domingo, 16 de junho de 2019

O QUE SIGNIFICA CINGIR OS LOMBOS?

Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias (Lucas, 12.35).

Falando sobre vigilância, o Mestre ensina aos seus discípulos através de parábolas, que a prontidão e a vigilância devem ser praticados pelos servos do Senhor. Devemos está vigilantes para que não sejamos surpreendidos e reprovados na vinda do Senhor. A expressão usada por Jesus: Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias (Lc.12.35); equivale dizer: Estejam de prontidão, em atividade e sempre em vigilância; pois a qualquer momento o Senhor voltará.

A região lombar fica na altura da cintura, região abdominal em volta dos quadris.
A parte do corpo designada pela palavra “lombos” é uma região onde se localiza os órgãos reprodutivos; de modo que se diz que a prole ‘sai dos lombos’. (Gn.35.11; IRs.8.19; Atos, 2.30). O escritor aos hebreus usa este argumento ao mostrar que o sacerdócio de Jesus, à maneira de Melquisedeque, é superior ao de Arão, visto que Levi, antepassado de Arão, ainda estava nos lombos de Abraão, e que neste sentido pagou dízimos a Melquisedeque. (Hb.7.5-10; Gn.14.18-20)

A expressão "lombos cingidos", aparece pela primeira vez no texto sagrado no livro de Êxodo, 12.11; quando Deus instituiu a primeira Páscoa, na saída da nação de Israel do Egito.
Qual o significado da expressão "lombos cingidos, ou cingir os lombos"?
Cingir os lombos significava colocar as extremidades das vestes compridas debaixo da faixa ou prender com uma cinta, para facilitar a atividade física.
Cingir, significa: Cercar, circundar, limitar. Apertar com uma correia, com um cinto, pôr à cinta.
Lombos cingidos é uma expressão que significa, amarra a túnica na cintura para dá segurança ao caminhar apressadamente. Hoje a frase que mais se assemelha a esse significado é "arregaçar as mangas".
Biblicamente quer dizer: Está preparado, em segurança, pronto para o trabalho, pronto guerrear e para percorrer o longo caminho.

7 VEZES APARECE NO A.T. A EXPRESSÃO "CINGIR OS LOMBOS".

1- Assim, pois, o comereis: Os vossos lombos cingidos, os vossos sapatos nos pés, e o vosso cajado na mão; e o comereis apressadamente; esta é a páscoa do SENHOR (Êxodo, 12.11).

2- E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel (I Reis, 18.46).

3- Eliseu disse a Geazi: Cinge os teus lombos, e toma o meu bordão na tua mão, e vai ... (II Rs.4.29).

4- Então, o profeta Eliseu chamou um dos filhos dos profetas e lhe disse: Cinge os teus lombos, e toma esta almotolia de azeite na tua mão, e vai-te a Ramote-Gileade (II Reis, 9.1).

5- Agora cinge os teus lombos como homem; e perguntar-te-ei, e, tu, responde-me (Jó, 38.3).

6- Cinge os lombos de força e fortalece os braços (Provérbios, 31.17).

7- Tu, pois, cinge os teus lombos, e levanta-te, e dize-lhes tudo quanto eu te mandar ... (Jr.1.17).

3 VEZES APARECE NO N.T. A EXPRESSÃO "CINGIR OS LOMBOS".

1- Estejam cingidos os vossos lombos, e acesas, as vossas candeias (Lucas, 12.35).

2- Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça (Efésios, 6.14).

3- Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo (I Pedro, 1.13).

Cingir os lombos significava colocar as extremidades da veste comprida debaixo da faixa ou prender com uma cinta, para facilitar a atividade física. No Novo Testamento, cingir os lombos, tornou-se uma metáfora para estar apto para prestar um serviço para Deus. Passou também a ser usado como expressão para indicar preparação para vigorosa atividade mental ou espiritual, e, às vezes, transmitia a ideia de fortalecimento. Leia: I Pedro, 1.13. Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento ... Ou seja: Avigorai as vossas mentes. Literalmente: Cingir os lombos de vossa mente, ou do vosso entendimento, significa dizer, para que estejamos protegidos e preparados com a nossa mente exercitada na revelação Jesus Cristo.
Em Efésios 6.14, Paulo instrui aos cristãos que tenham seus “lombos cingidos com a verdade”, isto é, fortalecidos pela verdade da Palavra de Deus como apoio essencial. Assim como o firme cingimento dos lombos físicos protegia contra danos causados por esforço extremo, assim também o cingimento espiritual dos nossos lombos, nos protege contra os possíveis ataques do inimigo.