Uma igreja local cheia do Espírito Santo, não é identificada pelos grandes números de eventos que realiza, nem pelos gritos de glória e aleluia, nem pelos barulhos de "línguas estranhas", e sim pela perseverança dos crentes na fé, pela sede constante pela Palavra de Deus, pelo desejo ardente dos crentes pela oração, e pelas manifestações dos dons e do fruto do Espírito Santo.
1) UMA IGREJA DE ORAÇÃO.
Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas... (At.1.14).
A igreja em Jerusalém vivia na pratica da oração. A oração é o combustível necessário para o Espírito Santo agir por intermédio da igreja e realizar grandes obras para glória do nome de Jesus e crescimento do Reino de Deus.
Observamos na oração do capítulo 4.24-30 de Atos que os crentes oram para que Deus seja glorificado por meio de curas e milagres. Eles oram com um propósito. Não foi uma oração vaga, sem fé e sem foco. O objetivo principal da oração, foi para que o Senhor os livrasse das ameaças dos líderes religiosos, e concedesse aos seus servos ousadia para falarem a Palavra de Deus.
Sem oração, não há poder, sem oração não ousadia para proclamar o Evangelho, sem oração a igreja fica vazia, desprovida da graça e sem poder do Espírito.
2) UMA IGREJA UNIDA.
Uma igreja cheia do Espírito Santo é unida.
"E, ouvindo eles isto, unânimes levantaram a voz a Deus"... (At.4.24).
A concordância de Strong explica que a palavra "unânimes" vem do termo grego "homothymadon", que significa um grupo de pessoas agindo com o mesmo propósito e em total harmonia. Isso mostra que havia unidade e concordância na oração e nas ações entre os crentes.
Uma igreja cheia do Espírito Santo, além de unida, sabe respeita as diferenças e entende que unidade não significa que todos são iguais. No meio da igreja, há crentes mais experientes e outros que ainda estão aprendendo; há aqueles que são maduros na fé e há os que ainda estão amadurecendo. Mas isso não impede que a igreja se una e busque servir a Deus com o mesmo propósito.
A igreja cheia do Espírito Santo, vive em união na comunhão fraternal entre irmãos. A igreja cheia do Espírito, não vive em competição entre irmãos, mas procura se unir e vencer juntos.
O Espírito Santo atua na igreja unida para convencer e converter os corações para Deus.
3) UMA IGREJA SINGELA.
E, perseverando unânimes todos os dias no templo e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração (At.2.46).
Havia comunhão entre os irmãos, no grego "Koinonia". Eles partiam o pão da comunhão do Senhor, e havia alegria por estarem juntos e todos se julgavam iguais diante de Deus.
A singeleza de coração era e continua sendo, a marca da uma igreja cheia do Espírito Santo.
Algumas palavras sinônimas para SINGELEZA.
SIMPLES.
Refere-se a algo sem adornos ou complicações, algo direto e descomplicado.
NATURAL.
Alguém que agi naturalmente, Indica ausência de artificialidade, algo espontâneo e genuíno.
DESCOMPLICADA.
Sugere algo que não é complexo ou difícil de entender.
MODESTA.
Simples, pequeno, sem mania de grandeza, falta de ostentação ou vaidade, que tem uma atitude humilde.
INGÊNUA.
Transmite a ideia de pureza e falta de malícia, alguém simples, sem maldade.
DESPRETENCIOSA.
Indica algo que não busca chamar atenção, é modesta e sem grandes ambições.
4) UMA IGREJA PERSEVERANTE.
E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações (At.2.42).
A igreja cheia do Espírito Santo está alicerçada e persevera nos quatro pilares da igreja: 1) Doutrina. 2) Comunhão. 3) Partir do pão. 4) Orações. É impossível uma igreja ser cheia do Espírito sem a pratica da perseverança nos quatro pilares da igreja.
A igreja que persevera suporta os sofrimentos.
A igreja que persevera está convicta da sua fé.
A igreja que persevera não negocia seus valores.
5) UMA IGREJA OUSADA NA PREGAÇÃO DA PALAVRA.
E, tendo orado, moveu-se o lugar em que estavam reunidos; e todos foram cheios do Espírito Santo e anunciavam com ousadia a Palavra de Deus (At.4.31).
Uma igreja cheia do Espírito Santo é uma igreja que tem a ousadia do Espírito para proclamar a verdade de Deus. O poder interior na vida do crente que vem do Espírito, lhe dá coragem e ousadia para falar a Palavra de Deus aos que precisam de salvação, libertação e cura.
A igreja cheia do Espírito Santo é ousada:
1) Para enfrentar os opositores do Evangelho.
2) Para exercer os dons espirituais.
3) Para expor a Palavra de Deus com poder.
A primeira igreja não foi perfeita, como o livro de Atos deixa bem claro. Contudo, suas limitações eram superadas por um viver diário sob a dependência e capacitação do Espírito Santo.
Se queremos, de fato, ser uma igreja cheia do Espírito Santo, devemos nos esvaziar de tudo que desagrada a Deus e nos deixar encher do Espírito Santo. Amém!