quarta-feira, 11 de maio de 2022

GUARDIÕES DA SÃ DOUTRINA.

 

Porque há muitos desordenados, faladores, vãos e enganadores, principalmente os da circuncisão, aos quais convém tapar a boca, homens que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por torpe ganância. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda boa obra. Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina (Tt.1.10,11,16; 2.1). 

O zelo de Paulo pela preservação da sã Doutrina revela o seu cuidado com rebanho do Senhor. Naquela época já havia muitos falsificadores da Palavra ensinando heresias ao povo, deixando de falar a sã doutrina e induzindo a igreja do Senhor ao erro. Diante disso o apóstolo recomenda ao pastor Tito: "Tu, porém, fala o que convém a sã doutrina". Falar a sã doutrina, implica em dizer: Fala a Palavra de forma sadia, pura, sem mistura, sem parcialidade, sem falsificação, mas com verdade. 

COMBATENDO OS FALSIFICADORES DA PALAVRA.

Porque nós não somos, como muitos, que ganham falsificando a palavra de Deus, antes a falamos em Cristo com sinceridade, antes como de Deus na presença de Deus (II Co.2.17).

Eles são: Gananciosos, mentirosos, bestas ruins, glutões preguiçosos, homens que se desviam da verdade, cujo entendimento e consciência estão contaminados. Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, e desobedientes, e reprovados para toda a boa obra. 

Vendo a possibilidade de se converterem, Paulo diz: Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sãos na fé (1.13). Quando estes resistem e insistem em continuarem no erro, Paulo diz: Ao homem herege, depois de uma e outra admoestação, evita-o, sabendo que esse tal está pervertido e peca, estando já em si mesmo condenado (3.10,11).

Em tudo, te dá por exemplo de boas obras; na doutrina, mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós (2.7,8).

Paulo estava passando o bastão para Tito, em outras palavras Paulo está dizendo: Não abra mão da verdade, não deixe de fala a sã doutrina, combata com firmeza e veemência os falsificadores da Palavra. 

De igual modo Paulo recomenda ao pastor Timóteo: Pregue a Palavra, insiste a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda paciência e doutrina. Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas. Mas tu sê sóbrio em tudo, sofre as aflições, faz a obra de um evangelista, cumpri o teu ministério (II Tm.4.2-5). 

Nesta época atual, Deus busca homens sinceros e fiéis que estejam dispostos a guardar e ensinar a sã doutrina. Infelizmente, muitos apostaram na fé e deixaram de pregar e ensinar a sã doutrina. Há muitas inovações e modismo nas igrejas e muitos pastores e mestres estão se deixando levar por ventos de doutrinas que são contrários a sã doutrina, ao ensino ortodoxo da Palavra de Deus. Isto é fato. 

terça-feira, 10 de maio de 2022

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO: "PÕE EM ORDEM A TUA CASA"?




Naqueles dias, Ezequias adoeceu de uma enfermidade mortal; e veio a ele Isaías, filho de Amoz, o profeta, e lhe disse: Assim diz o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás (Is.38.1). ARC.

Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o SENHOR: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará" (Is.38.1). NVI

Por aquele tempo Ezequias ficou muito enfermo, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe declarou: "Assim diz Yahweh, o SENHOR: Põe em ordem a tua casa, porquanto vais morrer; não te recuperarás desta doença" (Is.38.1). BKJ

Esta expressão dita pelo profeta, "põe em ordem a tua casa, porque morrerás e não viverás" é entendida por muitos leitores da Bíblia que o rei Ezequias estava em falta diante de Deus, andando em pecados. O que na verdade, ele não estava em pecados. Apesar que, anteriormente o rei Ezequias estava sendo oprimido pelo rei Senaqueribe, este exigia tributo da nação de Judá, na sua fraqueza ele deu toda a prata que estava na Casa do SENHOR e na casa real e mandou arrancar todo o ouro das portas do templo do SENHOR e o deu ao rei da Assíria (II Rs.18.15,16). Todavia, esta expressão nada tem haver com pecado. 

"PONHA EM ORDEM A SUA CASA", significa dizer: Organize seus negócios, resolva todas as suas pendências, ordena tua família e prepare teus filhos para o futuro, porque seus dias chegaram ao fim. 

Observe que Ezequias orou ao SENHOR e reivindicou a sua vida de retidão e serviço prestado ao SENHOR (38.2). Deus ouviu e viu sinceridade nas palavras de Ezequias, mandou o profeta voltar e revogar a sentença, acrescentando-lhe mais 15 anos. O texto em II Reis 18.1,2 diz que Ezequias começou a reina com a idade de 25 anos, e reinou 29 anos. Na ocasião da sua enfermidade da qual ele morreria, Ezequias estava com 39 anos; com a revogação da sentença e um acréscimo de mais 15 anos, ele morreu com 54 anos, uma idade ainda jovial.  

domingo, 8 de maio de 2022

O NOME.


No mundo existem muitos nomes de pessoas que marcaram a história e tornaram-se celebridades por seus talentos e atos heróicos. Há nomes que se destacaram na cultura da música, há nomes que se destacaram na cultura do teatro, há nomes que se destacaram nos esportes, há nomes que se destacaram na política, há nomes que se destacaram na religião, há nomes que se destacaram nos governos entre os grandes estadistas, há nomes que se destacaram na sociedade em geral por seus grandes feitos e talentos. Todavia, porém, contudo, nem um desses nomes estão acima do nome de JESUS e nem podem ser comparados com Ele. O nome de JESUS é único e incomparável em todas as épocas, no passado, no presente e no futuro. 

O Nome que está acima de todos os nomes (Fp.2.9).

O Nome que tem todo o Poder (Mt.28.18).

O Nome que Salva (At.4.12).

O Nome que Perdoa (Lc.24.46,47). 

O Nome que Tira o pecado (Jo.1.29).

O Nome que Liberta (Jo.8.32,36).

O Nome que Expulsa demônios (Mc.16.17).

O Nome que Cura os enfermos (Mc.16.18; At.3.6).

O Nome que tem poder sobre a Morte e o Inferno (Ap.1.17,18).

Este Nome é Adorado no céu, Glorificado na terra e temido no Inferno. Aleluia! 

Jesus Cristo, não é mais um nome que surgiu na história, Ele é o Nome. Amém! 

sábado, 7 de maio de 2022

Quem Foi Simão Cireneu?

 

E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz (Mt.27.32).

E constrangeram um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz (Mc.15.21).

E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus (Lc.23.26).

Os evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas fazem referência a Simão Cireneu, este homem que vinha do campo e foi obrigado a carregar por alguns metros a cruz que não era sua, mas de Jesus. O evangelho de João não relata este acontecimento, mas afirma que Jesus levou a sua própria cruz. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota (Jo.19.17). João não contradiz os outros evangelhos, muito pelo contrario, ele afirma que Jesus levou a sua cruz.

Jesus havia sido tão espancado que não conseguia carregar a própria cruz, foi quando apareceu um homem que vindo do campo, voltando à cidade foi abordado pelos soldados romano e obrigado a carregá-la por ele. O nome de Simão Cireneu ficou bastante conhecido entre os cristãos por causa dessa tarefa, de ter que carregar a cruz de Cristo. 

INFORMAÇÕES SOBRE SIMÃO CIRENEU.

A mensão do nome "Cireneu" não era o sobrenome de Simão. Cireneu porque ele era natural da cidade de Cirene, localizada na Líbia, hoje atual Tunísia, no norte da África. 

Há quem afirme que Simão Cireneu foi fruto de um relacionamento de Salomão com a rainha de Sabá, uma região da África. 

O evangelista Marcos informa que Simão era pai de Alexandre e Rufo (Mc.15.21). A mulher de Simão, cujo nome não é conhecido, era para Paulo como uma mãe sentimental. Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim (Rm.16.13).

A tradição diz que após a morte e ressurreição de Jesus, Simão Cireneu tornou-se um cristão fervoroso e foi missionário na África, onde ganhou muitas vidas para Jesus e fundou uma igreja.

Este homem foi impactado por Jesus pelo fato de ter carregado a sua cruz, ele sentiu na pele um pouco do sofrimento de Jesus, que marcou a sua vida para sempre. 

Se você gostou deste relato sobre Simão Cireneu e tem algo a comentar, fique a vontade. 

quinta-feira, 5 de maio de 2022

Que Evangelho é Este?


Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê... (Rm.1.16).

Que evangelho é este que não Transforma.

Que evangelho é este sem Cruz.

Que evangelho é este sem Renúncia.

Que evangelho é este sem Amor.

Que evangelho é este sem Humildade.

Que evangelho é este sem Santidade.

Que evangelho é este sem Compromisso com a Palavra.

Que evangelho é este que as pessoas valem o têm.

Que evangelho é este que o carisma é mais importante que o caráter.

Que evangelho é este que escraviza as pessoas em vez de libertá-las.

Que evangelho é este que valoriza mais as coisas terrenas do que as do céu.

Que evangelho é este que prioriza a prosperidade material em vez da espiritual.

Que evangelho é este que só dar valor as ovelhas que tem muita lã (dinheiro). 

Que evangelho é este que encobre pecados por causa de cargos e dinheiro.

Que evangelho é este que não confronta o pecado mas dissimula e aceita.

Que evangelho é este que só ama as pessoas que fazem parte da sua igreja (denominação).

Que evangelho é este que não acredita na volta de JESUS.

Que evangelho é este que mistura o santo com o profano.

Que evangelho é este que usa a fé como amuleto utilizando objetos como atração.

Que evangelho é este que diz, é proibido proibir. 

Que evangelho é este que termina aqui na terra.

Que evangelho é este que prega um Jesus capitalista e materialista.

Que evangelho é este que parece mais um balcão de negócios.

Que evangelho é este que só prega auto-ajuda e despreza a Palavra de Deus.

Que evangelho é este apenas de palavras, sem virtude alguma.

Que evangelho é este que causa divisão das placas de igrejas.

Que evangelho é este que não faz discípulos para Cristo, mas seguidores de uma "religião".

Que evangelho é este que não segue o modelo que o Cristo ensinou. 

Que possamos seguir e viver o verdadeiro evangelho de Cristo, em meio aos falsos evangelhos deste presente século. Amém!

terça-feira, 3 de maio de 2022

CÂNTICOS DOS DEGRAUS.


Estes quinze salmos 120 - 134, são intitulados "Cânticos dos Degraus" ou  "Cânticos da Subida". A maioria dos estudiosos da Bíblia, acreditam que estes salmos eram cantados pelos judeus quando juntos subiam caminhando em procissão a Jerusalém, como peregrinos às festas sagradas. 

* Uma curiosidade é que todos os salmos dos degraus somados totalizam 101 versículos, o que os deixa bem menor do que o salmo 119 com 176 versículos, sendo este o maior capítulo da Bíblia e o menor o 117. Os salmos dos degraus formam uma coletânea de louvores que na sua maioria foram escritos por Davi, exceto o 127 que foi escrito por Salomão. 

SUBINDO OS DEGRAUS DOS QUINZE SALMOS.

(Começando na angústia e terminando na adoração)

120 - O degrau da angústia do que clama, e o SENHOR que ouve e resolve.

121 - O degrau do socorro do SENHOR, para aqueles que buscam socorro e proteção.

122- O degrau da alegria em ir e estar na Casa do SENHOR.

123 - O degrau dos desprezados que olham para o SENHOR e buscam a atenção de Deus.

124 - O degrau do livramento do SENHOR para o seu povo.

125 - O degrau da confiança, daqueles que confiam no SENHOR e não se abalam.

126 - O degrau da saída do cativeiro e a alegria dos que foram libertos.

127 - O degrau da dependência e provisão do SENHOR e dos filhos que são herança do SENHOR.

128 - O degrau da família feliz e um lar abençoado pelo SENHOR.

129 - O degrau da perseguição, dos perseguidos mas não destruídos.

130 - O degrau do perdão e da misericórdia, da alma daqueles que anseiam pelo SENHOR.

131 - O degrau da humildade dos que esperam no SENHOR.

132 - O degrau do zelo pela arca do SENHOR e a bênção do SENHOR sobre o seu povo.

133 - O degrau da união entre irmãos, da excelência do amor fraternal.

134 - O degrau da adoração, dos servos adoradores que prestam culto ao SENHOR.

Que o SENHOR nos faça crescer em graça e conhecimento durante o tempo da nossa peregrinação, até chegarmos na Jerusalém celestial. Amém! 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

RESTAURADO PELO AMOR.


E, depois de terem jantado, disse Jesus a Simão Pedro: Simão, filho de Jonas, amas-me mais do que estes? E ele respondeu: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta os meus cordeiros. Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas. Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me (Jo.21.15-19).

Depois um grande milagre e um jantar surpreendente, Pedro teve que responder a pergunta mais constrangedora da sua vida. Jesus não lhe faz a pergunta de forma irônica para humilhar a Pedro diante dos demais discípulos, mas para extrair do seu intimo toda sua sinceridade e verdade. Pedro agora precisava confessar todo seu amor e total devoção ao Mestre. 

AS TRÊS CONFISSÕES DE PEDRO:

O Diálogo Do Amor Entre Cristo e Pedro Relatado Em João 21:15-17

O Mestre pergunta ao discípulo acerca do relacionamento entre ambos. Por três vezes Cristo perguntou a Pedro se ele o amava, recebendo sempre a mesma resposta. Nas primeiras duas perguntas Cristo usou o verbo agapao, porém Pedro respondeu com o verbo fileo. Na terceira interpelação, Cristo mudou para fileo, e a resposta do discípulo continuou sendo idêntica às duas primeiras.

A que conclusões chegaremos pelo uso dos verbos agapao e fileo em João 21:15-17?

“Apesar das duas palavras também serem usadas quanto ao amor de Deus aos homens (João 14:21, agapao) (João 20:2, fileo), a distinção entre as duas permanece e elas nunca são usadas indiscriminadamente na mesma passagem”.

As ideias dos comentaristas podem ser apresentadas nestas três proposições:

1ª) Pedro teria considerado o termo agapao, no seu contexto secular, muito frio para definir a verdadeira paixão pessoal que nutria pelo seu compreensivo Mestre ressuscitado.

2ª) Pedro usa a palavra menos exaltada, como que para indicar a consciência de sua própria fraqueza. Ainda assim ele confirma seu grande afeto pelo Mestre, desta vez sem qualquer comparação com seus condiscípulos (Alford  Vincent).

3ª) Nosso Senhor usa a mais nobre palavra da linguagem grega e depois muda o vocábulo preferido por Pedro; porém, assegura-lhe que o futuro martírio deste demonstrar-lhe-ia que o amor ao Mestre não é baseado apenas no deleite, mas na apreensão mais ampla da preciosidade das coisas eternas.

“O uso das palavras para ‘amor’ em João 21:15-17 é geralmente explicado afirmando-se que fileo denota afeição natural e agapao um amor mais elevado.

Livro: Explicação de Textos Difíceis da Bíblia, de Pedro Apolinário

AMOR "AGAPAO". Amor elevado, comprometido.

AMOR "PHILEO". Amor afetivo, de amizade, de admiração, de amigo.

Tornou a dizer-lhe segunda vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? (agapao)

Disse-lhe: Sim, Senhor; tu sabes que te amo. (fileo)

Disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Na primeira e segunda respostas de Pedro ele expressa o amor "fileo", amor de amizade, de amigo; este envolve afeição calorosa e natural das emoções, é portanto, um amor mais afetivo. Este amor ainda não corresponde ao verdadeiro amor que devemos ter por Cristo.

Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? (fileo)

Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? 

E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. (fileo) 

Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas.

Aqui o termo "amor" é traduzido por duas palavras no grego: Agapao e Phileo. A primeira "agapao", significa amor inteligente e com propósito, sobretudo, da mente e da vontade. A segunda "fileo", envolve a afeição calorosa e natural das emoções e, portanto, um amor mais pessoal e afetivo. Com o emprego dessas duas palavras, Jesus indica que o amor de Pedro não deve ser somente de vontade, mas também do coração. 

Aqui a palavra amor aparece indicando que o amor não deve ser apenas em palavras (superficial), nem somente da vontade, mas também do coração; amor profundo, amor abnegado, sacrificial, que brota do coração com determinação e total devoção a Deus. Foi este amor que Pedro expressou, e era o que Jesus queria ouvir da sua boca, partindo do seu coração. 

RESTAURADO PARA SERVIR.

Na verdade, na verdade te digo que, quando eras mais moço, te cingias a ti mesmo e andavas por onde querias; mas, quando já fores velho, estenderás as mãos, e outro te cingirá e te levará para onde tu não queiras. E disse isso significando com que morte havia ele de glorificar a Deus. E, dito isso, disse-lhe: Segue-me (18,19).

Estas palavras referem-se ao tipo de morte com que Pedro glorificaria a Deus. Segundo a tradição, Pedro foi crucificado em Roma, no reinado de Nero, aproximadamente na mesma data do martírio de Paulo (cerca de 67-68 d.C.), e que mediante seu próprio pedido, foi crucificado de cabeça para baixo, porque se considerava indigno de ser crucificado da mesma maneira que seu Senhor.

E, dito isso, disse-lhe: Segue-me.

Esta é a segunda vez que Jesus diz a Pedro, segue-me. A primeira vez foi a três anos atrás, nesta mesma região do lago de Genesaré, que é o mesmo mar de Tiberíades (Lc.5.1-11). 

Pedro estava triste, pra baixo, sem motivação alguma para continuar, mas Jesus conhece o coração de Pedro e lhe manda um recado específico, após Ele ter ressuscitado: "Mas ide, dizei a seus discípulos e a Pedro que Ele vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis, como Ele vos disse (Mc.16.7).

A partir desta ordem de Jesus: Segue-me! Ele estava restaurando e reafirmando Pedro no ministério. O Pedro que havia negado Jesus, que estava desacreditado por muitos, inclusive pelos seus próprios companheiros do colégio apostólico, agora estava completamente restaurado por Jesus e apto para pastorear as ovelhas do Senhor. Aleluia! 

Concluímos que, Jesus considera o nosso amor por Ele como a qualificação básica para o serviço cristã. Quem não serve por amor a Cristo, deve servir por outros interesses que Ele não aprova. A pergunta que Jesus dirigiu a Pedro é a mesma para todos os cristãos: Amas-me? Todos nós devemos ter ardente amor a Cristo e devoção total a Ele. Amém!