terça-feira, 15 de junho de 2021

DAVI ERA FILHO BASTARDO?

Eis que em iniquidade foi formado, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl.51.5).

Esta expressão no Salmo 51.5, quando Davi confessa o seu pecado e suplica rogando o perdão de Deus, tem causado várias linhas de interpretações entre os exegetas e estudiosos da Bíblia. Há quem afirme sem embasamento Bíblico, que Davi era filho de uma prostituta. Afirmam que seu pai Jessé havia "pulado a cerca" e gerado um filho fora do casamento. É dito por alguns, que provavelmente esta prostituta era moabita. Outros afirmam ser dos descendente de Esaú, dos edomitas. Por Edom, significar vermelho, eles concluem que Davi era descendente de Edom, por ser ruivo (I Sm.16.12), por isso afirmam ser ele bastardo, filho de uma mulher prostituta. 

BASTARDO: Gerado fora do matrimônio; adulterino. Ilegítimo, que se degenerou; que não é puro (em relação à espécie a que pertence). 

BASTARDO vivia sem disciplina - Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois, então, bastardos e não filhos (Hb.12.8).

BASTARDO era proibido de entrar na Casa do SENHOR e participar ativamente do culto coletivo. Nenhum bastardo entrará na congregação do SENHOR; nem ainda a sua décima geração entrará na congregação do SENHOR (Dt.23.2).

Vamos à pergunta: DAVI ERA FILHO BASTARDO DE JESSÉ? 

Resposta à luz da Bíblia: Lemos em I Crônicas, 2.13-15: E Jessé gerou a Eliabe, seu primogênito, e Abinadabe, o segundo, e Siméia, o terceiro, a Natanael, o quarto, a Randai, o quinto, Ozém, o sexto, e a Davi, o sétimo. Davi era o filho casula (o mais novo) de Jessé, o escritor do livro das crônicas não diz o nome da mãe de Davi, nem afirma que Davi era filho de uma estrangeira ou prostituta. Na Bíblia a mãe de Davi não aparece, exceto em uma citação, onde porém não é dito o seu nome: Davi se dirigiu a Mispá de Moabe e disse ao rei de Moabe: "permite que meu pai e minha mãe migrem para vós, até que eu saiba o que Deus fará por mim." (I Sm.22,3). Uma tradição judaica extraída do Talmud, diz que o nome da mãe de Davi era Nitzevet. 

Se o Texto Sagrado não confirma a informação que Davi era filho bastardo de Jessé, de onde vem tal afirmativa, por parte dos "exegetas" ou dos "eisegegues"? ERRO DE INTERPRETAÇÃO - Ao afirmarem que Davi estava fazendo referência do seu nascimento em pecado, por causa da sua mãe, cometem um erro grave de interpretação. Nos melhores textos antigos expressa assim: "Sei que sou pecador desde que nasci, sim, desde que me concebeu minha mãe" (Versão NVI). "Reconheço que sou pecador desde o meu nascimento" (Versão BKJ). O Salmo 51 é uma confissão da humilhação de Davi, ele se humilha diante de Deus, a ponto de dizer: Eis que em iniquidade foi formado, e em pecado me concebeu minha mãe (Sl.51.5). Em outras palavras Davi estava querendo dizer que não há nenhuma santidade nele, desde o seu nascimento. Querer forçar o texto para afirmar um pensamento ou ponto de vista egocêntrico é algo que foge da normalidade e da ortodoxia, podendo torna-se uma heresia. Eu prefiro fica definitivamente com o que a Bíblia diz. Não devemos ir além daquilo que está escrito.

22 comentários:

  1. Muitos pregadores afirmam que Davi era Bastardo, também não achei tal afirmação, a não ser no salmo 51:5.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E Noemi tomou o filho, e o pôs no seu colo, e foi sua ama.
      E as vizinhas lhe deram um nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E deram-lhe o nome de Obede. Este é o pai de Jessé, pai de Davi.
      Estas são, pois, as gerações de Perez: Perez gerou a Hezrom,
      E Hezrom gerou a Rão, e Rão gerou a Aminadabe,
      E Aminadabe gerou a Naassom, e Naassom gerou a Salmom,
      E Salmom gerou a Boaz, e Boaz gerou a Obede,
      E Obede gerou a Jessé, e Jessé gerou a Davi.

      Rute 4:16-22
      -------------------
      E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
      E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
      E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.

      Gênesis 25:23-25
      ----------

      Assim fez passar Jessé a seus sete filhos diante de Samuel; porém Samuel disse a Jessé: O Senhor não tem escolhido a estes.
      Disse mais Samuel a Jessé: Acabaram-se os moços? E disse: Ainda falta o menor, que está apascentando as ovelhas. Disse, pois, Samuel a Jessé: Manda chamá-lo, porquanto não nos assentaremos até que ele venha aqui.
      Então mandou chamá-lo e fê-lo entrar (e era ruivo e formoso de semblante e de boa presença); e disse o Senhor: Levanta-te, e unge-o, porque é este mesmo.

      1 Samuel 16:10-12

      Excluir
    2. Tanto Esaú quanto Davi Eram Ruivos, e ai hein?

      Excluir
    3. E igual a questão de se Adão teve ou não teve umbigo ,não vai fazer diferença nenhuma pro Reino.

      Excluir
  2. Verdade, muitos insistem em afirmar que Davi era filho bastardo, alegando que ele era desprezado pelos seus irmãos e seus pais lhe explorava no serviço do campo. Mas isto são apenas interpretação lógica e não afirmativa bíblica.

    ResponderExcluir
  3. Muito edificante essa explicação

    ResponderExcluir
  4. A TV Record tem propagado isso em suas novelas. Um grave erro, pois seria incoerente Jesus vir da linhagem de um filho bastardo e fruto de um adultério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é,queria entender aonde eles leram isso.

      Excluir
    2. Eu também. Nunca ouvi falar que Davi era filho bastardo.

      Excluir
    3. Eles tiraram isso do Talmut e por ser uma novela Bíblica, deveriam er mais cuidado, porque nem todos tem o privilégio de conhecer mais a fundo a fundo a Bíblia e acabam considerando isso uma verdade.

      Excluir
    4. Jesus veio da linhagem de Raab e ela era Prostituta. Genteeeeeeeeeee vamos ler a Biblia pelo amor a Deus.

      Excluir
    5. você quis Dizer: EX-Prostituta, Ela se Arrependeu de seus pecados e Conheceu o Deus de Israel e por isso seu nome foi Escrito nos livros dos Heróis da Fé e a linhagem vem pelo homem e não pela mulher, ela por ter se arrependido e se dedicar a Deus de Israel, Deus permitiu que uma Cananeia fizesse parte de seu povo, quando ela se Casou com Salmom, tornando-se justa diante do povo. por isso se Diz: Ex-Prostituta

      Excluir
    6. Der certa forma Davi é bastardo no sentido de ser a 4 geração de uma prostituta. Mais não só ele, mais todos os seus irmãos Qndo, em Salmo 51 ele fala de sua concepção na iniquidade, podemos considerar seus antepassados também concebidos na iniquidade conforme a Lei de Deuteronômio 23.2

      Excluir
  5. O que a Record hoje quarta 21/09/22 é ultrajante, uma aberração, uma erezia, uma vergonha, colocar David como um bastardo.

    ResponderExcluir
  6. Também achei estranho. Embora respeite a liberdade poética creio que forçaram a barra com essa interpretação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus veio da linhagem de Raab e ela era Prostituta. Genteeeeeeeeeee vamos ler a Biblia pelo amor a Deus.

      Excluir
    2. No contexto onde a bigamia não era proibido pode se fazer essa contextualização, porem a única declaração que leva os pseudos inteligentes a essa conclusão é Salmos 51. 5 o próprio Davi falando do próprio pecado da concepção, devemos levar em consideração que temos varias versões bíblicas e uma que pra mim desmascara essa tese é a NVI. que diz: "Sei que sou pecador desde que nasci, sim desde que me concebeu a minha mãe. Sl 51-5 NVI" so esse texto derruba a tese dele ser bastardo. Nos originais também descarta essa tese que nao se sustenta por nenhum escrito nem subscrito do passado.

      Excluir
  7. Assistir essa série e achei uma vergonha e logo fui analisar o que estava sendo abordado pela a Record e identifiquei a falta de identidade bíblica, uma série com uma qualidade de cenário, porém apologeticamente a luz das Escrituras Sagradas, os tais autores desras novelas bíblicas e séries de TV 📺 não tem a inspiração para trazer a verdade de acordo com os manuscritos, mentindo e trazendo inverdades sobre o Rei David. Os cristãos Apologéticos e que defendem as Escrituras em defesa da fé.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jesus veio da linhagem de Raab e ela era Prostituta. Genteeeeeeeeeee vamos ler a Biblia pelo amor a Deus.

      Excluir
  8. Obrigado a todos que interagiram com seus comentários. Infelizmente mais uma vez a Record nos decepciona.

    ResponderExcluir
  9. Se ele não era bastardo , porque todos os filhos foram convidados para o banquete com Samuel e só ele estava receitado lá no campo cuidado das ovelhas?

    ResponderExcluir
  10. a verdade e que o profeta Samuel era homem de Deus, respeitado e honrado onde ia, e temiam sabendo que o que ele profetizava Deus cumpria, prova disso e quando ele chega em os anciões vem ao seu encontro e perguntam se a sua vinda e de paz e ele responde e de paz. Fica o questionamento Jessé era homem de posses e tinha instrução ou seja era inteligente como ele desafiaria o pedido de Samuel em reunir todos os seus filhos para o sacrifício e más fala claramente no texto " fiz passar Jessé os seus sete filhos" então não ver quem não quer que ele não reconhecia Davi como filho já que o mesmo não estava sendo contado com tal, pelo contrario foi preciso Samuel pergunta acabara-se os moços " isso porque Deus ordenou que um dos filhos de Jessé seria ungido como o novo rei de Israel" e Jessé já tinha apresentado todos os seus sete filhos, foi ai que ele respondeu "ainda tem um no campo apascentando as ovelhas" e se observar Davi não estava longe da casa, já que Samuel diz manda chamar não sentaremos a mesa antes de ele chegar ou seja não Jessé não trousse Davi antes porque ele não reconhecia Davi como filho legitimo, como o próprio texto diz é e claro não ver quem não quer "fez passar Jessé todos os seus sete filhos" e Davi simplesmente não fazia parte deles.

    ResponderExcluir