domingo, 10 de julho de 2011

RESISTINDO A TENTAÇÃO.

Bem-aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam (Tiago, 1.12).  
Não vos sobreveio tentação que não fosse comum aos seres humanos. Mas Deus  é fiel e não permitirá que sejais tentados além do que podeis resistir. Pelo contrário, juntamente com a tentação, proverá um livramento para que a possais suportar (I Co.10.13).

A tentação vem para todos, nenhum de nós estamos isentos de sermos tentados, o próprio Jesus foi tentado, a bíblia diz que em tudo ele foi tentado, porém não pecou. Ser tentado não é pecado, pecado é ceder a tentação. A melhor maneira de se livrar da tentação não é rendesse a ela, e sim procurar fugir dela. Segundo o dicionário de Aurélio, tentação é o ato ou efeito de tentar; é a disposição de ânimo para a prática de coisas diferentes ou censuráveis. Biblicamente podemos dizer, que é um convite ao pecado. No sentido das provações, também significa as lutas e provações pelas quais temos que passar. A verdade é que, é impossível o crente viver sem provações, e as tentações fazem parte das provações na vida cotidiana do crente.

A ORIGEM DA TENTAÇÃO:

A carne.    
Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis (Gálatas, 5.17).

O mundo. 
Não ameis o mundo nem o que nele existe. Se alguém ama o mundo, o amor do pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo: as paixões da carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens não provem do pai, mas do mundo. Ora, o mundo passa, assim como sua volúpia; entretanto, aquele que faz a vontade de Deus permanece eternamente (I João, 2.15-17).

O Diabo.  
Sede sensatos e vigilantes. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar (I Pedro, 5.8).

AS TRÊS ÁREAS DA TENTAÇÃO (I João, 2,15-17).

As paixões da carne.
A cobiça dos olhos.
A soberba da vida.

O PROCESSO DA TENTAÇÃO (Tiago, 1.12-15).

Atração.
Sedução. 
Desejo.                  
Ação.
Consumação. 
Morte espiritual.

A TENTAÇÃO PARTINDO DO OLHAR:  

O olhar de Eva.        * Gênesis, 3.6.
O olhar de Acã.        * Josué, 7.19-22.
O olhar de Sansão.  * Juízes 14.1,2.
O olhar de Davi.       * II Samuel, 11.1,2.
 
A TENTAÇÃO ATRAVÉS DA PALAVRA DE DEUS.  

A tentação de Eva.                * Gênesis, 2.16,17; 3.1-5.  
A tentação do profeta novo.  * I Reis, 13.1-24; Gálatas, 1.8,9.
A tentação de Jesus.             * Mateus, 4.1-11.  

OITO PASSOS PARA VENCER A TENTAÇÃO: 

1- Andando no Espírito.          
Portanto, vos afirmo: Vivei pelo Espírito, e de forma alguma satisfareis as vontades da carne. Porquanto a carne luta contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne. Eles se opõem um ao outro, de modo que não conseguis fazer o que quereis (Gálatas, 5.16,17).

2- Fugindo do pecado.
Fugi, portanto, da imoralidade sexual. Qualquer outro pecado que uma pessoa comete, fora do corpo os comete; todavia quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo (I Co.6.18).               

3- Sendo vigilante.
Sede sensatos e vigilante. O Diabo, vosso inimigo, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem devorar (I Pedro, 5.8).  

4- Sujeitando-se a Deus.
Portanto, sujeita-vos a Deus. Resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós (Tiago, 4.7).

5- Através da fé.                       
Todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nosso fé! (I João, 5.4). 

6- Através da oração.               
Chegando ao lugar, Jesus lhes instruiu: Orai, para que não venhais a cair em tentação (Lucas, 22.40).

7- Através da palavra de Deus.
O tentador aproximou-se então dele e disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães. Jesus, porém, afirmou-lhe: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra  que sai da boca de Deus (Mateus, 4.3,4).

8- Através da santificação.        
A vontade de Deus é esta: a vossa santificação; por isso, afastai-vos da imoralidade sexual. Cada um de vós saiba viver com seu próprio cônjuge em santidade e honra (I Ts.4.3,4). 

CONCLUSÃO:
O pecado é atrativo, a carne é fraca e o Diabo não brinca de ser Diabo. Quem subestima o pecado e brinca com ele poderá ter um fim trágico como teve Sansão.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

AS TRÊS FASES DA VIDA DE ELIAS.

Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o SENHOR, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra (I Reis, 17.1).
Elias era homem sujeito às mesmas paixões que nós e, orando, pediu que não chovesse, e, por três anos e seis meses, não choveu sobre a terra. E orou outra vez, e o céu deu chuva, e a terra produziu o seu fruto (Tiago, 5.17,18). 

A FASE DA FAMA.

Elias não era conhecido em Israel, a bíblia não da informação sobre seus pais, e sua origem genealógica, nem a sua idade. Ele é chamado Elias o tisbita, por ser ele de uma cidade chamada Tisbe, que estava situada na região de Gileade. Elias apareceu no cenário de Israel, numa época  de grande decadência moral e espiritual. Acabe rei de Israel e Jezabel, a rainha ímpia; aboliu o culto à Jeová, o Deus verdadeiro, e instituiu o culto à Baal, que era considerado o deus da chuva, da fertilidade e da colheita abundante. Para ironizar o sistema religioso em Israel, e para mostrar para Acabe e todos os profetas de Baal, que Ele é o único Deus verdadeiro; Ele usou o profeta Elias, para desafiar os 450 profetas de Baal e os 400 profetas de Aserá, e restaurar a adoração ao Deus verdadeiro. Elias ficou famoso em Israel e arredores, porque o sobrenatural de Deus começou acontecer no seu ministério.

Elias fechou o céu, por três anos e seis meses, para que não houvesse chuva nem orvalho em Israel (Cap.17).

Elias é alimentado por corvos, que lhe traziam pão e carne, Pela manhã e a tarde. E ele bebia água do ribeiro em Querite. Vers.2-7. 

Elias é sustentado por uma pobre viúva, em Serepta, região de Sidom. Vers.8-16. 

Elias ressuscita o filho da viúva. Vers.17-24.

Elias encontra-se com Acabe, e desafia os 400 profetas de baal e os 450 profetas de Aserá (I Reis, 18.17-29). 

Elias ora a Deus, e Ele responde com fogo, e o povo reconhece e grita: Só o Senhor é Deus (Vs.30-40).

Elias subiu ao cume do monte carmelo orou à Deus, e a chuva desceu. Vers.41-46.

A FASE DA FRAQUEZA. 

Após receber uma ameaça de Jezabel, Elias mostra-se fraco e procura se esconder.

E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então, Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses e outro tanto, se decerto amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou, e, para escapar com vida, se foi, e veio a Berseba, que é Judá, e deixou ali o seu moço. 1Rs.19.1-3.

Elias com estarfa espiritual, fugiu para o deserto, e no seu ânimo pediu à morte.

E ele se foi ao deserto, caminho de um dia, e veio, e se assentou debaixo de um zimbro; e pediu em seu ânimo a morte e disse: Já basta, ó SENHOR; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. Vers.4

Deprimido e esgotado, Elias deita-se e dorme debaixo de um zimbro. E por duas vezes, o anjo lhe trouxe pão cozido na brasa e uma botija de água.

E deitou-se e dormiu debaixo de um zimbro; e eis que, então, um anjo o tocou e lhe disse: Levanta-te e come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre brasas e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do SENHOR tornou segunda vez, e tocou, e disse: Levanta-te e come, porque mui comprido te será o caminho. Vers.5-7.

Elias comeu e bebeu, e caminhou 40 dias e 40 noites, até Horebe, o monte de Deus.

Levantou-se, pois, e comeu, e bebeu, e, com a força daquela comida, caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus. Vers.8.

Elias chegou em Horebe e entrou numa caverna.

E ali entrou numa caverna e passou ali a noite; e eis que a palavra do SENHOR veio a ele e lhe disse: Que fazes aqui Elias? Vers.9.

A FASE DA RENOVAÇÃO. 

A Manifestação de Deus.

E ele lhe disse: Sai para fora e põe-te neste monte perante a face do SENHOR. E eis que passava o SENHOR, como também um grande e forte vento, que fendia os montes e quebrava as penhas diante da face do SENHOR; porém o SENHOR não estava no vento; e, depois do vento, um terremoto, também o SENHOR não estava no terremoto; e, depois do terremoto, um fogo; porém também o SENHOR não estava no fogo; e, depois do fogo, uma voz mansa e delicada. Vers.11,12.

A pergunta de Deus.

E sucedeu que, ouvindo-a Elias, envolveu o seu rosto na sua capa, e saiu para fora, e pôs-se à entrada da caverna; e eis que veio a ele uma voz, que dizia: Que fazes aqui, Elias? Vers.13.

O argumento de Elias.

E ele disse: Eu tenho sido em extremo zeloso pelo SENHOR, Deus dos Exércitos, porque os filhos de Israel deixaram o teu conserto, derrubaram os teus altares e mataram os teus profetas à espada; e eu fiquei só, e buscam a minha vida para ma tirarem. Vers.14.

A resposta de Deus e a renovação do ministerio de Elias.

E o SENHOR lhe disse: Vai, volta pelo teu caminho para o deserto de Damasco, vem e unge a Hazael rei sobre a Síria. Também a Jeú, filho de Ninsi, ungirás rei de Israel e também Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, ungirás profeta em teu lugar. E  há de ser que o que escapar da espada de Hazael, matá-lo-á Jeú; e o que escapar da espada de Jeú, matá-lo-á Eliseu. Também eu fiz ficar em Israel sete mil: todos os joelhos que se não dobraram a Baal, e toda boca que o não beijou. Vers.15-18

CONCLUSÃO:
Elias foi um profeta extraordinário pelo fato de ter exercido um ministério de sinais e milagres, Elias é conhecido como o profeta de fogo, por causa das muitas manifestações do fogo de Deus, durante o seu ministério. Elias foi o elemento surpresa que Deus usou para acabar com a idolatria em Israel, e estabelecer o culto ao Deus vivo e verdadeiro.