segunda-feira, 20 de fevereiro de 2023

O MUNDO JAZ NO MALIGNO.


Sabemos que somos de Deus e que todo o mundo está no maligno (I Jo.5.19). ARC

Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno (I Jo.5.19). NVI

Estamos cientes de que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno (I Jo.5.19). BKJ

Esta expressão "JAZ" significa dizer aquilo que está deitado, ou ainda estar morto ou sepultado. Dizem alguns teólogos que essa figura de linguagem faz alusão a um "bebê sendo embalado" por alguém, sendo acalentado, sendo dominado. Assim está o mundo nas mãos do Diabo. 

Nunca compreenderemos esta expressão: "Todo o mundo está no Maligno", a não ser que reconheçamos o fato subjacente de que Satanás é o deus deste mundo. Ele é o deus deste século, e o seu poder controla o presente século mau (II Co.4.4).

A Bíblia indica que atualmente o mundo não está sob o domínio de Deus, mas em rebelião contra o seu governo e sob o domínio de Satanás. Paulo denomina Satanás como o deus deste século, quando diz: Mas, se ainda o nosso evangelho está encoberto, para os que se perdem está encoberto, nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incredúlos, para que não lhes resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus (II Co.4.3,4). Nunca devemos afirmar que "Deus está no controle de tudo", a fim de nos esquivar-nos da responsabilidade de lutar seriamente contra o pecado, a inquidade ou a mornidão espiritual. 

Há, no entanto, um sentido em que Deus está no controle do mundo ímpio. Deus é soberano e, portanto, todas as coisas acontecem de acordo com sua vontade permissiva e controle ou, às vezes, através da sua ação direta, de conformidade com o seu propósito e sabedoria. Mesmo assim, na presente era da história, Deus tem limitado seu supremo poder e domínio sobre o mundo. Esta autolimitação é apenas temporária, porque no tempo determinado pela sua sabedoria, Ele destruirá toda a iniquidade e o próprio Satanás (Ap.19.20). Somente então é que "os reinos do mundo vieram a ser de nosso Senhor e do seu Cristo, e Ele reinará para todo o sempre" (Ap.11.15). 

Sabemos que no final, Satanás perderá mais uma vez. Jesus Cristo feriu a cabeça da serpente (Satanás) na cruz do Calvário, e a igreja em breve esmagará a sua cauda. E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés (Rm.16.20). 

Infelizmente, o mundo já está nas mãos do maligno, mas o controle ainda está nas mãos de YHWH. Amém.

* Comentário adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.1965.