quinta-feira, 9 de março de 2023

O RICO POBRE.

 

E disse-lhe um da multidão: Mestre, dize a meu irmão que reparta comigo a herança! Mas Ele lhe disse: Homem, quem me pôs a mim por juiz ou repartidor entre vós? 

E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza, porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.

E propôs-lhes uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância. Ele pensou consigo mesmo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derribarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! Esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será? Assim é aquele que para si ajunta riquezas, mas não é rico para com Deus (Lc.12.13-21).

POR QUE DEUS CHAMOU O HOMEM DE LOUCO?

1- ELE ERA UM HOMEM PROSPERO.

A sua terra ou a sua fazenda havia produzido muito, mais do que o normal. Este homem era abençoado e estava na melhor fase da sua vida financeira.

2- ELE ERA UM HOMEM INTELIGENTE.

A sua colheita foi tão grande que não havia espaço suficiente para estocar, o que o levou a pensar, ele perguntou para si mesmo: Que farei? Usando sua inteligencia ele chegou a conclusão que deveria derribar os celeiros antigos e construir outros maiores, onde caberia toda aquela grande quantidade de bens. 

3- ELE ERA UM HOMEM PRUDENTE.

Ele foi prudente porque era precavido, visando o futuro este homem fez uma grande reserva de bens, ao ponto de dizer para sua alma: Alma, tens em depósito muitos bens, para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. 

ENTÃO, POR QUE DEUS CHAMOU ESTE HOMEM DE LOUCO OU INSENSATO? 

A RESPOSTA É SIMPLES: Ser rico não é pecado, possuir riquezas de forma honesta é bom. Porém, fica subentendido que este homem da parábola tinha consigo a avareza em seu coração. A palavra grega traduzida "avareza" é "pleonexia", que literalmente significa a sede de possuir mais. Ele era materialista, e para ele o mais importante era seus bens materiais, o que importava era o "aqui e agora". Ele preocupou-se em ajuntar riquezas terrenas, mas esqueceu que a maior riqueza é a espiritual (a vida eterna com Deus). Nisto ele foi reprovado por Deus, que o chamou de LOUCO. Pense nisso.

quarta-feira, 8 de março de 2023

Pregação Expositiva No Salmos 2.


Por que se amontinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs? 

Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu Ungido, Dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas! 

Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então, lhes falará na sua ira e no seu furor os confundirá.

Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.

Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei.

Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão.

Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro.

Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.

Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos com tremor.

Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira.

Bem-aventurados todos aqueles que nele confiam (Sl.2.1-12).

Este salmo é messiânico e profético, neste Davi escreve sobre a rejeição e vitória final do Messias de Deus. 

Uma curiosidade neste salmo é que, ele começa com uma frase interrogatória e termina com uma bem-aventurança.

A Rebelião Dos Povos Contra O Ungido Do SENHOR.

1- Uma Pergunta: 

Por que se amontinam as nações, e os povos imaginam coisas vãs? (1).

2- Uma Rebelião:  

Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos se mancomunam contra o SENHOR e contra o seu Ungido, Dizendo: Rompamos as suas ataduras e sacudamos de nós as suas cordas! (2,3).

O salmista começa com uma pergunta fazendo alusão aos povos e aos governantes da terra em oposição ao Ungido do SENHOR. Um triste quadro de rebeldia da raça humana contra Deus. A humanidade insana se levanta contra Deus e rompe em definitivo com todos os laços de amizade com Ele. Um evento ocorrido no Calvário, onde os reis e governantes estão representados por Herodes e Pilatos, e os povos, pela população de Israel, todos unidos contra Jesus Cristo, o Ungido do SENHOR.

... que disseste pela boca de Davi, teu servo: Por que bramaram as gentes, e os povos pensaram coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma contra o Senhor e contra o seu Ungido. Porque verdadeiramente, contra o teu santo Filho Jesus, que tu ungiste, se ajuntaram, não só Herodes, mas Poncio Pilatos, com os gentios e os povos de Israel, para fazerem tudo o que a tua mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer (At.4.25-28).

... a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória (I Co.2.8).

3- Uma Resposta de Deus:

Aquele que habita nos céus se rirá; o Senhor zombará deles. Então, lhes falará na sua ira e no seu furor os confundirá (4,5).

Deus responde rindo e zombando dos ridículos intentos da humanidade em desprezá-lo para  removê-lo da centralidade do seu poder. 

4- Uma Declaração Profética: 

Eu, porém, ungi o meu Rei sobre o meu santo monte Sião.

Recitarei o decreto: O SENHOR me disse: Tu és meu Filho; eu hoje te gerei.

Pede-me, e eu te darei as nações por herança e os confins da terra por tua possessão.

Tu os esmigalharás com uma vara de ferro; tu os despedaçarás como a um vaso de oleiro (6-9).

Nenhum rei terreno teve jamais esta promessa de receber as nações como herança. Esta é uma promessa exclusiva que se cumpri unicamente no Rei Messiânico, Jesus Cristo. 

O tempo virá em que Jesus Cristo reinará e suplantará a rebelião dos povos e estabelecerá o seu Reino na terra.

5- Três Orientações ou três Grandes Conselhos:

- Agora, pois, ó reis, sede prudentes; deixai-vos instruir, juízes da terra.

- Servi ao SENHOR com temor e alegrai-vos com tremor.

- Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se inflamar a sua ira (10-12).

Os governantes são orientados a serem prudentes e os juízes a aceitarem a instrução do Filho de Deus.

Todos são conclamados a servir ao SENHOR com temor e alegrar-se com tremor.

Beijar o Filho significa, ter intimidade com Ele, estar junto a Ele e ser seu amigo.

6- Uma Bem-aventurança:

Como são felizes todos os que nele se refugiam! (12b).

Todos os que buscam refúgio em Deus, serão felizes e bem-sucedidos, porque Ele não falha.

Torre forte é o nome do SENHOR; para ela correrá o justo e estará em alto retiro (Pv.18.10).

TRÊS TÍTULOS DADO A JESUS NO SALMO 2:

1- Ungido = Messias = Cristo.

Como Messias Ele veio enviado pelo Pai com a missão de salvar a humanidade.

2- Rei.

Como Rei, Ele virá para reinar sobre todos os reinos, povos e nações.

3- Filho.

Como Filho, Ele é o Herdeiro de Deus que herdará todas as coisas e repartirá sua herança com a sua igreja. Amém! 

domingo, 5 de março de 2023

PÉRGAMO - Trono de Satanás.


E ao anjo da igreja que está em Pérgamo escreve: Isto diz aquele que tem a espada aguda de dois fios: Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita (Ap.2.12,13).

A mensagem à igreja de Pérgamo é enviada por aquele que tem a espada afiada de dois gumes. Isto é uma referência à vitória e ao julgamento vindouro por Cristo (Ap.19.15). Jesus elogia a igreja de Pérgamo por sua firmeza e persistência na fé, habitando no centro do domínio de Satanás, exemplificada por Antipas, que morreu por sua fé.

Pérgamo (atual Bergama), antiga capital da Ásia Menor, cujo nome significa "centro defensivo ou fortaleza". Foi em Pérgamo que primeiro se trabalhou o couro de cabras e ovelhas como material de base para escrita (pergaminho), dando origem ao formato (códice) que o livro tem hoje. 

Pérgamo ficou conhecida como centro oficial da religiosidade pagã e de adoração ao imperador de Roma. Segundo a tradição cristã, Antipas foi o primeiro mártir na Ásia, tendo sido cozido em azeite, num calderão de bronze, lentamente até morrer, por professar a sua fé publicamente em Jesus Cristo, durante o reinado de Domiciano. 

Uma IGREJA habitando próximo ao trono de SATANÁS? 

Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás... (Ap.2.13).

Pérgamo era um centro de adoração ao imperador romano. A expressão "trono de Satanás" significa dizer um lugar onde a influência de Satanás era evidente e sobremaneira multiplicado. A cidade de Pérgamo ficava cerca de cem quilômetros ao norte de Esmirna e a vinte e cinco quilômetros do litoral. Era a sede do governo romano e do culto ao imperador na província da Ásia Menor, razão pela qual também é chamado o lugar onde Satanás habita. Há quem interprete a expressão "trono de Satanás" como uma referência ao templo de Zeus, que ficava numa colina próximo à cidade com um formato comparável a um trono. Todavia, é mais provável que se refira ao poder romano como encarnação do mal, como símbolo dos poderes de Satanás naquela cidade.

Pérgamo era famosa por sua magnífica biblioteca que ficava à altura da biblioteca de Alexandria. A rixa em torno de qual era a melhor biblioteca do mundo levou o Egito a suspender o envio de papiro para Pérgamo. A partir de então, a cidade de Pérgamo começou a copiar seus livros em pele de animais, material que recebeu o nome de pergaminho, ou seja, "material para escrever proveniente de Pérgamo". A maioria dos manuscritos antigos do NT foram escritos em pergaminhos. 

Pérgamo pode também ter um significado simbólico para os dias atuais, onde a maldade e o poder satânico têm aumentado sobremeneira. Hoje nós temos visto adoradores de Satanás por todas as partes, o culto ao homem, onde o foco principal é o homem e não Deus está em evidência em muitos lugares.  Em Pérgamo havia os que seguiam a doutrina de Balaão e dos Nicolaítas, as quais ensinavam ao povo a se prostituirem e desprezarem a Palavra de Deus. Hoje não é diferente, há muitos Nicolaítas disfarsados no meio do povo de Deus induzindo o povo ao pecado com seu veneno doutrinário com aparência de verdade. Que possamos sempre ouvir a voz do Espírito e permanecermos firmes servindo a Deus no meio de uma geração perversa que vive sob a infruência de Satanás. 

sábado, 4 de março de 2023

FILIPE - Um Pregador Cristocêntrico.

 

E, descendo Filipe à cidade de Samaria, lhes pregava a Cristo.

Mas como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do Reino de Deus e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres (Atos, 8.5,12).

Filipe foi um dos sete dos que foram escolhidos para servir como diácono da igreja (At.6.5). Quando Saulo de Tarso fez uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém, todos os crentes foram dispersos, exceto os apóstolos, eles foram por todas a partes e Filipe desceu à cidade de Samaria. Após este episódio, Filipe tornou-se um evangelista itinerante e o seu tema era Cristo. Filipe é o único homem na Bíblia chamado de evangelista. No relato do escritor Lucas, ele diz: No dia seguinte, partindo dali Paulo e nós que com ele estávamos, chegamos a Cesaréia; e, entrando em casa de Filipe, o evangelista, que era um dos sete, ficamos com ele (At.21.8). 

Filipe é um exemplo de pregador Cristocêntrico que deve ser seguido pelos pregadores na atualidade. Toda pregação deve ter Cristo em seu conteúdo, Cristo deve está presente em toda a pregação. Todo pregador que se preza deve ter Cristo em seus sermões. Um sermão onde Cristo não aparece, fica incompleto, sem vida e ineficaz. Todo sermão, seja ele: Temático, expositivo ou textual, deve apresentar Cristo como o cerne da sua mensagem. Os temas podem ser variados, mas o ápice da pregação deve ser Cristo. Pode existir mil maneiras de se pregar um sermão bíblico, mas o foco principal deve ser Cristo, e sempre terminar em Cristo.

Infelizmente, na atualidade, muitos pregadores não tem como prioridade a pregação cristocêntrica em seus sermões. Há muitas pregações de autoajuda (ajuda do homem), falando para o povo o que eles querem ouvir, e não o que o povo precisa ouvir. Muitos estão pregando por vaidade, na intenção de atrair a atenção pra si, com pregações sensacionalistas para mexer com as emoções do povo. Muitos pregadores visam mídia, sucesso, aplausos, curtidas, não aceitam serem corrigidos, e com suas pregações distorcidas estão preocupados em amaciar o ego humano, não falam em pecado, em arrependimento, em santidade, mas falam em prosperidade como algo maior que a cruz de Cristo. Mas, Deus tem levantado uma geração de pregadores fiéis, que tem compromisso com a sua palavra, que pregam sua mensagens tendo Cristo como foco principal.

Finalmente, uma pregação sem Cristo é como um barco sem remos; um navio sem leme; um trem sem os trilhos; um livro sem as letras; uma noite sem estrelas; um viajante sem bússola e um mundo sem esperança. 

Não pregue Filosofia humana.

Não pregue Achismos Teológicos.

Não pregue Talmude do judaismo. 

Pregue a Cristo Ressuscitado. Amém! 

sexta-feira, 3 de março de 2023

A MÃO DO SENHOR SOBRE ELIAS.


E a mão do SENHOR estava sobre Elias, o qual cingiu os lombos, e veio correndo perante Acabe, até à entrada de Jezreel (I Rs.18.46). ARC

O poder do SENHOR veio sobre Elias, e ele, prendeu a capa com o cinto, correu à frente de Acabe por todo o caminho até Jezreel (I Rs.18.46). NVI

Depois que Elias dasafiou e venceu os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Azera; Elias os levou ao ribeiro de Quisom e os matou. Elias estava cheio do poder de Deus, porque a potente Mão de Deus estava sobre ele. Quando a Mão potente de Deus está sobre nós, o sobrenatural acontece, e o impossível se torna possível. Passado três anos e seis meses sem chuva, Sob o poder de Deus, Elias diz a Acabe: Sobe, come e bebe, porque ruído há de uma abundante chuva (18.41). Acabe subiu a comer e beber; Elias subiu ao cume do monte Carmelo para orar, pedindo para Deus mandar chuva. Deus atende a oração de Elias e manda uma grande chuva; segunda ordem de Elias para Acabe: Aparelha o teu carro e desce, para que a chuva não te apanhe (18.44). Acabe sobe no seu carro puxado por cavalos e desce para Jezreel. Jezreel é uma grande planície, um extenso vale localizado ao norte de Israel. Jezreel significa "Deus semeia" ou "Semente de Deus".

UMA MARATONA SOBRENATURAL.

Elias tinha cerca de quarenta anos, ele era profeta, não atleta, mas correu mais rápido do que dois potentes cavalos que levava Acabe na sua carruagem. Do Monte Carmelo para Jezreel, é uma distância de cerca de 39 km. Acabe e Elias percorreram a mesma distância em diferentes condições, enquanto Acabe estava no seu carro sendo conduzido pelos cavalos, Elias corria a pé. Um cavalo pode correr em média de 50 a 80 km por hora, enquanto o ser humano pode correr curtas distâncias abaixo de 50 Km por hora. Mas, a mão do SENHOR estava sobre Elias, e ele correu na frente de Acabe, até chegar a Jezreel.
Aqui nós chegamos a conclusão de que, quando a mão de Deus estar sobre nós, coisas espantosas e sobrenaturais acontecem.

CINCO AÇÕES DA MÃO DE DEUS.

1- A Mão do Senhor Salva (Is.59.1; At.11.21).

2- A Mão do Senhor Cura (At.4.30).

3- A Mão do Senhor Purifica (Mt.8.3).

4- A Mão do Senhor Abençoa (Lc.24.50).

5- A Mão do Senhor Exalta (I Pe.5.6).

Que a potente Mão de Deus esteja sempre sobre a sua igreja, manifestando o seu poder para salvar, curar, libertar e operar milagres e maravilhas no meio do seu povo. Amém! 

quinta-feira, 2 de março de 2023

CUMPRINDO COM ALEGRIA O MINISTÉRIO.


Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus (At.20.24).

Paulo declara para os presbíteros da igreja em Éfeso, que a sua vida não tem valor algum, se ele não a entregar ao serviço do Senhor. Para Paulo, a vida e o serviço para Cristo são representados como uma carreira ou corrida que se deve correr com absoluta fidelidade ao seu Senhor (II Tm.4.7). Paulo não se importava com as adversidades e tribulações que viriam sobre ele, mas estava pronto a obedecer ao Espírito Santo. O mais importante para Paulo não era o seu conforto pessoal. Seu objetivo maior era completar a tarefa da qual Deus o havia incumbido e testemunhar o evangelho da graça de Deus. Cumprir o ministério com alegria, não isentou Paulo de muitas tribulações, sofrimentos e lágrimas. Paulo, em muitas ocasiões, menciona que serviu ao Senhor com "lágrimas" (At.20.19,31; II Co.2.4; Fp.3.18). As lágrimas não são resultados de fraquezas, pelo contrário, elas revelam o amor e abenegação de Paulo pela obra do Senhor. O discurso de Paulo aos presbíteros de Éfeso, não foi um desabafo, nem um discurso de um homem fracassado, mas foi um relato resumido do seu ministério, o qual ele estava cumprindo com alegria. Cumprir o ministério com alegria, enfrentando muitas tribulações e derramando lágrimas talvez não seja o modelo ideal para muitos obreiros na atualidade. 

Hoje muitos "obreiros" querem status, posição, títulos, uma boa conta bancária e muito conforto pessoal. Mas para Paulo, nada disso importava, o seu ministério tinha muito mais valor, o que ele queria era cumprir com alegria a sua carreira e o ministério que recebeu do Senhor Jesus. Exortando o obreiro Timóteo, Paulo diz: Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faze a obra de um evangelista, cumpre o teu ministério (II Tm.4.5). No final do seu ministério, já próximo da sua morte, ele diz: Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé (II Tm.4.8). Muitos pensam que ministério é ser visto, quando na verdade é serviço. Infelizmente, muitos começam o seu ministério e não terminam, muitos fracassam, desistem e não conseguem cumprir a sua carreira ministerial. Todavia, a voz do Espírito de Deus continua a ecoar: "Cumpri Com Alegria Teu Ministério! Amém! 

domingo, 26 de fevereiro de 2023

"INFERNO" E o Inferno Existe?


E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormento... (Lucas, 16.23). 

O Inferno existe e é real, uma das grandes estratégias de Satanás é convencer as pessoas de que o inferno não existe. Todavia, a Bíblia que é a palavra de Deus, aborda este tema sobre os seus mais variados aspectos. Não é a mitologia grega que tem a última palavra sobre este tema; mas todo o fundamento e verdade sobre o inferno tem origem na palavra de Deus. A Bíblia nos dar a entender, que o inferno é um Submundo espiritual, não geográfico. No livro de Provérbios está escrito: Para o sábio, o caminho da vida é para cima, para que ele se desvie do inferno que está embaixo (Pv.15.24). Aqui o sábio Salomão deixa claro que o inferno existe, e que para escapar dele precisamos andar no caminho que conduz a vida. O inferno existe para mostrar a justiça de Deus sobre os pecadores que não deram crédito à sua palavra. Este é um dos temas mais abordado por Jesus Cristo durante o seu ministério.

SETE EXPRESSÕES BÍBLICAS QUE FAZEM REFERÊNCIA AO INFERNO:

1- Lugar de tormento (Lc.16.23,24).

2- Fogo eterno (Mt.25.41).

3- Fornalha de fogo (Mt.13.42,50).

4- Lugar de tribulação e angústia (Romanos, 2.9).

5- Eterna perdição (IITs.1.9).

6- Cadeias da escuridão ou tártaro (II Pedro, 2.4).

7- Ardente lago de fogo e enxofre (Ap.19.20).

QUATRO TERMOS PARA INFERNO NO ORIGINAL HEBRAICO E GREGO:

SEHOL (hb.)

Seol ou Sheol é uma palavra hebraica utilizada mais de sessenta vezes em todo Antigo Testamento. O termo Sheol deriva de uma raiz que significa “concavidade”, no sentido de “profundeza”, transmitindo a ideia de “lugar profundo”.

Dependendo da versão bíblica utilizada, na maioria das vezes Sheol é traduzido como inferno (Dt.32:22; II Sm.22:6; Jó.11:8; Is.5.14).

O termo Sheol também é traduzido como sepultura e também tem significados variados, dependendo do contexto aplicado. Sua aplicação pode ser tanto no sentido literal como figurado.

Obviamente esse conceito nos levará a diferentes significados, como já dissemos, o contexto é que decidirá qual o significado correto. Assim, podemos dizer que nos livros do Antigo Testamento Seol pode significar:

1- Um lugar de castigo para o ímpio, onde a ira de Deus arde como fogo (Dt.32:22; Sl. 9:17; 55:15; Pv.15:11,24).

2- A própria sepultura onde todo homem, seja ímpio ou seja justo, um dia descerá com seu corpo ao morrer (Gn.44.29,31; IRs.2.6,9).

3- O estado intermediário dos mortos, ou seja, lugar das almas desencarnadas. É o período em que a alma dos ímpios ficam aguardando a ressurreição para a condenação eterna. Geralmente os teólogos se referem a esse período como “o estado intermediário dos mortos” com base em Lucas 16.19-31.

GEHENNA (gr.)

A palavra Gehenna é uma adaptação grega da palavra hebraica Ge’hinnom, que quer dizer “Vale de Hinom”, ou "Vale do filho de Hinon". O Vale de Hinom era uma terra no lado sul de Jerusalém que pertenceu a Hinom e depois aos seus descendentes.

Nesse local foi edificado um altar onde eram celebradas oferendas humanas ao deus pagão chamado Moloque. Os reis ímpios Acaz e Manassés, por exemplo, ofereceram seus filhos em sacrifício ali (2 Crônicas 28:3; 33:6). Outros também fizeram o mesmo (Jeremias 32:35).

O profeta Jeremias profetizou acerca do juízo divino que não deixaria impune o que ocorreu naquele lugar (Jeremias 7:31-34; 19:2; 32:35). Depois, o rei Josias derrubou o altar no Vale de Hinom e pôs um fim nas abominações que aconteciam ali (2 Reis 23:10). Tempos depois, o Vale de Hinon se tornou o local de incineração de tudo o que era descartado em Jerusalém, na época de Jesus era a lixeira da cidade. Assim, sempre havia fogo queimando alguma coisa que fora despejada naquele vale. Este vale tornou-se sinônimo de Inferno para os judeus.

Considerando todos estes acontecimentos, podemos claramente entender que aquele lugar se tornou o símbolo do tormento dos ímpios. Logo, o hebraico Ge’hinnom se tornou em grego Gehenna, o lugar de castigo sem fim, isto é, o Inferno.

HADES (gr.)

A palavra Hades traduzida como Inferno tem vários sentidos e significados no texto sagrado. Podendo significar sepultura, submundo dos mortos. Também pode ser entendido como um lugar de tormento ou de punição e castigo eterno.

A palavra Hades também aparece no livro do Apocalipse em várias passagens (1:18; 6:8; 20:13,14). Nestes casos Hades significa o estado de morte, representado no sentido figurado como se fosse um lugar ou personificado como se fosse uma pessoa.

TÁRTARO (gr.)

Em 2 Pedro 2:4, lemos a expressão “lançando-os no inferno“, que traduz o original grego “lançar no Tártaro“. Esta é a única passagem bíblica onde aparece o grego Tártaro. Nela, o apóstolo tomou emprestada a palavra para inferno da mitologia grega.

Para os gregos, o Tártaro era um lugar inferior no mundo dos mortos. Ele servia como habitação dos perversos. Então para os gregos, o Tártaro era o lugar onde os piores homens eram mantidos em eterno tormento. Como já dissemos, na mitologia grega o Tártaro era o oposto dos Campos Elísios. Neste último, segundo a cultura grega, as pessoas bondosas repousavam após a morte.

Entenda, Pedro ao utilizar a palavra "Tártaro" em sua epístola, não esta ensinando e nem mesmo aprovando os conceitos da mitologia grega. Ele apenas utiliza o termo Tártaro para se expressar na linguagem de seus leitores.

Depois de todas estas exposições Bíblicas, podemos afirmar com todas as letras que o INFERNO existe e é real. Mas Deus não preparou o inferno para o homem, o inferno foi preparado para o Diabo e seus anjos. Porém, para alguém se livrar do inferno, basta aceitar a Jesus Cristo com seu único e suficiente Salvador e Senhor. Amém!