terça-feira, 18 de agosto de 2020

A SUPREMACIA DE CRISTO.

Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste. Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia (Cl.1.17,18).

Paulo apresenta um hino sobre a supremacia de Cristo (Cl.1.15-20), descrevendo a pessoa e a obra de Cristo, especialmente sua primazia e soberania. A supremacia de Cristo, tem como base a sua divindade, visto que, Ele não somente é o primogênito sobre toda a criação, mas por intermédio dele foram criadas todas as coisas, pois Ele é antes de todas as coisas, e nele tudo subsiste (v.15-17). A supremacia de Cristo envolve o mundo visível e invisível, ou seja, material e espiritual. Paulo prossegue dizendo: "Pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele (v.16). Finalizando o hino, Paulo apresenta a soberania de Cristo sobre a igreja ao declarar que Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a supremacia ou a preeminência (v.18). No final do hino, Paulo declara: "Pois foi do agrado de Deus que nele habitasse toda a plenitude, e por meio dele reconciliasse consigo todas as coisas, tanto as que estão na terra quanto as que estão nos céus, estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz (v.19,20). A supremacia de Cristo reconciliou, nivelou e subjugou todas as coisas debaixo da sua soberania. Aleluia! 

SETE NÍVEIS DA SUPREMACIA DE CRISTO:

1- A SUA DIVINDADE (v.15a).

2- A SUA PRIMOGENITURA SOBRE TODA A CRIAÇÃO (v.15b).

3- A SUA SOBERANIA SOBRE TODAS AS COISAS CRIADAS (v.16).

4- A SUA ETERNIDADE (v.17a).

5- A SUA AUTORIDADE SOBRE TUDO (v.17b).

6- A SUA SOBERANIA SOBRE A IGREJA (v.18a).

7- A SUA PRIMAZIA E DOMÍNIO SOBRE A MORTE (v.18b).

CONCLUSÃO:

Paulo não apresenta Cristo como mais um deus, ele o apresenta como a imagem do Deus invisível (1.15a). Ou seja, como o próprio Deus. Este hino é especial e importante, não só para igreja da época que estava na cidade de Colossos, mas para a igreja neotestamentária de todas as épocas. A supremacia de Cristo nos garante que estamos seguros, pois todos os poderes visíveis e invisíveis estão debaixo da sua soberania. Cristo como primogênito do Pai, herdou todas as coisas que lhe foram dadas por direito e repartiu toda herança da sua primogenitura com a igreja, e nos deu o direito de reinarmos junto com Ele, nos fazendo co-herdeiro dos seus bens (Rm.8.17). Amém!

domingo, 16 de agosto de 2020

UM BREVE ESTUDO SOBRE BATISMO NO ESPÍRITO SANTO.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.1-4).

O batismo no Espírito Santo, com evidência da manifestação de falar em outras línguas foi um fato ocorrido na festa de Pentecostes, onde havia pessoas de várias nações. A descida do Espírito Santo no dia de Pentecostes, marcou a inauguração da igreja e abriu as portas para a evangelização mundial.
Há quem diga, que o batismo com Espírito Santo com manifestação de línguas foi uma experiência única da igreja primitiva, e que nos dias atuais não se faz mais necessário. Todavia, o próprio Pedro, no seu primeiro sermão no dia da descida do Espírito Santo, disse: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus nosso Senhor, chamar (Atos, 2.39). Jesus nos assegurou dizendo: E estes sinais seguirão os que crerem: Em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas ... (Mc.16.17). Todavia, Paulo nos ensina no capítulo 14 de I Coríntios, sobre o uso das línguas na igreja, ele conclui seu ensino dizendo: Portanto, irmãos, procurai, com zelo, profetizar e não proibais falar línguas. Mas faça-se tudo decentemente e com ordem (I Co.14.39,40). Observamos que, a experiência de falar línguas não ficou só no dia de pentecostes, mas se repetiu por várias vezes, sendo preciso Paulo doutrinar a igreja quanto ao procedimento de falar em línguas.

PROMESSAS DO DERRAMAMENTO DO ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO:

Salomão profetizou, cerca de 1.000 anos antes de Cristo.
Convertei-vos pela minha repreensão; eis que abundantemente derramarei sobre vós meu Espírito e vos farei saber as minhas palavras (Provérbios, 1.23).

Isaías profetizou 700 anos a.C.
Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto; então, o deserto se tornará em campo fértil, e o campo fértil será reputado por um bosque (Isaías, 32.15).

Joel profetizou 400 anos a.C.
E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas, naqueles dias, derramarei o meu Espírito (Joel, 2.28,29).

PROMESSAS DO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO:

Por João Batista, o precursor de Cristo.
Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas ais que vem aquele que é mais poderoso do que eu, a quem eu não sou digno de desatar a correia das sandálias; este vos batizará com o Espírito Santo e com fogo (Lc.3.16).

Pelo próprio Jesus.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes. Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias (At.1.4,5).
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até aos confins da terra (At.1.8).

O CUMPRIMENTO DA PROMESSA NO DIA DE PENTECOSTES.

Cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar; e, de repente, veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.1-4).

O dia de Pentecostes, que era também conhecido como a festa das colheitas, onde os judeus e pessoas de várias nações se reuniam para desfrutarem das primícias da colheita, era uma das festas sagradas em Israel que marcava o começo de mais um ano de prosperidade e abundancia de modo geral.
O dia de Pentecostes acontecia logo após a festa da páscoa, se contava sete semanas após a festa da páscoa e no dia seguinte começava o grande dia da festa de Pentecoste, que durava três dias.

O QUE É BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

O batismo no Espírito Santo é uma manifestação poderosa do Espírito na vida do crente, esta manifestação é evidenciada por falar línguas estranhas. Na verdade, todos os crentes já foram batizados em Cristo, já receberam o Espírito Santo como penhor da herança e foram selados para serem propriedade exclusiva de Deus. O apóstolo Paulo disse: ... e, tendo nele também crido, foste selados com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão de Deus, para louvor de sua glória (Ef.1.13,14). 

PARA QUE SERVE O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

O batismo no Espírito Santo, é de grande importância na vida do crente, ele reveste o crente de poder e serve para dinamizar a vida do crente para obra da evangelização. Jesus disse aos seus discípulos: "Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra (At.1.8).

QUEM TEM DIREITO AO BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

Todos os crentes que receberam Jesus Cristo como seu único e suficiente Salvador e Senhor da sua vida. Na Nova Aliança o Espírito Santo e dado sem medidas a todo aquele que o buscar-lo.

O QUE FAZER PARA RECEBER O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO?

- Arrependendo-se.
E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão dos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At.2.38).

- Obedecendo.
E nós somos testemunhas acerca destas palavras, nós e também o Espírito Santo, que Deus deu àqueles que lhe obedecem (At.5.32).

- Crendo.
E sucedeu que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso e, achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas e profetizavam (At.19.1,2,6).

- Pedindo.
Pois, se vós, sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito Santo àqueles que lho pedirem? (Lc.11.13).

- Esperando.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder (Lc.24.49).

O QUE É SER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO?

Ser cheio do Espírito Santo não significa ser batizado no Espírito Santo com evidência de línguas estranhas. Um crente pode ser cheio do Espírito Santo sem nunca ter falado línguas estranhas. Ser cheio do Espírito Santo, implica em ter o Espírito Santo e manifestar o fruto do Espírito em sua vida diária. É viver numa dinâmica espiritual poderosa, a ponto de impactar e influenciar as pessoas que lhes cercam.
Temos exemplos na Bíblia de várias pessoas que eram cheias do Espírito Santo, sem serem batizadas com evidência de línguas estranhas.
Exemplos:

Isabel - 
E aconteceu que, ao ouvir Isabel a saudação de Maria, a criancinha saltou no seu ventre; e Isabel foi cheia do Espírito Santo (Lc.1.41).

Zacarias -
E Zacarias, seu pai, foi cheio do Espírito Santo e profetizou ... (Lc.1.67).

João Batista -
... Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe (Lc.1.15).

Apolo -
E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, varão eloquente e poderoso nas Escrituras. Este era instruído no caminho do Senhor; e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisa do Senhor, conhecendo somente o batismo de João (At.18.24,25).

Barnabé -
Ele era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor (At.11.24).

CONCLUSÃO:
O batismo no Espírito Santo é de fato uma realidade em nossos dias, não serviu apenas de sinal para os incrédulos no dia de Pentecostes como alguns teólogos acreditam e ensinam. Sobre isto, Pedro diz: Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos e a todos os que estão longe; a tantos quantos Deus, nosso Senhor, chamar (At.2.39). Que possamos viver esta experiência do dom do Espírito Santo em nossas vidas e desfrutarmos de toda a plenitude do Espírito. Amém! 

sábado, 15 de agosto de 2020

ELE ESMAGOU A CABEÇA DA SERPENTE.

Porei inimizade entre você e a mulher, entre a sua descendência e o descendente dela; este lhe ferirá a cabeça, e você lhe ferirá o calcanhar (Gn.3.15). NVI.

Ao desobedecerem a ordem divina, Adão e Eva foram sentenciados por Deus e passaram a viver uma vida de dificuldades pós Éden. Por sua vez, a serpente que foi o instrumento usado por Satanás, também foi castigada: "Maldita és entre todos os animais domésticos e entre todos os animais selvagens! Sobre o seu ventre rastejará, e pó comerá todos os dias da sua vida" (3.14). Essa maldição é dirigida a serpente que o diabo usou. No entanto, a declaração de que o descendente da mulher ferirá a cabeça da serpente, e está ferirá o calcanhar de seu descendente, aplica-se de modo específico a Satanás. Quatro mil anos depois, o Descendente da mulher Jesus Cristo, cumpri esta profecia e esmaga a cabeça de Satanás durante o seu ministério e ao derrota-lo na cruz com sua morte e ressurreição. Em Apocalipse 12.9, Satanás é chamado de "antiga serpente". Após a derrota de Satanás, o império da morte foi vencido e Jesus declara: "Sou Aquele que vive. Estive morto mas agora estou vivo para todo o sempre! E tenho as chaves da morte e do inferno" (Ap.1.18). É me dado todo o poder no céu e na terra (Mt.28.18). 

Ele esmagou a cabeça da serpente (Satanás), e nos deu poder para pisar sobre toda força do inimigo: "Eis que vos dou poder para pisar serpentes, e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum (Lc.10.19). Jesus esmagou a cabeça da serpente e deixou a calda para a igreja. O apóstolo Paulo escrevendo a igreja em Roma, disse: E o Deus de paz esmagará em breve Satanás debaixo dos vossos pés (Rm.16.20). A derrota final de Satanás será quando ele for pisado pela igreja e em seguida lançado no tártaro, no lago de fogo e enxofre (Ap.20.10). O apóstolo João declarou, que o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo (I Jo.3.8). Aleluia! 

Jesus Cristo, foi o único que cumpriu a profecia de Gênesis 3.15, só Ele teve o poder de vencer Satanás e trazer salvação para humanidade. O nosso Campeão Jesus Cristo, venceu Satanás, venceu a morte e o inferno, e também nos faz vencedores pelo poder do seu sangue. A primeira promessa da vinda do Redentor foi feita no Éden, com o advento de Cristo, esta promessa foi cumprida. O Descendente da mulher, o Salvador da humanidade, esmagou a cabeça da serpente e garantiu a nossa libertação e salvação para sempre. Amém! 

terça-feira, 11 de agosto de 2020

A NOVA GERAÇÃO DE ISSACAR.

Dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra (I Cr.12.32). 

O cronista nos informa que, na coroação de Davi sobre o trono de Israel, as tribos vieram em grande número trazendo seus representantes. Entre todas as tribos de Israel, a tribo de Issacar se destaca com uma informação surpreendente, quando o cronista escreve sobre Issacar diz: "Dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra (I Cr.12.32). Os filhos de Issacar foram de grande importância para Davi no momento de sua coroação em Hebrom. O poder de Deus sobre Davi e sobre os filhos de Issacar, resultava no crescimento da nação, na expansão do reino, na grandeza do povo e na comunhão com Deus. 

A ciência sempre contagia e esclarece. O conhecimento mostra o que o homem pode fazer através da capacidade humana. Porém, a ciência de Deus é mais impactante e poderosa, porque mostra o que o homem pode fazer quando está aliado ao Criador. Essa geração de Issacar era respeitada e reverenciada por todos, a começar pelo rei Davi, que não se movia sem os seus conselhos. Muitas vezes, perdemos muito tempo na vida por não entendermos os tempos de Deus. Alguns homens e mulheres se atrasaram e se equivocaram por não discernirem o tempo de Deus em suas vidas. 

NASCIMENTO DE ISSACAR.

Deus ouviu Lia, e ela engravidou e deu a Jacó o quinto filho. Disse Lia: "Deus me deu a recompensou por ter dado a minha serva ao meu marido". Por isso deu-lhe o nome de Issacar (Gn.30.17,18).

O nome Issacar significa "galardão", Lia sentiu-se recompensada por Deus com o nascimento do seu quinto filho, por isso chamou o seu nome Issacar.

PROFECIA ACERCA DE ISSACAR.

Issacar é um jumento forte, deitado entre as suas cargas. Quando ele percebe como é bom o seu lugar de repouso e como é aprazível a sua terra, curvará seus ombros ao fardo e se submeterá a trabalhos forçado (Gn.49.14,15).

AS GERAÇÕES DE ISSACAR.

1- Uma Geração Acomodada e Escrava do Trabalho.

Issacar é um jumento forte, deitado entre as suas cargas. Quando ele percebe como é bom o seu lugar de repouso e como é aprazível a sua terra, curvará seus ombros ao fardo e se submeterá a trabalhos forçado (Gn.49.14,15).

Durante muitos anos, a geração de Issacar viveu apenas no cumprimento da parte negativa da profecia de Jacó. Estava difícil nascer na tribo de Issacar alguém que cumprisse a primeira parte da bênção. Eles eram fortes podiam se libertar do jugo do inimigo opressor, mas se acomodaram. Preferiram viver como escravos em sua própria terra.

Aqui nós aprendemos que, uma geração inteira pode fracassar, quando um pensamento medíocre se apodera de uma liderança que já se sente derrotado antes de entrar na batalha. Com este pensamento de fracasso, prefere se acomodar e não ir a luta.

2- Uma Geração de Guerreiros Dispostos a Enfrentar o Inimigo.

Os lideres de Issacar estavam com Débora; sim, Issacar também estava com Baraque, apressando-se após ele até o vale. Nas divisões de Ruben houve muita indecisão (Jz.5.15).

Em seu cântico, Débora, juíza em Israel, informa que os principais da tribo de Issacar estavam com ela na vitória contra o exército do comandante Sísera. Deus sempre espera que o seu povo tenha fé e coragem para conquistar coisas extraordinárias. Esta nova geração de Issacar era ousada e destemida, eles uniram-se a Débora na peleja contra o capitão Sísera e seu exército e foram vitoriosos.

Isto é o que Deus espera de nós, que sejamos uma geração de homens e mulheres ousados e destemidos, unidos na peleja contra as hostes da força do mal e o sistema corrupto e pecaminoso.

3- Uma Geração de Conhecedores dos Tempos e Estrategistas de Guerra. 

Dos filhos de Issacar, destros na ciência dos tempos, para saberem o que Israel devia fazer, duzentos de seus chefes e todos os seus irmãos, que seguiam a sua palavra (I Cr.12.32). 

O que o cronista registra acerca dessa outra geração dos filhos de Issacar é surpreendente. Ele lista duas qualidades que são de suma importância: Eram peritos no conhecimento dos tempos e estrategistas. Essa geração dos filhos de Issacar possuía uma marca que os diferenciavam das outras tribos: Conhecimento e discernimento. Não eram pegos de surpresa, mas eles surpreendiam. Estavam sempre à frente e o rei só tomava decisões após consultá-los. Eram homens estrategistas, que sabiam o que o povo deveria fazer, e como fazer em qualquer circunstância. 

CONCLUSÃO:

A geração de Issacar foi bem sucedida na sua época, porque soube viver e agir de forma diferente. Precisamos urgentemente aprender a interpretar os sinais de nosso tempo, como fez os filhos de Issacar em seus dias. Quando discernimos o tempo certo de Deus em nossas vidas, cresceremos e amadureceremos na fé. A nossa geração precisa sair da inercia e mergulhar na dimensão do Espírito Santo, para discernir os tempos e ver o que ninguém consegue ver. Deus está levantando uma geração de crentes dotados de conhecimentos, com habilidades de discernir os tempos, sem se embaraçar com as coisas deste mundo tenebroso. Amém! 

domingo, 9 de agosto de 2020

ONDE DEUS HABITA?

A Bíblia diz que Deus habita na sua eterna morada, nos céus. Porém, a Bíblia também revela outros lugares onde Deus habita e manifesta a sua presença. Quando os rabinos faziam referência a "Shekinah" eles não se referiam só a presença ou a glória de Deus, mas o lugar da sua habitação. Segundo pesquisa da fonte Wikipédia, a etimologia do termo "Shekinah" é derivada do verbo hebraico Shakhan. No hebraico bíblico, esta palavra nunca foi usada, apenas a sua raiz, na forma verbal. Shekhinah significa literalmente, assentamento, habitação ou moradia. A palavra Shekhinah só aparece na Cabala hebraica. O verbo Shakhan é usado na Bíblia hebraica (ver Êxodo 40:35 " Moisés não podia entrar na tenda da congregação, porquanto a nuvem permanecia [Shakhan] sobre ela, e a glória do SENHOR enchia o tabernáculo"). "A Shekinah", como uma ideia concreta, aparece só na Literatura rabínica, havendo somente "alusões" a esta presença divina, no meio do povo de Israel, na Torá, quando Deus disse ao seu povo: "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles (Ex.25.8). Na Antiga Aliança, Deus habitava no meio do povo, na Nova Aliança, Deus habita dentro do seu povo, pelo Espírito Santo que nos foi enviado.

OITO LUGARES ONDE DEUS HABITA.

1- DEUS HABITA NUM ALTO E SANTO LUGAR.

Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is.57.15 N.V.I.).

2- DEUS HABITA ENTRE OS QUERUBINS.

Ó Pastor de Israel, dá ouvidos; tu, que guias a José como um rebanho, que te assentas entre os Querubins, resplandece (Sl.80.1).

Ó SENHOR dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os Querubins; tu és o Deus, tu somente, de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra (Is.37.16).

3- DEUS HABITA NA LUZ INACESSÍVEL.

... Aquele que tem, Ele só, a imortalidade e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver; ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém! (I Tm.6.16).

4- DEUS HABITA NOS CÉUS.

Para ti, que habitas nos céus, levanto os meus olhos (Sl.123.1).

5- DEUS HABITA NUMA SANTA MORADA.

Cale-se, toda a carne, diante do SENHOR, porque Ele despertou na sua Santa Morada (Zc,2.13).

6-  DEUS HABITA NA ASSEMBLEIA DOS SANTOS.

Deus deve ser em extremo tremendo na assembleia dos santos e grandemente reverenciado por todos os que o cercam (Sl.89.7).

7- DEUS HABITA ENTRE OS LOUVORES.

Porém tu és santo, o que habitas entre os louvores de Israel (Sl.22.3).

8- DEUS HABITA NO CRENTE.

Jesus disse: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada (Jo.14.23).

Paulo disse: Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? (I Co.3.16). Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo (II Co.6.16b).

CONCLUSÃO: 

Deus habita em um coração humilde e dependente Dele. O profeta Isaías nos diz que, apesar da grandeza de Deus, Ele nos favorece com a sua graça e vem habitar dentro de um coração contrito. Pois assim diz o Alto e Sublime, que vive para sempre, e cujo nome é santo: Habito num lugar alto e santo, mas habito também com o contrito e humilde de espírito, para dar novo ânimo ao espírito do humilde e novo alento ao coração do contrito (Is.57.15 N.V.I.). Amém! 

sábado, 8 de agosto de 2020

EMANUEL CHEGOU!

Tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que o SENHOR dissera pelo profeta: A virgem ficará grávida e dará à luz um filho, e o chamarão Emanuel, que significa "Deus conosco" (Mt.1.22,23).

A vinda de Emanuel foi profetizada por Isaías 700 anos antes de Ele vir a terra nascer de uma virgem. Havia trevas, escravidão, opressão e total domínio do inimigo. O povo sofria e não tinha esperança de dias melhores. Mas, havia uma promessa de que, o Emanuel viria para trazer luz, libertação e alegria para o povo sofrido que andava em trevas e sem esperança. O profeta diz: Contudo, não haverá mais escuridão para os que estavam aflitos. No passado ele humilhou a terra de Zebulom e de Naftali, mas no futuro honrará a Galileia dos gentios, o caminho do mar, junto ao Jordão. O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz. Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus poderoso, Pai Eterno, Príncipe da Paz (Is.9.1,2,6). A vinda de Emanuel foi motivo de grande regozijo, tanto para os judeus como para os gentios. 

EMANUEL NA PROFECIA DE ISAÍAS.

O reinado de Acaz sobre a nação de Judá foi marcado por instabilidades, decorrente do ataque da coalizão Síria-Israel (7.1). De acordo com os livros de Reis e Crônicas, essa invasão representou uma punição aplicada por Deus em decorrência da infidelidade do rei e do povo (II Rs.16.2-5; II Cr.28.1-5). Todavia, Deus haveria de usar de misericórdia e a sua graça iria alcançar a descendência de Davi para garantir a vinda do Descendente "Emanuel". Emanuel nasceu como sinal da graça do SENHOR oferecida a Acaz (7.14). Emanuel significa Deus conosco, e Isaías utilizou esse nome para assegurar a Acaz que os projetos e ordens da Assíria não prevalecerão contra Judá (8.9,10), pois este pertence a Emanuel, não à Assíria! 

EMANUEL REVELADO NA PESSOA DE JESUS.

O nome "Emanuel" é citado por duas vezes na profecia de Isaías (7.14; 8.8b). Considerando o contexto histórico na época dessa profecia, essa criança nasceu nos dias de Acaz, nesse caso a profecia teve um duplo cumprimento. A longo prazo, essa profecia se refere a Jesus e teve seu cumprimento 700 anos depois. Conforme a profecia, Mateus e Lucas registram que Jesus nasceu da virgem Maria (Mt.1.18; Lc.1.26-35). Mateus inclusive o chama de Emanuel (Mt.1.23). 

O termo "Emanuel" é de origem hebraica, formado por duas palavras: "Immanu" + "El". A terminação "El", encontra-se em vários nomes hebreus já conhecidos. O próprio nome Israel tem a terminação "El". Que significa, "aquele que luta com Deus". Não contra Deus, mas a favor. Ou seja, Deus por nós.

ISRAEL - Deus por nós.

EMANUEL - Deus conosco.

Emanuel subiu ao céu e enviou o Espírito Santo para habitar na igreja. Além da sua presença está conosco como Ele prometeu (Mt.28.20). Paulo declarou: "Cristo em vós, a esperança da glória" (Cl.1.27). 

CONCLUSÃO: 

O Diabo temia e tremia quando ouvia falar sobre a vinda de Emanuel, porque ele sabia que seus dias estavam contados. O seu império de opressão e escravidão sobre as vidas, acaba com a chegada de Emanuel. Agora o nosso Emanuel chegou trazendo salvação, libertação, cura e alegria para as vidas que antes estavam arruinadas e presas como escravas de Satanás. Agora podemos dá graças a Deus Pai, que nos enviou seu Filho para ser o nosso Emanuel. Amém! 

sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O NOME MAIS EXÓTICO DA BÍBLIA.

Na Bíblia, nós vamos encontrar vários nomes extravagantes com significados proféticos. Geralmente, os nomes na cultura judaica têm um significado que revela algum traço do caráter da pessoa. Por vezes também, os nomes tinham um significado profético e servia como sinal do cumprimento de uma profecia. Há um episódio inusitado na vida do profeta Isaías, Deus mandou o profeta tomar uma placa e escrever de forma legível um nome comprido e estranho, depois lhe disse que este nome seria o nome do seu filho que havia de nascer (8.1-3). O nome deste menino foi um sinal profético para as nações da Síria e Israel (8.4).  
O SENHOR me disse: Tome uma placa de bom tamanho e nela escreva de forma legível: Maher-Shalal-Hash-Baz. E chame o sacerdote Uzias, e Zacarias, filho de Jeberequias, como testemunhas de confiança. Então deitei-me com a profetisa, e ela engravidou e deu à luz um filho. E o SENHOR me disse: Dê-me o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz. Pois antes que o menino saiba dizer papai ou mamãe, a riqueza de Damasco e os bens de Samaria serão levados pelo rei da Assíria (Is.8.1-4 N.V.I.).
Isaías e sua esposa (referida aqui como profetisa) tiveram um filho, a quem chamaram de "Rápido Despojo-Presa Segura", conforme o SENHOR lhe havia falado.
Isaías chama duas testemunhas fidedignas a fim de confirmar a data e o registro da mensagem (8.2). Esse era o procedimento padrão para registrar documentos legais naquela época (Dt.19.15-17; Jr.32.10-12). Sob inspiração divina Isaías empregava várias maneiras para proferir suas mensagens. 

MAHER-SHALAL-HASH-BAZ - Significado: "Rápido Despojo-Presa Segura".
A expressão é uma advertência  de julgamento vindouro.
Este nome tem um significado profético, ele fala sobre a ruína dos reinos de Israel e da Síria, que serão atacados e escravizados pelo rei da Assíria. 

LIÇÃO EXTRAÍDA DO TEXTO.
Aqui nós aprendemos que, quando insistimos no erro e esgotamos a paciência de Deus como fez a nação de Israel, Ele usa o ímpio como instrumento para nos punir, a fim de que, aprendamos a lição e voltemos para Ele.