sábado, 2 de julho de 2022

O SOPRO DE DEUS.

Então o SENHOR Deus formou o homem do pó da terra e soprou em suas narinas o fôlego da vida, e o homem se tornou um ser vivente (Gn.2.7).

O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida (Jó.33.4).

Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E, havendo dito isso, assoprou sobre eles e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo (Jo.20.21,22).

O Sopro de Deus produz vida física e espiritual no sentido da regeneração do homem que encontra-se morto em seus delitos e pecados.

A frase, "assoprou sobre eles", em 20.22, entende-se que se trata da regeneração. A palavra grega traduzida por "soprou" (emphusao) é o mesmo verbo usado na septuaginta (a tradução grega do AT) em Gênesis 2.7, onde Deus "soprou em seus narizes [de Adão] o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente". É o mesmo verbo que se acha em Ezequiel 37.9: "Assopra sobre estes mortos, para que vivam". O uso que João faz deste verbo "assoprou", indica que Jesus estava outorgando o Espírito a fim de neles produzir nova vida e nova criação. Isto é, assim como Deus soprou para dentro do homem físico o fôlego da vida, e o homem se tornou uma alma vivente (nova criatura), assim também, agora, Jesus soprou espiritualmente sobre os discípulos, e eles se tornaram novas criaturas. Mediante sua ressurreição, Jesus tornou-se em espírito vivificante (I Co.15.45).

O imperativo "recebei o Espírito Santo" estabelece o fato que o Espírito, naquele momento histórico, entrou de maneira inédita nos discípulos, para neles habitar. Antes dessa ocasião, os discípulos eram verdadeiros crentes em Cristo, e seus seguidores, segundo os preceitos do antigo concerto. Porém, eles não eram plenamente regenerados no sentido da nova aliança. A parti de então os discípulos passaram a participar dos benefícios do novo concerto baseado na morte e ressurreição de Jesus (Mt.26.28; Lc.22.20; I Co.11.25; Ef.2,15,16; Hb.9.15-17). Foi também, nessa ocasião, e não no Pentecostes, que a igreja nasceu mediante uma nova ordem espiritual. Assim como no princípio Deus soprou sobre o homem até então inerte para de fato torná-lo criatura vivente na ordem material, Jesus assoprou sobre os discípulos para torná-los novas criaturas na ordem espiritual. 

Os discípulos receberam o Espírito Santo e foram regenerados no momento em que Jesus assoprou sobre eles. Isto seguiu-se à primeira experiência. O batismo no Espírito Santo no dia de Pentecostes foi, portanto, uma segunda e distinta experiência da obra do Espírito Santo. Estas duas obras distintas do Espírito Santo na vida dos discípulos de Jesus são normativas para todo cristão. Isto é, todos os autênticos crentes recebem o Espírito Santo no momento da sua conversão, ao serem regenerados, precisam experimentar o batismo no Espírito Santo para receberem o revestimento de poder para serem testemunhas de Jesus até os confins da terra (At.1.5,8; 2.4; 4.31). 

Finalizando: Que o sopro de Deus venha sobre nós mediante o poder do Espírito Santo, para que possamos viver com intensidade a sua Palavra e pregarmos com ousadia o Evangelho de Jesus Cristo. Amém! 

Texto extraindo da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1613. Com alguns acréscimos de palavras e adaptações da minha parte (o autor do Blog).