terça-feira, 19 de setembro de 2023

A REVELAÇÃO DE JESUS EM CESARÉIA.


E, chegando Jesus às partes de Cesaréia de Filipe, interrogou os seus discípulos, dizendo: Quem dizem os homens ser o Filho do homem?

E eles disseram: Uns, João o Batista; outros, Elias; e outros, Jeremias, ou um dos profetas.

Disse-lhes ele: E vós, quem dizeis que eu sou?

E Simão Pedro, respondendo, disse: Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo.

E Jesus, respondendo, disse-lhe: Bem-aventurado és tu, Simão Barjonas, porque não foi a carne e o sangue, que te revelou, mas meu Pai, que está nos céus.

Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela (Mateus 16:13-18).

Na época de Jesus, havia duas cidades com o nome de Cesaréia: Cesaréia Marítima, sendo esta a mais antiga; e Cesaréia de Filipe.

A cidade de Cesaréria de Filipe ficava localizada ao norte do mar da Galileia próxima ao monte Hermom. Era uma região extremamente pagã. Seu nome antigo era "Paneias", nome que foi dado em homenagem ao deus Pan. 

Filipe, o filho de Herodes o grande, reconstruiu essa cidade e lhe deu um novo nome, "Cesaréia de Filipe", em homenagem a Tibério César e a si mesmo.

Jesus poderia ter escolhido uma outra região, distante das cidades que pertenciam a província romana, mas Ele levou os seus discípulos a uma região dominada pelo paganismo, com propósito de perguntar o que diz a opinião pública sobre a sua pessoa. Foi exatamente nesta região sombria onde havia uma grande caverna que era chamada "Porta do Inferno", que Pedro teve a grande revelação acerca de Jesus Cristo.

PEDRO, A PEDRA E A IGREJA.

O significado desta passagem é que Cristo edificará a sua igreja sobre a verdade da confissão feita por Pedro. Jesus utiliza um trocadilho, Ele chama Pedro (gr. Petros, que significa uma pedra pequena). A seguir, Ele diz: "Sobre esta pedra (gr. petra, que significa uma grande pedra, uma rocha maciça ou rochedo), edificarei a minha igreja"; isto é, sobre a confissão feita por Pedro. 

Alguns exegetas insistem em afirmar que a pedra sobre a qual a igreja está firmada é Pedro. Todavia, esta afirmativa é totalmente descartada, o próprio Pedro declara: "Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina (At.4.11). E, chegando-vos para Ele, a pedra viva... (I Pe.2.4). A Pedra é Jesus Cristo, o único e grande alicerce da igreja. Paulo diz: Ninguém pode pôr outro fundamento, além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo (I Co.3.11).

EDIFICAREI A MINHA IGREJA.

Jesus não disse: "Edificarei a igreja", mas Ele usa o pronome possessivo quando diz: "Minha igreja". A igreja tem dono, e este é JESUS.

IGREJA (gr. Ekklesia ou Eclesia, que significa uma assembleia, uma reunião de pessoas, tirados para fora). O termo "igreja" aparece pela primeira vez no texto sagrado, pronunciado pelo próprio Jesus em Mateus 16.18 e mais duas vezes no capítulo 18.17.

INFERNO (gr.HADES).

AS PORTAS DO INFERNO NÃO PREVALECERÃO CONTRA IGREJA.

Portas do Inferno, é uma expressão usada por Jesus que aparece uma única vez nas Escrituras. 

Não prevalecerão contra igreja, indica que a igreja está em posição de ataque.

A igreja marcha triunfante, ela é comparada a um rolo compressor, se o Diabo não sair da frente a igreja passa por cima.

A GRANDE PERGUNTA DE JESUS: Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?

Jesus é o personagem mais polêmico que já existiu na terra. Na época em que ele viveu aqui na terra, havia vários questionamentos sobre a sua pessoa. Ainda hoje ele é alvo de muitas controvérsias no entendimento das pessoas, cada grupo tem um conceito diferente acerca da sua pessoa. Muitos o tem como instrumento de pesquisa, definem ele como um Jesus histórico, outros acham que ele foi uma lenda, e que nunca existiu, outros pensam que ele foi simplesmente um grande profeta.

Esta pergunta continua ecoando na época atual e muitos ainda estão na incerteza acerca da verdadeira identidade de Jesus Cristo.

OS RELIGIOSOS DIZEM:

- Um Grande Profeta.

- Um Grande Guru.

- Um Grande Médium.

OS INTELECTUAIS DIZEM:

- Um Grande Filósofo.

- Um Homem Super Inteligente (que pensava e falava coisas além da sua época).

- Um Grande Revolucionário.

A verdade é que Jesus Cristo é muito mais que tudo isso, Ele é o Messias (o Cristo) prometido, Ele é o Salvador do mundo, Ele é o Verbo que se fez carne e habitou entre nós, e a sua glória foi vista como a do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. Aleluia!