domingo, 5 de maio de 2024

CENÁCULO - Sua Origem e Significado.


O Cenáculo foi um lugar especial que marcou a vida de Jesus, dos apóstolos, dos discípulos e da igreja. Foi no cenáculo onde Jesus celebrou a última páscoa com seus discípulos; foi no cenáculo onde Jesus apareceu ressurreto aos seus discípulos por duas vezes (Jo.20.29). Segundo Lucas, os discípulos se reuniram no cenáculo após a ascensão de Jesus e lá ficaram aguardando a promessa da descida do Espírito Santo, que aconteceu sete semanas após a páscoa, no dia de Pentecostes (At.1.13).

A palavra cenáculo vem do latim cenaculum, e é utilizada nos textos bíblicos alusivos a algo como uma “sala de refeições”, ou, de modo mais genérico, um “quarto no andar superior de uma casa”. Essa palavra é derivada do termo latino cena, que significa “jantar” ou “ceia”.

No Antigo Testamento, a palavra cenáculo geralmente traduz o termo hebraico aliyya, que significa “aposento superior”. Em algumas traduções bíblicas, ao invés de “cenáculo”, as palavras “quarto” ou “aposento” aparecem em português para traduzir esse termo. 

No Antigo Testamento o termo "Cenáculo" aparece fazendo referência a um quarto, salão ou aposento. Algumas ocorrências sobre o Cenáculo:

O rei Eglom estava em seu cenáculo com as portas abertas quanto Eúde entrou para matá-lo (Jz 3:20).

O profeta Elias ficou hospedado em um quarto superior para hóspedes em Sarepta (1Rs 17:19).

O Profeta Eliseu também ficou em um aposento superior construído pela mulher sunamita (2Rs 4:10,11).

Acazias, rei de Israel, acidentalmente caiu de seu aposento superior que possuía grades nas janelas. Ele ficou gravemente ferido e acabou falecendo (2Rs 1:2).

Acaz havia construído um cenáculo e sobre seu terraço edificou um altar que foi destruído por Josias (2Rs 23:12).

O Templo de Salomão era cercado por aposentos, e tinha muitos cenáculos (1Cr 28:11).

O rei Jeoaquim construiu um palácio com aposentos espaçosos e não pagou aos trabalhadores (Jr 22:13,14).

CENÁCULO NO NOVO TESTAMENTO.

Nos Evangelhos, cenáculo traduz a palavra grega anogeon, que se refere ao local que foi providenciado para que Jesus celebrasse a Páscoa acompanhado de seus discípulos. Esse local foi onde Cristo realizou a Última Ceia, às vésperas de sua crucificação. Tratava-se de um quarto no primeiro andar mobiliado, onde havia leitos baixos em que os participantes se reclinavam para cear conforme o estilo greco-romano (Mc. 14.15; Lc 22.12).

No livro de Atos dos Apóstolos 1.13, cenáculo traduz a palavra grega huperoon e indica o lugar onde os discípulos se reuniram após a ascensão de Cristo ao céu, e lá ficaram esperando o cumprimento da promessa (At.1.4,5).

No mesmo local foi onde ocorreu a escolha de Matias para ocupar o lugar de Judas Iscariotes (At 1.15-26) e onde passado alguns dias, o Espírito Santo foi derramado sobre eles no dia de Pentecostes (At. 2).

Ainda no livro de Atos, a palavra também aparece para se referir ao “quarto alto” onde Dorcas foi ressuscitada (At. 9.37,39), e ao aposento, localizado no terceiro andar, onde Paulo pregava quando um Jovem, por nome de Eutico, caiu de uma janela (At 20.8,9).

A Última Ceia, onde nos Evangelhos de Marcos 14.15 e Lucas 22.12, registram que foi em um grande cenáculo mobilado. 

Portanto, Cenáculo, no contexto do livro de Atos e dos evangelhos, é um local que está diretamente ligado a oração, a intimidade, a comunhão, a transformação de vida pelo poder do Espírito Santo. Amém!