sábado, 23 de março de 2024

APOLO - Um Pregador Cristocêntrico.


E, chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do Senhor, conhecendo somente o batismo de João.

Ele começou a falar ousadamente na sinagoga. Quando o ouviram Priscila e Áquila, o levaram consigo e lhe declararam mais pontualmente o caminho de Deus. Querendo ele passar à Acaia, o animaram os irmãos e escreveram aos discípulos que o recebessem; o qual, tendo chegado, aproveitou muito aos que pela graça criam. Porque com grande veemência convencia publicamente os judeus, mostrando pelas Escrituras que Jesus era o Cristo (At.18.24-28).

Apolo era um homem culto e tinha grande conhecimento das Escrituras. Ele era fervoroso no espírito e falava e ensinava com exatidão acerca de Jesus, embora conhecesse apenas o batismo de João. O foco principal da pregação de Apolo era Cristo, ele provava pelas Escrituras aos judeus que Jesus era o Cristo. Apolo se destacou entre os irmãos e era reconhecido por muitos como um grande pregador e instrutor das Escrituras. Apolo é citado seis vezes por Paulo em suas cartas, envolvendo algumas questões (I Co.1.12; 3.4-6, 22; 16.12). Enfim, o sucesso de Apolo como pregador, era porque ele pregava a Cristo e utilizava as Escrituras como base de suas pregações. Dizendo isso, precisamos destacar que a forma e os métodos usados para a exposição das Escrituras são importantes. Contudo, o mais importante é a revelação do seu conteúdo, Cristo Jesus.

Vivemos em uma época em que a pregação em muitos lugares virou um modismo. Temos "pregadores" em demasia, mas poucos pregam genuinamente a Palavra. O que se passa por pregação na maioria das vezes não o é. Na verdade são mensagens de autoajuda com um verniz de pregação bíblica. Esse tipo de mensagem é atraente porque massageia o ego dos ouvintes, e geralmente esse tipo de pregador consegue muitos seguidores nas redes sociais. Contudo, não são pregações de verdade porque não há nelas uma exposição de um conteúdo bíblico. O objetivo quase sempre é financeiro, não visa perdão dos pecados, libertação, nem salvação de almas para o Reino de Deus. Essa modalidade de pregação opõe-se ao verdadeiro Evangelho de Cristo. É uma mensagem sem cruz e sem Cristo. Na verdade, esse tipo de pregação só glorifica homens e mulheres que são amantes de si mesmos (II Tm.3.1-5). Porém, os verdadeiros pregadores que estão comprometidos com o ministério da Palavra, pregam a Cristo, anunciando a mensagem da cruz sem atalhos. A igreja necessita proclamar as verdades do Reino por meio da poderosa pregação da Palavra de Deus. Amém!