domingo, 22 de outubro de 2023

GAZA NA HISTÓRIA BÍBLICA.

 

Gaza é uma das cidades mais antigas do mundo (Gênesis 10:19; Josué 15:47). Seus primeiros habitantes foram os aveus, que foram conquistados e expulsos pelos de caftorins (Deuteronômio 2:23; Josué 13:2-3), uma tribo filisteia.

Na divisão da terra Gaza foi sorteada para os descendentes de Judá (Josué 15:47; Juízes 1:18). Foi a mais ao sul das cinco grandes cidades filisteias que ofereceram cada uma delas quantidade de ouro como uma oferta pela culpa ao Senhor (1Sm.6:17).

Cidade dos filisteus que Josué incorporou na tribo de Judá. Era uma das cinco fortalezas dos filisteus, situada na parte meridional da Palestina (1 Sm.6.17), entre Ráfia e Ascalom, 96 km. ao sudoeste de Jerusalém. Josué não pôde subjugá-la. Judá conseguiu conquistar Gaza, mas esta fortaleza não permaneceu por muito tempo em seu poder.

Os portões de Gaza foram arrancados e carregados por Sansão (Jz.16.1-3). Aqui ele foi um prisioneiro e “colocado para girar o moinho na prisão”. Aqui ele também derrubou o templo de Dagom e matou “todos os senhores dos filisteus”, morrendo ele próprio também na ruína (Jz.16.21-30).

Os profetas denunciam os juízos de Deus contra Gaza (Jr.25.20; 47.5; Am.1.6-7; Sf.2:4).

A cidade é citada em em Atos 8:26, quando um anjo do Senhor disse a Filipe: "Levanta-te, e vai em direção ao sul, pelo caminho deserto que desce de Jerusalém a Gaza". 

* O comentário da BKJ, diz: Gaza foi uma das cinco grandes capitais dos filisteus. Entretanto, a frase "pelo caminho deserto" indica a velha cidade, destruída por Alexandre Janeu em 93 a.C., e que ficava a 80 Km de Jerusalém.  

Da cidade de Samaria até a região de Gaza, Filipe percorreu uma distância de cerca 100 Km. Ele obedeceu a direção de Deus que lhe falara através de um anjo, seguiu em direção a Gaza e cumpriu o propósito de Deus. 

Não importa se Gaza está deserta, não importa se o deserto de Gaza é sombrio e perigoso, o que importa é Deus tem um propósito e marcou um encontro com o Eunuco, um homem etíope que vinha descendo de Jerusalém, vindo de um culto de adoração a Deus, ele precisava ser melhor instruído acerca do caminho do Senhor e da salvação em Cristo. 

Na História Bíblica, Atos 8.26 é a última citação sobre a cidade de Gaza. Gaza marcou a história da evangelização com salvação de um anônimo eunuco da Etiópia. Irineu, um dos pais da igreja primitiva (180 d.C.), relata em seus escritos que esse eunuco se tornou um dedicado missionário cristão entre os etíopes. Onde provavelmente abriu-se as portas para entrada do Evangelho, cumprindo uma profecia escrita no salmo 68.31. "Embaixadores virão do Egito, e toda Etiópia estenderá suas mãos para louvar a Deus! Amém!