quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Casa Do SENHOR.

 

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!

Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém.

Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida, aonde sobem as tribos, as tribos do SENHOR, como testemunho de Israel, para darem graças ao nome do SENHOR, pois eli estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. 

Orai pela paz de Jerusalém! Prosperão aqueles que te amam.

Haja paz dentro de teus muros e prosperidade dentro dos teus palácios.

Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti! 

Por causa da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem (Salmos, 122.1-9).

Este salmo faz parte dos quinze salmos que são entitulados "Cântico dos Degraus" ou "Cânticos da Subida". A maioria dos estudiosos da Bíblia, concordam que a expressão "Cântico dos Degraus" referi-se aos salmos que os judeus cantavam quando juntos subiam a Jerusalém. Como peregrinos eles subiam à cidade de Jerusalém, para comemorarem as festas sagradas.

SOBRE A CASA DO SENHOR.

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR! 

Davi alegrou-se quando lhe convidaram para ir à Casa do SENHOR. A Casa do SENHOR deve ser um lugar onde os crentes possam desfrutar paz, alegria e íntima presença do Senhor, da comunhão do Espírito Santo e do amor fraterno dos irmãos na fé. 

A BUSCA DE DAVI PELA CASA DO SENHOR.

Uma coisa pedi ao SENHOR e a buscarei; que possa morar na Casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a formosura do SENHOR e aprender no seu Templo (Sl.27.4).

O salmista Davi busca estar na Casa do SENHOR todos os dias da sua vida, com dois propósitos: Contemplar a formosura do SENHOR, ou seja, adorá-lo e aprender a Palavra.

O ANELO DA ALMA DO SALMISTA PELA CASA DE DEUS.

Quão amáveis são os teus tabernáculos, SENHOR dos Exércitos!

A minha alma está anelante e desfalece pelos átrios do SENHOR; o meu coração e a minha carne clamam pelo Deus vivo.

Até o pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si e para a sua prole, junto dos teus altares, SENHOR dos exércitos, Rei meu e Deus meu.

Bem-aventurados os que habitam em tua Casa; louvar-te-ão continuamente.

Porque vale mais um dia nos teus átrios do que, em outra parte, mil. Preferiria estar à porta da Casa do meu Deus, a habitar nas tendas da impiedade (Sl.84.1-4,10).

Na Antiga Aliança a Casa do SENHOR era um lugar especial para os judeus piedosos. A Casa do SENHOR era considerada por muitos o melhor lugar do mundo para se estar, alguns desejavam até morar na Casa de Deus. No Nova Aliança, não deve ser diferente, os cristãos devem desejar com fervor estar na Casa de Deus com o propósito de orar, adorar e aprender. Quem vai à Casa de Deus buscar a sua presença, receberá a sua bênção. Essa bênção é comunhão com Deus, renovação espiritual, respostas às orações, graça e a gloriosa presença do Espírito Santo. 

Uma curiosidade neste salmo 122, é que o salmista fala apenas duas vezes sobre a Casa do SENHOR. No início e no final do salmo. 

Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do SENHOR!

Por causa da Casa do SENHOR, nosso Deus, buscarei o teu bem (Sl.122.1,9).

SOBRE JERUSALÉM.

Jerusalém é a cidade do Grande Rei.

Jerusalém é a cidade do Templo do SENHOR.

Jerusalém é a cidade do Monte Santo.

Jerusalém é a cidade onde morreu e ressuscitou o Salvador Jesus Cristo.

Jerusalém é a cidade de paz, mesmo havendo muitas guerras.

Neste salmo Davi destaca a cidade de Jerusalém como uma cidade forte e desejada por muitos. Ele também pede oração pela paz de Jerusalém e garante que prosperarão todos aqueles que amam Jerusalém. Davi termina a sua poesia sobre Jerusalém dizendo: "Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti!"(v.8). Amém! 

terça-feira, 24 de janeiro de 2023

SODOMA E GOMORRA - POMPÉIA E HERCULANO - O QUE ESSAS QUATRO CIDADES TINHAM EM COMUM?


Ora, eram maus os varões de Sodoma e grandes pecadores contra o SENHOR (Gn.13.13).

Disse mais o SENHOR: Porquanto o clamor de Sodoma e Gomorra se tem multiplicado, e porquanto o seu pecado se tem agravado muito, descerei agora e verei se, com efeito, têm praticado segundo este clamor que é vindo até mim; e, se não, sabê-lo-ei (Gn.18.20,21).

Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra (Gn.19.24,25).

Porque maior é a maldade da filha do meu povo do que o pecado de Sodoma, a qual se subverteu como em um momento, sem que trabalhassem nela mãos algumas (Lm.4.6). 

Vivo eu, diz o Senhor JEOVÁ, que não fez Sodoma, tua irmã, ela e suas filhas, como fizeste tu e tuas filhas. Eis que esta foi a maldade de Sodoma, tua irmã: Soberba, fartura de pão e abundância de ociosidade teve ele e suas filhas; mas nunca esforçou a mão do pobre e do necessitado. E se ensoberbeceram e fizeram abominação diante de mim; pelo que as tirei dali, vendo eu isso (Ez.16.48-50).

SODOMA E GOMORRA - Eram cidades localizadas próximo as campinas do Jordão ao Oriente de Canaã. Eram cidades bem regadas, era como o jardim do SENHOR (Gn.13.10,11).

O texto sagrado diz que os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores rebelados contra o SENHOR. Porém, a pratica da imoralidade sexual não foi considerado por Deus o pecado mais grave dos cidadãos de Sodoma e Gomorra, e sim a soberba e injustiça social. Muitos dos cidadãos destas duas cidades viviam uma vida de grande prosperidade financeira, porém escravizavam os pobres e não lhes estendiam a mão para os ajudar. Foi por estas e outras maldades que o pecado de Sodoma e Gomorra se agravou e Deus agiu com justiça, levando-as à destruição total.

POMPÉIA é situada 7 milhas (11 quilômetros) a sudeste do Monte Vesúvio. 
HERCULANO é localizada quatro milhas (7 km) a oeste do pico. 
Em 24 de agosto de 79 dC, uma erupção vulcânica destruiu as prósperas cidades gêmeas, enterrando e fossilizando milhares de seus cidadãos em menos de 24 horas.
POMPÉIA - UMA CIDADE PROSPERA, PORÉM, GRANDEMENTE PECADORA.
"Antes da erupção que destruiu e soterrou Pompeia, a cidade vivia o auge da sua prosperidade. Ela ficava às margens do Mar Mediterrâneo, portanto era utilizada pelos romanos para realizar o transporte de diversas mercadorias. Durante o século I d.C., Pompeia possuía aproximadamente 12 mil habitantes nos meios urbanos e 24 mil habitantes na zona rural."
"Da costa de Pompeia eram exportadas as mercadorias produzidas nas cidades vizinhas e itens como azeitonas, azeite de oliva, repolhos, figos, sal e nozes. Entre as mercadorias importadas, estavam a seda, escravos, temperos etc. Apesar de sua importância comercial, Pompeia é vista como uma cidade provinciana.
Pompeia possuía muralhas em suas extremidades e seu interior era formado por diversas construções, tais como lojas, templos, tavernas (local onde se vendiam bebidas alcoólicas), banheiros públicos, arenas — onde ocorriam lutas de gladiadores —, casas de banho, residências simples e luxuosas, etc.
Em Pompeia, veneravam-se os deuses tradicionais da religião romana, como apontam as descobertas arqueológicas que aconteceram do século XVIII em diante. Existiam diversos templos aos deuses romanos na cidade, bem como pequenos santuários nas residências. Os arqueólogos também descobriram afrescos na cidade que retratam questões relativas à religião, como um afresco na Vila dos Mistérios que, de acordo com os historiadores, trata-se de um provável culto dionisíaco (conhecido como Baco pelos romanos).
Pompeia e a região costeira da Campânia recebiam frequentemente parte da aristocracia romana em casas de verão próximas ao mar. Há registros que até o imperador Nero (reinou entre 54 e 68 d.C.) tenha visitado a cidade durante a realização de uma competição de gladiadores em 66 d.C."

A VIDA IMORAL DOS CIDADÃOS DE POMPÉIA.

Havia muita imoralidade no que diz respeito aos atos sexuais praticados pelos cidadãos de Pompéia. As prostitutas eram comuns e aceitas normalmente na cidade de Pompéia. Do latim ‘lupa’ que significa prostituta, o Lupanare era uma das grandes atrações eróticas, que atraia muitos turístas. 

Pinturas murais adornam os pequenos cubículos localizados nos dois lados das salas do imóvel de dois pisos, construído há 2000 anos. Era precisamente nesses cubículos que as prostitutas ‘entretinham’ os clientes".

Sinais em forma de 'pênis', no chão das ruas calçadas de pedras rústicas, indicavam a rota dos prostíbulos. 

"Nesta antiga cidade do Império Romano, a prostituição não era ilegal, razão porque as prostitutas eram, frequentemente, escravas, muitas delas provenientes da Grécia.

Aliás, alguns dos nomes das mulheres que ali trabalhavam bem como dos seus clientes continuam bem visíveis nas paredes dos cubículos, cujas portas ostentam, em cima, pinturas eróticas. Os arqueólogos acreditam que as pinturas, representando uma posição sexual, indicavam a ‘especialidade’ de cada prostituta, que cobravam o equivalente a oito copos de vinho tinto.

A DESTRUIÇÃO DE POMPÉIA.

"A destruição da cidade de Pompeia aconteceu em 79 d.C. O relato de Plínio, o Jovem, aponta o dia 24 de agosto de 79 d.C., mas alguns historiadores sugerem que a destruição da cidade aconteceu no final de setembro. Essa cidade foi destruída em uma erupção vulcânica de grandes proporções, que soterrou a cidade em material vulcânico e dizimou toda a população que não havia fugido da área. Antes da erupção vulcânica, Pompeia havia sofrido uma destruição parcial, em 62 d.C., por conta de um terremoto.

Pompeia foi atingida por uma chuva de pedras (muitas gigantescas) expelidas de dentro do Monte Vesúvio. Além disso, no dia seguinte, a cidade foi atingida por gases tóxicos, que mataram os habitantes que haviam sobrevivido à chuva de pedras do dia anterior. Um relato sobre a erupção vulcânica foi realizado 25 anos depois do ocorrido por um romano chamado Plínio, o Jovem.

A erupção do Vesúvio não atingiu somente Pompeia, mas também foi responsável pela destruição de Herculano, cidade gêmea de Pompéia e outras cidades."

Soterrada pelas cinzas que irromperam do Vesúvio, Pompeia esteve escondida durante 1600 anos antes de ser encontrada por acaso. Desde então, as escavações puseram à vista um sítio arqueológico extraordinário que dá uma visão detalhada na vida da cidade". Atualmente, "centenas de turistas concentraram-se junto à entrada do Lupanare, um dos mais extravagantes bordéis da antiga cidade romana de Pompeia, que reabriu após um ano de obras de restauro.

Afinal o que há de comum entre Pompéia, Herculano, Sodoma e Gomorra?

Um ponto em comum é que eram cidades prosperas e seus cidadãos grandes pecadores.

O julgamento Divino também foi um ponto em comum na história destas cidades pecadoras.

Assim como Deus destruiu Sodoma e Gomorra com fogo e enxofre, Ele também permitiu que o vulcão Vesúvio entrasse em erupção e com as suas lavas quentes soterrasse as cidades de Pompéia e Herculano.

Um alerta para nossos dias, onde muitos preferem viver na pratica do pecado e desprezam o Senhor e Salvador Jesus Cristo.

O apóstolo Pedro declara que a destruíção de Sodoma e gomorra é um exemplo daquilo que vai acontecer a todos os ímpios que preferem viver no pecado e em rebelião contra Deus (II Pe.2.6,9).

"Não vos enganeis, de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gl.6.7).  

Fontes: BBC / Correio da Manhã e brasilescola.uol.com.br/historiag/pompeia.htm

segunda-feira, 23 de janeiro de 2023

Quando Deus Diz: BASTA!


Naquela ocasião implorei ao SENHOR: Ó Soberano SENHOR, tu começaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua mão poderosa! Que Deus existe no céu ou na terra que possa realizar as tuas obras e os teus feitos poderosos? Deixa-me atravessar, eu te suplico, e ver a boa terra do outro lado do Jordão a bela região montanhosa e o Líbano! Todavia, por causa de vocês, o SENHOR irou-se contra mim e não quis me atender. Basta!, ele disse. Não me fale mais sobre isso (Dt.3.23-26). NVI

Basta! Ordem para interromper uma ação ou mandar alguém se calar.

Basta! Sinônimo de "chega" "ponto final".

É PRECISO CONHECER CORRETAMENTE O "BASTA" DE DEUS.

Deus ficou irredutível com Moisés e lhe disse: Basta! Não me fale mais neste negócio. Ser irredutível significa não se deixar submeter ou não se deixar convencer por opiniões contrárias. Neste caso específico, Moisés insistia com Deus a respeito de algo que ele queria muito, entrar na terra prometida e conhecê-la de perto. Moisés implorou, elogiou Deus, glorificou os seus feitos poderosos, em seguida suplicou dizendo: "Deixa-me atravessar e ver a boa terra do outro lado do Jordão". A resposta de Deus foi curta e direta: "Basta! Não me fale mais neste negócio". A resposta de Deus revela que Moisés já vinha insistindo no assunto, havia um bom tempo. Mesmo assim, a resposta foi negativa: “Basta! Não me fale mais neste negócio”. Pode parecer uma palavra muito dura para alguém que tinha tanto prestígio e gozava de uma intimidade tão grande com Deus. Mas aqui está uma grande lição: Não importa quanto prestígio ou intimidade temos com Deus, isso nunca nos isentará da responsabilidade de honrá-lo diante dos olhos das pessoas. Moisés não glorificou o nome do SENHOR no momento em que deveria, mas desobedeceu e tomou a glória para si. A ordem de Deus para Moisés foi: "Falai à rocha" (Nm.20.7,8). Moisés feriu a rocha duas vezes, contrariando a ordem de Deus (Nm.20.11). Deus reprova Moisés e Arão e lhes diz: "Porquanto não me crestes a mim, para me santificar diante dos filhos de Israel, por isso não metereis esta congregação na terra que lhes tenho dado (Nm.20.12). Esse foi o motivo pelo qual Moisés não teve sua oração respondida. Anos após este acontecimento é relembrado: Porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas da contenção, em Cades, no deserto de Zim, pois me não santificaste no meio dos filhos de Israel. Pelo que verás a terra diante de ti, porém não entrarás nela, na terra que darei aos filhos de Israel (Dt 32.51,52). A irredutibilidade de Deus tinha uma finalidade pedagógica para Moisés e os que viveram em seus dias. Hoje, ela nos ensina sobre uma hierarquia de valores da qual não podemos esquecer: Honrar a Deus deve ser prioridade, isto é mais importante que a resposta para atender o nosso pedido e satisfazer nosso ego. Portanto, quando Deus diz, Basta! Esta dito, não temos que questionar, devemos simplesmente aceitar a decisão de DEUS. Amém! 

domingo, 22 de janeiro de 2023

O Que é Blasfêmia Contra o Espírito Santo?


Trouxeram-lhe, então, um endemoninhado cego e mudo; e, de tal modo o curou, que o cego e mudo falava e via. E toda a multidão se admirava e dizia: Não é este o Filho de Davi? Mas os fariseus, ouvindo isso, diziam: Este não expulsa os demônios senão por Belzebu, príncipe dos demônios. Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus. Ou como pode alguém entrar em casa do homem valente e furtar os seus bens, se primeiro não manietar o valente, saqueando, então, sua casa? Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha. Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens. E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do Homem, ser-lhe-á perdoado, mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro (Mt.12.22-32).

Na verdade vos digo que todos os pecados serão perdoados aos filhos dos homens, e toda sorte de blasfêmias, com que blasfemarem. Qualquer, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo, nunca obterá perdão, mas será réu do juízo. (Porque diziam: Tem espírito imundo.) (Mc.3.28-30).

O pecado imperdoável é a rejeição deliberada e de forma consciente a obra do Espírito Santo. Parece que os fariseus cruzaram a linha do ceticismo a ponto de não acreditarem numa evidência inegável do poder de Deus.

A blasfêmia contra o Espírito Santo é a rejeição contínua e deliberada do testemunho que o Espírito Santo dá de Cristo, da sua Palavra, da sua obra redentora e de convencer o homem, do pecado, da justiça e do juízo (Jo.16.7-11). Aquele que rejeita ouvir a voz do Espírito Santo e se opõe a Ele com palavras indecorosas, na intenção de insultar e ofender a sua Santidade, afasta de si mesmo o único recurso que pode levá-lo ao perdão. O Espírito Santo é quem convence o homem do pecado, se alguém blasfemar contra o Espírito Santo, não há lugar no seu coração para o Espírito Santo atuar e levá-lo ao errependimento.

Uma pessoa cristã que professa a fé em Cristo ou não cristã pode até:

- Entristecer o Espírito Santo (Ef.4.30).

- Resistir o Espírito Santo (At.7.51).

- Extinguir ou tenta apagar o Espírito Santo (I Ts.5.19).

- Não dá ouvidos a voz do Espírito Santo (Hb.3.7,8). No entanto, todos estes pecados são perdoados. Porém, aquele que blasfemar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado. 

Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo (Hb.3.12).

No caso da apostasia, um termo que significa apartar, abodono, rebelião, retirada ou afastar-se daquilo a que antes estava ligado. Este afastamento total da fé em Cristo, não significa dizer que tal pessoa blasfemou contra o Espírito Santo. Porém, se a apostasia continua sem refreio, o indivíduo pode, finalmente, chegar ao ponto em que não seja possível um recomeço. Se uma pessoa que teve uma experiência de salvação com Cristo, mas que deliberadamente endurece seu coração para não atender à voz do Espírito Santo, e continua a pecar intencionalmente e se recusa a arrepender-se e voltar para Deus, pode chegar a um ponto sem retorno em que não há mais possibilidade de arrependimento e de salvação (Hb.4.4-6; Dt.29.18-21). Neste caso esta pessoa também não blasfemou contra o Espírito Santo, mas endureceu o coração e recusa atender a voz do Espírito Santo para o arrependimento e retorno a fé em Cristo.

A maior prova que uma pessoa pode ter de que na verdade ela não blasfemou contra o Espírito Santo, é quando esta pessoa está sentindo tristeza e arrependimento por uma atitude sua que ofendeu a santidade de Deus.

Obs.: Partes deste texto foi extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal.

sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

DEZ EXPRESSÕES EVANGELÍSTICAS NOS SALMOS.


O livro dos Salmos contém mensagens variadas em suas composições poéticas. Neste livro vamos encontrar mensagens de salvação, de perdão, de restauração, de redenção, de santificação, de libertação, de esperança e de vitória. Por tudo que o SENHOR tem feito por nós, o minimo do que temos a fazer em gratidão a Ele, é pregar a sua Palavra e anunciar as sua grandes obras para todos os povos. Porque Ele é o Deus que opera maravilhas.

1- Uma semente o servirá; falará do Senhor de geração a geração. Chegarão e anunciarão a sua justiça ao povo que nascer, porquanto Ele o fez (Sl.22.30,31).

2- Preguei a justiça na grande congregação; eis que não retive os meus lábios, SENHOR, tu o sabes (Sl.40.9).

3- Então, ensinarei aos transgressores os teus caminhos, e os pecadores a ti se converterão (Sl.51.13).

4- O Senhor deu a Palavra; grande era o exército dos que anunciavam as boas-novas (Sl.68.11).

5- Os que estão plantados na Casa do SENHOR florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão viçosos e florescentes, para anunciarem que o SENHOR é reto... (Sl.92.13-15).

6- Deem graças ao SENHOR, proclamem o seu nome; divulguem os seus feitos entre as nações (Sl.105.1). NVI

7- Não morrerei; mas vivo ficarei para anunciar os feitos do SENHOR (Sl.118.17). NVI

8- Uma geração louvará as tuas obras à outra geração e anunciará as tuas proezas (Sl.145.4).

9- Falarei da magnificência gloriosa da tua majestade e das tuas obras maravilhosas (Sl.145.5).

10- Anunciarão o poder dos teus feitos temíveis, e eu falarei das tuas grandes obras (Sl.145.6). NVI

Se é de falar da ciência dos homens é melhor falar da ciência de Deus.

Se é de pregar filosofia dos homens é melhor pregar a Palavra de Deus.

Se é de propagar a política dos homens é melhor anunciar as virtudes de Deus.

A nossa missão como igreja é anunciar o Evangelho de Cristo para todas as gentes. Amém! 

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

PRISIONEIROS - Beneficiados Com o Indulto Da Graça.

 


... Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons aos homens (Ef.4.8). ARC

... Quando Ele subiu em triunfo às alturas, levou cativo muitos prisioneiros, e deu dons aos homens (Ef.4.8). NVI

Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os rebeldes, para que o SENHOR Deus habitasse entre eles (Sl.68.18). ARC

Quando subiste em triunfo às alturas, ó SENHOR Deus, levaste cativos muitos prisioneiros; recebeste homens como dádivas, até mesmo rebeldes, para estabeleceres morada (Sl.68.18). NVI

* Ou dádivas dentre os homens, até dos que se rebelaram contra a tua habitação.

Estas expressões descrevem a marcha triunfal de Cristo na história da redenção, e também prefigura a sua ascensão para o céu, que culminou com a derrota de Satanás e a libertação de muitos prisioneiros. 

Os despojos conquistado por Cristo nessa guerra contra o império de Satanás, foi as almas dos homens que Ele libertou do império das trevas e transportou para o Reino do seu Amor.

Independente dos seus pecados e delitos antes cometidos, o Libertador Jesus Cristo, concedeu o Indulto da Graça de Deus para todos os prisioneiros. O seu indulto não foi parcial e temporário, mas total e para sempre. Todavia, este indulto não é uma legalidade para alguém continuar na pratica do pecado. Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente, sereis livres (Jo.8.36). Pois Ele nos resgatou do domínio das trevas e nos transportou para o Reino do seu Filho amado, em quem temos a redenção, a saber, o perdão dos pecados (Cl.1.13,14). NVI
Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa, e piamente (Tt.2.11,12). 

GRAÇA E INDULTO NA ÓTICA JURÍDICA.

Graça e indulto na linguagem jurídica são mecanismos de clemência que extinguem a punibilidade relativa a um crime comum. Desta forma, alguém que recebe graça ou indulto vê a pena que está cumprindo ser apagada. Este ato é concedido pelo Presidente da República, a não ser que ele delegue esse poder a um outro membro que possa assumir essa responsabilidade. A graça e o indulto podem ser plenos ou parciais, dependendo se a punibilidade é extinta completamente ou se a pena é diminuída ou comutada.

Ações como tortura, tráfico ilícito de entorpecentes e drogas afins, terrorismo e os crimes considerados hediondos não são passíveis de graça. A diferença entre graça e indulto é que normalmente graça é individual e requisitada, enquanto o indulto é coletivo e espontâneo. 

No Supremo Tribunal de Deus, todos nós estávamos sentados no banco de réu, prestes a sermos condenados, mas chegou o nosso Advogado Jesus Cristo e nos beneficiou com a sua Graça individual e o seu Indulto coletivo, nos justificou e declarou diante do Juiz e de todos, que somos inocentes. Aleluia! Porém, agora, uma vez perdoado, se alguém continuar a praticar delitos é por sua conta e risco. A graça nos é favorável, mas não devemos abusar dela. Eu sou um pecador liberto, graças a Deus! Amém! 

terça-feira, 17 de janeiro de 2023

MOISÉS - O Homem Mais Manso Da Terra.

 

E era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra (Nm.12.3).

Esta referência a Moisés como homem mais manso da terra é provavelmente uma explanação complementar escrita por Josué após a morte de Moisés. O termo original aqui, no hebraico é "ãnãw" que significa tanto manso como humilde. A mansidão e humildade de Moisés consistia em sua confiança plena em Deus como seu Senhor. Quando sob afronta ou ameaça, Moisés dependia de Deus e nEle confiava como seu Juiz. 

Este episódio aconteceu, quando Miriã e Arão falaram contra Moisés por ele ter casado com uma mulher etíope (cuxita); o que não era nem moral nem legalmente errado. A queixa de Miriã e Arão era um pretexto fingido para encobrir a inveja que nutriam devido à autoridade de Moisés. Isto fica claro quando questionam dizendo: Porventura, falou o SENHOR somente por Moisés? Não falou também por nós? E o SENHOR ouviu isso (Nm.12.1,2). Deus saiu em defesa de Moisés e condenou a atitude de Miriã e Arão por terem criticado Moisés por haver casado com uma mulher cuxita. Embora Miriã e Arão fossem líderes de Israel, não tinham o direito de contestar a vida particular de Moisés nem a sua autoridade. O próprio Deus deu testemunho da autoridade de Moisés, mostrando para Miriã e Arão que Moisés era um profeta especial e diferenciado (leia vv.4-8). O pecado de Miriã e Arão ao criticarem Moisés foi falta de temor de Deus e desacato à sua palavra através do seu profeta Moisés. Moisés foi mediador do antigo concerto, assim como Jesus é o mediador do novo (cf Hb.3.2-6). Deus falava diretamente com Moisés (v.8), e daí, a palavra que Moisés transmitia ao povo era a palavra autêntica de Deus. 

Moisés, Manso e Humilde.

Como profeta semelhante a Cristo, Moisés tinha essas virtudes. Jesus disse: Aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração (Mt.11.29). Todavia, é bom deixar claro que, mansidão não é covardia. Moisés teve seu momento de ira, quando ele desceu do monte e viu o povo na anarquia adorando um bezerro de ouro, ele lançou as tábuas da Lei, que foram despedaçadas e tomou o bezerro e queimou no fogo (Ex.32.19,20). Com Jesus não foi diferente, quando Ele chegou no Templo, na Casa de Deus e viu os cambistas e vendedores fazendo negócio, Ele irou-se, e com um chicote lançou todos fora com seus animais e virou as suas mesas e cadeiras, e disse-lhes: Está escrito: A minha casa será chamada casa de oração. Mas vós a tendes convertido em covil de ladrões (Mt.21.12,13; Jo.2.13-17). O zelo pelas coisas de Deus, pelo que é sagrado, levou tanto Moisés como Jesus a terem esta ira e confrontarem os errados. Ser manso não é ser covarde. Ser humilde não é andar mau vestido, de andar lento e cabeça baixa. Muitos confundem humildade com pobreza, acham que ser humilde é não ter riquezas, não ter casa, não ter carro, nem bastante roupas e calçados. Sabemos que isso não é verdade, pois existem muitas pessoas pobres que são soberbas e orgulhosas, que se pudessem nem pisava no chão, por sua arrogância e falta de humildade. 

Essa declaração a respeito de Moisés, que ele era o homem mais manso da terra, só foi dita depois que ele se converteu, mudou de rumo, de direção, de atitude. Será que Deus não está esperando tomarmos uma posição para Ele declarar algo a nosso respeito? A respeito de Jó ele disse para o diabo: "Tens observado o meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem sincero, reto, e temente a Deus, que se desvia do mal” (Jó 1:8). O que será que o Senhor teria a dizer a nosso respeito? Será que a nossa falta de humildade não está sendo um impedimento para Deus cumprir os seus propósitos em nossa vida? Nunca esqueça! Ele só conta com os humildes, está escrito: "Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes" (Tg.4.6). Deus da graça, aprova e abençoa quem deixa o seu eu de lado, e permite que o EU SOU reine plenamente em sua vida. Amém! 

Obs.: Partes do texto desta postagem foi extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal, pg.252 e 253.