PREGANDO A VERDADE: 18 de jul. de 2025

sexta-feira, 18 de julho de 2025

SETE CURAS REALIZADAS POR JESUS NO SÁBADO.


Durante os séculos, os líderes religiosos judeus acrescentaram várias regras à lei de Deus. Por exemplo, a lei de Deus diz que o sábado é um dia de descanso (Ex.20.10,11). Mas os líderes religiosos fizeram acréscimos à lei, criando uma regra que afirmava que não se devia curar no sábado, porque isso seria considerado "trabalho". Sete vezes, Jesus curou pessoas no sábado. Ao fazer isso, Ele estava desafiando esses líderes religiosos, para que olhassem além de suas regras e vissem seu verdadeiro propósito, honrar a Deus, ajudando os necessitados. Deus teria ficado satisfeito se Jesus tivesse ignorado essas pessoas?  (Bíblia de Estudo Cronológica - Aplicação Pessoal).

1) CURA DE UM HOMEM ENDEMONINHADO (na sinagoga).

Jesus cura um homem possesso de um espírito maligno na sinagoga em Cafarnaum no sábado (Lc. 4.31-37).

2) CURA DA SOGRA DE PEDRO.

Após sair da Sinagoga, Jesus entra na casa de Pedro e cura a sua sogra, que estava com febre, também no sábado (Lc.4.38,39).

3) CURA DO HOMEM DA MÃO MIRRADA (na sinagoga).

Jesus cura um homem que tinha a mão atrofiada na sinagoga, no sábado (Lc.6.6-11).

4) CURA DA MULHER ENCURVADA (na sinagoga).

Jesus cura uma mulher que estava encurvada há dezoito anos, no sábado (Lc.13.10-17).

5) CURA DO HOMEM COM HIDROPESIA.

Jesus cura um homem com hidropesia (inchaço causado por acúmulo de líquidos) na casa de um líder fariseu no sábado (Lc.14.1-6).

6) CURA DO PARALÍTICO DO TANQUE DE BETESDA (Jo.5.1-15).

Jesus cura um homem paralítico no tanque de Betesda no sábado, que há 38 anos estava enfermo.

7) CURA DE UM CEGO DE NASCENÇA.

Jesus cura um cego de nascença, Ele cuspiu na terra, e, com a saliva, fez lodo, e untou com o lodo os olhos do cego. E disse-lhe: Vai, lava-te no tanque de Siloé (que significa o enviado). Foi, pois, e lavou-se, e voltou vendo (Jo.9.1-14).

Os escribas e fariseus, e os líderes religiosos da época de Jesus, não aceitavam o fato de Jesus realizar milagres no sábado. Para eles, Jesus estava violando a Lei e levando o povo a desobedecer os ditames da Lei de Moisés. Mas Jesus tinha plena convicção que estava usando de misericórdia para com os necessitados.