quarta-feira, 12 de abril de 2023

TESSALÔNICA, A IGREJA MODELO.


A igreja em Tessalônica foi fundada pelo apóstolo Paulo em sua segunda viagem missionéria. A igreja de Tessalônica era composta de convertidos dentre os judeus e muitos gentios vindos do mais absoluto paganismo, entre os quais vários gregos, homens e mulheres da nobreza local (At.17.4).

Considerando que Paulo foi obrigado a partir abruptamente de Tessalônica (At.17.5-10), é fácil entender o quanto muitos novos crentes ficaram desnorteados. Portanto, o alvo principal do apóstolo ao escrever a igreja de tessalônica foi proporcionar encorajamento, especialmente aos novos convertidos vindos do paganismo, a fim de que se mantivessem fiéis, mesmo em meio às mais severas provações e perseguições (3.3-5). Além disso, Paulo se preocupa em oferecer à igreja uma boa instrução sobre como viver um estilo de vida piedoso (4.1-8), servindo ao Senhor com um coração sincero e dedicado (4.11,12).

Na introdução da carta a igreja de Tessalônica, Paulo elogia os irmãos por suas virtudes e faz referência a eles, como a igreja que serviu de exemplo para todos os fiéis da Macedônia e Acaia e por todos os lugares onde muitos foram sabedores da fé dos irmãos da igreja em Tessalônica.

Paulo escrevendo sobre a fidelidade da igreja Tessalônica diz: Sempre damos graças as Deus por vós todos, fazendo sempre menção de vós em nossas orações, lembrando-nos, sem cessar, da obra da vossa fé, do trabalho da caridade e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus. E vós fostes feitos nossos imitadores e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo, de maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma; porque eles mesmos anunciam de nós qual a entrada que tivemos para convosco, e como dos ídolos vos convertestes a Deus, para servir ao Deus vivo e verdadeiro e esperar dos céus a seu Filho, a quem ressuscitou dos mortos, a saber, Jesus, que nos livra da ira futura (I Ts.1.2-4,6-10).

Os crentes da igreja em Tessalônica não eram ricos, materialmente falando, mas eram ricos na fé e na graça de Cristo. Eles foram rotulados como modelo de fé por sua perseverança e obediência ao Senhor Jesus. A igreja de Tessalônica era simples, eles não eram muitos, mas influenciaram multidões de pessoas em sua época. E hoje, que tipo de influência estamos causando como igreja do Senhor?

Alguém escreveu: "Porque somos tantos no nosso país, entretanto não conseguimos impactar os milhões de brasileiros de forma bíblica?. Talvez a resposta esteja baseada no tema dessa postagem. Somos milhares de denominações, mas estamos muito longe de sermos um modelo de Igreja à semelhança da Igreja de Tessalônica . Amor, fé e esperança eram os pilares que os sustentavam. Hoje temos dízimo em abundância, mas não temos amor, temos cultos no YouTube, Instagram, Facebook, mas não temos fé. Por fim, muitas vezes confiamos mais nos políticos do que em Cristo e dessa forma entristecemos o Espírito Santo. Que Deus nos abençoe e tenha misericórdia de nós". Amém!

Um comentário: