segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

ANTES QUE A LÂMPADA DE DEUS SE APAGUE.

E o jovem Samuel servia ao SENHOR perante Eli. E a palavra do SENHOR era de muita valia naqueles dias; não havia visão manifesta. E sucedeu, naquele dia, que, estando Eli deitado no seu lugar e os seus olhos se começaram já a escurecer, que não podia ver, e estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus (I Samuel, 3.1-3).

A nação de Israel mais uma vez entra em crise espiritual, o seu líder espiritual o sacerdote Eli já estava velho e com a visão escurecendo, os seus dois filhos Hofni e Finéias eram rebeldes e anarquistas; eles não levavam as coisas de Deus a sério. Diz a bíblia: Era, porém, Eli já muito velho e ouvia tudo quanto seus filhos faziam a todo o Israel e de como se deitavam com as mulheres que em bandos se ajuntavam à porta da tenda da congregação (I Samuel, 2.22). Eli como pai e sacerdote os repreendia, porém não conseguia manter a ordem, e como consequência disso veio a ira de Deus sobre si. Naquela época raramente se ouvia a palavra de Deus pelo ministério profético e as visões não mais existiam. Até que Deus levantou um profeta para repreender a Eli, e lhe anunciar um novo sacerdote que haveria de lhe substituir.

O QUE FAZER PARA MANTER A LÂMPADA DE DEUS ACESSA?

O fogo não poderia se apagar sobre o altar, nem a lâmpada apaga-se dentro da Casa de Deus. Eram duas coisas que o sacerdote deveria ter o devido cuidado: De manter o fogo acesso sobre o altar e as lâmpada do candelabro acessas dentro da tenda durante todo o dia para ministração (Lv.6.12,13; Ex.27.20,21).
Hoje, na nova Aliança, o altar representa a nossa vida de comunhão com Deus, a lâmpada representa o Espírito Santo, e a Casa de Deus somos nós como templo e morada do Espírito Santo (I Co.3.16; 6.19). Portanto, precisamos ter o devido cuidado para manter a chama do Espírito Santo ardendo dentro de nós, para que a glória de Deus nunca se aparte da nossa vida.

BUSCAR A DEUS ATRAVÉS DA ORAÇÃO.

Na época dos sacerdotes para manter o altar acesso era preciso colocar lenha constantemente. Hoje esse altar representa a nossa vida de comunhão com Deus, e a lenha representa a oração; para mantê-lo acesso é preciso viver uma vida de constante oração. Tem crente que está com a lâmpada quase apagada, e tem outros que perderam o brilho do Espírito Santo, e a lâmpada de Deus já se apagou na sua vida. Infelizmente, isso é fato.

PROCURAR ALIMENTAR-SE COM A PALAVRA DE DEUS.

Quem tem fome e sede pela palavra de Deus e procura alimentar-se da mesma, vai manter a sua vida espiritual sadia e terá a lâmpada de Deus sempre acessa na sua vida. O profeta Jeremias disse: Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos (Jeremias, 15.16). Para tristeza nossa, infelizmente, hoje muitos estão desprezando a palavra de Deus e estão criando inovações e buscando movimentos inventados por homens, para satisfazer o seu próprio desejo. Mas, é preciso que nos alimentemos com a palavra de Deus, o leite racional, não falsificado, para que por ele cresçamos na graça e no conhecimento. Amém!

MANTER A CHAMA DO ESPÍRITO SANTO ACESSA.

Na antiga Aliança havia necessidade de manter o candelabro sempre acesso. O candelabro era uma espécie de lâmpada que continha sete hastes que deveriam ser abastecidas com azeite de oliva para que ficassem acessas. Geralmente essa lâmpada se mantinha acessa durante todo o dia na tenda enquanto o sacerdote ministrava, a noite ela era apagada; por isso nós lemos esta expressão: "estando também Samuel já deitado, antes que a lâmpada de Deus se apagasse no templo do SENHOR, em que estava a arca de Deus". O azeite que mantinha o candelabro acesso representa o Espírito Santo, era necessário manter o canal do candelabro sempre limpo para não impedir a passagem do azeite. Na nova Aliança também temos a obrigação de manter a nossa vida integra diante de Deus, para que o Espírito Santo continue habitando e operando em nós. É necessário que todos os crentes mantenha a chama do Espírito Santo acessa, a palavra de Deus nos recomenda dizendo: Não apagueis o Espírito (I Ts.5.19). E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito (Ef.5.18). Amém!

22 comentários:

  1. Respostas
    1. Amém. Obrigado por visitar o blog e pelo comentário. Volte sempre. A graça e a paz do Senhor seja contigo.

      Excluir
  2. A paz do Senhor Jesus, me ajudou bastante no momento em que eu estava examinando as escrituras sagrada, exatamente no livro de I Samuel.

    ResponderExcluir
  3. Amém.Obrigado por visitar nosso blog e pelo comentário, volte sempre.

    ResponderExcluir
  4. muito edificante pastor!!! Deus continue abençoando tua vida!!!

    ResponderExcluir
  5. Amém pastor Fábio, obrigado pela visita ao nosso blog. Volte sempre.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns amado Deus Abençõe muito sua vida,família e Ministério Abraço Paz seja Convosco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém irmão Alan, obrigado pela visita ao nosso blog e pelo comentário.
      Volte sempre.

      Excluir
  7. Muito bom,ótimo estudo

    ResponderExcluir
  8. Boa palavra! Que nós não deixemos a lâmpada que é a presença do espírito santo .eo altar sem lenha. Que é a oração! ó glória!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Maravilhosa palavra! Que Deus abençoe 🙏
    Me ajudou muito neste momento.

    ResponderExcluir
  10. Muito bom esse estudo sobre a bíblia. amém.

    ResponderExcluir
  11. Mensagem abençoada. Que o Senhor Jesus Cristo continue te iluminando cada vez mais.

    ResponderExcluir
  12. EXCELENTE EXPLICAÇÃO. PARABÉNS. QUE DEUS CONTINUE A USÁ-LO.

    ResponderExcluir
  13. Palavra gloriosa falou muito comigo.

    ResponderExcluir
  14. Amem, que palavra, me ajudou a entender melhor a palavra de Deus

    ResponderExcluir
  15. Graça e paz Halari.
    Feliz por você entender melhor a Palavra de Deus.
    Obrigado pela visita e por está seguindo nosso Blog.
    Volte sempre.

    ResponderExcluir
  16. muito boa essa palavra

    ResponderExcluir
  17. Amém. Essa palavra me ajudou a compreender melhor a palavra de Deus. Muito obrigada!

    ResponderExcluir