terça-feira, 11 de abril de 2023

QUEM FOI BATE-SEBA?


A primeira menção na Bíblia a Bate-Seba está em II Samuel 11.3, e a última no evangelho de Mateus, onde ela é citada de forma indireta, Mateus 1.6. Bete-Seba foi uma das mulheres mais belas na história da Bíblia, e tornou-se uma das mais poderosas, por ter sido mulher do rei Davi e mãe de Salomão o sucessor do rei Davi.

A Bíblia relata que Davi, enquanto caminhava no terraço de seu palácio, viu uma mulher muito bonita tomando banho. Ele pediu informações e descobriu que ela era Bate-Seba, esposa de Urias. Ele a desejou e depois de ter mandado matar o seu esposo Urias, a tomou para si como esposa e a engravidou (II Sm.11.1-27).

Bate-Seba, chamada também de Bate-Sua (I Cr.1.5), era filha de Eliã (II Sm.11.3) ou Amiel (I Cr.3.5), e esposa de Urias, o heteu. Davi cometeu adultério com ela e no Salmo 51 ele confessa o seu pecado. A criança nascida do adultério morreu (II SM.12.15-19). Depois que seu marido foi morto ela casou-se com Davi e se tornou a mãe de Salomão (II SM.12.24; I Rs.1.11; 2.13). Bate-Seba teve um papel proeminente em assegurar a sucessão de Salomão ao trono (I Rs.1.11,16-21).

Bate-Seba, por ter sido a mãe de Salomão, foi citada, mesmo que de forma indireta na linhagem dos ancestrais de Jesus Cristo. Mateus ao citar a linhagem dos ancestrais paternos de Cristo, usa a expressão: Jessé gerou o rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias (Mt.1.6).

Alguém pode questionar, como pode uma mulher ter um filho fruto de um grave adultério e mesmo assim ser citada como a mãe de um dos ancestrais de Jesus Cristo? A resposta é simples, na soberania de Deus e na forma como Ele escolhe e elege as pessoas, é algo particular dEle, e nós não devemos julgar os méritos das pessoas por Ele escolhidas. Há também outras histórias, como de Tamar que teve ralação com seu sogro e foi mãe de Perez (Mt.1.3; I Cr.2.3,4), e da prostituta Raabe que foi mãe Boaz um ancestral de Davi (Mt.1.5). Por essas e outras Paulo também não entendeu e preferiu adorar a Deus dizendo: Ó profundindade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Rm.11.33-36).

sábado, 8 de abril de 2023

BERIAS - Da Desgraça À Graça.


Estes foram os descendentes de Efraim: Sutela, que foi pai de Berede, pai de Taate, pai de Eleada, que foi pai de Taate, pai de Zabade, pai de Sutela. 

Ézer e Eleade, filhos de Efraim, foram mortos por homens da cidade de Gate, quando tentavam roubar os rebanhos deles. Efraim chorou muitos dias por eles, e seus parentes vieram consolá-lo. 

Depois ele se deitou de novo com sua mulher, ela engravidou e deu à luz um filho. Ele o chamou de Berias, pois tinha acontecido uma desgraça em sua família. Sua filha chamava-se Seerá. Foi el quem fundou Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa, e também Uzém-Seerá.

O filho de Berias foi Refa, pai de Resefe, que foi o pai de Telá, pai de Taã, pai de Ladã, pai de Amiúde, que foi o pai de Elisama, pai de Num, que foi o pai de Josué (I Cr.7.20-27).

EFRAIM - Hb. Sig. Duplamente frutífero.

EZER - Hb. Sig. Ajuda.

ELEADE - Hb. Sig. Para o alto onde Deus sobe.

BERIAS - Hb. Sig. Desafortunado, Desgraçado.

REFA - Hb. Sig. Riquezas.

LADÃ - Hb. Sig. Bem ordenado ou colocar as coisas em ordem.

JOSUÉ - Hb. Sig. Jeová é salvação.

Efraim e Manassés foram gerados por José no Egito (Gn.46.20). Efraim representava toda a mudança de vida e da prosperidade que José desfrutou, deixando de ser escravo para ser governador do Egito. Efraim significa duplamente frutífero. 

Efraim gera dois filhos: Ezer, que significa "ajuda" e Eleade, que significa "para o alto onde Deus sobe". Estes dois filhos são assassinados  pelos moradores de Gate quando tentavam roubar o gado destes moradores. Este episódio aconteceu no Egito, depois da morte de José. Essa foi uma invasão anterior ao êxodo.

Com a morte dos seus filhos, Efraim fica tão deprimido que nem parece mais um homem abençoado por Deus. Mas ele resolve ter outro filho com sua mulher e lhe dá o nome de Berias, que significa "desgraçado". Pois tinha acontecido uma desgraça em sua família.

O RECOMEÇO DE EFRAIM.

Efraim recomeça a sua historia mas de uma forma muito negativa. Ele prefere enfatizar só o lado ruim, da dor e sofrimento. E tudo que se reconstrói com dor terá a marca da angustia. Ele lança sobre seu filho o peso dos seus sentimentos. E Berias tem que conviver com um nome que poderia ser uma barreira para suas atividades, planos e metas na vida. Porque o título de "desgraçado" indica uma questão de ter sido punido por Deus.

BERIAS DECIDE MUDAR SUA HISTÓRIA.

Mas, ao contrario do pai, vemos Berias tomando algumas atitudes concretas para não permitir que um simples nome, e um batismo associado à depressão paterna, marcassem sua historia para sempre. Ele quer reagir áquela situação, e decide dá a volta por cima.

Berias se casa e tem um filho e lhe dá o nome de Refa, que significa "riquezas".  Sua intenção é entender que dali para a frente sua historia seria desconectada da tristeza e frustração do seu pai. Sua decisão é ser prospéro e viver feliz. Enquanto seu pai fica deprimido pela perda dos dois primeiros filhos, Berias acentua o ganho de riquezas com o nascimento do seu filho Refa.

Temos a tendência de ficarmos lamentando, presos áquilo que perdemos ou aos nossos fracassos. Essa historia nos ensina a mudar a direção do nosso olhar. Não podemos mudar o passado, mas é possível construirmos um futuro melhor e diferente. Berias não mudou de nome, mas tomou uma atitude para mudar a sua história.

Um dos descendentes de Berias recebeu o nome de Ladã, que significa "bem ordenado" ou “colocar as coisas em ordem”. Diante da tragédia que se instalou na historia da sua família, Berias poderia ter optado por acreditar em uma espécie de destino pre-determinado, ou maldição hereditária; de tal maneira que ele seria mais um entregue a sua própria sorte no mundo. Mas ele decide tomar as rédeas da vida nas mãos e se torna responsável por escrever uma nova historia, do jeito que ele gostaria.

Quem fica apenas comentando as dificuldades e não se arrisca, nunca chegará a lugar algum. Quais são nossos objetivos nesta questão que queremos recomeçar? Isto não significa dizer que tudo vai sair do nosso jeito, porque Deus tem seus próprios planos. Mas o erro é achar que Deus fará tudo, e que devemos ficar acomodados em nossa zona de conforto. Precisamos nos esforçar, "suar a camisa", para atingir determinadas finalidades. O nome “Ladã” (colocar as coisas em ordem), mostra que a vida é muito mais uma atitude de empreender e tentar, do que sentar e esperar que tudo caia do céu.

DEIXE DEUS DIRIGIR OS SEUS PLANOS.

O último descendente de Berias recebeu o nome de Josué, cujo significado é: “O Senhor salva”. Dá para perceber a grande mudança ocorrida na vida de Berias. Tudo começa com o título de "desgraçado" mas conclui com "o Senhor salva". Ou seja, da "Desgraça" para a "Graça". Desde o começo Berias decide convidar a Deus para atuar em sua tragédia, e enquanto ele trabalha para superar seu estigma de "maldito", Deus vai ao seu lado, garantindo o bom futuro da sua historia. Sempre é assim. Quando tentamos nos levantar com nossa própria capacidade vamos dispender mais energia e nem sempre teremos tantos resultados equivalentes ao nosso investimento ou esforço. Mas se Deus é nosso parceiro de caminhada e de projetos, podemos ter a garantia dEle, mesmo de que nosso esforço, ainda que grande, será potencializado por Ele.

Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas (Pv.3.5,6).

Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Pv.16.3).

Berias seria mais um fracassado, ele tinha tudo pra dar errado, mas decidiu dá a volta por cima e venceu.

Finalmente, Berias alcançou o favor de Deus e foi bem-sucedido. Deus quer que você viva bem e tenha uma vida vitoriosa, Ele vai mudar a sua história. Amém!

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Cinco Manifestações Do Espírito No Livro Das Crônicas.

 


Na Antiga Aliança, o Espírito Santo se apoderava de algumas pessoas, a fim de revesti-las com poder e capacitá-las para realizar as tarefas que Deus as chamou a cumprir. No livro das Crônicas em especial, ouve várias manifestações do Espírito sobre alguns homens de Deus, os quais são: Amasai, Azarias, Micaías, Jaaziel, Zacarias; em todos os casos, tratava-se do dom de inspiração profética. As expressões sobre a ação do Espírito são as mais variadas: "Entrou o Espírito". "Veio o Espírito". "Passou o Espírito". "O Espírito revestiu". Este mesmo Espírito que operou no passado, ainda hoje opera sobre a igreja do Senhor. Paulo diz: Há diversidade de dons; há deversidade de ministérios; há diversidade de operações. Mas um só é o mesmo Espírito que opera (I Co.12.4-6,11). Quando o Espírito fala, devemos parar e dá ouvidos. 

1- O Espírito sobre Amasai.

Então, entrou o Espírito em Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi! E contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu e os dez capitães das tropas (I Cr.12.18).

2- O Espírito sobre Azarias.

Então, veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Obede. E saiu ao encontro de Asa e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o deixardes, vos deixará (II Cr.15.1,2).

3- O Espírito sobre Micaías.

Então, Zedequias, filho de Quenaana, se chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti? (II Cr.18.23).

4- O Espírito sobre Jaaziel.

Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filho de Asafe, e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus (II Cr.20.14,15).

5- O Espírito sobre Zacarias.

E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também Ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá (II Cr.24.20-22).

Quando o Espírito fala, devemos dá ouvidos. Por sete vezes se repete esta expressão no livro de Apocalipse: "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas" (2.7,11,17,29; 3.6,13,22). Amém!

domingo, 2 de abril de 2023

QUAL O SIGNIFICADO DO JURAMENTO SOB A COXA?


Então Abraão ordenou ao servo mais velho de sua casa, que governava todos os seus bens: "Põe tua mão por debaixo de minha coxa e jura; eis que te faço jurar pelo SENHOR, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscarás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo. Mas irás à minha terra, à minha parentela, e escolherás uma mulher para meu amado filho Isaque!"(Gn.24.2-4).

Tudo indica que este servo fiel seja Eliézer de Damasco (Gn.15.2). Era importante para Abraão que seu servo considerasse a sua incumbência com grande seriedade, a ponto de lhe propor um juramento, quando disse: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR... O conteúdo do juramento era: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, mas irás à minha terra, à minha parentela, e escolherás uma mulher para meu filho Isaque.

Esse juramento tem sido chamado, ao longo da história, de "Juramento da Posteridade". O uso da expressão "coxa" é um eufemismo, comum nas traduções dos textos sagrados para as línguas ocidentais modernas, a fim de suavizar a linguagem para nossa cultura. Na verdade, a expressão hebraica é: "Yârêk". Esta expressão sempre aparece quando se refere a parte do corpo situado entre a cintura e a virilha, ao órgão reprodutor masculino, ou seja, o testículo, uma vez que o juramento tem a ver com a continuação da linhagem de Abraão por meio de Isaque e seus descendentes. Em outras palavras, Eliézer fez o juramento colocando a mão na virilha de Abraão, próximo aos testículos. Além de que, a etimologia da palavra "testículo" vem de testemunho.

Partes do conteúdo desta postagem foi extraído da Bíblia King James, p.74. 

sábado, 1 de abril de 2023

AS MULHERES DE DAVI.


O rei Davi foi um dos personagens mais importantes da história Sagrada, tanto que o próprio Jesus foi chamado "Filho de Davi", tendo em vista uma aliança que Deus fizera com o rei na qual lhe foi prometido que sempre haveria um rei que descendesse dele (II Sm.7.16). Davi foi escolhido por Deus como o homem segundo o coração de Deus e foi ungido rei de Israel, da sua descendência veio Jesus Cristo (At.13.21-23). Todavia, Davi não foi perfeito, teve suas falhas, como outros também tiveram. Uma das suas fraquezas era gostar muito de mulher, a ponto de ter adquirido nove mulheres, sem contar as concubinas. 

1- MICAL.

Mical, filha de Saul, foi a primeira esposa de Davi. O rei Saul desafiou Davi, propondo que lhe daria a sua filha como recompensa se ele lhe trouxesse cem prepúcios de filisteus. A o que Davi lhe trouxe duzentos prepúcios de filisteus (I Sm.18.25-27). Tempos depois, Saul tomou sua filha Mical de Davi, e deu a um homem chamado Paltiel (I Sm.25.44). Após a morte de Saul, Davi pede a restituição de Mical como sua esposa, e o seu pedido é atendido (II Sm.3.13-16). Mical criticou e repreendeu a Davi, por ele ter se alegrado perando o SENHOR, e dançado em público perante todo o povo (II Sm.6.14-22). Mical era mulher estéril e não gerou filhos (II Sm.6.23). 

2- ABIGAIL.

Abigail, esposa de um homem rico chamado Nabal, foi elogiada por Davi por sua atitude prudente, impedindo Davi de matar seu marido, quando este negou alimentar Davi e seus homens (I Sm.25.1-35). Havendo Deus ferido e matado Nabal, Davi manda chamar Abigail e a toma por esposa (I Sm.25.36-42).

3- AINOÃ.

Ainoã é um nome hebraico que significa literalmente "Meu irmão (Deus) é deleite". Este nome aparece na bíblia para se referir a duas mulheres:

(1) A filha de Aimaaz, da tribo de Benjamin, que se tornou esposa de Saul (1 Samuel 14:50). Aparentemente, ela era a mãe de Jônatas, Abinadabe, Malquisua, Merabe, Mical e Esbaal ou Is-bosete.

(2) Uma mulher de Jezreel, da tribo de Judá. David a tomou como esposa (junto com Abigail) depois que Mical foi entregue a outro homem. (1 Samuel 25:43 e 1 Samuel 27:3). Ela acompanhou Davi ao seu exílio na Filístia, foi capturada por incursores amalequitas em Ziclague, e foi resgatada ilesa. Mais tarde, em Hébron, ela se tornou mãe do primogênito de Davi, Amom (II Sm.3.2).

Ainoã foi a terceira esposa de Davi, havendo Saul entregue Mical a outro homem. Esta informação está registrada em I Samuel, 25.43,44. 

Esta Ainoã não foi a mulher de Saul, que após a morte de Saul, Davi a toma por mulher, o que alguns afirmam erradamente.

4- MAACA.

Maaca, foi a quarta esposa de Davi, uma mulher notável pela sua beleza. Maaca era estrangeira, o seu pai Talmai, era rei de Gesur (II Sm.3.3; I Cr.3.2). Foi mãe de Absalão (que diz as Escrituras que era um homem belo e vaidoso) e de Tamar, que chamou a atenção de seu meio irmão Amnom e fora por ele estuprada, que também era muito bela (II Sm.13.1-22). 

5- HAGITE.

Hagite, foi a quinta esposa de Davi, não há muita informações na Bíblia a seu respeito, apenas que ela foi mãe de Adonias, o qual tentou usurpar o reino de Davi, quando Davi já estava com a idade avançada. Sobre Adonias, o texto sagrado diz, que Davi nunca o havia contrariado, ou seja, o respreendido, era um filho mimado. Leia: (II Sm.3.4; I Rs.1.5,6).

6- ABITAL.

Abital é mencionada na Bíblia como uma das esposas do rei Davi e mãe do seu quinto filho, Sefatias, nascido em Hebrom (II Sm.3.4). 

Em hebraico, Abital provavelmente significa "meu pai é o orvalho".

7- EGLÁ.

Eglá foi a sétima esposa de Davi e mãe de Itreão, o sexto filho de Davi nascido em Hebrom (II Sm.3.5; I Cr.3.3).

Em hebraico, Eglah significa "uma novilha".

8- BATE-SEBA.

Bate-Seba, a formosa esposa de Urias, a qual foi depois mulher de Davi e mãe de Salomão (II Sm.11.3 e 12.24). Bate-Seba também é chamada de Bate-Sua em I Crônicas 3.5. Em hebraico, seu nome pode ser traduzido por "filha do juramento".

O pecado de Davi com Bate-Seba tornou-se mais negro ainda quando ele buscou a morte de seu marido, Urias, que era oficial do exército e homem dedicado ao seu rei (II Sm.11.6). Realizado este ato desleal e vil, casou Davi com a viúva. Instigada pelo profeta Natã, ela fala a Davi já velho acerca da conspiração de Adonias para o suceder no trono (I Rs.1.16-31). Mais tarde ela é persuadida por Adonias a ir ter com Salomão, para que este permitisse o casamento dele com Abisague. Nesta ocasião é ela recebida honrosamente por Salomão como rainha-mãe, mas o rei vê na própria petição o plano astucioso de Adonias (I Rs.2.13 a 25). Bate-Seba teve, além de Salomão, mais três filhos: Siméia, Sobabe e Natã (I Cr.3.5). Ela também era neta do sabio Aitofel, o qual se rebelou contra Davi (II Sm.11.3; 23.34).

9- ABISAGUE.

Abisague, uma donzela muito bela, a mulher da velhice de Davi, esta ele não a possuiu (I Rs.1.1-4). 

Além dessas, Davi também teve concubinas. O livro das Crônicas informa que, Davi teve seis filhos em Hebrom e treze filhos em Jerusalém, totalizando 19 filhos, além dos filhos das concubinas (I Cr.3.1-9).

POR QUE DAVI TINHA TANTAS MULHERES?

Era costume dos reis das nações cananeias que possuíssem muitas mulheres. Essa cultura que era tão comum nas nações pagãs, foi assimilada e também praticada pela nação de Israel. Os casamentos com muitas esposas tinham em vista a formação de uma família grande que refletia na grandeza do reino, e em sua maioria eram fruto de alianças políticas com outros povos de maneira que o rei pudesse manter relações pacíficas com as nações ao redor. Mas havia ordens expressas de Deus deixadas por Moisés na lei, que desaprovavam essa prática (Dt.17.15-17).

E tomou Davi mais concubinas e mulheres de Jerusalém, depois que viera de Hebrom; e nasceram a Davi mais filhos e filhas (II Sm.5.13).

Este versículo revela o defeito mais grave do caráter de Davi; sua forte propensão por mulher. Por Davi omitir-se a resistir e controlar seus apetites sensuais, isso o levou a violar o mandamento de Deus, em Dt.17.15-17 (que veda aos reis de Israel o multiplicar esposas para si mesmos). A paixão carnal de Davi pelas mulheres deu origem a muitos pecados, tristeza e sofrimento na sua família. Depois do pecado de Davi com Bete-Seba, Deus enviou castigos e calamidades sobre ele pelo resto da sua vida (II Sm.12.10). De fato, Davi era demais atraído pelo sexo oposto e gostava de colecionar mulheres.

POR QUE DEUS NÃO CONDENOU A POLIGAMIA DE DAVI?

A poligamia sempre foi desaconselhada de forma geral, não era condenada diretamente na Bíblia em alguns aspectos. Na verdade, Deus nunca aprovou a poligamia, mas tolerou até certo ponto. Para os costumes da época, era uma situação de certa forma tolerada, e por vezes até estimulada, tendo em vista todos os fatores culturais do contexto de época. Jesus disse que Deus "permitiu" algumas coisas por causa da dureza do coração dos homens (Mt.19.8).

No entanto, pode-se constatar as consequências funestas na vida de Davi e de seus filhos dessa escolha errada. As famílias de Davi vivia em constantes conflitos, cada filho procurando a supremacia sobre os demais, tendo em vista os interesses materiais do reino. Isso foi prova suficiente do desagrado de Deus sobre os casamentos poligâmicos de Davi, apesar de não vermos repreensões diretas de Deus sobre Davi, exceto no caso de Bate-Seba, mulher de Urias. 

quinta-feira, 30 de março de 2023

"Onde Está DEUS"?

 

Esta pergunta é feita por muitas pessoas que, na hora da tragédia, na hora do sofrimento, cobram do Criador a responsabilidade de prover o socorro urgente, e livrar de situações desconfortáveis. O que pode ser um grande equívoco das pessoas. A inquietude nesses momentos revela uma falta de confiança no poder de Deus. Além de impedir a manifestação da fé para que encontremos forças para continuar e superar as mazelas da vida. Por outro lado, quando você consegue ter paz em meio ao caos, é sinal que a sua fé não está apenas atrelada aos tempos de bonanças, mas se mantém firme nas adversidades da vida. As vezes pensamos que o nosso nível de fé é bastante para vivermos na vontade de Deus, mas é quando surgem as dificuldades, que a verdadeira fé se manifesta. 

Muitas vezes queremos jogar a culpa em Deus pelas tragédias e sofrimentos, quando na verdade muitas tragédias e sofrimentos que nos sobrevêm são frutos da nossa irresponsabilidade e má semeadura. O sofrimento faz parte da vida, existe uma inclinação natural humana para o sofrimento. Todavia, há um Deus pronto para nos socorrer, e ser o nosso refúgio na hora da angústia.

Precisamos entender que, apesar da confusão do mundo, Deus não perdeu o controle, mas Ele permanece no domínio de tudo. 

Deus está observando tudo, e tem coisas contrarias que Ele permite passar com o objetivo de nos ensinar algo. As vezes Deus não nos livra da tempestade, mas Ele nos socorre na tempestade.

Se a pergunta é: "Onde Está Deus"?, a resposta é: Deus está no controle de todas as coisas. Amém! 

quarta-feira, 29 de março de 2023

QUEM FOI MAACA?


Maaca foi uma das mulheres de Davi. Este nome na bíblia é aplicado tanto para homem, quanto para mulher. Este nome se repete por várias vezes no texto sagrado.

Maaca, foi uma ascendente ou antecessora do rei Saul.

Maaca, era esposa de Jeiel (Benjamita, que era pai de Gibeão), o casal que principia os primeiros relatos da história de Davi e dos reis de Judá no primeiro livro das Crônicas (1 Cr 8:29-33; 9:35-39). Maaca significa "compressão ou opressão" e é um nome, que, na Bíblia é usado para ambos os sexos. Há também várias mulheres na Bíblia que se chamaram Maaca, vejamos:

1. Uma filha de Naor, irmão de Abraão (Gn 22:24).

2. Uma das esposas do rei Davi (mãe de Absalão e Tamar) - (2 Sm 3:3; 1 Cr 3:2).

3. Uma filha de Absalão que casou-se com Roboão (seu primo) e tornou-se avó do rei Asa (1 Rs 15:3).

4. Uma concubina de um homem chamado Calebe ( 1 Cr 2:48,49).

5. A mulher de Maquir, filho de Manassés (1 Cr 7:15,16).

6. Mãe de Hanã, um dos valentes de Davi (1 Cr.11.43).

Cada uma destas mulheres tiveram suas histórias diferentes, nada tinham em comum, exceto o nome que foi dado a elas por seus pais. Nenhuma destas mulheres destacou-se, por assim dizer em algo para o SENHOR. Algumas delas, provavelmente, destacaram-se por sua beleza e ainda por ensinarem mal aos seus filhos a idolatria.

Por exemplo: Maaca, uma das esposas do rei Davi, foi mãe de Absalão (que diz as Escrituras que era um homem belo e vaidoso) e de Tamar (a filha de Davi que chamou a atenção de seu meio irmão Amnom e fora por ele estuprada), provavelmente era bela.

E também a Maaca que era filha de Absalão (perceba que ele deu a filha o mesmo nome de sua mãe) era a mais amada de Roboão (eram primos e ele casou-se com ela e a amava mais que as outras mulheres que ele tinha, tanto esposas quanto concubinas - 2 Cr 11:21). esta mesma Maaca viu e acompanhou seu marido Roboão quando este abandonou a lei do Senhor e conduziu Israel a Idolatria, e ensinou seu filho assim, então este tornou-se um rei perverso (1 Rs 15:3). Só que Deus teve misericórdia, e ela veio a ser a avó do rei Asa, que seguiu os exemplos de Davi e não de seus pais, ao ponto de até depor a Maaca, sua avó, porquanto ela havia feito ao poste ídolo uma abominável imagem do deus Príapo, 2 Cr 15:16, e Asa destroi essa abominação de sua avó e a deporta (expulsa-na para fora de seu reino).

CONCLUSÃO:

Aqui cabe-nos uma reflexão: Muitas vezes recebemos nomes de pessoas as quais nossos pais admiram, ou que eles gostariam que nos parecêssemos ou fossêmos como elas, mas, o que realmente importa é que nós sejamos fieis ao Senhor Jesus. Porque na verdade, o nome não tem nada a ver com o caráter da pessoa.

Fonte: Pequena Enciclopédia Bíblica de Temas Femininos de Alaid Schimidt.