terça-feira, 19 de janeiro de 2021

" Um DEUS Que Se Inclina "

 

Esperei com paciência no SENHOR, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Sl.40.1). 

Deus quando se inclina demonstra que está preocupado em nos alcançar para nos socorrer. Como um pai que se encurva para dar atenção e brincar com o seu filho, assim é DEUS como Pai amoroso que se inclina para nos dar atenção e nos abençoar. Os reis terreno tem dificuldade de descer do trono e se curvar para socorrer alguém. Todavia, o Rei dos reis desce do seu Trono de Glória e se inclina para socorrer os aflitos e necessitados. Nos livros poéticos de Jó e Salmos está escrito: Eis que Deus é mui grande; contudo, a ninguém despreza... (Jó.36.5). Quem é como o SENHOR, nosso Deus, que habita nas alturas; que se curva para ver o que está nos céus e na terra; que do pó levanta o pequeno e, do monturo, ergue o necessitado, para o fazer assentar com os príncipes, sim, com os príncipes do seu povo (Sl.113.5-8). Este é o DEUS que nos surpreende. Mesmo sem merecer, Deus se inclina para nos favorecer com a sua graça. Aleluia! 

TRÊS POSTURA DE DEUS NA LINGUAGEM HUMANA:

QUANDO ELE ESTÁ ASSENTADO - É o Soberano que domina sobre tudo. 

Eu vi ao SENHOR assentado sobre um alto e sublime trono... (Is.6.1).

QUANDO ELE FICA EM PÉ - Ele Age com Justiça.

Por causa da opressão dos pobres e do gemido dos necessitados, me levantarei agora, diz o SENHOR; darei a salvação ao que suspira por ela (Sl.12.5).

QUANDO ELE SE ENCLINA OU SE CURVA - É Graça para favorecer os necessitados.

Esperei com paciência no SENHOR, e Ele se inclinou para mim, e ouviu o meu clamor (Sl.40.1).

segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

BATISMO NO ESPÍRITO SANTO OU BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO?


Na verdade ambas as expressões estão corretas. No livro de Atos 1.5, o escritor Lucas registra as últimas palavras de Jesus para os discípulos quando Ele diz: "Porque na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias". 

Alguns exegetas argumentam que há diferença entre as expressões: "Batismo no Espírito Santo" e "Batismo com Espírito Santo". Mas, será que é correto acreditar que há diferença, ou que ambas as expressões têm o mesmo sentido e significados.

Segundo o comentarista Donald C. Stamps, autor das notas e estudos da Bíblia de Estudo Pentecostal, a preposição "com" é a partícula grega "en", que pode ser traduzida como "em" ou "com". Por isso, muitos preferem a tradução "sereis batizados no Espírito Santo". Da mesma forma, "batizados com água" pode ser traduzido "batizados em água". 

O termo "batismo" é imersão, logo, ser batizado significa ser mergulhado. A profecia de Joel nos diz que o Espírito seria "derramado". E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda as carne... (Jl.2.28). Falando sobre a restauração e renovação espiritual da nação, o profeta Isaías diz: Até que se derrame sobre nós o Espírito lá do alto... (Is.32.15). A expressão "derramar o Espírito sobre", nos levar a pensar que o vazio será cheio. Logo, quando o Espírito é derramado sobre os crentes, os torna cheios do Espírito Santo. E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem (At.2.4).

Duas palavras que nos mostra o que vem a ser o batismo no Espírito Santo: Imersão e Efusão. Na Imersão o crente é mergulhado no Espírito. Na Efusão o Espírito é derramado sobre o crente. Isto acontece simultaneamente quando o crente é batizado no Espírito Santo. O próprio Jesus é aquele que batiza no Espírito Santo os que nEle crer. Amém! 

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

A FÉ SOBREVIVERÁ EM TEMPOS DE CRISES?


... Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra? (Lc.18.8).

Nesta parábola do juiz iníquo, o Mestre ensina sobre três coisas: (1) A pratica constante da oração. (2) A importância da perseverança. (3) A escarceis da fé. Nesta parábola, a viúva se destaca por sua perseverança. Ela importunava todos os dias o juiz da cidade, até que ele resolve lhe atender. O texto da parábola diz: Havia numa cidade um certo juiz, que nem a Deus temia, nem respeitava homem algum. Havia também naquela mesma cidade uma certa viúva e ia ter com ele, dizendo: Faze-me justiça contra o meu adversário. E, por algum tempo, não quis; mas, depois, disse consigo: Ainda que não temo a Deus, nem respeito aos homens, todavia, como esta viúva me molesta, hei de fazer-lhe justiça, para que enfim não volte e me importune muito. E disse o Senhor: Ouvi o que diz o injusto juiz. E Deus não fará justiça aos seus escolhidos, que clamam a ele de dia e de noite, ainda que tardio para com eles? Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra? (Lc.18.2-8).

No final da parábola, o Mestre faz uma pergunta intrigante: "Quando, porém, vier o Filho do Homem, porventura, achará fé na terra?" Estamos vivendo um período de crises sem precedentes. A crise se alastra e vem atingindo todos os níveis da sociedade. Estamos vivenciando uma sociedade fraca, doentia e sem direção, sendo sacudida e vencida pelas crises. São crises espirituais, existenciais, sociais, políticas, econômicas e religiosas. E, em meio a estas crises, a fé de muitos cristãos estão sendo sucumbidas, muitos estão entrando pelo caminho da descrença e se apegando as vãs filosofias voltadas para o hedonismo. Mas os remanescentes fiéis que perseverarem até o fim, farão a diferença e serão salvos desta geração perversa e corrompida. Jesus disse: Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo (Mt.24.13). A fé genuína que está alicerçada em Deus e na sua Palavra, tende a superar e vencer todas as crises. Quem está em Cristo, vence as crises. O cristão verdadeiro não fica sufocado na crise, e sim focado em Cristo. Amém! 

Enfim, os últimos tempos serão pontilhados pelo abandono da fé e apostasia em geral. Tudo indica que, o número dos remanescentes será muito pequeno. Portanto, persevere, mantenha sua fé firmada em Deus e na sua Palavra. 

quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

IGREJA MILITANTE.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas; destruindo os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo entendimento à obediência de Cristo. Estando prontos para vingar toda desobediência, quando for cumprida a vossa obediência (II Co.10.4-6).

A igreja também é comparada a um exército engajado numa guerra. O apóstolo utiliza uma linguagem militar, a expressão "Milícia", significa dizer: Uma corporação militar adestrada para guerra. As armas utilizadas nesta guerra não são humanas, mas espirituais, tiradas do arsenal de Deus, para serem usadas segundo os propósitos divinos. 
A igreja militante é constituída pelos soldados fiéis, valentes e corajosos que lutam sem cessar em prol do Reino de Deus. Falando sobre a igreja militante, o apóstolo Paulo diz: Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. Ninguém que milita se embaraça com negócio desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. E, se alguém também milita, não é coroado se não militar legitimamente (II Tm.2.3-5). Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas (II Co.10.4). A arma de guerra da igreja é a Espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17). Os inimigos são invisíveis, mas são reais. Porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais nos lugares celestiais (Ef.6.12). Existem vários tipos de militâncias e cada uma defende as suas bandeiras, mas a militância da igreja defende uma única bandeira, que é a do Evangelho de Jesus Cristo. A igreja de Jesus continua na peleja, militando pela causa do Mestre, até chegar na glória celestial. 

Em uma linguagem metafórica, o Espírito Santo faz uma pergunta através da poesia do sábio Salomão: Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como sol, formidável como um exército com bandeiras? 

Disse o pensador Eugênio de Jesus: "Hoje somos igreja militante, mas em breve, com a volta de Cristo, seremos igreja triunfante". Amém!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

PARACLETOLOGIA - Estudo Sobre o Espírito Santo.


A Paracletologia é parte da teologia sistemática que tem como objetivo estudar a Pessoa do Espírito Santo. A Paracletologia divide-se em dois períodos: Antigo e novo Testamento. No Antigo Testamento, as manifestações do Espírito Santo eram esporádicas, específicas e restritas. Ele se manifestava em circunstâncias especiais. No Novo Testamento, Ele veio de forma abrangente e total. Antes tinha-se um conhecimento limitado do Espírito Santo; pois o viam como um poder impessoal vindo da parte de Deus. Porém, no Novo Testamento, essa ideia foi aclarada, quando Ele se manifestou de modo pessoal, racional e direto, ainda que invisível.

O Espírito Santo não é uma força ativa de Deus como alguns grupos religiosos acreditam. O Espírito Santo também não é simplesmente a terceira manifestação de Deus, como alguns pensam. Ele é o próprio Deus em essência e poder. As Escrituras Sagradas revelam a identidade do Espírito Santo, sua deidade absoluta e sua personalidade plena.

O Espírito Santo é chamado por Jesus de "outro Consolador" (Jo.14.16). O termo grego para "Consolador" é parácleto, que significa amparador, ajudador, advogado.

SETE NOMES DADO AO ESPÍRITO SANTO NAS CARTAS PAULINAS.

1- Espírito de Santificação (Rm.1.4).

2- Espírito de Vida (Rm.8.2).

3- Espírito de Deus (Rm.8.9a)

4- Espírito de Cristo (Rm.8.9b).

5- Espírito de Adoção (Rm.8.15).

6- Espírito da Promessa (Ef.1.13).

7- Espírito Santo (Ef.4.30).

SETE NOMES DADO AO ESPÍRITO SANTO NAS EPÍSTOLAS.

1- Espírito Eterno (Hb.9.14).

2- Espírito da Graça (Hb.10.29).

3- Espírito de Cristo (I Pe.1.11).

4- Espírito da Glória (I Pe.4.14).

5- Espírito de Deus (I Jo.4.2).

6- O Espírito que em nós habita (Tg.4.5).

7- Espírito Santo (Judas, 20).

SETE MANIFESTAÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NO LIVRO DE ISAÍAS 11.2.

1- Espírito do SENHOR.

2- Espírito de Sabedoria.

3- Espírito de Inteligência.

4- Espírito de Conselho.

5- Espírito de Fortaleza.

6- Espírito de Conhecimento.

7- Espírito de Temor do SENHOR.

SETE PROVAS DA PERSONALIDADE DO ESPÍRITO SANTO NO EVANGELHO DE JOÃO.

1- Ele Consola (Jo.14.26a)

2- Ele Ensina (Jo.14.26b).

3- Ele faz lembrar (Jo.14.26c).

4- Ele Testifica (Jo.15.26).

5- Ele convence (Jo.16.7,8).

6- Ele guia (Jo.16.13).

7- Ele glorifica (Jo.16.14).

SETE AÇÕES DO ESPÍRITO SANTO NO LIVRO DE ATOS.

1- Dando Instrução (At.1.2).

2- Dando Inspiração (At.1.16).

3- Dando Testemunho (At.5.32).

4- Escolhendo Obreiros (At.13.2).

5- Orientando na Evangelização (At.16.6,7).

6- Revelando o que há de acontecer (At.20.23).

7- Constituindo Bispos ou Pastores (At.20.28).

SETE NOMES QUE IDENTIFICAM O ESPÍRITO SANTO NO ANTIGO TESTAMENTO.

1- Espírito de Deus (Gn.1.2).

2- Espírito do Senhor Jeová (Is.61.1).

3- Espírito do SENHOR (II Cr.20.14).

4- Espírito de Graça (Zc.12.10).

5- Espírito (Sl.139.7).

6- Bom Espírito (Ne.9.20; Sl.143.10).

7- Espírito Santo (Is.63.10; Sl.51.11).

SETE NOMES QUE IDENTIFICAM O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO.

1- Espírito de Deus         (Rm.8.14).

2- Espírito do Senhor      (II Co.3.18).

3- Espírito de Cristo       (Rm.8.9).

4- Espírito de Jesus        (At.16.7).

5- Espírito do Pai           (Mt.10.20).

6- Espírito da Verdade  (Jo.14.17).

7- Consolador                 (Jo.15.26).

As informações sobre o Espírito Santo são abundantes e abrange em toda a Bíblia, desde de Gênesis até Apocalipse. Estudar sobre o Espírito Santo, é estudar sobre a Divindade.

domingo, 3 de janeiro de 2021

O MESTRE TE CHAMA!


E, dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está aqui e chama-te (Jo.11.28).

Receber o chamado do Mestre, se constitui um grande privilégio. As pessoas se sentem honradas quando recebem um convite ou um chamado de uma autoridade ou de uma celebridade. Jesus recebeu a notícia que seu amigo Lázaro estava enfermo, mas tardou em ir visitá-lo. Depois de quatro dias Jesus chega na aldeia de Betânia, Marta irmã de Lázaro sai ao seu encontro e lhe dá a notícia de que Lázaro está morto. Jesus lhe declara: Eu sou a ressurreição e a vida, quem crê em mim, ainda que esteja morto viverá; e todo aquele que vive e crê em mim nunca morrerá. Crê tu isso? (11.25,26). Marta lhe responde: Sim, Senhor, creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que havia de vir ao mundo. E, dito isso, partiu e chamou em segredo a Maria, sua irmã, dizendo: O Mestre está aqui e chama-te (11.27,28). Imagine a emoção de Maria ao receber esta informação, de que o Mestre estava lhe chamando. Ela recebeu o chamado do homem mais sublime que já pisou nesta terra. Jesus não chama ninguém em vão, quando Ele chama é porque tem um propósito.

TRÊS CHAMADOS DE JESUS:

1- Chamado para Salvação (Lc.19.1-10).

2- Chamado para Cura (Mc.10.46-52).

3- Chamado para Servir (Mt.9.9). 

sábado, 2 de janeiro de 2021

A Restauração Começa Por Dentro.


Quando chegou o sétimo mês e os israelitas já estavam em suas cidades, o povo se reuniu como um só homem em Jerusalém. Então Jesua, filho de Jozadaque, e seus colegas, os sacerdotes, e Zorobabel, filho de Sealtiel, e seus companheiros começaram a construir o altar do Deus de Israel para nele sacrificarem holocaustos, conforme o que está escrito na Lei de Moisés, homem de Deus. A partir do primeiro dia do sétimo mês começaram a oferecer holocausto ao SENHOR, embora ainda não tivessem sido lançados os alicerces do templo do SENHOR (Esdras, 3.1,2,6).

Cumprindo-se a profecia, após 70 anos de cativeiro o povo de Deus que estavam na Babilônia, começaram a retornar a sua terra, conforme o decreto do rei Ciro (Ed.1.1-4). Sob o comando Josua e Zorobabel, os primeiros a voltarem a terra de Israel com a missão de reconstruir o templo, somaram cerca de 50 mil homens e mulheres (Ed.2.64). A nação estava destruída, havia escombros e entulhos por todas as partes, muros derribados e portas queimadas. Os patriotas chegaram em Jerusalém para restaurar tudo o que estava destruído. Interessante e que eles começam a restauração pelo altar do SENHOR. Poderiam ter começado pelos muros, mas eles entenderam que antes de mais nada é preciso restaurar o altar. A urgência pela vida de comunhão com Deus através do culto e da adoração ao SENHOR é mais necessária que todas as outras coisas. Aqui nós aprendemos que, a restauração começa por dentro. Quando a mudança acontece no interior, reflete no exterior. O problema é que as pessoas buscam restaurar ou mudar o exterior e não se preocupam em mudar por dentro. A grande problemática é espiritual, e este problema deve ser resolvido de dentro para fora, e não ao contrário. Uma boa estética corporal é bonita, ajuda em algumas circunstâncias e até facilita, mas, o mal estar dentro. De nada adiante ser bonito ou bonita por fora e por dentro ser horrível e tenebroso. O Espírito Santo, quando faz a obra na vida de uma pessoas, a faz por dentro. A mudança, a restauração e a reconstrução, vai ocorrer por dentro. Tem pessoas que tem muito o que apresentar por fora, mas o seu interior está vazio e esfacelado. Zorobabel, Esdras e Neemias, foram a Jerusalém não somente para restaurar o templo e os muros que estavam destruídos, mas também para restaurar vidas que estavam arruinadas por dentro. 

Quando o povo voltou à sua terra, eles reconstruíram o altar e lançaram uma nova fundação para o templo. Eles restituíram os sacrifícios diários e as festividades anuais, e se reconsagraram a uma nova adoração espiritual a Deus. Ao reconsagrar o altar, o povo estava voltando-se a se comprometer espiritualmente com Deus e seu serviço. Para crescer espiritualmente, nosso compromisso deve ser renovado no altar de Deus. Ainda não havia templo, mas o altar foi restaurado. Isto nos mostra que o começo da mudança começa no altar. Altar nos fala da nossa relação com Deus, se o nosso altar estiver destruído, a nossa vida estará em ruínas.

Que a restauração comece no altar, e que no seu interior aconteça uma grande mudança de vida! Amém!