sábado, 7 de maio de 2022

Quem Foi Simão Cireneu?

 

E, quando saíam, encontraram um homem cireneu, chamado Simão, a quem constrangeram a levar a sua cruz (Mt.27.32).

E constrangeram um certo Simão Cireneu, pai de Alexandre e de Rufo, que por ali passava, vindo do campo, a que levasse a cruz (Mc.15.21).

E, quando o iam levando, tomaram um certo Simão, cireneu, que vinha do campo, e puseram-lhe a cruz às costas, para que a levasse após Jesus (Lc.23.26).

Os evangelhos sinóticos de Mateus, Marcos e Lucas fazem referência a Simão Cireneu, este homem que vinha do campo e foi obrigado a carregar por alguns metros a cruz que não era sua, mas de Jesus. O evangelho de João não relata este acontecimento, mas afirma que Jesus levou a sua própria cruz. E, levando ele às costas a sua cruz, saiu para o lugar chamado Calvário, que em hebraico se chama Gólgota (Jo.19.17). João não contradiz os outros evangelhos, muito pelo contrario, ele afirma que Jesus levou a sua cruz.

Jesus havia sido tão espancado que não conseguia carregar a própria cruz, foi quando apareceu um homem que vindo do campo, voltando à cidade foi abordado pelos soldados romano e obrigado a carregá-la por ele. O nome de Simão Cireneu ficou bastante conhecido entre os cristãos por causa dessa tarefa, de ter que carregar a cruz de Cristo. 

INFORMAÇÕES SOBRE SIMÃO CIRENEU.

A mensão do nome "Cireneu" não era o sobrenome de Simão. Cireneu porque ele era natural da cidade de Cirene, localizada na Líbia, hoje atual Tunísia, no norte da África. 

Há quem afirme que Simão Cireneu foi fruto de um relacionamento de Salomão com a rainha de Sabá, uma região da África. 

O evangelista Marcos informa que Simão era pai de Alexandre e Rufo (Mc.15.21). A mulher de Simão, cujo nome não é conhecido, era para Paulo como uma mãe sentimental. Saúdem Rufo, eleito no Senhor, e sua mãe, que tem sido mãe também para mim (Rm.16.13).

A tradição diz que após a morte e ressurreição de Jesus, Simão Cireneu tornou-se um cristão fervoroso e foi missionário na África, onde ganhou muitas vidas para Jesus e fundou uma igreja.

Este homem foi impactado por Jesus pelo fato de ter carregado a sua cruz, ele sentiu na pele um pouco do sofrimento de Jesus, que marcou a sua vida para sempre. 

Se você gostou deste relato sobre Simão Cireneu e tem algo a comentar, fique a vontade. 

3 comentários:

  1. Paz Do Senhor Jesus Boa Tarde! Meu Nome E Wellington.E Algo Que Nós Temos Q Reconhecer E O Tamanho E O Quanto Jesus Estáva Sofrendo Esse Texto Mim Chamou Muita Atenção Embora Nem Todos Querem Sofrer Pelo Evangelho.

    ResponderExcluir
  2. Paz Do Senhor Jesus Boa Tarde! Meu Nome E Wellington.E Algo Que Nós Temos Q Reconhecer E O Tamanho E O Quanto Jesus Estáva Sofrendo Esse Texto Mim Chamou Muita Atenção Embora Nem Todos Querem Sofrer Pelo Evangelho.

    Responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém.
      O seu comentário é verdadeiro. Infelizmente, muitos não sofrer por amor a Cristo, nem pagar o preço da renúncia, só querem as benesses do Evangelho.
      Obrigado irmão Wellington por sua visita e pelo comentário.

      Excluir