sexta-feira, 7 de agosto de 2020

O NOME MAIS EXÓTICO DA BÍBLIA.

Na Bíblia, nós vamos encontrar vários nomes extravagantes com significados proféticos. Geralmente, os nomes na cultura judaica têm um significado que revela algum traço do caráter da pessoa. Por vezes também, os nomes tinham um significado profético e servia como sinal do cumprimento de uma profecia. Há um episódio inusitado na vida do profeta Isaías, Deus mandou o profeta tomar uma placa e escrever de forma legível um nome comprido e estranho, depois lhe disse que este nome seria o nome do seu filho que havia de nascer (8.1-3). O nome deste menino foi um sinal profético para as nações da Síria e Israel (8.4).  
O SENHOR me disse: Tome uma placa de bom tamanho e nela escreva de forma legível: Maher-Shalal-Hash-Baz. E chame o sacerdote Uzias, e Zacarias, filho de Jeberequias, como testemunhas de confiança. Então deitei-me com a profetisa, e ela engravidou e deu à luz um filho. E o SENHOR me disse: Dê-me o nome de Maher-Shalal-Hash-Baz. Pois antes que o menino saiba dizer papai ou mamãe, a riqueza de Damasco e os bens de Samaria serão levados pelo rei da Assíria (Is.8.1-4 N.V.I.).
Isaías e sua esposa (referida aqui como profetisa) tiveram um filho, a quem chamaram de "Rápido Despojo-Presa Segura", conforme o SENHOR lhe havia falado.
Isaías chama duas testemunhas fidedignas a fim de confirmar a data e o registro da mensagem (8.2). Esse era o procedimento padrão para registrar documentos legais naquela época (Dt.19.15-17; Jr.32.10-12). Sob inspiração divina Isaías empregava várias maneiras para proferir suas mensagens. 

MAHER-SHALAL-HASH-BAZ - Significado: "Rápido Despojo-Presa Segura".
A expressão é uma advertência  de julgamento vindouro.
Este nome tem um significado profético, ele fala sobre a ruína dos reinos de Israel e da Síria, que serão atacados e escravizados pelo rei da Assíria. 

LIÇÃO EXTRAÍDA DO TEXTO.
Aqui nós aprendemos que, quando insistimos no erro e esgotamos a paciência de Deus como fez a nação de Israel, Ele usa o ímpio como instrumento para nos punir, a fim de que, aprendamos a lição e voltemos para Ele. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário