quarta-feira, 5 de junho de 2024

CORRENDO SOB A DIREÇÃO DO ESPÍRITO.


Filipe, o evangelista, foi grandemente usado por Deus na cidade de Samaria, onde muitas pessoas se converteram a Cristo e muitos foram curados e libertos quando Filipe lhes pregava a Cristo (At.8.5-25). Após este grande avivamento em Samaria, o anjo do Senhor falou a Filipe: Levanta-te e vai para banda do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserto. E levantou-se e foi. E eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros e tinha ido a Jerusalém para adoração, regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro. E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías e perguntou: Entendes tu o que lês? E ele disse: Como poderei entender, se alguém me não ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse (At.8.26-31). 

Filipe foi um evangelista autêntico, ele é o único homem na bíblia que é chamado de evangelista (At.21.8). Filipe era casado e tinha quatro filhas que tinham o dom de profetizar (At.21.9). Filipe foi um dos sete diáconos que foram escolhidos para servirem às mesas (At.6.1-6), porém ele se destacou com sua vocação de evangelista. Esta vocação ou dom de Filipe, aflorou durante o período da perseguição promovida por Saulo de Tarso, que já havia aprovado a morte de Estevão (At.8.1-5). Os crentes perseguidos foram dispersos por várias partes e anunciavam a Cristo. Aqui nós aprendemos que, é na perseguição e nas adversidades que crescemos e damos frutos para glória de Deus. 

DEZ AÇÕES ENVOLVENDO FILIPE EM ATOS CAPÍTULO OITO:

1- Filipe desceu à cidade de Samaria e pregou a Cristo (5).

2- Filipe promoveu um grande avivamento em Samaria (6-25).

3- Filipe obedeceu a ordem do anjo do Senhor (26-28).

4- Filipe ouviu e seguiu a direção do Espírito (29,30).

5- Filipe aceitou o convite do homem etíope, o eunuco (31-34).

6- Filipe explicou a Escritura para o eunuco (35).

7- Filipe batizou o eunuco nas águas (36-38).

8- Filipe foi arrebatado pelo Espírito (39).

9- Filipe anunciou o evangelho em várias cidades (40).

10- Filipe chegou na cidade de Cesaréia, onde fixou residência (At.8.40; 21.8).

Encontramos na Bíblia, dois homens que correram atrás de uma carruagem com propósitos diferentes: (1) GEAZI. Correu atrás da carruagem de Naamã, sem aprovação de Deus, seguindo a sua visão carnal, em busca de riquezas (II Rs.5.20-27). (2) FILIPE. Correu atrás da carruagem do eunuco, o etíope, sob a direção do Espírito, no propósito de anunciar a Palavra. Enquanto Geazi correu em busca de riquezas para o seu bel-prazer, Filipe correu em busca de alma para o Reino de Deus. Que haja muitos evangelistas semelhantes a Filipe, que tem como propósito e missão correr em busca das almas e não em busca de riquezas, do vil metal que perece. Amém!