda sorte de maldade.
Não há temor a Deus, a profanação é total.
As pessoas se entregam aos prazeres da carne.
Vale tudo, homem se veste de mulher e mulher se veste de homem.
Alegria é momentânea e passageira, dura apenas alguns dias.
Logo que acaba tudo vira cinzas e a “alegria” da lugar à tristeza.

O Carnaval é uma festa imprópria para todos, principalmente para os cristãos.
A "alegria" do carnaval é exterior e momentânea
A alegria do cristão é interior e permanente.
Em Cristo está o nosso prazer e a nossa alegria, que não termina na Quarta-feira de Cinzas, mas continua para sempre! Amém!