E, tendo eles orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus (Atos, 4.31).
Atos 4.31 se constitui um novo enchimento do Espírito Santo a exemplo do que aconteceu no Dia de Pentecoste. Os cristãos do primeiro século viviam sob constantes ameaças e perseguições por parte dos líderes religiosos. Todavia, a sua convicção de fé na ressurreição de Jesus Cristo e na promessa feita por Ele de que haveria de voltar, levava os cristãos a viverem uma fé perseverante e em constante oração.
1) MOVEU-SE O LUGAR.
Após a cura do paralítico, os principais dos sacerdotes perseguiram e ameaçaram Pedro e João, enquanto isso a igreja reunida, levantaram a voz em oração pedindo o socorro de Deus.
A exemplo do que ocorreu no A.T., quando Moisés subiu ao monte Sinai e o monte tremia e fumegava por causa da presença de Deus (Ex.19.16-19; 20.18-20); Deus fez tremer o lugar onde os discípulos estavam reunidos em oração, como um sinal da sua presença e aprovação.
Aqui aprendemos que, quando o povo de Deus se uni e busca a Deus em oração, Ele agi e move céus e terra para dá vitória ao seu povo.
2) TODOS FORAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO.
O livro de Atos, nunca diz que alguns foram cheios do Espírito Santo, mas sempre diz que todos foram cheios do Espírito Santo:
E todos foram cheios do Espírito Santo... (2.4).
... e todos foram cheios do Espírito Santo (4.31).
Estar cheio do Espírito Santo, significa está tomado pela plenitude do Espírito. Este enchimento deve ser contínuo e por repetidas vezes.
A igreja do primeiro século venceu as oposições e as perseguições porque os crentes buscavam ser cheios do Espírito Santo.
Estar cheio do Espírito Santo, deve ser a preocupação da igreja atual que continua enfrentando oposições e perseguições.
3) ANUNCIARAM COM OUSADIA A PALAVRA DE DEUS.
A timidez espiritual e a falta de fé são transformadas pelo poder do Espírito Santo em ousadia, quando oramos. Ter coragem e intrepidez para anunciar a Palavra de Deus é uma virtude daquele que vive na pratica da oração.
É através da oração que recebemos o poder do Espírito para sermos ousados na proclamação da Palavra de Deus e vivermos uma vida de fé vitoriosa em Jesus Cristo.
Um crente ousado, é um crente cheio de fé e coragem para anunciar o Evangelho e combater contra as forças do mal.
Viver em constante temor é algo que não vem de Deus. Paulo diz: Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de poder, e de amor, e de moderação (II Tm.1.7).
Que sejamos ousados em Deus para realizarmos a obra do Senhor. Amém!