segunda-feira, 22 de maio de 2023

I JOÃO, 5.7,8 FOI ALTERADO?

O texto de 1 João 5.7,8  tem o crédito de muitos cristãos por expressar claramente a Doutrina da Trindade. O texto de 1 João 5.7,8 nas traduções bíblicas clássicas, baseadas no  principal texto grego do Novo Testamento usado nos séculos 16 a 19, encontra-se assim: “7 Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra, e o Espírito Santo; e estes três são um. 8 E três são os que testificam na terra: o Espírito, e a água e o sangue; e estes três concordam num.” (Bíblia Almeida Corrigida Fiel – ACF). No entanto, o texto foi subtraído nas Bíblias modernas. Vejamos algumas traduções:

Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: O Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num (I Jo.5.7,8). ARC 

Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: O Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num (I Jo.5.7,8). ACF

Porque três são os que testificam no céu: O Pai, a Palavra e o Espírito Santo; e estes três são um. E três são os que testificam na terra: O Espírito, e a água, e o sangue; e estes três concordam num (I Jo.5.7,8). DAKE, Versão Almeida Revista e Corrigida Edição 1995.

Nota de rodapé da DAKE. O que está escrito desde aqui até "na terra", no v.8, não consta em alguns manuscritos mais antigos, mas isto não é prova de que estivesse fora do livro original. Cíprio, bispo de Cartago, 200-258 d.C. cita estes vv. como sendo escritos por João (vol.v,418,423, Pais Ante-Nicenos). Vigílio de Tasus os citam no século V. O Codex Montfortil e a Vulgata os contêm. As palavras estão em perfeita harmonia com a doutrina da trindade.

Assim, há três que proclamam testemunho: O Espírito, a água e o sangue, e há plena concordância entre os três (I Jo.5.7,8). KJA

Nota de rodapé da KJA. A lei exigia duas ou três testemunhas para assuntos de grande importância, geralmente julgamento de vida ou morte ou que envolvessem a reputação de alguém (Dt.17.6; 19.15; I Tm.5.19). Na Vulgata e na antiga King James, esses versículos vêm com alguns acréscimos: "... testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, e estes três são um. E há três os que testificam na terra: o Espírito, a água e o sangue..." Como os acréscimos não são ancontrados em nenhum manuscrito original ou mesmo tradução antes do século XII, o comitê de tradução da KJA decidiu manter o texto em português de acordo com a compilação dos mais antigos e fiéis manuscritos (Majoritário e Grego Crítico). 

Há três que dão testemunho: o Espírito, a água e o sangue; e os três são unânimes (I Jo.5.7,8). NVI

Nota de rodapé da NVI. Alguns manuscritos da Vulgata dizem testemunho no céu: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo, e estes três são um. 8 E há três que testificam no terra: o Espírito, (isto não consta em nenhum manuscrito grego anterior ao século doze).

Na Bíblia PESHITTA, Tradução dos Antigos Manuscritos Aramaicos, diz: E o Espírito dá testemunho, porque o Espírito é a verdade. E três são as testemunhas: o Espírito, a água e o sangue, e os três concordam (I Jo.5.7,8). 

Nota de rodapé da PESHITTA. No texto Peshitta não aparece a leitura "...no céu, o Pai, o Verbo e o Espírito Santo, e estes três são um. E três são os que dão testemunho na terra". Tampouco aparece nos manuscritos gregos mais antigos.

Portanto, as traduções bíblicas que tem o texto de 1 João 5:7-8 com “as três testemunhas” se basearam na edição do Texto Recebido de 1522 (a terceira) e nas revisões seguintes. Como o texto bíblico em português foi publicado pela primeira vez em 1681, e esse era o texto grego que João Ferreira de Almeida tinha em mãos para traduzir, então a adição veio junto.

Antigamente era difícil se chegar ao conhecimento de que este texto era uma adição não autêntica, isto é, não foi escrito pelo apóstolo João, pois o acesso ao conhecimento era difícil. No entanto, com as pesquisas dos historiadores publicadas na internet em nosso século, já podemos chegar ao conhecimento verdadeiro.

Conclusão: As traduções diferem uma da outra, mas isto não significa dizer uma grande contradição, a verdade é que, uma complementa a outra e não contradiz a doutrina da trindade, antes fortalece.

domingo, 21 de maio de 2023

QUE TIPO DE OLHOS SÃO OS SEUS?

 

A candeia do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! (Mt.6.22,23).

A candeia do corpo é o olho. sendo, pois, o teu olho simples, também todo o teu corpo será luminoso; mas, se for mau, também o teu corpo será tenebroso. Vê, pois, que a luz que em ti há não sejam trevas. Se, pois, todo o teu corpo é luminoso, não tendo em trevas parte alguma, tudo será luminoso, como quando a candeia te alumia com o seu resplendor (Lc.11.34-36).

Os olhos é o meio pelo qual o corpo dispõe para receber luz. Os nossos olhos depende da luz, para que a nossa visão seja plena. Se o olho for anormal e doentio, a escuridão vai prevalecer, e seu portador não poderá caminhar, porque não enxerga. No sentido espiritual, o Mestre nos ensina que os nossos olhos é a luz que ilumina todo interior do nosso corpo; isto é, se eles forem bons. Caso contrario, o nosso corpo será tenebroso e grande serão as trevas. A luz dos olhos bons refletem em atitudes de uma gentileza de espírito e excelência de caráter. Enquanto, as trevas dos olhos maus se manifestam em atitudes de sentimentos mesquinhos, como invejas, maldades, malícias, perversidades, ódios e coisas semelhantes que revelam um mau caráter. Moisés alerta o povo dizendo: Guarda-te que não haja palavra de Belial no teu coração ... e que o teu olho seja maligno para com o teu irmão pobre, e não lhe dês nada; e que ele clame contra ti ao SENHOR, e que haja em ti pecado (Deut.15.9). Na parábola dos trabalhadores da vinha, um dos homens que foi contratado para trabalhar, questionou o seu salário dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia. O dono da vinha lhe respondeu: Amigo, não te faço injustiça; não ajustaste tu comigo um dinheiro? Toma o que é teu e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti. Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom? (Mt.20.12-15). Observe que o olho mau se revela através de atitudes negativas de um caráter distorcido. O olhar de uma pessoa diz muito a seu respeito. Não podemos dominar nossos olhos, mas podemos escolher entre luz e trevas. Para nossos olhos serem bons precisamos foca-los em Deus e na sua Palavra. Os bons olhos nos tornam sensíveis ao Espírito Santo, e Este gera em nós o seu fruto que nos encherá de amor, alegria, paz, benignidade, bondade, longanimidade, fé, mansidão e temperança (Gl.5.22). Há pessoas que disfarsam muito bem no seu olhar, mas por dentro estão cheias de maldades e malícias. Muitos usam a religião como disfarce, mas a religião não muda o caráter das pessoas, precisamos nos esforçar e lutar contra nossa própria natureza, entregando nossa vida sob o domínio do Espírito de Deus e focar nossos olhos e pensamentos na Palavra de Deus. A Palavra de Deus nos recomenda: Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo, se é que já provaste que o Senhor é benigno (I Pe.2.1-3). Não pode haver mistura, ou estamos na luz, ou estamos totalmente nas trevas. Que tipo de olhos são os seus?

sábado, 20 de maio de 2023

JESUS CRISTO, ESPERANÇA NOSSA!


Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (I Tm.1.1). 

Paulo é enfático quando declara: Jesus Cristo, esperança nossa! Paulo encontrou em Jesus uma fonte de esperança sem igual, ele olha em sua volta e não vê em quem depositar a sua esperança. Há pessoas que depositam a sua esperança em outras fontes, e no final ficam frustradas porque a sua esperança muchou e morreu. Mas a esperança do crente está sempre viva, Pedro disse: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe.1.3). Paulo termina sua carta, dizendo a Timóteo: Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; que façam o bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna (I Tm.6.17-19). No livro dos salmos está escrito: Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no SENHOR, seu Deus (Sl.146.5). 

Não devemos depositar nossa esperança nas riquezas, elas acabam.

Não devemos depositar nossa esperança na tecnologia, ela é falível.

Não devemos depositar nossa esperança na ciência, ela é limitada.

Não devemos depositar nossa esperança na religião, ela não salva .

Não devemos depositar nossa esperança na política, ela é hipócrita.

Não devemos depositar nossa esperança nos homens, eles são mortais.

Mas, devemos depositar toda nossa esperança em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

Todos os que depositam sua esperança nas coisas deste mundo, estão fadados ao fracasso, mas quem põe a sua esperança em Deus, é feliz.

Sempre é bom repetir com Paulo: Jesus Cristo, esperança nossa! Amém!

sexta-feira, 19 de maio de 2023

O Anunciador De Boas-Novas.


Tu, anunciador de boas-novas a Sião, sobe a um monte alto. Tu, anunciador de boas-novas a Jerusalém, levanta a voz fortemente; levanta-a, não temas e diz às cidades de Judá: Eis aqui está o vosso Deus (Is.40.9).

Quão suave são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Is.52.7).

O anunciador de boas-novas é alguém que tem boas notícias ou aquele que é portador de notícias alvíssareiras. A missão do anunciador de boas-novas é transmitir a mensagem de Deus para as pessoas de corações quebrantados e libertá-las afim servirem a Deus. O assunto central da mensagem do anunciador de boas-novas é Cristo. O verdadeiro anunciador de boas-novas tem a tríplice missão: (1) Promover a paz. (2) Anunciar o bem. (3) Proclamar a salvação. O anunciador de boas-novas foi chamado para ser um Arauto do Reino de Deus. Ele é um ganhador de almas, comprometido com a Palavra e não perde tempo com coisas banais deste tempo presente, mas anuncia as boas-novas por todas as partes, utilizando todos os meios de comunicação possíveis. 

Está escrito: Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo (Rm.10.13).

SEIS PERGUNTAS RELACIONADAS A SALVAÇÃO (Rm.10.14-18).

Como invocarão aquele em quem não creram?

Como crerão naquele de quem não ouviram?

Como ouvirão, se não há quem pregue?

Como pregarão, se não forem enviados?

Quem creu na nossa pregação?

Porventura, não ouviram?

Sim, por certo, pois por toda a terra saiu a voz deles, e as suas palavras até aos confins do mundo.

Jesus disse: "Assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós (Jo.20.21).

Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura (Mc.16.15).

O verdadeiro evangelista ou anunciador de boas-novas, não busca ser ovacionado nem aplaudido, ele faz tudo para glória de Deus, porque a sua missão é anunciar as boas-novas do Evangelho e ganhar almas para o Reino de Deus. Amém! 

quinta-feira, 18 de maio de 2023

RISPA - Uma Mãe Protetora.


Durante o reinado de Davi houve uma fome que durou tês anos. Davi consultou o SENHOR, que lhe disse: "A fome veio por causa de Saul e de sua família sanguinária, por terem matado os gibeonitas". O rei então mandou chamar os gibeonitas e falou com eles. (Os gibeonitas não eram de origem israelita, mas remanescentes dos amorreus. Os israelitas tinham feito com eles um acordo sob juramento; mas Saul, em seu zelo por Israel eJudá, havia tentado exterminá-los.) Davi perguntou aos gibeonitas: "Que posso fazer por vocês? Como posso reparar o que foi feito, para que abençoem a herança do SENHOR?" Os gibeonitas responderam: "Não exigimos de Saul ou de sua família prata ou ouro, nem queremos matar ninguém em Israel". Davi perguntou: " O que querem que eu faça por vocês?", e eles responderam: "Quanto ao homem que quase nos exterminou e que pretendia destruir-nos, para que não tivéssemos lugar em Israel, que sete descendentes dele sejam executados perante o SENHOR, em Gibeá de Saul, no monte do SENHOR". "Eu os entregarei a vocês, disse o rei. O rei poupou Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, por causa do juramento feito perante o SENHOR entre Davi e Jônatas, filho de Saul. Mas o rei mandou buscar Armoni e Mefibosete, os dois filhos de Rispa, filha de Aiá, tinha dado a Saul. Com eles também os cinco filhos que Merabe, filha de Saul, tinha dado a Adriel, filho de Barzilai, de Meolá. Ele os entregou aos gibeonitas, que os executaram no monte, perante o SENHOR. Os sete foram mortos ao mesmo tempo, nos primeiros dias da colheita de cevada. 
Então Rispa, filha de Aiá, pegou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma rocha. Desde o inicio da colheita até cair chuva do céu sobre os corpos, ela não deixou que as aves de rapina os tocassem de dia, nem os animais selvagens à noite. Quando Davi foi informado do que Rispa, filha de Aiá, concubina de Saul, havia feito, mandou recolher os ossos de Saul e de Jônatas, tomando-os dos cidadãos de Jabes-Gileade. (Eles haviam roubado os ossos da praça de Bete-Seá, onde os filisteus os tinham pendurado, no dia em que mataram Saul no monte Gilboa.) Davi trouxe de lá os ossos de Saul e de seu filho Jônatas, recolhidos dentre os ossos dos que haviam sido executados. Enterraram os ossos de Saul e de Jônatas no túmulo de Quis, pai de Saul, em Zela, na terra de Benjamim, e fizeram tudo o que o rei tinha ordenado. Depois disso Deus respondeu as orações em favor da terra de Israel (II Sm.21.1-14). 

Este capítulo 21 do segundo livro de Samuel, é triste e sombrio, por se tratar de fome e sete homens sendo executados. Mas o brilho e o destaque deste capítulo é uma mulher chamada Rispa, ela faz algo nobre que chama a atenção do rei Davi, e muda uma situação. 

Este período de fome durou três anos, e conforme a escassez avança, Davi compreende que se refere a alguma falha no cumprimento da lei de Deus e consulta o SENHOR para descobrir o motivo. A resposta de Deus foi: "É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas". Josué e Israel tinham feito um pacto com os gibeonitas, de modo que eles não seriam mortos juntamente com os demais cananeus (Js.9.15-21). Ao violar esse pacto, Saul causou sérias consequências ao povo, trazendo esta terrível fome sobre a nação de Israel. Davi chamou os gibeonitas e perguntou: O que quereis que eu vos faça? Davi não sugeriu formas de reparação pelo mal cometido por Saul contra os gibeonitas. Antes, perguntou o que eles desejavam para remover a maldição que pairava sobre o reino de Israel. Os gibeonitas não estavam interessados em reparação material; queriam a morte de sete descendentes homens de Saul como compensação pelos homens que haviam perdido. O rei aceitou o pedido dos gibeonitas e restaurou a aliança entre Israel e Gibeão. Além disso, cumpriu sua promessa a Jônatas ao proteger seu filho Mefibosete. Os homens entregues à morte eram filhos de Saul com Rispa, uma das suas concubinas, e os filhos de Merabe, filha de Saul. Davi não tinha aliança com a família dessas pessoas. 

Após executarem os sete descendentes de Saul, deixando seus corpos no campo, vuneráveis aos ataques de aves de rapina e animais ferozes, o que era considerado vergonhosos entregar o corpo de alguém para ser comido por animais. Rispa entra em ação e faz algo para impedir que seus filhos não sofressem essa humilhação. Ele foi em secreto, pegou um pano de saco e os cobriu para evitar que fossem devorados por aves de rapina e animais ferozes. Sua atitude como mãe protetora comoveu Davi, que providenciou um enterro digno para Saul, Jônatas e os sete filhos, na sepultura de Quis, pai de Saul, provavelmente onde Saul gostaria de ser enterrado. Depois desse ato, a chuva voltou e a fome deu lugar a fartura de alimentos. 

TRÊS LIÇÕES PODEMOS APRENDER COM RISPA:

1- RISPA NÃO DESPREZOU SEUS FILHOS, MESMO DEPOIS DE MORTOS.

Rispa era uma mulher forte e de caráter firme. Seu nome significa “Pedra Quente”. Ela era filha de Aiá, cujo nome vem da mesma raiz da palavra “intocável”. Ela foi mulher do rei Saul e teve com ele dois filhos: Armoni e Mefibosete e que estavam ali mortos diante dela, mas Rispa velava por seus filhos mortos, dia e noite e mantinha o luto. Mães não desistam dos seus filhos, mesmo que estejam mortos em delitos e pecados, lute por eles em oração, Deus há de fazer um milagre.

2- RISPA DEMONSTROU AMOR INCONDICIONAL. 

Rispa não deixou de amar seus filhos mesmo sabendo do que eles haviam feito. Para isso não é necessário ir muito longe, basta olharmos para as filas intermináveis nas portas dos presídios. Quantas mães ficam ali em todas as visitas para ver seus filhos e demonstrar o seu amor por eles, apesar do que eles fizeram. Dificilmente você verá um pai ali, mas mães você perde a conta. Como diz um antigo adágio: “Pai é qualquer um, mas mãe só é uma". Uma mãe não olha para a deficiência de seu filho, ela olha para O SEU FILHO. Ela o ama, cuida e vela por ele. Dificilmente uma mãe verdadeira se esquecerá do seu filho, ou deixará de amá-lo. 

3- RISPA CHAMOU A ATENÇÃO DO REI DAVI E MUDOU UMA SITUAÇÃO.

A Bíblia é clara quando nos diz que o que o homem planta ele colhe (Gl 6.7). Rispa não se deu por vencida. Seus filhos podiam estar mortos, mas no mínimo eles mereciam um sepultamento descente. A atitude de Rispa chegou aos ouvidos do rei Davi, o que lhe despertou trazer os ossos de Saul e Jônatas e sepultá-los no túmulo de Quis pai de Saul, juntamente com os dois filhos de Rispa e os cinco filhos de Merabe, que eram descendente de Saul. Aqui eu aprendo que, quando fazemos algo nobre que chama a atenção de Deus, Ele se levanta em nosso benefício e muda a situação.

CONCLUSÃO: 
Rispa é uma mulher esquecida na Bíblia, ela quase não aparece, mas por uma atitude nobre de mãe protetora, ela deixa sua marca na história. De nada adianta fazer tantas coisas para nossa própria glória, que sejamos motivados pelo amor, e que pratiquemos boas obras em secreto para glória de Deus. Pense nisso! 

terça-feira, 16 de maio de 2023

Cinco Manifestações Da Unção De Jesus.


O Espírito do Senhor JEOVÁ está sobre Mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes (Is.61.1,2).

Neste versículo temos uma alusão à doutrina da Trindade, quando diz: "O Espírito". "O Senhor JEOVÁ" e "Mim" (isto é Jesus). Esta descrição do Messias revela que a sua unção relaciona-se à sua missão ou ministério. Quando Jesus começou o seu ministério, Ele citou esta Escritura e a aplicou a si mesmo (Lc.4.17-21). Na sinagoga em Nazaré, Jesus não citou a frase: " O dia da vingança do nosso Deus", visto que "o dia da vingança" só ocorreria na sua segunda vinda. 

Confirmando esta profecia de Isaías 61, o apóstolo Pedro diz: Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com Ele (At.10.38). Todos os crentes que são cheios do Espírito Santo devem participar do ministério de Jesus, da maneira descrita acima. Para fazermos assim, e darmos continuidade a esta obra que Jesus nos confiou, precisamos estar conscientes da extrema necessidade e miséria da raça humana, que está na condição de escravidão do mal, cegueira espiritual e sob o domínio de Satanás. 

1- Pregar Boas-novas.

2- Curar os quebrantados de coração.

3- Libertar os cativos da prisão.

4- Proclamar o Ano aceitável do SENHOR e o Dia da vingança de Deus.

5- Consolar todos os que andam tristes.

O pecado deforma e destrói a humanidade; o pecado deixa a alma oprimida; o pecado torna o ser humano escravo; o pecado deixa as pessoas enfermas espiritualmente e fisicamente; o pecado deixa as pessoas trites e sem esperança; o pecado deixa as pessoas em trevas. Mas, quando chega a Luz que é Jesus, as trevas são desfeitas, a tristeza dá lugar à alegria, há cura, libertação e salvação pelo poder da unção que está em Jesus Cristo. Amém! 

segunda-feira, 15 de maio de 2023

REMENDO DE PANO NOVO EM ROUPA VELHA. O Que Significa?


Ninguém põe remendo de pano novo em roupa velha, pois o remendo forçará a roupa, tornando pior o rasgo (Mt.9.16). 

Jesus fala de modo figurado, indicando que algo novo chegou e que não se deve misturar o novo com o velho. Caso alguém misture, não vai dá certo, vai arrebentar. Ele se refere a manutenção dos velhos costumes judaico, isto significa dizer que os dois sistemas das religiões judeu e cristão, não podem ser misturados. Costurar o velho com o novo iria tornar as coisas piores, e combinar os dois sistemas seria destrutivo para ambos. A velha aliança deve dar lugar à nova, mas a nova não pode ser feita de parte velha, porque a nova vida e liberdade em Cristo são impossíveis com ela. O pecador não é meramente reformado, mas ele é transformado sendo nova criatura em Cristo (II Co.5.17). A antiga religião e costumes judaicos representa uma vestimenta velha, e esta não pode ser remendada pelo pano novo da graça. Ambos são coisas novas: O pecador é uma nova criatura, e o Evangelho é uma nova mensagem de salvação. O velho estava sendo removido para dar lugar ao novo, porque o novo só virá quando o velho for removido. É preciso deixar os velhos costumes mundanos, deixar o pecado, deixar a velha natureza do velho homem e ser mudado em um novo homem e nova criatura em Cristo Jesus. Sobre esta mudança, Paulo diz: Quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido, e vos revistais do novo homem, que, segundo Deus, é criado em verdadeira justiça e santidade (Ef.4.22-24). Portanto, para vivermos o novo de Deus, precisamos nos despojar ou nos despir do velho homem e nos revestir do novo homem em Cristo. Há pessoas pregando e vivendo um evangelho de remendos, misturando o velho com o novo; pregam um evangelho triunfalista, barato, sem cruz, sem renúncia e sem santidade. 

Viva o novo da graça de Deus e não queira remendar o velho passado com o novo. Deus é Deus das coisas novas, Ele não aceita remendo, está escrito: Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo (II Co.5.17). Amém!