sábado, 18 de maio de 2019

CURIOSIDADES NO LIVRO DE ATOS.

Atos é o único livro do Novo Testamento que descreve os primeiros acontecimentos da igreja cristã. Os evangelhos focalizam a história de Jesus até a sua ascensão. As epístolas e Apocalipse são dirigidos a igrejas já formadas; mas o livro de Atos associa aquilo que Jesus ensinou e começou a fazer durante o seu ministério. Sem o livro de Atos, seria impossível saber de onde e como essas igrejas surgiram. Este livro, portanto, preenche a lacuna entre os evangelhos e o restante dos livros do Novo Testamento. A narrativa de Atos é singular no sentido de que o escritor Lucas enfatiza o caráter inclusivo da comunidade dos seguidores de Cristo.

* Você sabia que o título "Atos dos apóstolos" não foi dado pelo escritor Lucas, que este título foi sugerido pelos pais da igreja por volta do segundo século depois de Cristo?

* Você sabia que no livro de Atos está registrado que os discípulos receberam pela primeira vez o nome de cristãos? Leia: Atos, 11.26.

* Você sabia que Lucas esteve com Paulo durante as suas viagens missionárias, e que ficou com ele até próximo da sua morte? Leia: Atos, 16.10,13,16; 20.5,6; 21.1,4,7; II Tm.4.11.

* Você sabia que Filipe é o único homem na bíblia que é chamado de evangelista, e isto está registrado no livro de Atos? Leia: Atos, 21.8.

* Você sabia que as últimas instruções de Jesus estão relatadas no livro de Atos? Leia: Atos, 1.4-11.

* Você sabia que só o livro de Atos detalha a morte de Judas? Leia: Atos, 1.16-20.

* Você sabia que havia representantes de 16 nações em Jerusalém no dia de pentecostes, quando aconteceu a descida do Espírito Santo? Leia: Atos, 2.5,9-11.

* Você sabia que a expressão, "de repente" aparece por três vezes no livro de Atos? Leia: Atos, 2.2; 16.26; 22.6.

* Você sabia que Paulo tinha dupla cidadania e que o escritor Lucas passou a chama-lo de Paulo (seu nome romano), a partir da sua primeira viagem missionária? Leia: Atos, 13.9; 22.25-29.

* Você sabia que o livro de Atos se divide em duas partes?
Do capítulo 1 ao 12, Lucas relata a história da igreja em Jerusalém, tendo Pedro e João como protagonistas.
Do capítulo 13 ao 28, Lucas relata a história do evangelho sendo pregado por Paulo aos gentios.

* Você sabia que a igreja primitiva era totalmente conduzida pelo Espírito Santo? Leia: Atos, 13.2; 15.28; 16.6,7; 20.22,23.

* Você sabia que as expressões: Espírito, Espírito do Senhor, Espírito de Jesus e Espírito Santo aparecem 52 vezes no livro de Atos?

* Você percebeu que no começo do livro Lucas faz referência ao Espírito Santo, e "termina" citando o Espírito Santo? Leia: Atos, 1.2; 28.25.

* Você sabia que o escritor Lucas não terminou o seu segundo tratado (o livro de atos), porque a história da igreja ainda continua?

CONCLUSÃO:
Há muitas outras curiosidades que você poderá encontrar no livro de Atos, todavia, dentro das minhas limitações encontrei algumas que poderão somar para o nosso conhecimento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário