sexta-feira, 14 de abril de 2023

NÃO OLHES PARA TRÁS!

 

E, ao amanhecer, os anjos apertaram com Ló, dizendo: Levanta-te, toma tua mulher e tuas filhas que aqui estão, para que não pereçam na injustiça desta cidade. Ele, porém, demorava-se, e aqueles varões lhe pegaram pela mão, e pela mão de sua mulher, e pela mão de suas duas fihas, sendo-lhe o Senhor misericordioso, e tiraram-no, e puseram-no fora da cidade. E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. 

Então, o SENHOR fez chover enxofre e fogo, do SENHOR desde os céus, sobre Sodoma e Gomorra. E derribou aquelas cidades, e toda aquela campina, e todos os moradores daquelas cidades, e o que nascia da terra. E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal (Gn.19.15-17,24-26). 

Como também da mesma maneira aconteceu nos dias de Ló: Comiam, bebiam, compravam, vendiam, plantavam e edificavam. Mas, no dia em que Ló saiu de Sodoma, chveu do céu fogo e enxofre, consumindo a todos. Assim será no dia em que o Filho do Homem se há de manifestar. 

Lembrai-vos da mulher de Ló (Lc.17.28-30,32). 

Jesus fez a solene advertência: Lembrai-vos da mulher de Ló! Quando Deus decidiu punir as cidades de Sodoma e Gomorra, por causa de sua extrema depravação e pecados, fazendo chover fogo e enxofre sobre elas, Ele ordenou a Ló e a sua família dizendo: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças. A mulher de Ló desobedeceu a ordem do SENHOR, olhando para trás, e ficou convertida numa estátua de sal. Isto nos dá a entender que o seu coração estava na cidade, e que ela estava apegada as coisas materiais, e até lembrava das antigas amizades do povo de Sodoma. Lembrar da mulher de Ló, implica em dizer: Não desobedecer ao SENHOR, não ser tolo, nem imprudente, como ela foi, a ponto de se apegar as coisas terrenas e desvalorizar as espirituais. 

Nesta época atual, muitos crentes estão desapercebidos e apegados as coisas materiais, muitos se tornaram materialistas, frios e apáticos quanto a fé, tal como a mulher de Ló que estava apegada as coisas materiais e com o seu coração na cidade. Devemos levantar a nossa cabeça e olharmos para cima, nunca para baixo, nem para trás. Jesus continua nos advertindo, dizendo: Lembrai-vos da mulher de Ló! Pense nisso.

quinta-feira, 13 de abril de 2023

MARCADOS NO DESERTO.


Deserto geralmente é um lugar hostil, inóspito e solitário. Na verdade, o deserto não é um lugar apropriado para se morar. Ninguém mora no deserto, mas algumas pessoas já passaram pelo deserto. Alguns homens na Bíblia tiveram suas vidas marcadas no deserto. Abraão exercitou fé no deserto. Jacó teve sua vida transformada no deserto. Moisés aprendeu e viu a glória de Deus no deserto. Elias teve seu ministério renovado no deserto. João Batista foi o pregador do deserto. Jesus Cristo, antes de iniciar seu ministério foi provado no deserto. Paulo foi preparado por Deus no deserto, para em seguida iniciar seu ministério. Deserto é lugar de provação, preparação e propósito Divino.

SETE HOMENS QUE FORAM MARCADOS NO DESERTO.

1- ABRAÃO.

Pela fé, Abraão, sendo chamado, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia. Pela fé, habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa (Hb.11.8,9). Abraão passou no deserto, Isaque passou no deserto, Jacó passou no deserto, e todos eles foram marcados por Deus e venceram.

2- JACÓ.

Jacó teve uma visão da escada que tocava no céu no deserto de Harã (Gn.28.10-17).

Jacó viu os anjos de Deus no deserto (Gn.32.1,2).

Jacó teve sua vida transformada no deserto em Peniel (Gn.32.22-32).

3- MOISÉS.

E apascentava Moisés o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote em Midiã; e levou o rebanho atrás do deserto e veio ao monte de Deus, a Horebe (Ex.3.1).

E Moisés foi instruído em toda a ciência dos egípcios e era poderoso em suas palavras e obras (At.7.22).

A educação secular de Moisés, recebida na corte de Faraó no Egito, era insuficiente para capacitá-lo para a obra de Deus. A sua solidão com Deus no deserto de Midiã e querenta anos de preparação no árduo labor, cuidando de ovelhas, foram-lhe também necessário na preparação para sua tarefa futura de pastorear Israel na peregrinação no deserto

Moisés precisava aprender a depender inteiramente de Deus e saber que toda a glória pertence a Deus.

4- ELIAS.

Elias o tisbita, pertencente a uma região chamada Tisbe em Gileade, era um anônimo em Israel, ele surgiu como profeta do SENHOR para confrontar a idolatria e o culto a Ball que estava estabelecido na nação de Israel. Elias foi um homem de deserto, e na solidão do deserto, no monte Horebe, dentro de uma caverna, sem ânimo e sem coragem, Deus falou com ele e renovou as suas forças para continuar o seu ministério de profeta (I Rs.17.18.19).

5- JOÃO BATISTA.

E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judéia. E este João tinha a sua veste de pêlos de camelo e um cinto de couro em torno de seus lombos e alimentava-se de gafanhotos e de mel sivestre. Então, ia ter com ele Jerusalém, e toda a Judéia, e toda a província adjacente ao Jordão (Mt.3.1,4,5). João Batista foi a voz que clama no deserto, ele não estava no centro das grandes cidades, ele não era nenhum curandeiro que realizava milagres, ele simplesmente falava a verdade. com isso ele atraia as multidões que vinham de todas as partes para ouvi-lo. Quem tem unção de Deus não precisa apelar, porque o povo é atraido pela unção.

6- JESUS CRISTO.

Então, foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo (Mt.4.1).

E logo o Espírito o impeliu para o deserto. E ali esteve no deserto quarenta dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feras, e os anjos o serviram (Mc.1.12,13).

E Jesus, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão e foi levado pelo Espírito ao deserto (Lc.4.1).

Jesus, como homem, antes de iniciar o seu ministério que durou apenas três anos e meio, teve que passar quarenta dias no deserto em oração e jejum. E no final dos quarenta dias, aindo foi tentado pelo Diabo. Mas Ele venceu. Porque o Espírito não conduz ninguém para o deserto para ser derrotado, e sim para vencer.

7- PAULO.

Mas, quando aprouve a Deus, que desde o ventre da minha mãe me separou e me chamou pela sua graça, revelar seu Filho em mim, para que o pregasse entre os gentios, não consultei carne nem sangue, nem tornei a Jerusalém, a ter com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para Arábia e voltei outra vez a Damasco. Depois, passado três anos, fui a Jerusalém para ver a Pedro e fiquei com ele quinze dias. E não vi a nenhum outro dos apóstolos, senão a Tiago, irmão do Senhor (Gl.1.15-19).

Paulo testifica que, quando recebeu o chamado de Deus e a revelação do Filho (Jesus), ele não foi pedir orientação a pessoa alguma, nem mesmo subiu a Jerusalém para buscar conselho com os apóstolos, mas seguiu rapidamente para o deserto da Arábia e lá esteve a sós com Deus durante algum tempo e depois retornou a Damasco, onde começou a anunciar o evangelho (At.9.19-27; 26.20). É melhor aprender com Deus na solidão do deserto, do que está rodeado de pessoas cheias de opiniões formadas e experiências próprias que só serve para si. 

Quem nunca passou no deserto de Deus, nunca terá maturidade suficiente para entender a vontade de Deus em sua vida. Quem não passa pelo deserto de Deus, torna-se um crente superficial e está fadado ao fracasso. Deserto é sinônimo de preparação, de aprendizado, de transformação e experiência com Deus. Amém!

quarta-feira, 12 de abril de 2023

TESSALÔNICA, A IGREJA MODELO.


A igreja em Tessalônica foi fundada pelo apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionéria. A igreja de Tessalônica era composta de convertidos dentre os judeus e muitos gentios vindos do mais absoluto paganismo, entre os quais vários gregos, homens e mulheres da nobreza local (At.17.4).

Considerando que Paulo foi obrigado a partir abruptamente de Tessalônica (At.17.5-10), é fácil entender o quanto muitos novos crentes ficaram desnorteados. Portanto, o alvo principal do apóstolo ao escrever a igreja de tessalônica foi proporcionar encorajamento, especialmente aos novos convertidos vindos do paganismo, a fim de que se mantivessem fiéis, mesmo em meio às mais severas provações e perseguições (3.3-5). Além disso, Paulo se preocupa em oferecer à igreja uma boa instrução sobre como viver um estilo de vida piedoso (4.1-8), servindo ao Senhor com um coração sincero e dedicado (4.11,12).

Na introdução da carta a igreja de Tessalônica, Paulo elogia os irmãos por suas virtudes e faz referência a eles, como a igreja que serviu de exemplo para todos os fiéis da Macedônia e Acaia e por todos os lugares onde muitos foram sabedores da fé dos irmãos da igreja em Tessalônica.

Paulo escrevendo sobre a fidelidade da igreja Tessalônica diz: Sempre damos graças as Deus por vós todos, fazendo sempre menção de vós em nossas orações, lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus. E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura (I Ts.1.2-4,6-10).

Os crentes da igreja em Tessalônica não eram ricos, materialmente falando, mas eram ricos na fé e na graça de Cristo. Eles foram rotulados como modelo de fé por sua perseverança e obediência ao Senhor Jesus. A igreja de Tessalônica era simples, eles não eram muitos, mas influenciaram multidões de pessoas em sua época. E hoje, que tipo de influência estamos causando como igreja do Senhor?

Alguém escreveu: "Porque somos tantos no nosso país, entretanto não conseguimos impactar os milhões de brasileiros de forma bíblica?. Talvez a resposta esteja baseada no tema dessa postagem. Somos milhares de denominações, mas estamos muito longe de sermos um modelo de Igreja à semelhança da Igreja de Tessalônica . Amor, fé e esperança eram os pilares que os sustentavam. Hoje temos dízimo em abundância, mas não temos amor, temos cultos no YouTube, Instagram, Facebook, mas não temos fé. Por fim, muitas vezes confiamos mais nos políticos do que em Cristo e dessa forma entristecemos o Espírito Santo. Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós". Amém!

terça-feira, 11 de abril de 2023

QUEM FOI BATE-SEBA?


A primeira menção na Bíblia a Bate-Seba está em II Samuel 11.3, e a última no evangelho de Mateus, onde ela é citada de forma indireta, Mateus 1.6. Bete-Seba foi uma das mulheres mais belas na história da Bíblia, e tornou-se uma das mais poderosas, por ter sido mulher do rei Davi e mãe de Salomão o sucessor do rei Davi.

A Bíblia relata que Davi, enquanto caminhava no terraço de seu palácio, viu uma mulher muito bonita tomando banho. Ele pediu informações e descobriu que ela era Bate-Seba, esposa de Urias. Ele a desejou e depois de ter mandado matar o seu esposo Urias, a tomou para si como esposa e a engravidou (II Sm.11.1-27).

Bate-Seba, chamada também de Bate-Sua (I Cr.1.5), era filha de Eliã (II Sm.11.3) ou Amiel (I Cr.3.5), e esposa de Urias, o heteu. Davi cometeu adultério com ela e no Salmo 51 ele confessa o seu pecado. A criança nascida do adultério morreu (II SM.12.15-19). Depois que seu marido foi morto ela casou-se com Davi e se tornou a mãe de Salomão (II SM.12.24; I Rs.1.11; 2.13). Bate-Seba teve um papel proeminente em assegurar a sucessão de Salomão ao trono (I Rs.1.11,16-21).

Bate-Seba, por ter sido a mãe de Salomão, foi citada, mesmo que de forma indireta na linhagem dos ancestrais de Jesus Cristo. Mateus ao citar a linhagem dos ancestrais paternos de Cristo, usa a expressão: Jessé gerou o rei Davi, e o rei Davi gerou a Salomão da que foi mulher de Urias (Mt.1.6).

Alguém pode questionar, como pode uma mulher ter um filho fruto de um grave adultério e mesmo assim ser citada como a mãe de um dos ancestrais de Jesus Cristo? A resposta é simples, na soberania de Deus e na forma como Ele escolhe e elege as pessoas, é algo particular dEle, e nós não devemos julgar os méritos das pessoas por Ele escolhidas. Há também outras histórias, como de Tamar que teve ralação com seu sogro e foi mãe de Perez (Mt.1.3; I Cr.2.3,4), e da prostituta Raabe que foi mãe Boaz um ancestral de Davi (Mt.1.5). Por essas e outras Paulo também não entendeu e preferiu adorar a Deus dizendo: Ó profundindade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Porque quem compreendeu o intento do Senhor? Ou quem foi seu conselheiro? Ou quem lhe deu primeiro a Ele, para que lhe seja recompensado? Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém! (Rm.11.33-36).

sábado, 8 de abril de 2023

BERIAS - Da Desgraça À Graça.


Estes foram os descendentes de Efraim: Sutela, que foi pai de Berede, pai de Taate, pai de Eleada, que foi pai de Taate, pai de Zabade, pai de Sutela. 

Ézer e Eleade, filhos de Efraim, foram mortos por homens da cidade de Gate, quando tentavam roubar os rebanhos deles. Efraim chorou muitos dias por eles, e seus parentes vieram consolá-lo. 

Depois ele se deitou de novo com sua mulher, ela engravidou e deu à luz um filho. Ele o chamou de Berias, pois tinha acontecido uma desgraça em sua família. Sua filha chamava-se Seerá. Foi el quem fundou Bete-Horom Alta e Bete-Horom Baixa, e também Uzém-Seerá.

O filho de Berias foi Refa, pai de Resefe, que foi o pai de Telá, pai de Taã, pai de Ladã, pai de Amiúde, que foi o pai de Elisama, pai de Num, que foi o pai de Josué (I Cr.7.20-27).

EFRAIM - Hb. Sig. Duplamente frutífero.

EZER - Hb. Sig. Ajuda.

ELEADE - Hb. Sig. Para o alto onde Deus sobe.

BERIAS - Hb. Sig. Desafortunado, Desgraçado.

REFA - Hb. Sig. Riquezas.

LADÃ - Hb. Sig. Bem ordenado ou colocar as coisas em ordem.

JOSUÉ - Hb. Sig. Jeová é salvação.

Efraim e Manassés foram gerados por José no Egito (Gn.46.20). Efraim representava toda a mudança de vida e da prosperidade que José desfrutou, deixando de ser escravo para ser governador do Egito. Efraim significa duplamente frutífero. 

Efraim gera dois filhos: Ezer, que significa "ajuda" e Eleade, que significa "para o alto onde Deus sobe". Estes dois filhos são assassinados  pelos moradores de Gate quando tentavam roubar o gado destes moradores. Este episódio aconteceu no Egito, depois da morte de José. Essa foi uma invasão anterior ao êxodo.

Com a morte dos seus filhos, Efraim fica tão deprimido que nem parece mais um homem abençoado por Deus. Mas ele resolve ter outro filho com sua mulher e lhe dá o nome de Berias, que significa "desgraçado". Pois tinha acontecido uma desgraça em sua família.

O RECOMEÇO DE EFRAIM.

Efraim recomeça a sua historia mas de uma forma muito negativa. Ele prefere enfatizar só o lado ruim, da dor e sofrimento. E tudo que se reconstrói com dor terá a marca da angustia. Ele lança sobre seu filho o peso dos seus sentimentos. E Berias tem que conviver com um nome que poderia ser uma barreira para suas atividades, planos e metas na vida. Porque o título de "desgraçado" indica uma questão de ter sido punido por Deus.

BERIAS DECIDE MUDAR SUA HISTÓRIA.

Mas, ao contrario do pai, vemos Berias tomando algumas atitudes concretas para não permitir que um simples nome, e um batismo associado à depressão paterna, marcassem sua historia para sempre. Ele quer reagir áquela situação, e decide dá a volta por cima.

Berias se casa e tem um filho e lhe dá o nome de Refa, que significa "riquezas".  Sua intenção é entender que dali para a frente sua historia seria desconectada da tristeza e frustração do seu pai. Sua decisão é ser prospéro e viver feliz. Enquanto seu pai fica deprimido pela perda dos dois primeiros filhos, Berias acentua o ganho de riquezas com o nascimento do seu filho Refa.

Temos a tendência de ficarmos lamentando, presos áquilo que perdemos ou aos nossos fracassos. Essa historia nos ensina a mudar a direção do nosso olhar. Não podemos mudar o passado, mas é possível construirmos um futuro melhor e diferente. Berias não mudou de nome, mas tomou uma atitude para mudar a sua história.

Um dos descendentes de Berias recebeu o nome de Ladã, que significa "bem ordenado" ou “colocar as coisas em ordem”. Diante da tragédia que se instalou na historia da sua família, Berias poderia ter optado por acreditar em uma espécie de destino pre-determinado, ou maldição hereditária; de tal maneira que ele seria mais um entregue a sua própria sorte no mundo. Mas ele decide tomar as rédeas da vida nas mãos e se torna responsável por escrever uma nova historia, do jeito que ele gostaria.

Quem fica apenas comentando as dificuldades e não se arrisca, nunca chegará a lugar algum. Quais são nossos objetivos nesta questão que queremos recomeçar? Isto não significa dizer que tudo vai sair do nosso jeito, porque Deus tem seus próprios planos. Mas o erro é achar que Deus fará tudo, e que devemos ficar acomodados em nossa zona de conforto. Precisamos nos esforçar, "suar a camisa", para atingir determinadas finalidades. O nome “Ladã” (colocar as coisas em ordem), mostra que a vida é muito mais uma atitude de empreender e tentar, do que sentar e esperar que tudo caia do céu.

DEIXE DEUS DIRIGIR OS SEUS PLANOS.

O último descendente de Berias recebeu o nome de Josué, cujo significado é: “O Senhor salva”. Dá para perceber a grande mudança ocorrida na vida de Berias. Tudo começa com o título de "desgraçado" mas conclui com "o Senhor salva". Ou seja, da "Desgraça" para a "Graça". Desde o começo Berias decide convidar a Deus para atuar em sua tragédia, e enquanto ele trabalha para superar seu estigma de "maldito", Deus vai ao seu lado, garantindo o bom futuro da sua historia. Sempre é assim. Quando tentamos nos levantar com nossa própria capacidade vamos dispender mais energia e nem sempre teremos tantos resultados equivalentes ao nosso investimento ou esforço. Mas se Deus é nosso parceiro de caminhada e de projetos, podemos ter a garantia dEle, mesmo de que nosso esforço, ainda que grande, será potencializado por Ele.

Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça o SENHOR em todos os seus caminhos, e Ele endireitará as suas veredas (Pv.3.5,6).

Consagre ao SENHOR tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos (Pv.16.3).

Berias seria mais um fracassado, ele tinha tudo pra dar errado, mas decidiu dá a volta por cima e venceu.

Finalmente, Berias alcançou o favor de Deus e foi bem-sucedido. Deus quer que você viva bem e tenha uma vida vitoriosa, Ele vai mudar a sua história. Amém!

sexta-feira, 7 de abril de 2023

Cinco Manifestações Do Espírito No Livro Das Crônicas.

 


Na Antiga Aliança, o Espírito Santo se apoderava de algumas pessoas, a fim de revesti-las com poder e capacitá-las para realizar as tarefas que Deus as chamou a cumprir. No livro das Crônicas em especial, ouve várias manifestações do Espírito sobre alguns homens de Deus, os quais são: Amasai, Azarias, Micaías, Jaaziel, Zacarias; em todos os casos, tratava-se do dom de inspiração profética. As expressões sobre a ação do Espírito são as mais variadas: "Entrou o Espírito". "Veio o Espírito". "Passou o Espírito". "O Espírito revestiu". Este mesmo Espírito que operou no passado, ainda hoje opera sobre a igreja do Senhor. Paulo diz: Há diversidade de dons; há deversidade de ministérios; há diversidade de operações. Mas um só é o mesmo Espírito que opera (I Co.12.4-6,11). Quando o Espírito fala, devemos parar e dá ouvidos. 

1- O Espírito sobre Amasai.

Então, entrou o Espírito em Amasai, chefe de trinta, e disse: Nós somos teus, ó Davi! E contigo estamos, ó filho de Jessé! Paz, paz seja contigo! E paz com quem te ajuda! Pois que teu Deus te ajuda. E Davi os recebeu e os dez capitães das tropas (I Cr.12.18).

2- O Espírito sobre Azarias.

Então, veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Obede. E saiu ao encontro de Asa e disse-lhe: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim: O SENHOR está convosco, enquanto vós estais com ele, e, se o deixardes, vos deixará (II Cr.15.1,2).

3- O Espírito sobre Micaías.

Então, Zedequias, filho de Quenaana, se chegou, e feriu a Micaías no queixo, e disse: Por que caminho passou de mim o Espírito do SENHOR para falar a ti? (II Cr.18.23).

4- O Espírito sobre Jaaziel.

Então, veio o Espírito do SENHOR, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, filho de Benaías, filho de Jeiel, filho de Matanias, levita, dos filho de Asafe, e Jaaziel disse: Dai ouvidos todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o SENHOR vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus (II Cr.20.14,15).

5- O Espírito sobre Zacarias.

E o Espírito de Deus revestiu a Zacarias, filho do sacerdote Joiada, o qual se pôs em pé acima do povo e lhes disse: Assim diz Deus: Por que transgredis os mandamentos do SENHOR? Portanto, não prosperareis; porque deixastes o SENHOR, também Ele vos deixará. E eles conspiraram contra ele e o apedrejaram com pedras, por mandado do rei, no pátio da Casa do SENHOR. Assim, o rei Joás não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho, o qual, morrendo, disse: O SENHOR o verá e o requererá (II Cr.24.20-22).

Quando o Espírito fala, devemos dá ouvidos. Por sete vezes se repete esta expressão no livro de Apocalipse: "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas" (2.7,11,17,29; 3.6,13,22). Amém!

domingo, 2 de abril de 2023

QUAL O SIGNIFICADO DO JURAMENTO SOB A COXA?


Então Abraão ordenou ao servo mais velho de sua casa, que governava todos os seus bens: "Põe tua mão por debaixo de minha coxa e jura; eis que te faço jurar pelo SENHOR, o Deus dos céus e o Deus da terra, que não buscarás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais estou vivendo. Mas irás à minha terra, à minha parentela, e escolherás uma mulher para meu amado filho Isaque!"(Gn.24.2-4).

Tudo indica que este servo fiel seja Eliézer de Damasco (Gn.15.2). Era importante para Abraão que seu servo considerasse a sua incumbência com grande seriedade, a ponto de lhe propor um juramento, quando disse: Põe a mão por baixo da minha coxa, para que eu te faça jurar pelo SENHOR... O conteúdo do juramento era: Não tomarás mulher para meu filho das filhas dos cananeus, mas irás à minha terra, à minha parentela, e escolherás uma mulher para meu filho Isaque.

Esse juramento tem sido chamado, ao longo da história, de "Juramento da Posteridade". O uso da expressão "coxa" é um eufemismo, comum nas traduções dos textos sagrados para as línguas ocidentais modernas, a fim de suavizar a linguagem para nossa cultura. Na verdade, a expressão hebraica é: "Yârêk". Esta expressão sempre aparece quando se refere a parte do corpo situado entre a cintura e a virilha, ao órgão reprodutor masculino, ou seja, o testículo, uma vez que o juramento tem a ver com a continuação da linhagem de Abraão por meio de Isaque e seus descendentes. Em outras palavras, Eliézer fez o juramento colocando a mão na virilha de Abraão, próximo aos testículos. Além de que, a etimologia da palavra "testículo" vem de testemunho.

Partes do conteúdo desta postagem foi extraído da Bíblia King James, p.74.