sábado, 15 de outubro de 2016

AÍ VEM O NOIVO!

Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! (Mt.25.6).

Nesta parábola Jesus nos ensina sobre a necessidade de vigiarmos e de estarmos preparados para a qualquer momento encontrarmos com o noivo (Jesus) na sua vinda.
Esta parábola é um relato de um casamento judaico. Havia duas fases nos casamentos judaicos típicos da época de Cristo. Na primeira, o noivo ia à casa da noiva e participava da cerimônia de entrega da noiva. Na segunda fase, o noivo voltava e a levava para um grande banquete em sua casa. As virgens eram damas de honra e tinham o dever cerimonial de preparar a noiva para encontrar com o noivo e recepcioná-lo na sua chegada.
As candeias eram grandes lamparinas alimentadas por azeite capazes de permanecerem acessas ao ar livre por um bom tempo. Quando o azeite da candeia era totalmente consumido era necessário um novo abastecimento para permanecer acessa.
Essa parábola nos traz uma mensagem sobre a necessidade do cristão estar sempre preparado e vigilante, pois a volta do SENHOR é certa, repentina e iminente.

LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER NA PARÁBOLA DAS DEZ VIRGENS:

CANDEIAS.
Portanto, o Reino dos céus será semelhante a dez virgens que pegaram suas candeias e saíram para encontrar-se com o noivo (Mt.25.1).
Estejam cingidos os vossos lombos, e acessas, as vossas candeias (Lucas, 12.35).
Lombos cingidos, nos fala de prontidão. Devemos estar alertas e prontos para nos encontrarmos com o Noivo que há de vir.
Candeias acessas é um símbolo da luz, precisamos ter luz e andarmos na luz para podermos nos encontra com o Noivo.

AZEITE.
As que eram inconsequentes, ao pegarem suas candeias, não levaram azeite de reserva consigo. Entretanto, as prudentes, levaram azeite em vasilhas, junto com suas candeias (Mt.25.3,4). 
Azeite na bíblia é símbolo do Espírito Santo. Precisamos ter o Espírito Santo na nossa vida para nos guiar, nos ensinar, nos consolar e nos conduzir ao Noivo.
E não vos embriagues com o vinho, em que há contendas, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18).

PRUDÊNCIA. 
Cinco delas eram prudentes, e cinco, insensatas (Mt.25.2).
Prudência é uma virtude que todo cristão deve ter, a prudência é uma prevenção, um preparo antecipado antes que algo aconteça. A igreja de Jesus deve estar preparada para sua vinda, e não se preparando. Quem não anda prudentemente é uma pessoa insensata, e pode ser pego de surpresa.
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus (Ef.5.15,16).

O CLAMOR DA MEIA NOITE.
Mas, à meia noite, ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo! Saí-lhe ao encontro! (Mt.25.6).
Meia noite na bíblia sempre expressa exatidão de tempo de um fato ocorrido. Na verdade os acontecimentos e cumprimentos das profecias bíblicas nos sinalizam que estamos perto da meia noite profética de Deus, e que a qualquer momento pode ocorrer a iminente vinda de Jesus para arrebatar a sua igreja.

CONCLUSÃO:
Que possamos estar vigilantes quanto a vinda do Noivo. Pois, assim como as virgens prudentes estavam preparadas e vigilantes a espera do noivo, deve também a igreja, que é a noiva de Jesus estar preparada para a volta do Noivo. A sua vinda é certa. Que as nossas lamparinas estejam acessas e cheias de azeite, porque a qualquer momento o Noivo está chegando. Amém!

quarta-feira, 12 de outubro de 2016

DEUS TEM UMA PALAVRA PRA VOCÊ

O rei ficou só, assentado em sua cadeira real na sala de verão, no terraço. Eúde chegou bem perto dele e esclareceu: “Trago uma mensagem de Deus para ti, ó rei!” Imediatamente o rei se levantou do trono. Então, rapidamente, Eúde estendeu a mão esquerda, apanhou a espada de sua coxa direita e cravou-a na barriga do rei (Juízes, 3.20,21). ... Agora, pois, estamos todos presentes diante de Deus, para ouvir tudo quanto por Deus te é mandado (Atos, 10.33).

Ouvir uma boa palavra em tempos de crise, em momentos critico da nossa vida, quando muitas vezes nos encontramos em um beco sem saída é algo revigorante, é como balsamo na nossa alma. 
Deus sempre tem uma palavra certa no momento oportuno para nossa vida, Ele conhece as nossas necessidades e sabe de tudo a nosso respeito.
Quando nós abrimos nosso coração para receber a palavra de Deus e ouvir Deus falar, a história da nossa vida começa a mudar. Deus jamais negou a sua palavra, desde o princípio da criação Deus vem sempre falando com o homem. Dependendo de cada situação a palavra de Deus pode vir recheada de juízo, edificação ou consolação.
Você já ouviu muitas palavras por parte de várias pessoas, e até de pessoas influentes, talvez você até acreditou e confiou, mas foi decepcionado (a). Porém há um Deus que não nos decepciona, quando Ele fala a sua palavra é fiel e verdadeira. 
Existem pessoas que entram em desespero e vão em busca de uma palavra em tudo quanto é lugar, elas querem respostas para seus dilemas e soluções para os seus problemas. Buscam em toda parte, mas esquecem de consultar a bíblia, a palavra de Deus. Deus tem uma palavra para você, abra a bíblia e leia-a e Deus vai falar com você. Amém!

Quando Deus fala a sua palavra tem endereço certo, ela cumpri o seu propósito e não volta vazia. Assim está escrito: Como a chuva e a neve descem dos céus e não retornam para eles sem regarem a terra e fazerem-na brotar e florescer, a fim de que ela produza sementes para o semeador e pão para os que dele se alimentam, assim também acontece com a Palavra que sai da minha boca: Ela não voltará para mim vazia, mas realizará toda a obra que desejo e atingirá o propósito para o qual a enviei (Isaías, 55.10,11).
Deus falou através do profeta Jeremias acerca da invasão do rei da Babilônia e que este levaria cativa a nação de Judá. Porém, muitos não acreditaram, inclusive o rei de Judá, que mandou prendê-lo. Passado dias o rei decidiu soltá-lo e ouvi-lo novamente. 
Então o rei mandou buscá-lo e Jeremias foi trazido ao palácio. E, secretamente, o rei lhe indagou: “Há alguma Palavra da parte do SENHOR?” Ao que imediatamente replicou Jeremias: “Há!” E, concluiu: “Eis que serás entregue nas mãos do rei da Babilônia!”(Jeremias, 37.17).
Deus quando fala a sua palavra não muda, ela é fiel aos propósitos de Deus.
Ouça a voz de Deus e obedeça, porque Deus tem pensamentos de paz e prosperidade a seu respeito.
Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então, me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração ( Jeremias, 29.11-13).
Descanse na palavra de Deus, Ele proverá todas as coisas, a última palavra é a de Deus, o resto são prognósticos falíveis. Amém!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

A GLÓRIA DA SEGUNDA CASA

Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. A glória desta última casa será maior do que a da primeira, diz o SENHOR dos Exércitos, e neste lugar darei a paz, diz o SENHOR dos Exércitos (Ageu, 2.6,7,9).
A glória da segunda casa (templo) não dizia respeito ao seu tamanho nem ao esplendor do material usado na sua construção. Até porque, em comparação com o primeiro templo, o segundo foi inferior, a ponto de despertar um sentimento de tristeza e choro nos anciãos que viram o que fora construído por Salomão. A glória da segunda casa estava ligada à vinda do Messias, Jesus Cristo, o verdadeiro templo de Deus e a real manifestação da sua glória.

Agora vamos estudar com mais profundidade a profecia dita por Ageu, profeta da reconstrução. O capítulo 2 do livro de Ageu versículos de 1 ao 9 tem a ver com a reconstrução do templo de Jerusalém.

Os Judeus tiveram alguns templos. O mais famoso foi aquele construído nos dias do rei Salomão e destruído por Nabucodonosor, quando invadiu Jerusalém. O segundo templo foi erguido pelo governador Zorobabel, nos tempos de Ageu, e ficou conhecido como “o templo de Zorobabel”. Já o terceiro foi chamado de o “templo de Herodes”.
Vamos conhecer um pouco da história de cada templo? O de Salomão foi o mais famoso. Ele começou a ser planejado por Davi, pai de Salomão. Coube a Davi preparar todos os materiais para essa obra. Entre outras coisas estavam cem mil talentos de ouro e um milhão de talentos de prata (I Crônicas 22:14).
Para que você possa avaliar o tamanho e o valor de tudo isso quero atualizar em medidas de nossos dias (um talento, equivale a 28,38 kg. a 30,27 kg). Somente em ouro foi utilizado o equivalente a três mil e vinte e sete quilos; já de prata, foi o equivalente a 30 mil e 279 quilos. O luxo desse templo foi algo incomparável, na época.
Quando este templo foi dedicado ao Senhor, a glória de Deus tomou conta dele (II Crônicas, 7.1-3). “A construção do templo iniciou no quarto ano do reinado de Salomão (I Reis 6:1)” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, vol.6, p. 429).
“O templo construído por Salomão chegou ao fim por ocasião do reinado de Zedequias. Ele rebelou-se contra Nabucodonosor. No revide babilônico, a cidade de Jerusalém caiu, em 586 AC. Zedequias tentou fugir, sob a escuridão da noite, mas acabou sendo capturado pelas tropas inimigas. O templo e a cidade foram incendiados. Dessa maneira acabaram os trezentos e oitenta anos de história deste templo” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, vol.6 p. 434).

O segundo templo mencionado é o de Zorobabel. Este foi construído nos dias do profeta Ageu. Foi uma construção muito inferior a de Salomão. Ciro, rei da Pérsia, quando conquistou Babilônia, ordenou que os Judeus voltassem para a Palestina e deu condições para que a cidade e o templo fossem reedificados. “De acordo com o decreto de Ciro, o templo de Jerusalém deveria ser reconstruído com trinta metros de largura e trinta metros de altura… O templo de Zorobabel tornou-se conhecido como o segundo templo, e continuou servindo até o ano 20 AC, mais ou menos. Portanto perdurou mais de cem anos que o primeiro” (Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia vol.6, p. 436).
Essa construção, nos dias do rei Herodes, sofreu reformas e alterações. Por economia de tempo, não vou mencioná-las, mas acabou ficando um templo majestoso e imponente. Ele foi reconstruído com pedras calcárias brancas que, ao serem polidas, davam uma aparência extraordinária. Este templo era o orgulho dos Judeus nos dias de Cristo.
Creio que agora já temos as informações necessárias para compreendermos a profecia de Ageu. Nos dias do profeta, o povo estava mais preocupado em cuidar dos seus interesses, do que dos de Deus.
Quando o segundo templo começou a ser reconstruído, foram vistas duas reações bem distintas. Os mais velhos choravam de tristeza, e os mais jovens, gritavam de alegria (Esdras 3:12). Os mais velhos viam um templo bem menor do que o primeiro, e os mais jovens estavam felizes, porque um templo estava sendo finalmente construído.
A inferioridade do templo era motivo de desânimo para os mais velhos. E o pior é que os mais jovens estavam sendo afetados grandemente pelas criticas e murmurações dos idosos. Os mais velhos estavam mais preocupados com a glória do templo, do que com as bênçãos espirituais que o templo podia proporcionar.
Na profecia de Ageu, este templo receberia o Desejado de todas as Nações. Quando Ele viesse as nações seriam abaladas, a terra iria tremer. Era para isto que o povo nos dias de Ageu deveria olhar. Os olhos deveriam estar direcionados um pouco mais para frente. Esse templo seria muito mais famoso do que o de Salomão. Nos dias de Salomão apenas uma glória encheu o templo, mas na segunda construção, que o profeta procurava entusiasmar o povo para erguer, receberia o próprio Filho de Deus. E assim foi.

“Encherei de glória esta casa”, era a promessa de Deus a um povo desanimado. Para os Judeus o que dava a glória era o ouro e a prata que havia em abundância no templo de Salomão, mas para Deus o que iria frequentar o segundo templo, era muito superior a prata e o ouro. O que iria frequentar o templo era o Dono da prata e do ouro de todo o mundo e a sua glória maior e mais elevada do que a glória da primeira casa.

CONCLUSÃO:
Amigo, o que é que tem valor para você? É a prata ou o ouro? Ou é a pessoa de Cristo? Os judeus daquela época tiveram essa grande dificuldade pela frente. E hoje a história com facilidade é repetida. Pela prata e ouro, as pessoas dedicam muito de seu tempo e gastam suas energias, porque para eles é isto que tem grande valor, e bem poucos veem valor na pessoa de Jesus Cristo.
Que Deus nos ajude a ver mais valor – muito mais valor – na pessoa de Jesus Cristo.
Creia no Senhor e você estará seguro. Creia nos profetas dEle e você prosperará. Amém!

domingo, 9 de outubro de 2016

LUTAS E VITÓRIAS

Bendito seja o SENHOR, minha rocha, que adestra as minhas mãos para a peleja e os meus dedos para a guerra (Salmos, 144.1).

Viver é um desafio, a luta pela vida começa deste o ventre da nossa mãe. No útero materno é travada uma guerra, são milhões de espermatozoides na disputa pela vida e só um consegue vencer e sobreviver.
A nossa vida é pontilhada de desafios e precisamos lutar a cada dia para vencê-los. Todos os dias enfrentamos uma luta, cada dia que passa é mais uma batalha ganha. É impossível termos vitória se não houver luta. Um guerreiro vai à luta, os covardes desistem e só os perseverantes são vencedores. É preciso lutar pelos nossos objetivos, se não lutamos não temos vitória e se não vamos a luta não vale a pena viver.
Muitas vezes temos que pagar um preço muito alto para sabermos valorizar aquilo que conquistamos. Nada vem fácil, e o que vem não tem valor. Deus nunca nos dá as coisas com facilidades, sempre tem uma luta, uma prova, um obstáculo. Ele prometeu ao seu povo, a nação de Israel, que eles iriam habitar em uma terra boa que mana leite e mel. Porém, eles teriam que lutar, expulsando os inimigos para conquistar a terra.
O problema é quando as pessoas se acomodam, não movem uma palha e pensar que Deus vai fazer tudo por elas. Temos que ir à luta, devemos fazer a nossa parte e Deus fará por nós aquilo que não podemos.

Não desista, não desanime, não jogue a toalha, não chute o balde, não quebre o pau da barraca; Deus está contigo Ele vai te ajudar e você vencerá mais uma vez. Está escrito: Não temas, porque estou contigo; não te assustes, porque sou o teu Deus; Eu te fortaleço, ajudo e sustento com a mão direita da minha justiça.
“Todos os que se revoltam contra ti serão humilhados e frustrados; serão reduzidos a nada; e os que se colocam contra ti perecerão.
Ainda que busques os que lutam contra ti, não os encontrarás; e os que guerreiam contigo serão reduzidos a nada e perecerão.
Porque Eu, o SENHOR teu Deus, te seguro pela mão direita e te declaro: Não temas, Eu te ajudo (Isaías, 41.10-13) 
Jesus disse: No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo; eu venci o mundo (João, 16.33). 
Eis que estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém! (Mateus , 28.20).
Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (I Co.15.57).
Em Cristo somos mais que vencedores. Amém!

sexta-feira, 7 de outubro de 2016

SER DISCÍPULO DE JESUS

Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos (João, 8.31).

JESUS o Mestre por excelência, quando iniciou seu ministério a sua preocupação principal foi fazer discípulos, para que estes dessem continuidade a sua obra ministerial. No começo Ele escolheu apenas doze aos quais deu o nome de apóstolos, em seguida convocou mais setenta, que em continuidade multiplicou-se em milhões. Hoje nós temos no mundo todo quase dois bilhões de seguidores de Jesus.
Todavia, devemos entender que existe uma diferença entre ser seguidor e ser discípulo. O seguidor é aquele que simplesmente segue, é um grande admirador do mestre, mas ele não tem nenhum compromisso, ele não está comprometido com os ensinamentos do mestre. Ou seja, ele é um falso discípulo. O discípulo verdadeiro ele não apenas segue, mas está comprometido com o mestre e com os seus ensinamentos; ele se esforça para andar nos passos de seu mestre, procurando cada vez mais imitá-lo.
Em última analise, ser discípulo de Jesus implica em viver uma vida de renúncias totalmente voltada para o Reino de Deus, e se possível até morrer pela causa do Mestre.

AS QUALIDADES DOS DISCÍPULOS DE JESUS:

VIVE UMA VIDA DE RENUNCIAS.

E dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me (Lc.9.23).
Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo (Lc.14.33).

Estamos vivendo uma época em que muitos estão se dizendo seguidores de Cristo, discípulos de Jesus; mas na prática as suas atitudes, o seu comportamento e as suas obras não correspondem a vida de um verdadeiro discípulo de Jesus. Muitos entram no evangelho, mas o evangelho não entra neles; vivem um evangelho sem compromisso e sem renuncia. Querem viver um evangelho de facilidades, visando sempre prosperidades materiais e trocando o evangelho da cruz de Cristo, pelo evangelho de um Jesus capitalista.
A verdade é que muitos não querem viver uma vida de renuncias, mas os verdadeiros discípulos de Jesus já renunciou tudo que desagrada ao seu mestre.

VIVE NA PRÁTICA DA PALAVRA DE DEUS.

Jesus dizia, pois, aos judeus que criam nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente, sereis meus discípulos (Jo.8.31).
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha (Mt.7.24).

Na época de Jesus, muitos o seguia, uns por curiosidade, outros por interesse, outros para observá-lo para querer pegá-lo e contradição. A bem da verdade é que alguns criam nele, escutavam as suas pregações e ensinos, porém não praticavam e nem permaneciam nos seus ensinamentos. Hoje não é diferente, muitos dizem que crer em Jesus, lê a bíblia, são simpatizante do evangelho, outros até frequentam a igreja; mas não praticam a palavra de Deus. O verdadeiro discípulo ele permanece na palavra de Deus e pratica a mesma.

VIVE NA PRÁTICA DO AMOR.

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (Jo.13.35).
O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros (Rm.12.9,10).

Um verdadeiro discípulo de Jesus, ele não deve viver em desunião, nem fazendo guerra por causa de rótulo de denominação de igreja. Ele respeita as diferenças, e procura viver em paz com todos. O que vai credenciar e identificar um verdadeiro discípulo de Jesus, não a sua forma de se vestir, ou os seus usos e costumes e sim o amor. É preciso que o amor se manifeste através de atitudes e não só de palavras fingidas. Jesus ainda continua dizendo: Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros (João, 13.35).  

VIVE UMA VIDA FRUTÍFERA.

Nisto é glorificado meu pai: que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos (Jo.15.8).
Não me escolheste vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao pai ele vos conceda (Jo.15.16).

A vontade de Deus é que os seus filhos vivam uma vida frutífera, e nunca deixem de dá frutos. Na verdade o que identifica o verdadeiro cristão, os discípulos de Jesus; não são os dons, e sim os frutos. Para que esse fruto seja permanente é preciso estar ligado na videira verdadeira que é Jesus. O verdadeiro discípulo ele não só dá fruto no tempo de muita alegria e abundância, mas mesmo na adversidade e no tempo de sequidão, ele permanece dando fruto. A palavra de Deus nos diz, no livro de Jeremias capítulo17. vers.7,8:
Bendito o homem que confia no SENHOR, e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele será como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se fadiga nem deixa de dar fruto. 

Que nós os crentes em Jesus, possamos permanecer dando frutos para a glória de Deus. Só assim seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus. Amém!

SÃO PARECIDOS COM JESUS.

Em Antioquia, foram os discípulos pela primeira vez, chamados cristãos (Atos,11.26).

Ser discípulo de Jesus é ser parecido com Ele. Será que as pessoas veem em nossas atitudes o caráter de Cristo? Será que nossas ações e o nosso testemunho de vida são parecidos com Cristo? Os discípulos foram chamados pela primeira vez de cristão na cidade de Antioquia pelo fato de serem reconhecidos como seguidores de Cristo. Hoje muitos cristãos dizem ser discípulos de Jesus, mas as suas atitudes não correspondem a postura de um verdadeiro discípulo de Jesus. Ser discípulo de Jesus implica em ser parecido com Ele nas ações, atitudes e caráter. É fácil? Não é fácil, porém não é impossível. Está escrito: Aquele que diz que está Nele também deve andar como Ele andou (I João, 2.6). Paulo diz: Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Timóteo, 2.19). Amém!

domingo, 2 de outubro de 2016

ELEIÇÃO E PREDESTINAÇÃO

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos elegeu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença. E, em seu amor, nos predestinou para sermos adotados como filhos, por intermédio de Jesus Cristo, segundo a benevolência da sua vontade, para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no Amado (Efésios, 1.3-6).

A eleição Divina é um conceito teológico sempre presente nas cartas paulinas (Rm.8.28-30; Cl.3.12; I Ts.1.4; II Ts.2.13; Tt.1.1). Paulo por repetidas vezes escreve sobre este tema, por entender que Deus na sua soberania já havia determinado em Cristo a nossa eleição. Deus nos elegeu por meio de sua determinação soberana, na qual Ele nos deu sua graça salvadora sem considerar quaisquer possíveis méritos e deméritos nas pessoas escolhidas. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação do Espírito Santo, que abundantemente ele derramou sobre nós por Jesus Cristo, nosso Salvador (Tito, 3.5,6). Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isso não vem de vós; é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie (Efésios, 2.8,9). 
Todos nós fomos eleitos e predestinados em Cristo. Cristo é a ancora da nossa salvação pelo qual estamos seguros. Sem Cristo não existe eleição, a arca da nossa salvação é Cristo. Enquanto estivermos abordo no barco da salvação que é Cristo, estamos indo em direção ao porto seguro da nossa salvação. 
Fomos eleitos e predestinados Nele (em Cristo Jesus).

A eleição é uma doutrina misteriosa, mas maravilhosa; é uma doutrina que, embora não deixe espaço para o orgulho e vaidade, é porém uma grande bênção para o homem, pois garante a salvação de cada um dos eleitos de Deus. Alguns repudiam a doutrina da eleição, dizendo que mostra ser respeitadora de homens, mas deixa alguns sem esperança de salvação. A verdade é que ninguém pode saber se ele pertence aos eleitos ou não eleitos, exceto crendo ou então morrendo sem arrependimento, o que coloca a questão toda no nível da fé ou falta de fé do indivíduo. Observe o que Jesus diz acerca disso: “Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora” (João 6:37). Aí aprendemos: (1) Que só aqueles que foram dados a Cristo no pacto da redenção virão a Ele. Isso se refere, é claro, à eleição. (2) Todos aqueles que foram assim dados virão a Cristo. A salvação de todos os eleitos é assegurada pelo chamado eficaz e a atração deles. Essa é graça eficaz ou irresistível. (3) Que embora essas coisas sejam gloriosamente assim, há porém também a esperança para todos os que se achegam a Cristo em fé serão por Ele recebidos. Assim, enfatiza-se a responsabilidade humana, de modo que ninguém pode culpar a Deus por qualquer homem que se perde. Já que ele não pode saber de antemão acerca de sua não eleição, e já que se oferece a promessa de aceitação a todos os que se achegam, o homem perdido se perde exclusivamente por causa de sua própria incredulidade da promessa de Deus, por não aceitarem o plano da salvação.

Ninguém tem a garantia de sua eleição, exceto ao se submeter ao chamado do evangelho e se arrepender de seus pecados e confiar na obra expiatória do Senhor Jesus Cristo, pois essas coisas são as primeiras evidências da eleição de alguém, como está escrito: “… e creram todos quantos estavam ordenados para a vida eterna” (Atos 13:48).

Temos de nos lembrar de que a eleição é totalmente de Deus, que foi realizada na eternidade passada, que é para a salvação, e que inclui todos os meios necessários para cumprir a salvação, como está escrito: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses, 2:13,14). 
Não resta assim nenhum espaço para o louvor do homem e suas obras ou atitudes, mas toda a glória é devida a Deus.

Se nos perguntassem o motivo por que temos de pregar o evangelho se Deus escolheu os homens para a salvação, deixamos Paulo responder: “Mas devemos sempre dar graças a Deus por vós, irmãos amados do Senhor, por vos ter Deus elegido desde o princípio para a salvação, em santificação do Espírito, e fé da verdade; Para o que pelo nosso evangelho vos chamou, para alcançardes a glória de nosso Senhor Jesus Cristo” (2 Tessalonicenses 2:13-14). Se nos perguntassem de modo faccioso o motivo por que então não pregamos somente aos eleitos, respondemos primeiramente que não podemos saber antecipadamente quem são eles, a não ser pela reação deles ao evangelho, mas ainda que pudéssemos saber antecipadamente quem são eles, isso em nada nos aliviaria do dever de “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16:15). Quantos eleitos há, e quem são, de modo algum afeta nossa responsabilidade de proclamar fielmente a todo o mundo o evangelho da graça salvadora de Deus; é responsabilidade de Deus chamá-los através do evangelho que pregamos. O evangelho tem um de dois resultados quando é pregado: justificação ou juízo; assim, Paulo diz: “Porque para Deus somos o bom perfume de Cristo, nos que se salvam e nos que se perdem. Para estes certamente cheiro de morte para morte; mas para aqueles cheiro de vida para vida. E para estas coisas quem é idôneo?” (2 Coríntios 2:15-16). A pregação do evangelho torna mais ainda os homens responsáveis de prestar contas a Deus por sua incredulidade e rejeição.

Portanto, devemos crer e fazer valer a nossa eleição em Cristo, na sua obra redentora na cruz, fazendo cada vez mais firme a nossa salvação pela sua graça. Amém!  

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

SOCORRO E PROTEÇÃO DE DEUS NO SALMO 121.

Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro?
O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Não deixará vacilar o teu pé; aquele que te guarda não tosquenejará.
Eis que não cochilará nem dormirá o guarda de Israel.
O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
O sol não te molestará de dia, nem a lua, de noite.
O SENHOR te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua alma.
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre (Salmos, 121.1-8).

Os salmos 120 a 134 formam uma espécie de hinário muito apreciado, estes salmos são conhecidos como cânticos dos degraus ou cânticos de romagem ou peregrinação. São breves, mas de grande conteúdo teológico, recheados de ensinos e princípios bíblicos. Eles eram cantados durante as peregrinações que ocorriam durante o ano até a cidade Santa de Jerusalém, nas quais os fiéis adoradores chegavam cantando ao monte Sião, a Rocha de Israel (Isaías, 30.29).

MENSAGEM DO SALMO 121.

Este salmo começa com uma pergunta e termina com uma afirmativa.
O poeta deste salmo faz uma indagação diante dos seus problemas ou talvez de um momento crítico que ele estava atravessando. Ele questionar: Elevo os olhos para os montes; de onde me virá o socorro?
Ao ponto que ele mesmo responde: O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
Ele reconhece que é preciso confiar em Deus. Seguindo o exemplo do salmista nós devemos também depositar toda a nossa confiança em Deus. Devemos acreditar que o nosso socorro vem do SENHOR, e nunca da parte do homem. Muitas vezes os nossos "amigos" não podem nos socorrer, os nossos parentes também não, os nossos conhecimentos e recursos financeiros também não são capazes de nos socorrer; então vem a pergunta: De onde me virá o socorro? O nosso socorro vem de Deus, que é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na hora da angústia (Salmos, 46.1).
O salmista usa uma metáfora ao se referir aos luzeiros cósmicos para revelar o cuidado e proteção ininterrupta de Deus; dia e noite para com os seus filhos.
O poeta compara Deus com um vigilante fiel que não dorme nem cochila; mas está sempre atento, guardando os nossos passos e não deixando vacilar nossos pés.
Neste salmo também está dito que o SENHOR nos servirá de sombra, para que possamos descansar Nele.
Em um mundo inseguro e cheio de violência, temos uma promessa de Deus neste salmo. Está escrito:
O SENHOR te guardará de todo o mal; Ele guardará a tua alma (vida).
O SENHOR guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre. Amém!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

CRISTÃOS CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO

E os discípulos estavam cheios de alegria e do Espírito Santo (Atos, 13.52).

Ser um cristão cheio do Espírito Santo em pleno século XXI, se constitui um grande desafio para nossa geração. Nunca foi fácil para um cristão ser cheio do Espírito Santo.
O grande desafio deste século é ser cheio do Espírito Santo, e se manter cheio.
Ser cheio do Espírito Santo implica em esvazia-se de si e das coisas mundanas, e procurar viver para Deus sem reservas. Para ser cheio do Espírito Santo é preciso primeiro se esvaziar de tudo que é contrário a vontade de Deus.
Nem todos que dizem ter o Espírito Santo, são cheios do Espírito Santo. Ser cheio do Espírito Santo, não é simplesmente ser batizado com o Espírito Santo ou falar em línguas estranhas; também não é ter a experiência do novo nascimento ou ter um grande conhecimento teológico; é muito mais que isto.
Ser cheio do Espírito Santo é ter a capacidade dada pelo Espírito Santo de viver uma vida integra e fiel a palavra de Deus, mesmo em meio as lutas e adversidades da vida. É viver uma vida frutífera e demonstrar na sua vida diária a manifestação do fruto do Espírito. É ter a graça abundante de Deus em uma dinâmica poderosa para evangelizar, adorar, contribuir, dá testemunho e executar o serviço cristão em geral.
Por incrível que pareça, é raro se encontrar em pleno século XXI, crentes cheios do Espírito Santo.
Mais do que nunca, Deus está procurando pessoas que queiram enfrentar o desafio para serem cheias do Espírito Santo. É preciso coragem, determinação, renuncia e dependência total de Deus para ser cheio (a) do Espírito Santo.
Em um mundo onde impera o pecado, trazendo consigo a maldade, a violência, a imoralidade e a falta de amor, é preciso sermos cheios do Espírito Santo para vencermos as tentações e andarmos na contra mão do sistema mundano.
A fonte está jorrando, o azeite está sendo derramado é só mergulhar no rio do Espírito e viver uma vida plena na presença de Deus. Amém!

VIVER CHEIO DO ESPÍRITO SANTO: Um privilégio de poucos.

Todo cristão comprometido com Deus deseja do fundo do coração ser cheio do Espírito Santo. Mas, para que isso aconteça é preciso esvaziar o coração de tudo o que nos afasta do Senhor. A palavra ‘esvaziar’ significa ‘tornar vazio, desocupar’. Isto é, devemos desocupar a nossa casa espiritual (coração) para dar lugar ao Espírito de Deus. Se estivermos cheios de orgulho, vontade própria, vaidade, raiva, murmuração etc, então o Espírito Santo não terá espaço para atuar em nossas vidas.
Se somos carnais não temos o Espírito. Porque os que são segundo a carne inclinam-se para as coisas da carne; mas os que são segundo o Espírito, para as coisas do Espírito (Rm.8.5).
É por isso que poucos vivem cheios do Espírito Santo, pois não querem negar a si mesmos e ter uma vida de obediência. Devemos seguir o exemplo de Paulo que abriu mão dos seus títulos religiosos, status sociais e reconhecimento das pessoas, e negou a sua vida para viver os planos de Deus. Veja o que ele disse:
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim (Gálatas 2:20).
Enquanto não morremos para o nosso eu, não poderemos experimentar uma vida cheia do Espírito Santo. A Bíblia diz que "a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam" (Gálatas 5:17).
É impossível alguém ser controlado pela carne e viver a plenitude do Espírito. Para sermos cheios do Espírito Santo precisamos crucificar as obras da carne e renovar nossa mente dia após dia com a Palavra de Deus (Rm.12.1,2). Não é algo fácil, pois requer renúncia, disciplina e perseverança, mas o resultado é maravilhoso! Quando estamos cheios do Espírito Santo, nós produzimos os frutos do Espírito: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio” (Gálatas, 5.22). Quando isto acontece, experimentamos a presença de Deus constantemente no nosso coração. Amém!

domingo, 25 de setembro de 2016

DIFERENÇA ENTRE ALMA E ESPÍRITO

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da ALMA, e do ESPÍRITO, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

O escritor aos hebreus faz uma citação referente a palavra de Deus que nos deixa impressionados diante do poder da palavra. Ele afirma que a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito. A divisão entre a alma e o espírito humano é algo que a ciência dos homens nunca vai conseguir identificar. Portanto, há uma diferença entre a alma e o espírito, essa diferença é perceptível em todas as citações no texto sagrado.

ALMA.

A palavra “alma” se refere não apenas à parte imaterial do homem, mas também à parte material. O homem tem um espírito, mas é uma alma. Em seu mais básico significado, a palavra “alma” significa “vida”. Entretanto, a Bíblia vai além de “vida”, estendendo-se a muitas áreas. Uma delas é o desejo do homem de pecar (Lucas 12:16-21). O homem é mau por natureza, e como resultado, tem a alma contaminada. O princípio da vida é removido no momento da morte física (Gênesis 35:18). A “alma”, como o “espírito”, é o centro de muitas experiências espirituais e emocionais (Jó 30:25; Salmos, 42:2; 43:5; Isaías 61.3; Jeremias 13:17). Sempre que é usada a palavra “alma”, pode se referir à pessoa como um todo, viva ou após a morte.

ESPÍRITO.

A palavra “espírito” se refere somente à faceta imaterial do homem. A humanidade tem um espírito, mas nós não somos um espírito. Entretanto, segundo as Escrituras, somente os crentes, aqueles onde o Espírito Santo habita, são “espiritualmente vivos”. Os não crentes são “espiritualmente mortos” (Efésios 2:1-5; Colossenses 2:13). Nos escritos de Paulo, o “espírito” era de central importância para a vida espiritual do crente (I Coríntios 2: 11,14; 3:1,15:45; Efésios 1:3; 5:19; Colossenses, 1:9; 3:16). O espírito é o elemento no homem que dá a ele a capacidade de ter um relacionamento íntimo com Deus. Sempre que a palavra “espírito” é usada, se refere à parte imaterial do homem, incluindo sua alma.

ALGUNS TEXTOS BÍBLICOS REFERENTES A ALMA E O ESPÍRITO.   

Na sua mão está a alma de tudo quanto vive, e o espírito de toda a carne humana (Jó. 12.10).

Disse, então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lucas, 1.46,47).

Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madruguei a buscar-te; porque, havendo os teus juízos na terra, os moradores aprendem a justiça (Isaías, 26.9).

E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo (I Tessalonicenses, 5.23).

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração (Hebreus, 4.12).

CONCLUSÃO:
A “alma” e o “espírito” são parecidos na maneira pela qual são usados na vida espiritual do crente. Porém, eles são diferentes em sua identidade. A “alma” é a visão horizontal do homem com o mundo. O “espírito” é a visão vertical do homem com Deus. É importante compreender que ambos se referem à parte imaterial do homem, mas somente o “espírito” se refere à caminhada do homem com Deus. A “alma” se refere à caminhada do homem no mundo, tanto material quanto imaterial.

terça-feira, 20 de setembro de 2016

JESUS DO LADO DE FORA

Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3.20).

Jesus se apresenta aos crentes da igreja de Laodicéia como o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus. Das sete cartas enviadas às igrejas da Ásia, a de Laodicéia é a única que Jesus não encontra nenhuma virtude para elogia-la antes de repreendê-la. As obras dos crentes de Laodicéia não eram boas no momento que Jesus os chamou a prestação de contas. Quem sabe se outrora os crentes de Laodicéia eram cheios de boas obras, fervorosos, espirituais e devotos na adoração a Deus.
Todavia, quando eles começaram a prosperar foram esfriando na fé e se tornando crentes materialistas, que davam prioridades as coisas materiais, amando as riquezas e os prazeres mundanos.
Os crentes de Laodicéia tornaram-se crentes nominais, eles iam ao templo para adorar, eles participavam de toda liturgia do culto, porém eram crentes mornos. Jesus já não tinha lugar nas suas vidas, nem em seus corações. Havia lugar para tudo na igreja de Laodicéia, menos para Jesus. A maior infelicidade dos crentes de Laodicéia foi deixar Jesus do lado de fora.

INFORMAÇÕES SOBRE A CIDADE DE LAODICÉIA:

A cidade de Laodicéia é uma antiga cidade do oeste da Ásia Menor, na atual Turquia ocidental. Os selêucidas Laodicéia construído no século III AC, e era uma próspera cidade romana de mercado na rota de comércio do Oriente. Laodicéia era um centro do cristianismo. 
Laodicéia era a cidade mais rica da região da Frígia na Ásia Menor na época do império Romano, ficava próximo a cidade de Filadélfia e da atual Denizli. Era conhecida em todo o mundo antigo por seus estabelecimentos bancários, escolas de medicina e indústrias têxtil. Os seus cidadãos eram prósperos, e o melhor colírio da época era fabricado na cidade de Laodicéia. Contudo, a cidade sofria com sérios problemas de necessidade de abastecimento de água potável.
Essa necessidade foi satisfeita por trazer água seis milhas ao norte de Denizli através de um sistema de tubos de pedra (outro sinal de riqueza de Laodicéia). 
Em Hierápolis, cidade de repouso, adjacente a Laodicéia, havia muitas fontes de água térmicas e medicinais, porém improprias para saciar a sede dos viajantes. 
   
MENSAGEM DE JESUS PARA OS CRENTES DE LAODICÉIA.

A mensagem de Jesus aos crentes de Laodicéia contém numerosas alusões às condições de cidade. 
Quando Jesus diz: Eu sei as tuas obras, que nem és frio nem quente. Tomara que foras frio ou quente! Assim, porque és morno e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca (Ap.3.15,16).
Jesus faz uma referência as águas tépidas (mornas) da cidade de Hierápolis, adjacente a Laodicéia, onde havia muitas fontes de água térmicas e medicinais, porém improprias para saciar a sede dos viajantes. Isto serviu para comparar o cristianismo morno e sem vida dos crentes de Laodicéia.

Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta (e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu), aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças, e vestes brancas, para que te vistas e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas (Ap.3.17,18).

Os crentes de Laoficéia eram ricos e gozavam de uma grande estabilidade financeira, porém, em contra partida Jesus mostra que eles são pobres e estão em miséria espiritual. Eles tinha a fabricação dos melhores tecidos, porém estavam desprovidos das vestes espirituais. Eles tinham os melhores colírios, porém estavam sem visão espiritual. Não eram capazes de perceberem a gravidade de seus próprios pecados.

Eu repreendo e corrijo a todos quantos amo: sê pois diligente e arrepende-te. Eis que estou à porta e bato: se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3,19,20).
Em última instância Jesus demonstra amor pelos crentes de Laodicéia, chamando-os ao arrependimento e a uma vida de comunhão com Ele.
Jesus deixa claro para a igreja de Laodicéia, que as riquezas não devem ser prioridade na vida dos crentes. O grande problema da igreja de Laodicéia não era porque os crentes eram ricos; e sim por priorizar as riquezas e os prazeres mundanos e não ter lugar para Jesus.

CONCLUSÃO: 
Nos dias atuais não tem sido diferente, muitos crentes estão apegados as coisas materiais, envolvidos com o sistema mundano e perdendo a comunhão com Deus. Mas, Jesus continua insistindo: Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo (Ap.3.20). Tem igrejas que tem tudo, e mais um pouco; menos lugar para Jesus.
 

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

O CETRO DA IMPIEDADE

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as mãos à iniquidade (Salmos, 125.3).

Este salmo descreve a confiança e segurança daqueles que se refugiam em Deus, e a maldade e injustiça dos ímpios que governam. Na versão atualizada da bíblia king James, está escrito a seguinte expressão: O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra concedida aos justos; se assim fosse, até mesmo os justos se entregariam à prática da impiedade (Sl.125.3). 
A palavra de Deus nos garante que o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte do justo; ou seja, o governo, o domínio do ímpio não é para sempre sobre o justo. Chega um tempo determinado que o ímpio cai (sai do poder) e o justo resplandece. 
Temos relatos na história a nível mundial acerca de homens que tiveram seus governos insuportável, cheios de impiedades, injustiças e corrupções. Uma das coisas mais insuportáveis é a injustiça. 
Ninguém gosta de ser injustiçado, nem tampouco viver sob o governo (domínio) de um tirano, seja na esfera política, no trabalho, na igreja, ou dentro do seu próprio lar. Talvez você esteja se sentindo assim, injustiçado e oprimido por algum tipo de domínio opressor. Mas, tenha fé em Deus e confie na sua palavra, pois, o cetro do ímpio vai cair. Ele não permanecerá sempre. 

FRASES BÍBLICA SOBRE GOVERNO.

Quando os justos se engrandecem, o povo se alegra, mas, quando o ímpio governa o povo suspira (Pv.29.2). 
Ou seja: Quando os justos se multiplicam, o povo se alegra; porém, o povo se aflige, quando o perverso governa.

Quando o governo é honesto, o país tem segurança; mas, quando o governo cobra impostos demais, a nação acaba em desgraça! (Pv.29.4). 
Ou seja: Quando o governo não é corrupto o povo tem estabilidade; mas, quando o governo oprime o povo com altos impostos, a nação acaba em miséria.

Quando os justos triunfam, há grande alegria; mas, quando os ímpios sobem, os homens escondem-se (Pv.28.12). 
Ou seja: Quando os justos triunfam, há grande glória; porém, quando os ímpios tomam o poder, o povo corre em busca de um lugar para se esconder.

Quando os ímpios sobem, os homens se escondem, mas, quando eles perecem, os justos se multiplicam (Pv.28.28). 
Ou seja: Quando os perversos sobem ao poder, o povo se esconde; mas quando eles encontram a destruição, os justos florescem!

Porque o cetro da impiedade não permanecerá sobre a sorte dos justos, para que o justo não estenda as mãos à iniquidade (Salmos, 125.3). 
Ou seja: O governo (domínio) do ímpio não durará sobre o direito dos justos, para que ele não se enfraqueça e venha praticar a iniquidade. 

Abominação é para os reis (governantes) o praticarem a iniquidade, porque com justiça se estabelece o trono (Pv.16.12).

Davi reinou sobre todo o Israel. Ele governava com justiça e equidade a todo o seu povo (IISm. 8.15).

Então Mardoqueu saiu da presença do rei, vestido de um traje real azul celeste e branco, trazendo uma grande coroa de ouro e coberto por um manto de linho fino, vermelho púrpura. E toda a cidade de Susã, exultava de júbilo. E grande felicidade, alegria, satisfação e honra tomou conta dos corações de todos os judeus (Ester, 8.15,16).

CONCLUSÃO:
A política é boa, é salutar para o bem de toda sociedade, porém os homens são egoístas, não temem a Deus nem respeitam o povo. Eles querem governar para seus próprios interesses. A verdade é que, o ímpio jamais terá compromisso com um governo que reflita a manifestação do Reino de Deus na terra. O que tenho observado, nas experiências de governos dos ímpios é sempre a pretensão de realizações, que ensejam autopromoção e a garantia de um memorial por toda a vida. Suas práticas vão ser sempre buscando se eternizar no poder, valorizar quem faz seu jogo sujo, beneficiar seu grupo e sua família, e tudo que ele fizer é pensando na próxima eleição. Eles são ególatras, sua ética é de conveniências, suas ações são de resultados pessoais, eles veem o governo como o poder pelo poder. Infelizmente, isto é fato.
* O povo precisa parar de idolatrar os políticos e confiar mais em Deus.

domingo, 11 de setembro de 2016

MATERIALISMO X ESPIRITUALISMO

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra (Colossenses, 2.1,2).

Vivemos em um mundo materialista onde as pessoas valem o que tem, e não o que são. O império materialista tem dominado o mundo, o capitalismo prega que, a concorrência, a competição e o individualismo é algo salutar e deve crescer cada vez mais. A sede pela prosperidade material, já se tornou uma epidemia descontrolada na vida das pessoas e elas vivem em uma ansiedade desenfreada em busca das coisas materiais. Por conta disso muitas pessoas estão trocando sua herança espiritual, em detrimento das coisas materiais. Não devemos nos deixar levar pelas coisas materiais, que são terrenas, efêmera e passageiras; e sim darmos prioridades as coisas que são cima, que são de Deus e são eterna.

Paulo era extremamente espiritual, um homem extraordinário, totalmente desapegado as coisas terrenas. Ao contrario de Karl Marx e Friedrich Engels que foram os pais do materialismo moderno que defendiam e pregavam o material como fonte principal para o desenvolvimento humano social. 
O conceito Marxista diz: o materialismo afirma que tudo o que existe é apenas matéria, ou pelo menos, depende da matéria. Em sua forma mais geral, afirma que a realidade humana é essencialmente material. (Dicionário do Pensamento Marxista, ed. por Tom Bottomore, Rio de Janeiro, zahar, 1988, p. 254.).

O sistema materialista desenvolve nas pessoas um desejo descontrolado de querer, de ser e de ter as coisas a qualquer custo. Porém, a visão bíblica na teologia de Paulo diz: Mas é grande ganho a piedade com contentamento. Porque nada trouxemos para este mundo e manifesto é que nada podemos levar dele. Tendo, porém sustento e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores (I Timóteo, 6.6-10). 

O avanço da ciência e da tecnologia do mundo pós-moderno tem mudado o comportamento das pessoas, muitos estão sendo influenciados pela mídia do mundo globalizado. Como consequência as pessoas estão se tornando cada vez mais céticas, orgulhosas, endeusadas e materialistas. 

Quero concluir afirmando que, as coisas materiais são necessárias, sem elas não seria possível a vida. Porém, devemos buscar um equilíbrio. O problema é quando priorizamos as coisas materiais e nos tornamos materialistas ao extremo, a ponto de vivermos em prol da matéria e nos esquecermos totalmente de Deus.  
  

quinta-feira, 8 de setembro de 2016

A PORTA FORMOSA DO TEMPLO, A CURA DO PARALÍTICO.

Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um varão que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo chamada formosa, para pedir esmola aos que entravam. Ele, vendo a Pedro e a João, que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. E, saltando ele pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus. E todo o povo o viu andar e louvar a Deus; e conheciam-no, pois, era ele o que se assentava a pedir esmola à porta formosa do templo; e ficaram cheios de pasmo e assombro pelo que lhe acontecera (Atos, 3.1-10).
Após a descida do Espírito Santo no dia de pentecostes, os discípulos permaneciam em Jerusalém, a igreja crescia em números e cada dia surgia novos convertidos, porém os apóstolos não se acomodavam, eles procuravam sempre orar. Um certo dia, Pedro e João subiram juntos ao templo em Jerusalém por volta das três horas da tarde, para orar. Os judeus tinham um costume de orar três vezes durante o dia, pela manhã, ao meio dia e a tarde (Salmos, 55.17; Daniel, 6.10).
Observe o detalhe do texto: Pedro e João subiam juntos ... Isto nos falar de união, de unidade e comunhão. Diante desta união o poder de Deus se manifesta na vida dos apóstolos e da igreja. Enquanto Pedro e João subiam juntos, tem pessoas que não suportam ver outra subir junto consigo. Muitos querem subir só, ser exaltado só, ter privilégios e honras só para si, e deixa os seus companheiros e correligionários para trás.
E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós (vers.4). Isto nos fala de convicção, de autoridade espiritual. É preciso ter vida exemplar e comunhão com Deus, para ter autoridade espiritual. Hoje muitos pregadores estão dizendo: Não olhe para mim, olhe para Jesus. Primeiramente devemos olhar para Jesus, isto é lógico e a bíblia recomenda (Hebreus, 12.2). Mas, o mundo precisa ver Jesus em nós, de maneira que, quem olhar para mim vai ver Jesus em mim. Porque nós somos cristãos, e ser cristão significa, parecidos com Cristo. Então, neste caso devemos dizer aos perdidos e necessitados, como disseram os apóstolos: Olha para nós!

* ... à hora da oração, a nona.

COMO ERA A CONTAGEM DE HORAS DOS JUDEUS?

Os judeus dividiam o dia em duas etapas: O nascer do sol, dia claro; o pôr do sol, o entardecer. Eles contavam as horas da seguinte maneira:

Primeira hora - 7 da manhã.
Segunda hora - 8 da manhã.
Terceira hora - 9 da manhã.
Quarta hora - 10 da manhã.
Quinta hora - 11 da manhã.
Sexta hora - Meio dia (12 horas).
Sétima hora - 1 da tarde.
Oitava hora - 2 da tarde.
Nona hora - 3 da tarde.
Décima hora - 4 da tarde.
Décima primeira hora - 5 da tarde.
Décima segunda hora - 6 da tarde.

A noite era dividida em três vigílias, de quatro horas cada:

Primeira vigília - das 18 às 22 horas.
Segunda vigília - das 22 às 2 da manhã.
Terceira vigília - das 2 às 6 da manhã.

A CURA DO HOMEM COXO DE NASCENÇA. 

Havia um homem paralítico, o qual era coxo desde o ventre da sua mãe, mendigando a entrada da porta chamada formosa; ele era posto ali todos os dias para pedir esmolas aos que ali passassem. Quando o coxo viu Pedro e João se aproximarem da porta, ele como de costume lhe pediu uma esmola. Estando ele de cabeça baixa em estado de humilhação, Pedro e João fixando os olhos nele diz: Olha para nós. O coxo levantou a cabeça e olhou para eles esperando receber algum dinheiro, foi surpreendido. Ele recebeu algo muito mais valioso do que dinheiro. Pedro disse: Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e tornozelos se firmaram. O coxo de nascença foi curado, ele recebeu saúde.
O homem paralítico não recebeu o que pediu, e sim o que estava precisando. Muitas vezes é assim, Deus não nos dar o que pedimos, mas o que precisamos.

INFORMAÇÕES SOBRE A PORTA FORMOSA.
A porta era chamada Formosa por causa da sua beleza, era toda adornada de bronze especial da cidade de Corintos e tinha um brilho intenso, era larga e bastante alta. Ela media 25 metros de altura, e 21 metros de largura e eram necessários 20 homens para abri-la e fecha-la. 
A Porta Formosa, era conhecida também como porta de Nicanor. Pois foi doada por um cidadão corintense chamado Nicanor.
A Porta Formosa era uma das nove portas do templo construído pelo rei Herodes. A Porta Formosa era a principal entrada para o átrio do templo, ela dava acesso ao pátio das mulheres e dos gentios, onde também ficavam os gazofilácios (lugar onde colocavam as ofertas). Era costume ficarem ali a entrada da porta, mendigos, coxos e necessitados, na esperança de receberem alguma esmola dos religiosos que ali passavam.
LIÇÕES DO MILAGRE DA PORTA FORMOSA.
* O homem que foi curado era coxo de nascença e vivia mendigando. 
Um retrato do mundo sem Deus.
Os pecadores estão perdidos desde o nascimento e vivem como coxos e mendigos espirituais.
* Ele estava à porta do templo e vivia sem esperança.
O mundo rejeita entrar pela porta que é Jesus, por isso vive sem esperança.
* Ele esperava receber alguma coisa dos apóstolos. 
O mundo espera receber alguma coisa da igreja. A igreja tem Jesus para oferecer.
* O paralitico precisava ser curado para depois glorificar a Deus.
O coxo foi curado pelo poder do nome de Jesus, em seguida entrou no templo e glorificando a Deus.
O mundo precisa ser curado da lepra do pecado, para depois glorificar a Deus.
A igreja tem autoridade no nome de Jesus para falar do Evangelho que cura o corpo e a alma dos pecadores. 
DEUS MUDOU A HISTÓRIA DO PARALÍTICO QUE MENDIGAVA.
Um homem sem esperança, sem perspectiva de vida e já acostumado com sua rotina cotidiana, era aquele coxo que mendigava a entrada da porta formosa do templo. Ele era trazido todos os dias para a porta formosa, e ali mendigava. Imagine a humilhação que ele passava, poucas pessoas lhe davam atenção, alguns, vez por outra lhe davam alguma moeda. Ele precisava de compaixão, de um olhar de misericórdia, porém era desprezado e o seu destino era uma vida de miséria.
Mas, já estava na agenda de Deus, que naquele determinado dia, a sua vida iria mudar. Deus teve misericórdia daquele homem, usando os apóstolos Pedro e João para lhe beneficiar através do milagre da cura. Com você não será diferente, Deus tem seus planos e seus propósitos, Ele age na hora certa, assim como ele levantou e curou o paralítico, fará também na sua vida. O tempo da sua humilhação vai acabar e você vai se levantar em meio a todas as adversidades e vai saltar de alegria e louvar a Deus pela vitória alcançada. Amém!

sábado, 3 de setembro de 2016

COISAS IMPOSSÍVEIS NA BÍBLIA

A bíblia além de ser a palavra de Deus, é um livro cheio de curiosidades. Entre as muitas curiosidades que existem na bíblia iremos destacar algumas que irá nos informar sobre coisas impossíveis.

TRÊS COISAS IMPOSSÍVEIS NA CARTA AOS HEBREUS:

Sem fé é impossível agradar a Deus. Hb.11.6

Sem santificação ninguém verá ao SENHOR. Hb.12.14

Sem derramamento de sangue não há remissão. Hb.9.22

TRÊS COISAS IMPOSSÍVEIS NAS CARTAS PAULINA.

É impossível haver concordância entre a luz e as trevas, entre o fiel e o infiel, entre a justiça e a injustiça, entre Cristo e Belial. II Co.6.14-16.

É impossível ser salvo pelas obras. Ef.2.8-10. II Tm.1.9. Tito.3.3-8.

É impossível existir condenação para os estão em Cristo. Rm.8.1, 31-34.

TRÊS COISAS IMPOSSÍVEIS PARA DEUS.

É impossível Deus mentir. Hb.6.17,18. Nm.23.19.

É impossível Deus ser infiel. II Tm.2.11-13.

É impossível Deus não cumprir com a sua palavra. Jr.1.11,12. Is.14.24,27.

TRÊS COISAS IMPOSSÍVEIS NO LIVRO DE JÓ.

É impossível compreender Deus. Jó.36.26.

É impossível compreender as obras que Deus faz. Jó.37.5,18.

É impossível alcançar o Todo-poderoso. Jó.37.23.

TRÊS COISAS IMPOSSÍVEIS NO LIVRO DOS SALMOS.

1) É impossível compreender a ciência de Deus.

SENHOR, tu me sondas e me conheces!
Sabes quando me sento e quando me levanto, e acompanhas o meu pensamento onde quer que eu esteja.
Discernes minha caminhada e a minha pousada, e estás a par de todos os meus intentos.
Porquanto a palavra ainda não chegou à minha língua e tu, ó Eterno, já a conheces completamente.
Tu me envolves por trás e pela frente, e pões sobre mim tua mão.
Tal conhecimento é para mim demasiado maravilhoso, tão elevado que não posso compreender totalmente (Sl.139.1-6).  

2) É impossível se esconder de Deus.

Para onde poderia eu fugir do teu Espírito? Para onde poderia correr e escapar da tua presença?
Se eu escalar o céu, aí estás; se me lançar sobre o leito da mais profunda sepultura, igualmente aí estás.
Se eu me apossar das asas da alvorada e for morar nos confins do mar,
também aí tua mão me conduz, tua destra me ampara.
Se eu cogitar: “As trevas, ao menos, haverão de me envolver, e a luz ao meu redor se tornará em noite”,
constatarei que nem as mais densas trevas são obscuras para teu olhar, pois a noite brilhará como o meio-dia, porquanto para ti as trevas são luz (Sl.139.7-12).

3) É impossível contar e compreender os pensamentos de Deus. 

Ó Deus, como são complexos e preciosos para mim os teus pensamentos, quão vastos e profundos os teus conhecimentos.
Se eu os pudesse somar, seriam mais que os grãos de areia. Se os contasse, levaria toda a eternidade e ainda haveria o que contar (Sl.139.17,18).

CONCLUSÃO: 
Há uma canção interpretada pelo cantor Marcos Antônio que tem uma linda poesia que fala sobre o IMPOSSÍVEL.

É impossível eu fugir de mim pra não sofrer comigo
Impossível eu subir ao céu se Deus não me chamar
Impossível é andar sobre o mar sem fé em Jesus Cristo
Ou querer tapar o sol com a mão para não se queimar
Impossível é cobrir de pedras esse grande mar que Deus criou
É impossível ser rival de Deus e ser um vencedor

Muitas coisas impossíveis são, mas tem uma que é mais feroz
É querer que Deus não se preocupe com nenhum de nós

É impossível não querer que Deus saiba dos teus segredos
Impossível é abrir a porta que Ele fechou
É impossível contar as estrelas que há no infinito
Ou alguém ter a sabedoria do meu criador
Impossível é subir ao céu sem se converter o pecador
É impossível ter ao mesmo tempo Deus e o tentador

Muitas coisas impossíveis são, irmão, mas tem uma que é mais feroz.
É querer que Deus não se preocupe com nenhum de nós.

sexta-feira, 2 de setembro de 2016

EXAMINANDO AS ESCRITURAS


E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim (Atos, 17. 10,11).

O exemplo dos crentes bereianos serve de modelo para todos quantos ouvem os pregadores e ensinadores expoentes das Escrituras Sagrada. Nenhuma interpretação ou doutrina deve ser aceita sem exame à luz das Escrituras. Pelo contrario, tudo deve ser examinado cuidadosamente mediante o estudo pessoal das Escrituras. A palavra traduzida "examinar" no grego é anakrino, significa peneirar para cima e para baixo; fazer um exame cuidadoso e exato. A pregação e o ensino deve ter respaldado bíblico a ponto de despertar nos ouvintes o interesse de estudar a bíblia. Nenhuma pregação ou ensino terá veracidade se não estiver de conformidade com a palavra de Deus.

DUAS VIRTUDES DOS CRENTES BEREIANOS:

RECEBERAM DE BOM GRADO A PALAVRA DE DEUS.

Receber de bom grado, significa dizer, que eles receberam a palavra com alegria, com disposição, com avidez. Havia um grande interesse dos bereianos em aprender as Escrituras. Hoje, infelizmente muitos crentes desprezam o ensino e a pregação bíblica, muitos preferem ouvir mensagens de auto ajuda que estimule seu ego e lhe ofereça prosperidade financeira.
O apóstolo Paulo prever por uma visão do Espírito, que os últimos dias seriam pontilhados de rebelião a genuína palavra de Deus. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos. Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos (II Timóteo, 4.3,4).

EXAMINAVAM AS ESCRITURAS.

O escritor Lucas diz que, os crentes de Beréia foram considerados mais nobres do que os de Tessalônica. Isto porque eles conferiam nas Escrituras tudo que Paulo pregava. Este exemplo serve de modelo para todos os crentes da época atual. Nos dias atuais estamos vendo surgindo uma avalanche de pregadores e ensinadores que utilizam os púlpitos das igrejas e as mídias sociais para propagarem suas ideias, inovações e achismos, sem o mínimo de respaldo bíblico. Precisamos ser prudentes como os bereianos e examinar à luz da bíblia toda doutrina exposta pelos pseudos mestres da atualidade. 
Está escrito:
O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento... (Oséias, 4.6).
Conheçamos e prossigamos em conhecer ao SENHOR... (Oséias, 6.3).
Antes, crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo (II Pedro, 3.18).

CONCLUSÃO:
Um dos maiores erros que os cristãos atuais cometem é não examinar as Escrituras e negligenciar o estudo ortodoxo da palavra de Deus. Se nós fôssemos como os crentes de Beréia, muitas heresias, modismos e inovações teológicas que são ensinadas e pregadas em muitas igrejas, não prosperariam e nem iriam adiante.