quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

JESUS na Festa dos Tabernáculos.



A Festa dos Tabernáculos, também chamada Festa das Cabanas ou Sucote em hebraico, era comemorada seis meses após a Festa da Páscoa. Esta festa durava sete dias e terminava com uma reunião solene no oitavo dia (Lv.23.33-36). Durante sete dias o povo acampava em barracas para lembrar o tempo em que viveu habitando em cabanas na peregrinação no deserto, antes de tomar posse de Canaã (a terra prometida). Nessa semana o povo celebrava com ações de graças pelas colheitas do ano (Dt.16.14,15). Na época de Jesus, a celebração incluia uma procissão diária desde o Templo até o tanque de Siloé, do qual um sacerdote tirava água e levava até o Templo e derramava como oferta no altar, em seguida recitava o que está escrito em Isaías 12.3: "E vós, com alegria, tirareis águas das fontes da salvação". No último dia, o dia mais importante da festa, Jesus se colocou de pé, e clamou em alta voz, dizendo: "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre" (Jo.7.37,38). Jesus anunciou que Ele mesmo era a fonte de "água viva". 

O evangelho de João é o único que apresenta Jesus como a fonte da água da vida. No capítulo seis o próprio Jesus declara que, aquele que nele crê nunca terá sede (Jo.6.35). A fonte real e verdadeira é Jesus, o resto são cisternas rotas e fontes imundas.
O homem, desde os tempos mais remotos sente sede de Deus, e esta sede espiritual é algo que não pode ser saciada por qualquer fonte religiosa ou prazeres mundanos. Ao longo dos séculos, a humanidade vem buscando saciar esta sede espiritual em muitas "fontes", e não consegue sacia-la.
As fontes que o mundo oferece não conseguem matar a sede espiritual das pessoas; elas sempre retornam em busca de algo mais. Porém, Jesus, a fonte real e verdadeira, é o único que pode saciar por completo a sede espiritual da humanidade. Ele é a Fonte real que dessedenta a nossa sede espiritual. Amém!

TRÊS GRUPOS DE PESSOAS REAGEM DIFERENTES DIANTE DE JESUS:

1- OS SEUS IRMÃOS - Não criam nele (v.5).

2- OS RELIGIOSOS - E muitos da multidão creram nele... (v.31).

3- OS LIDERES RELIGIOSOS - 
E os fariseus e os principais dos sacerdotes mandaram os guardas do templo para o prenderem (v.32).

A presença de Jesus na festa inquietou a multidão e dividiram opiniões acerca dele. As opiniões das pessoas se dividiram em quatro grupos:

1- Alguns diziam: "É um homem bom" (v.12a).

2- Outros afirmavam: "Não, Ele está enganando o povo" (v.12b).

3- Outros argumentavam: "Certamente este homem é o Profeta" (v.40).

4- Outros disseram: "Ele é o Cristo" (v.41).

Os guardas do Templo que foram prender Jesus, não conseguiram; chegaram diante dos lideres religiosos e eles lhes perguntaram: Por que não o trouxestes? Responderam: "Nunca homem algum falou assim como este homem". Durante o seu discurso na festa, Jesus causou adimiração por parte de muitos, que se maravilharam dizendo: "Como sabe este letras, não as tendo aprendido? (7.15). Jesus é maravilhoso e conhece o coração do homem e a sua sede espiritual. Ele é o único que pode dizer: "Se alguém tem sede, que venha a mim e beba". Quando Jesus está na festa, Ele sempre nos surpreende e deixa o seu sinal. Amém!