PREGANDO A VERDADE: 2025

quarta-feira, 31 de dezembro de 2025

O ANO EXTRAORDINÁRIO.


Deus fazia milagres extraordinários por meio de Paulo, de modo que até lenços e aventais que Paulo usava eram levados e colocados sobre os enfermos. Estes eram curados de suas doenças, e os espíritos malignos saíam deles (Atos, 19.11,12). NVI

Paulo foi um homem extraordinário, que viveu o extraordinário de Deus em sua vida. Diante das suas experiências com Deus, Paulo chega a declarar: Ora, Àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera (Ef.3.20). Aqui Paulo está dizendo que, Deus fará por nós, não somente mais do que desejamos e pedimos em oração, como também mais do que a nossa imaginação possa alcançar. Ele expressa a capacidade ilimitada de Deus de agir e nos surpreender com bênçãos muito além da nossa compreensão ou dos nossos pedidos. Esta promessa é condicionada ao grau da presença, poder e graça do Espírito Santo em nossa vida. Sobre a ação de Deus em nossa vida, Paulo diz: "Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade (Fp.2.13). A graça de Deus nos favorece operando a sua boa vontade em nossa vida. 

Se você quer viver um ano extraordinário, você precisa começar pela sua vida. Sempre existe algo em nós que precisa melhorar, tanto na área física, mental, social, profissional, espiritual... Quando nós fazemos a nossa parte, com certeza Deus faz a sua para nos beneficiar. Deus vai entrar com seu poder extraordinário em nossa vida, quando tudo parecer perdido, portas fechadas e beco sem saída. Deus é especialista em agir quando o homem diz ser impossível. Muitas vezes Deus opera segundo a nossa fé, porém, há casos que Ele faz por si mesmo, por causa da sua grande misericórdia para conosco. 

Para o ano ser extraordinário, precisamos fazer o que nunca fizemos; precisamos fazer o que ninguém faz; precisamos se possível surpreender Deus com boas ações e boas atitudes (apesar de que a Deus ninguém surpreende). 

No ano extraordinário, precisamos de coisas novas da parte de Deus.

O ano extraordinário, será um ano de mudanças interior e exterior em nossa vida.

DEZ COISAS MAIS NO ANO EXTRAORDINÁRIO:

1) Mais oração.

2) Mais intimidade com Deus.

3) Mais leitura e meditação da Palavra.

4) Mais humildade.

5) Mais sabedoria.

6) Mais amor.

7) Mais consagração a Deus.

8) Mais trabalho no Reino de Deus.

9) Mais graça de Deus.

10) Mais unção do Espírito.

Podemos declarar pela fé: Este ano de 2026 será o ano em que viverei o extraordinário de Deus em todas as áreas da minha vida. 

Se prepare para viver o extraordinário. Amém! 

segunda-feira, 29 de dezembro de 2025

PELICANO NO DESERTO.


Sou semelhante ao pelicano no deserto; sou como uma coruja nas solidões.

Velo e sou como o pardal solitário no telhado (Salmos, 102.6,7).

Neste salmo Davi derrama a sua alma perante o SENHOR e expressa seus problemas e afliçoes pessoas, fazendo também um paralelo com a situação da nação de Israel. Parece ter escrito este salmo algum tempo depois que Jerusalém foi levada ao cativeiro pelos babilônios. Sua cidade amada foi reduzida a escombros, o que explica a referência a pedras e pó (v.14). Davi tem esperança na libertação da nação de Israel, e antevê o reavivamento e a cura de seu povo (vs.13-22). Por fim, Davi acredita que, mesmo com suas limitações e flagilidades, Deus pelejará por ele e a favor do seu povo.

Neste salmo Davi utiliza uma linguagem metafórica quando compara a sua situação adversa com três tipos de aves: (1) O pelicano. (2) A coruja. (3) O pardal. 

Fazendo comparações metafóricas, Davi diz:

Sou semelhante ao pelicano no deserto.

Sou como a coruja entre as ruínas.

Sou como o pardal solitário no telhado.

INFORMAÇÕES SOBRE O PELICANO.

O pelicano é uma ave aquática marcante, conhecida pelo seu bico longo com uma bolsa gular elástica usada para pescar peixes, que coleta junto com água, escorrendo o excesso para comer o alimento. Sociáveis, vivem em bandos, voam em formações e podem ser encontrados em diversos habitats aquáticos, sendo a única ave com o bico mais longo do mundo. Existem sete espécies, variando em cor (branco, cinza, marrom) e tamanho, e se alimentam principalmente de peixes, podendo viver mais de 25 anos. 

A expressão bíblica "Sou semelhante ao pelicano no deserto", não corresponde a realidade do habitat natural do pelicano. Todavia, o salmista expressa uma situação extrema quando não há como sobreviver no seu habitat natural. Isto expressa sentimentos de desolação, solidão e angústia. Quando estamos passando por situações que forgem a nossa realidade, quando chegamos ao extremo e chegamos a lugares inóspto na esperança de sobreviver. Mas confiamos e acreditamos que Deus está nas fontes de águas e também na sequidão do deserto.

INFORMAÇÕES SOBRE A CORUJA.

As corujas são aves de rapina da ordem Strigiformes, conhecidas por suas adaptações evolutivas excepcionais para a vida noturna. Existem mais de 200 espécies no mundo, sendo que o Brasil abriga pelo menos 22 delas. 

Características Físicas e Habilidades

Visão Noturna: Possuem olhos tubulares e fixos que captam luz com eficiência extrema, permitindo que vejam em quase total escuridão. Por serem fixos, a coruja compensa a falta de movimento ocular girando o pescoço em até 270 graus.

Audição Aguçada: Muitas espécies têm orelhas assimétricas e um "disco facial" (penas ao redor do rosto) que funciona como um funil, direcionando sons mínimos de presas para os canais auditivos.

Voo Silencioso: Penas com bordas especiais quebram o fluxo de ar, permitindo que elas voem sem fazer barulho e surpreendam suas presas.

Anatomia: Possuem bico curvo e garras fortes. Seu peso varia de 60g a mais de 1kg, dependendo da espécie. 

Geralmente são solitárias, tem habitos noturnos e territoriais, embora algumas espécies possam viver em pequenos grupos familiares.

A coruja em certas ocasiões se isola, ficando solitária nas ruínas, em lugares altos de difícil acesso. 

Diante da situação em que estava enfrentando, Davi sentindo-se desolado e solitário, declara: "Sou como uma coruja na solidão". Ao que parece, os amigos do salmista, e talvez até seus familiares, o haviam abandonado. Ele estava cercado de inimigos que dele escarneciam (v.8). Sentindo-se solitário ele busca refúgio em Deus e confia na sua misericórdia.

Assim também muitas vezes acontece conosco, quando nos sentimos desprezados e solitários temos Deus que nos ouve, nos consola e nos tira das ruínas e da solidão da alma.  

INFORMAÇÕES SOBRE O PARDAL.

O pardal é uma ave pequena, robusta, comum em ambientes urbanos e rurais do mundo todo, conhecido por sua plumagem marrom e cinza, com machos tendo um babador preto e coroa cinza, enquanto fêmeas são mais pálidas, com uma listra clara sobre o olho. Alimentam-se de sementes, insetos e restos de comida humana, vivem em bandos barulhentos e constroem ninhos em fendas de edifícios ou árvores, sendo uma espécie adaptável e cosmopolita, introduzida no Brasil por volta de 1906. 

Na sua angústia, Davi diz: Não consigo dormir; pareço um passáro solitário no telhado (Sl.102.7, NVI). O desolamento e a solidão nos leva a uma reflexão mais profunda. Nestas horas, geralmente procuramos a Deus em busca de consolo diante das lutas e aflições que enfrentamos. Todavia, Deus nosso Pai celestial, não abandona seus filhos, Ele vem ao nosso socorro e cura as feridas da nossa alma. Está escrito, que o SENHOR nos ouve e nos socorre no dia da angústia (Sl.20.1). Você não vai morrer neste deserto, Deus está te moldando e te ensinando, porque Ele tem coisas excelentes para te entregar e coisas novas a realizar em sua vida. Amém! 


sábado, 27 de dezembro de 2025

INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO.


Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo.

O fim deles é a perdição, o deus deles é o ventre, e a glória deles é para confusão deles mesmos, que só pensam nas coisas terrenas (Fp.3.18,19).

Esses inimigos eram, segundo a melhor interpretação, crentes professos que haviam deixado de seguir a verdade e estavam corrompendo o Evangelho com suas praticas imorais e falsos ensinos. Paulo chega a chorar, em saber que os que antes serviam a Cristo, agora tornaram-se inimigos da cruz de Cristo. Uma das razões da grandeza de Paulo era que ele possuía convicções firmes, cujo coração ficava muito intranquilo quando o evangelho era distorcido ou quando as pessoas a quem ele ministrava haviam deixado a fé. 

Nos dias atuais, não são poucos os inimigos da cruz de Cristo. Muitos deles estão rotulados de cristãos, mas são na verdade inimigos da cruz, usando falsos discursos de piedade. Paulo disse: E a palavra desses roerá como gangrena; entre os quais são Himeneu e Fileto; os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição era já feita, e perverteram a fé de alguns. Todavia, o fundamento de Deus fica firme, tendo este selo: O Senhor conhece os que são seus, e qualquer que profere o nome de Cristo aparte-se da iniquidade (II Tm.2.17-19).  

QUATRO CARACTERÍSTICAS DOS INIMIGOS DA CRUZ DE CRISTO.

1) MUNDANISMO.

Focam nas coisas terrenas, prazeres, riquezas e fama, em vez das coisas do céu. 

2) HEDONISMO.

Vivem em busca dos prazeres carnais, seu deus é o próprio apetite e os desejos do corpo, vivendo para satisfazer a carne.

3) GLÓRIA HUMANA. 

São orgulhosos e glorificam o que deveria ser vergonhoso; buscam honra e glória terrena, contrariando a humildade da cruz de Cristo.

4) APOSTASIA.

Muitos deles em algum tempo professavam a fé seguindo a verdade, porém, apostataram e se voltaram contra ela, trocando o espiritual pelo carnal. Rejeitaram a cruz de Cristo e desprezaram o sacrifício de Cristo. Tornaram-se inimigos da cruz e foram em busca dos prazeres, riquezas e fama.

FINALIZANDO:

A cruz de Cristo representa a vitória sobre o pecado, a morte e o Diabo. Por causa do seu egoísmo e orgulho, os inimigos da cruz não conseguem ou não querem entender o poder da cruz de Cristo. 

Muitos não querem falar sobre a cruz, porque a cruz abate nosso ego e exalta a Cristo.

Enquanto os inimigos da cruz buscam satisfação terrena, o cristão verdadeiro, através da cruz, vive para Cristo, aguardando o Salvador e sua nova pátria no céu. Amém! 

quarta-feira, 24 de dezembro de 2025

O PÃO VIVO.


Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Se alguém comer deste pão, viverá para sempre; e o pão que eu der é a minha carne, que eu darei pela vida do mundo (Jo.6.51).

No capítulo 6 de João, Jesus faz uma declaração poderosa ao afirmar que Ele é o "pão vivo" que desceu do céu. Este conceito, para os ouvintes da época, carregava um significado profundo e desafiador. O pão, na cultura bíblica, simbolizava a necessidade básica para a sobrevivência, algo essencial para a vida. Jesus, ao se identificar como esse pão, estava oferecendo algo muito além daquilo que o pão físico poderia prover. Ele falava da vida eterna, que só pode ser alcançada por meio Dele através da sua morte na cruz.

O SIGNIFICADO DO PÃO NA CULTURA JUDAICA.

O pão na cultura judaica não era apenas um alimento simples. Ele era uma representação da provisão de Deus. Durante a jornada no deserto, o maná que caía do céu sustentava o povo de Israel, mostrando a fidelidade de Deus em prover o necessário para a vida. Jesus, ao se apresentar como o pão vivo, fazia referência àquela provisão divina, mas agora em um nível mais profundo: Ele era a verdadeira provisão espiritual para a humanidade.

O PROCESSO DA PREPARAÇÃO DO PÃO.

No tempo de Jesus, o processo de fazer pão envolvia três etapas essenciais: 

(1) PLANTAÇÃO. O grão precisava ser plantado e cultivado. 

(2) COLHETA. Após crescer e amadurecer a colheta dos grãos era feita.

(3) QUEBRA. O trigo precisava ser quebrado, e só então poderia ser moldado e levado ao forno. 

Esses três processos, levavam dias até chegar a ser o pão desejado que alimenta, isto simbolizava um processo de transformação. Da mesma forma, Jesus, como o pão vivo, passou por um processo de sofrimento e morte, para que pudesse oferecer a vida eterna a todos que n'Ele cresse. Assim como o grão de trigo precisa ser quebrado para dar vida a muitos, Jesus também foi "quebrado" em Sua morte na cruz para nos dar vida.

AS TRÊS CLASSES DE PESSOAS QUE RECEBIAM O PÃO VIVO.

No contexto cultural da época, o pão especial era dado a três tipos de pessoas: 

(1) Os enfermos. 

(2) As mulheres que haviam dado à luz. 

(3) Os soldados que retornavam da guerra. 

Vejamos o simbolismo de cada um desses grupos em relação a Jesus:

OS ENFERMOS. 

Assim como o pão era dado aos enfermos para restaurar a saúde, Jesus oferece Sua vida para curar nossas feridas espirituais e físicas. Ele é o Pão que pode nos restaurar, trazendo cura para nossa alma e nosso corpo.

AS MULHERES QUE HAVIAM DADO À LUZ. 

O pão dado às mulheres após o parto era um símbolo de renascimento e nova vida. Da mesma forma, Jesus é aquele que nos dá uma nova vida, um novo nascimento espiritual. Ele nos oferece o pão que nos faz nascer de novo, nos permitindo viver em uma nova dimensão de vida.

OS SOLDADOS QUE RETORNAVAM DA GUERRA.

O pão também era dado aos soldados que voltavam da batalha, como um símbolo de força e sustento. Jesus é o Pão que nos fortalece espiritualmente, nos capacitando a enfrentar as lutas e os desafios da vida. Ele é o Pão que nos dá a força para continuarmos na batalha da fé.

JESUS, O PÃO VIVO QUE SATISFAZ A FOME DA NOSSA ALMA.

Jesus, como o Pão Vivo, oferece algo muito mais valioso do que o alimento físico. Ele nos oferece Sua própria vida, para que possamos viver para sempre. Ele é o Pão que cura, restaura, renova e fortalece. Em Cristo, encontramos tudo o que precisamos para uma vida plena e eterna. Como os enfermos, as mulheres que deram à luz e os soldados que voltavam da guerra, todos nós, em nossas diversas necessidades, somos convidados a participar desse banquete espiritual que Jesus oferece.

Enquanto o pão físico sustenta o corpo, o Pão Vivo que é Jesus sustenta a alma. Muitas pessoas procuram satisfazer suas vidas com coisas temporárias, mas a verdadeira satisfação vem somente de Jesus. Assim como o pão nos mantém vivos fisicamente, Jesus nos mantém vivos espiritualmente. Ele é a única fonte que pode nos satisfazer plenamente. Amém! 

domingo, 21 de dezembro de 2025

O PREÇO DO DISCIPULADO.

Ora, ia com ele uma grande multidão; e, voltando-se, disse-lhe: Se alguém vier a mime não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.

E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo.

Pois qual de vós, querendo edificar uma torre,não se assenta primeiro a fazer as contas dos gastos, para ver se tem com que a acabar?

Para que não aconteça que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem comecem a escarnecer dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar.

Ou qual é o rei que, indo à guerra a pelejar contra outro rei, não se assenta primeiro a tomar conselho sobre se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil?

De outra maneira, estando o outro ainda longe, manda embaixadores e pede condições de paz. Assim, pois, qualquer de vós que não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu (Lc.14:25-33).

Jesus ensina que aquele que deseja segui-lo e ser seu discípulo, deve resolver primeiro se está disposto a pagar o preço da renúncia. O preço do discipulado verdadeiro é abrir mão de todos os relacionamentos que impeça de seguir a Cristo. Isto não significa que devemos abandonar tudo quanto temos, mas que tudo quanto temos deve ser colocado a serviço de Cristo e sob seu senhorio. 

E, chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me (Mc.8.34).

Jesus considera o mundo e a sociedade em que vivemos como "geração adúltera e pecadora". Todos os que procuram popularidade e boa aceitação nesta geração má, ao invéns de seguirem a Cristo, serão por Ele rejeitados na sua vinda (Mt.7.23; 25.41-46; Lc.9.26). 

A cruz de Cristo é símbolo de sofrimento e renúncia pessoal. Quando uma pessoa decide seguir a Cristo, deve negar-se a si mesmo e abraçar lutas, oposições e sofrimentos. 

Aceitar a Jesus como Senhor e Salvador requer não somente crer na veracidade do Evangelho, mas também assumir o compromisso de segui-lo com abnegação. Isto requer renúncia, deixar de viver para os seus próprios desejos egoístas. 

O preço do discipulado verdadeiro é abrir mão de todos os nossos prazeres mundanos e nos submetermos ao senhorio de Cristo.

A todos que perseverarem em seguir a Cristo fielmente, serão por Ele recompensado com a coroa da vida. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap.2.10).

É melhor ser rejeitado pelo mundo e ser aceito por Cristo, do que ser honrado e aplaudido pelo mundo e rejeitado por Deus.

O célebre pregador Charles H. Spurgeon, pergunta:

“Você espera ser honrado em um mundo que teu Senhor foi crucificado?”

Com essa pergunta, Spurgeon confronta uma expectativa equivocada que muitas vezes se instala no coração do cristão: a ideia de que fidelidade a Cristo deveria resultar, naturalmente, em honra, reconhecimento e aceitação por parte do mundo.

A pergunta é intencionalmente desconcertante. O argumento é simples e profundamente bíblico: o mundo que rejeitou e crucificou o Filho de Deus não mudou em sua essência. Se Cristo, sendo perfeitamente justo, santo e cheio de graça, foi desprezado, caluniado e morto, não há base bíblica para esperar que seus seguidores sejam tratados com honra por permanecerem fiéis a Ele.

O próprio Jesus preparou seus discípulos para essa realidade:

Se o mundo os odeia, lembrem-se de que me odiou primeiro.

O mundo os amaria como um de seus próprios se vocês pertencessem a ele, mas vocês já não fazem parte do mundo. Eu os escolhi para que saíssem do mundo, e por isso o mundo os odeia. (Jo.15.18,19, NVT)

Aqui, Cristo estabelece um princípio fundamental do discipulado: a relação do mundo com o discípulo é determinada pela relação do mundo com o Mestre. A rejeição ao cristão não acontece principalmente por falhas pessoais, mas porque a vida fiel a Cristo expõe o pecado, confronta valores e proclama uma verdade que o mundo não quer ouvir.

Jesus continua dizendo:

Vocês se lembram do que eu lhes disse: O servo não é maior que o senhor. Visto que me perseguiram, também perseguirão vocês. Se tivessem obedecido ao meu ensino, obedeceriam ao de vocês. (Jo.15:20, NVT)

Spurgeon, portanto, não está promovendo um espírito de vitimismo, nem ensinando que o cristão deve buscar sofrimento ou desprezo. A Bíblia nos chama a manter um bom testemunho diante de todos (1 Pedro 2:12). Contudo, um bom testemunho não garante aceitação, especialmente quando o evangelho é anunciado com fidelidade.

O apóstolo Paulo confirma essa realidade ao afirmar:

De fato, todos que desejam viver de modo piedoso em Cristo Jesus serão perseguidos. (II Tm.3:12, NVT)

Viver piedosamente significa viver sob o senhorio de Cristo, com valores, palavras e atitudes moldados pelo evangelho. Em um mundo que ama as trevas, essa vida inevitavelmente provoca resistência.

Ainda assim, a Escritura ensina que essa oposição não é sinal de derrota, mas de participação na obra de Cristo:

Pois vocês receberam não apenas o privilégio de confiar em Cristo, mas também o privilégio de sofrer por ele. (Fp.1:29, NVT)

A pergunta de Spurgeon, portanto, redefine onde o cristão deposita sua esperança de honra. Se buscamos a aprovação do mundo, acabaremos comprometendo a verdade. Mas se buscamos agradar a Deus, estaremos preparados para suportar a rejeição, sabendo que a verdadeira honra não vem dos homens, mas do Senhor.

Como Paulo declarou:

Se meu objetivo ainda fosse agradar às pessoas, eu não seria servo de Cristo. (Gl.1:10, NVT)

O cristão vive entre a cruz e a glória. Agora, participa dos sofrimentos de Cristo; no futuro, participará da sua exaltação em glória.

Assim, Spurgeon nos lembra que esperar honra de um mundo que crucificou Cristo é esquecer quem é o nosso Senhor e qual é o caminho do verdadeiro discipulado.

E, visto que somos seus filhos, somos seus herdeiros. De fato, somos herdeiros junto com Cristo da glória de Deus. Mas, se quisermos participar da sua glória, também devemos participar de seu sofrimento. (Rm.8:17, NVT)

Concluimos que: Seguir a Cristo fielmente requer renúncia e levar a cruz até o fim. Porque a cruz precede a coroa, o sofrimento precede a glória e as lutas precede a vitória.

Em resumo, o preço do discipulado não é um valor monetário, mas um chamado à entrega total e incondicional em seguir a Jesus Cristo.

sábado, 20 de dezembro de 2025

O HOMEM DE DEUS E O PROFETA VELHO.


A história do "profeta velho e o homem de Deus" está em 1 Reis capítulo 13, onde um jovem profeta de Judá recebe uma ordem de Deus para ir a Betel, confrontar o rei idólatra Jeroboão, e depois voltar sem comer, sem beber nem pegar outro caminho. No entanto, um profeta velho de Betel induz o profeta novo ao erro, dizendo que um anjo o mandou chamá-lo de volta para comer, levando o jovem à desobediência, resultando em sua morte por um leão e um sepultamento fora do túmulo de sua família.  Este episódio destaca a importância da fidelidade à Palavra de Deus e os perigos dos falsos profetas que falam mentiras na intenção de levar os homens e mulheres de Deus à desobediência da Palavra.

O homem de Deus venceu a primeira tentação quando o rei Jeroboão o convidou a ir a sua casa alimentar-se e em seguida a receber um presente (13.7-10). Mas outra tentação estava por vir, dessa vez de um homem que parecia ser piedoso, pois é chamado de profeta velho (13.11). O profeta velho estava determinado a fazer o jovem profeta voltar e comer com ele em Betel. Montou num jumento e foi ao encontro do jovem. Encontrou-o descansando à sombra de uma árvore e tentou persuadi-lo a voltar e fazer uma refeição em sua casa. A princípio, o jovem se recusou a voltar a Betel e mencionou as instruções que havia recebido (13.14-17). O homem de Deus estava irredutível, mas o profeta velho insistiu, contou-lhe uma mentira em linguagem religiosa, dizendo: Também eu sou profeta como tu, e um anjo me falou pela palavra do SENHOR, dizendo: Faze-o voltar contigo à tua casa, para que coma pão e beba água (13.18). O homem de Deus acreditou e voltou e comeu pão em sua casa, e bebeu água (13.9). O jovem profeta não discerniu a tentação disfarsada de uma falsa espiritualidade, colocou de lado a Palavra de Deus que havia recebido e começou a seguir outras instruções. Esse episódio traz à memória a advertência de Paulo aos cristãos da Galácia: Ainda que nós mesmo ou um anjo vindo do céu vos pregue outro evangelho além do que vos tenho pregado, seja anátema (Gl.1.8,9). O apóstolo João também adverte: Amados, não deis credito a qualquer espírito; antes, provai os espíritos se procedem de Deus, porque muitos falsos profetas têm surgido no mundo (I Jo.4.1). A malícia de Satanás é observar que estamos atentos àquilo que é claramente pecaminoso, ele muda de estratégia e nos tenta em questões menos óbvias. Havia, de fato, a possibilidade de o velho ser mensageiro de Deus, mas o jovem profeta deveria ter refletido sobre a questão. Ao reconhecer que as palavras do velho contradiziam as instruções anteriores recebidas diretamente de Deus, ele deveria ter tomado a decisão de seguir aquilo que lhe havia sido dito pela fonte original. 

Durante a refeição, o velho profeta recebeu, repentinamente, uma mensagem de julgamento e condenação da desobediência do profeta novo (13.20-220. Ser sepultado fora do sepulcro de seus pais significa morrer longe de casa, fato considerado um grande infortúnio. 

O profeta velho ficou profundamente angustiado com o resultado de sua mentira frívola. Levou o corpo do homem de Deus para casa, pranteou-o como a um irmão e sepultou-o em seu próprio túmulo. Chegou a declarar que, quando morresse, devia ser sepultado junto ao rapaz (13.29-31). 

CONCLUSÃO:

Nesta história, podemos aprender que, a Palavra de Deus não deve ser invalidada por uma outra revelação que é contraria ao que Deus falou. Que a desobediência a revelação original de Deus nos trará grande tragédia.

Aprendemos que: 

Nem toda voz que usa o nome de Deus vem de Deus. 

Nem toda autoridade é digna de confiança. 

Nem todo aquele que se diz profeta merece a nossa credibilidade.

Nenhuma experiência espiritual está acima da Palavra de Deus. 

O profeta novo morreu por desobedecer a voz do SENHOR. E o profeta velho que mentiu continuou vivo. Por que ? Porque Deus julga a desobediência a sua Palavra primeiro, e a mentira depois. 

Guardar a Palavra e permanecer no centro da vontade de Deus é a melhor escolha que o homem de Deus deve fazer. Amém! 

sábado, 13 de dezembro de 2025

DEUS MUDA A HISTÓRIA EM ZICLAGUE.


Davi lhe perguntou: "A quem você pertence e de onde vem? Ele respondeu: "Sou um jovem egípcio, servo de um amalequita. Meu senhor me abandonou quando fiquei doente há três dias (I Sm.30.13).

Este episódio relata o ataque dos amalequitas sobre a cidade de Ziclague, e a grande angústia e tristeza de Davi com seu exército de 600 homens. Após três dias de caminhada, Davi chega em Ziclague e fica sabendo que a cidade foi queimada pelos amalequitas e as famílias e esposas levadas em cativeiro. Esse episódio dá a impressão que Davi e seus guerreiros deixaram de apreciar a graça de Deus e buscar orientação divina, de modo que o SENHOR pode ter permitido tal ataque para chamar a atenção de Davi sobre isso. 

Davi e seus homens chegaram em Ziclague após três dias de viagem, eles foram surpreendidos com a notícia dos acontecimentos, havia cheiro de fumaça e destruição por todas as partes. Quando viram a cidade totalmente destruída pelos amalequitas, ficaram desesperados e começaram a procurar pelos corpos, mas não acharam nenhum. Então eles começaram a chorar incontrolavelmente ao perceber a realidade da situação. 

Davi chamou o sacerdote Abiatar para ajudá-lo a discernir a vontade de Deus. Davi foi instruido pelo SENHOR a perseguir os amalequitas (30.7,8). Davi não sabia exatamente para onde teriam ido os amalequitas, mas foi surpreendido quando encontrou um escravo egípcio abadonado por seu senhor, prestes a morrer de fome, pois estava doente há três dias (30.1-13). Quando Davi encontrou o egípcio lhe perguntou: De quem és tu e de onde és? E disse  o moço egípcio: Sou servo de um homem amalequita, e meu senhor me deixou, porque adoeci há três dias (30.13). Davi poderia tê-lo matado ou deixado que morresse de fome, porém demonstrou compaixão e deu-lhe comida e água de que tanto precisava (30.12). Foi exatamente, este jovem egípcio o homem enviado por Deus para ajudar a Davi e seus homens a encontrar os amalequitas (30.15,16). Isto nos leva a refletir que não devemos desprezar as coisas pequenas e as pessoas aparentemente sem importância. Deus sempre trabalha na contramão da lógica e tem planos e pensamentos maiores que os nossos. 

Seguindo a direção dada pelo jovem egípcio, Davi e seus homens invadem o acampamento dos amalequitas e os pega de surpresa. Os amalequitas estavam tão entusiasmados comemorando a vitória, que relaxaram a guarda do acampamento. Davi e seus homens entraram em combate contra os amalequitas, desde o amanhecer até à tarde do dia seguinte (30.17). Davi e seus homens venceram a batalha e libertaram todos os prisioneiros que haviam levados, inclusive as duas mulheres de Davi e todas as famílias e seus bens que haviam sido tomados (30.18-20). Deus sempre nos surpreende, e nos restitui muito mais que imaginamos. Davi declara de forma poética: "Em Deus faremos proezas; porque Ele é que pisará os nossos inimigos (Sl.62.12). 

EM SUMA:

Enquanto Davi e seus homens estavam fora, em uma campanha militar com os filisteus, os amalequitas atacaram Ziclague, sua base, incendiando-a e levando todos (mulheres, crianças, idosos) cativos.

Ao retornar, Davi e seus homens choraram até não poderem mais.

O povo, amargurado, queria apedrejar Davi, culpando-o.

Davi ficou profundamente angustiado, mas se fortaleceu no Senhor, seu Deus. 

Davi pediu ao sacerdote Abiatar que trouxesse o éfode (colete sacerdotal) para consultar a Deus.

Deus o instruiu a perseguir os invasores, garantindo que ele os alcançaria e recuperaria tudo.

Davi, com 400 homens (200 estavam exaustos e ficaram), perseguiu os amalequitas, recuperando todos os cativos, bens e despojos.

Ziclague representa um ponto de virada, o fundo do poço antes da vitória e do cumprimento das promessas de Deus.

Mostra a importância de fortalecer-se no Senhor em meio à dor e à acusação.

É um exemplo de como Deus restaura completamente o que foi perdido quando buscamos Nele, transformando a nossa desolação em restauração total.

Portanto, não desista quando tudo parece perdido, nada está perdido; Deus tem uma nova direção para nos levantar e nos restituir tudo quanto o inimigo nos roubou. Amém! 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

CINCO COISAS QUE O REI SENAQUERIBE NÃO SABIA SOBRE DEUS.

O grande levante do rei Senaqueribe contra a nação de Judá ocorreu em 701 a.C. Senaqueribe rei da Assíria, reagiu à rebelião do rei de Judá, por deixar de pagar os tributos que lhe era imposto. Devido a esta rebelião, Senaqueribe invade as cidades fortes de Judá e ameaça tomar toda a nação. Os historiadores indicam que ele tomou quarenta e seis cidades muradas de Judá. O rei Ezequias, não vendo qualquer solução, submeteu-se a Senaqueribe, tirando todo o ouro e prata da Casa do SENHOR e todo seu tesouro da casa real e os deu ao rei da Assíria.

As passagens que narram essa história estão escritas no texto sagrado de II Reis capítulos 18 e 19; e II Crônicas 32.1-23 e Isaías capítulos 36 e 37.

Ezequias foi um rei fiel a Deus. Ele começou a reinar sobre o reino de Judá com 25 anos, e reinou durante 29 anos. A Bíblia diz que, ao contrário de seu pai Acaz, Ezequias fazia o que era reto e "se apegou ao Senhor". O rei Ezequias teve o cuidado de obedecer ao Senhor e confiar Nele de todo coração, por isso Deus estava com Ele.

Depois de 4 anos do seu reinado, o rei do império da Assíria sitiou algumas cidades de Judá, tentando conquistá-las. Uma das estratégias era cercar as povoações com seus exércitos, e impor o medo por meio de ameaças, para que os governantes cedessem às suas imposições. Com o seu grande poder e exército, a Assíria dominava diversas nações, exilando-as e impondo grandes taxas - vassalagem.

Durante o reinado de Ezequias, rei de Judá, Senaqueribe, o rei da Assíria, ameaçou destruir Jerusalém. Esse inimigo poderoso afrontou um rei que era fiel a Deus. Na sua arrogância e ameaças, Senaqueribe não considerou que o Deus todo-poderoso interveria a favor dos Seus. Essa história de ameaças do inimigo, nos mostra a fidelidade e bondade de Deus em proteger seu povo atendendo às orações de Ezequias num tempo de crise.

O imperador assiro já havia invadido e deportado israelitas do Reino do Norte para a Assíria, com a permissão de Deus - porque os israelitas e os seus reis abandonaram ao Senhor e adoravam a deuses pagãos (2 Reis 17:7-18). Mas Senaqueribe não conhecia ao Deus de Israel, nem o respeitava. Ele insultou ao Senhor, a Ezequias e ao povo de Judá. Em palavras, cartas e até com gritos eles afrontavam ao Deus vivo e verdadeiro do reino de Judá.

Senaqueribe e os seus comandantes eram orgulhosos e imponentes. Eles desconheciam que o Deus de Judá, eles pensavam que era mais um deus como os das nações que eles haviam vencidos. Mas o Deus de Judá é o Criador de todo universo, detentor de todo o poder, sobre os reinos da terra e céu. Senaqueribe não sabia sobre o Deus com quem ele estavam insultando e dasafiando com desprezo.

Depois de ouvir as afrontas do rei Senaqueribe, Ezequias entrou na Casa do SENHOR, se humilhou, e mandou chamar o profeta Isaías. Eles oraram ao SENHOR, apresentaram as cartas enviadas pelo rei da Assíria e clamaram pela ajuda de Deus.

Agora, ó Senhor, nosso Deus, livra-nos das mãos dele, para que todos os reinos da terra saibam que só tu, ó Senhor, és Deus (2 Reis 19:19).

O SENHOR ouviu as suas orações. Ele prometeu que iria livrar Ezequias e o povo de Judá das mãos de Senaqueribe e assim o fez.

Naquela mesma noite o Anjo do SENHOR destruiu 185 mil soldados do exército da Assíria. O rei Senaqueribe se retirou, voltando para a sua terra com os sobreviventes. E, enquanto ele estava na casa do seu deus, foi assassinado pelos seus próprios filhos, à espada.

Deus é Terrível, com Ele não se brinca, Ele não aceita afronta e não se deixa escarnecer.

CINCO COISAS QUE O REI SENAQUERIBE NÃO SABIA SOBRE DEUS:

1) DEUS é Deus dos deuses.

2) DEUS é Rei dos reis.

3) DEUS é Grande em Glória.

4) DEUS é Vivo, Ele ver e ouve tudo.

5) DEUS é Especialista em vencer as guerras do seu povo.

Infelizmente, esta história se repete ao longo dos séculos, no livro poético de Jó está escrito: Ele é sábio de coração, poderoso em forças; quem se endureceu contra Ele e teve paz? (Jó.9.4).

Jó está lamentando sua situação e reconhecendo a grandeza e o poder de Deus, afirmando que ninguém pode se opor a Ele e ter sucesso.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2025

ESPÍRITO - O Âmago Da Vida Humana.


A revelação bíblica afirma que o homem é um ser tricotomo, ou seja, é composto por espírito, alma e corpo (I Ts.5.23). O espírito é a cerne ou o âmago da vida humana, sendo a parte mais íntima, a essência, o centro mais importante do ser. O espírito é a parte imaterial através da qual estabelecemos nossa comunhão com Deus. A vida que o espírito recebe de Deus é por Ele transmitida à alma. Esta, por sua vez, a expressa por meio do corpo. Portanto, o espírito é o âmago, a parte mais profunda e íntima do ser humano, entranhado com a alma e inseparável dela.  

O SOPRO DIVINO.

Feito do pó da terra, o corpo humano estava inerte até receber o sopro divino nas narinas, ato pelo qual Deus deu ao homem o espírito e a alma, e o tornou alma vivente (Gn.2.7). A matéria recebeu vida espiritual consciente, constituída de espírito e alma, tornando o ser humano capaz de ter comunhão com o Criador. O profeta Isaías diz: Com minha alma te desejei de noite e, com o meu espírito, que está dentro de mim, madrugarei a buscar-te... (Is.26.9). A alma deseja, mas é o espírito que faz contato íntimo com Deus. 

RAÍZES DO PECADO: ESPÍRITO, ALMA E CORPO.

Em I Tessalonicenses 5.23, Paulo trata do processo de santificação que deve atingir o ser humano por inteiro. A ordem por ele apresentada, espírito, alma e corpo, não é citada de maneira aleatória. O ato de criação se deu do material para o imaterial (Gn.2.7), mas a Redenção do homem se dá do espiritual para o físico (I Pe.1.23; Rm.8.23). É no imaterial, que a Bíblia geralmente chama de "coração", que o pecado fica enraizado (Mt.15.19). Por isso,  a verdadeira santificação acontece de dentro para fora (Ez.36.26,27; Rm.8.10-13; Gl.5.22). A falta dessa compreensão leva ao legalismo farisaico, além de representar uma grave distorção da Doutrina da Graça. 

Pecados no espírito.

Orgulho, soberba, vangloria, arrogância, idolatria, feitiçarias, heresias... 

A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda (Pv.16.18).

... purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus (II Co.7.1). 

Pecados na alma.

Maus pensamento, olhos maus, sentimentos maliciosos, coração cheio de ódio, alma rancorosa, cheia de amargura por não suportar a felicidade do seu próximo.

Deixando, pois, toda malícia, e todo engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo (I Pe.2.1,2).

Pecados no corpo.

Prostituição, impureza, lascívia, iras, pelejas, vícios, glutonarias... (Gl.5.19-21).

Fugi da prostituição. Todo pecado que o homem comete é fora do corpo; mas o que se prostitui peca contra o seu próprio corpo (I Co.6.18).

... purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus (II Co.7.1). 

DEZ REFERÊNCIAS BÍBLICAS RELACIONADAS AO ESPÍRITO HUMANO.

1) espírito reto.

Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto (Sl.51.10).

2) espírito voluntário.

Torna a dar-me a alegria da tua salvação e sustém-me com um espírito voluntário (Sl.51.12).

3) espírito quebrantado.

Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus (Sl.51.17).

4) espírito abatido.

O coração alegre aformoseia o rosto, mas, pela dor do coração, o espírito se abate (Pv.15.13).

5) espírito humilde.

Melhor é ser humilde de espírito com os mansos do que repartir o despojo com os soberbos (Pv.16.19).

6) espírito entendido.

Na verdade, há um espírito no homem, e a inspiração do Todo-poderoso os faz entendidos (Jó.32.8).

7) espírito constrangido.

Porque estou cheio de palavras; o meu espírito me constrange (Jó.32.18).

8) espírito angustiado.

a ordenar acerca dos tristes de Sião que lhes dê ornamento por cinzas, óleo de gozo por tristeza, veste de louvor por espírito angustiado... (Is.61.3).

9) espírito alegre.

Disse, então, Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador (Lc.1.46,47).

10) espírito fervoroso.

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor (Rm.12.11).

A NOSSA ALMA TEM SEDE DE DEUS, MAS É O NOSSO ESPÍRITO QUEM O ADORA.

A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus? (Sl.42.2).

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem.

Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade (Jo.4.23,24).

SERVINDO A DEUS NO ESPÍRITO.

Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, me é testemunha de como incessantemente faço menção de vós, pedindo sempre em minhas orações... (Rm.1.9,10).

Paulo está dizendo que seu serviço a Deus é íntimo e verdadeiro, algo que Deus, em seu espírito, testemunha.

Esse serviço está focado em anunciar as boas-novas de Jesus Cristo e orar pelos irmãos para que sejam fortalecidos na fé.

A fé é central nesse serviço, e isto envolve anunciar o evangelho e trabalhar para o crescimento espiritual dos outros. 

O serviço vem do espírito e é testemunhado pelo Espírito de Deus que habita no crente.

O Senhor Jesus Cristo seja com o teu espírito (II Tm.4.22). Amém! 

segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

ANDANDO NA PLENITUDE DO ESPÍRITO.


Andar na plenitude do Espírito implica em viver uma vida totalmente guiada, capacitada e preenchida pelo Espírito Santo, o que resulta em uma profunda mudança de caráter e um testemunho poderoso de Deus. Isso envolve uma rendição diária, buscando a orientação divina e a manifestação da vida de Deus, manifestada através da direção do Espírito em uma vida de oração, santificação, domínio próprio e do amor. 
A plenitude do Espírito não é um evento único, mas um processo contínuo de santificação e crescimento, onde o Espírito capacita a viver de forma a agradar a Deus em todas as áreas da nossa vida. 

QUATRO ATITUDES PARA VIVER NA PLENITUDE DO ESPÍRITO:

1) Ser Guiado Pelo Espírito.

Por isso digo: Vivam pelo Espírito, e de modo nenhum satisfarão os desejos da carne. Pois a carne deseja o que é contrário ao Espírito; e o Espírito, o que é contrário à carne. Eles estão em conflito um com o outro, de modo que vocês não fazem o que desejam. Mas, se vocês são guiados pelo Espírito, não estão debaixo da lei (Ef.5.16-18). NVI

Jesus disse: Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade... (Jo.16.13).

2) Ser Cheio do Espírito.

Não se embriaguem com vinho, que leva à libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito (Ef.5.18). 

Este é um convite para ser completamente cheio do Espírito, este é um termo imperativo para se "deixar encher" pelo Espírito Santo. Este enchimento deve ser diário e contínuo.

3) Depender do Espírito.

Nosso grande desafio é abandonar a autossuficiência e confiar plenamente na orientação do Espírito Santo, mesmo que isso signifique renúncias e novas direções na vida. 

4) Obedecer a voz do Espírito.

E disse o Espírito a Filipe: Chega-te e ajunta-te a esse carro (At.8.29).

E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram impedidod pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia. E, quando chegaram a Mísia, intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu. E, tendo passado por Mísia, desceram a Trôade (At.16.6-8).

O grande problema da maioria dos crentes é se conformar em viver uma vida espiritual medíocre e sem crescimento. Quando estamos fora de sintonia com o Espírito Santo, estamos agindo pela nossa própria direção e vontade. Andar no Espírito e não satisfazer os desejos da carne, se constitui um grande desafio para os crentes que buscam viver na plenitude do Espírito. Quando a carne domina e subjulga o espírito é porque estamos vivendo na dimensão da alma. Mas, quando o nosso espírito está submisso ao Espírito Santo, os desejos da carne ficam dominados pelo Espírito. Quando estamos sob o domínio do Espírito, a nossa vontade, desejo e direção tem origem no Espírito. Viver no Espírito não terefa fácil, mas não é impossível. 

domingo, 30 de novembro de 2025

A ESPERANÇA DA GLÓRIA.


... aos quais Deus quis fazer conhecer quais são as riquezas da glória deste mistério entre os gentios, que é Cristo em vós, esperança da glória (Cl.1.27).

Paulo falando sobre a igreja, diz: "O mistério que esteve oculto desde todos os séculos e em todas as gerações e que, agora, foi manifesto aos seus santos" (Cl.1.26). Este mistério foi revelado em Cristo, o qual é a cabeça da igreja, havendo Ele reunido em um só corpo todos os povos, formando assim a sua igreja. Cristo habitando em nós é a nossa garantia da glória futura e da vida eterna. Somente a presença dEle em nós e a nossa contínua comunhão com Ele podem dissipar qualquer dúvida quanto a irmos para o céu. Quem tem a Cristo como Senhor e Salvador, tem a "Esperança da Glória" e também a vida eterna.

A igreja tem uma esperança eterna focada na pessoa de Jesus Cristo. Pedro nos afirma esta verdade, quando escreve: Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos (I Pe.1.3). A nossa esperança não é uma utopia ou um conto de fada, mas é real e verdadeira. Pedro também nos assegura dizendo: Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas, mas nós mesmos vimos a sua majestade (II Pe.1.16). 

O foco da nossa atenção não deve ser desviado para as coisas terrenas e efêmeras desta vida, mas deve ser mantida e alimentada na "Esperança da Glória", na pessoa de Jesus Cristo. Paulo escrevendo ao jovem pastor Timóteo, diz: Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, segundo o mandado de Deus, nosso Salvador, e do Senhor Jesus Cristo, esperança nossa (I Tm.1.1).

A esperança da igreja não está na política dos homens, não está nos governos da terra, não está ancorada na tecnologia, nem na ciência em toda a sua amplitude, mas está posta em Deus. 

Nossa esperança está confiada e firmada na pessoa de Jesus Cristo, que é, Cristo em nós, esperança da glória! Amém! 

domingo, 23 de novembro de 2025

TRÊS CLASSES DE PESSOAS QUE DEUS PROCURA.


Quanda as Escrituras diz que Deus procura algo, isto não significa dizer que Deus não sabe onde estar; mas Deus sabe todas as coisas, isto é apenas uma linguagem antropomórfica que é usada para revelar os sentimentos de Deus. Diante disto, encontramos na Bíblia três classes de pessoas que Deus procura. Deus não está a procura de homens ou mulheres de grande poder financeiro, que tenha um grande status social ou que tenha fama, beleza e seja destaque nas mídias e nas redes sociais. Deus está a procura de pessoas simples, humildes de coração e que seja totalmente dependente dEle. Deus busca pessoas de coração quebrantado, voltado para Ele com um coração sincero e que o busque de todo o coração.

1) DEUS PROCURA OS FIÉIS.

Os meus olhos procurarão os fiéis da terra, para que estejam comigo; o que anda num caminho reto, esse me servirá (Sl.101.6).

A multidão de crentes é grande, mas os fiéis são poucos. Deus conta com quantidade, desde que haja qualidade. Jesus disse: Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus (Mt.7.21). Se está escrito que Deus procura os fiéis é porque não são muitos os fiéis. No salmo 12, Davi diz: Salva-nos, SENHOR, porque faltam os homens benignos; porque são poucos os fiéis entre os filhos dos homens (Sl.12.1). Os fiéis sempre foram uma raridade, e na atualidade o povo de Deus vem enfrentando isso através dos tempos, mas nos últimos dias da presente era, esse problema de infidelidade vem aumentando em escala geral. Mas Deus ainda procura e conta com os remanescentes fiéis.

2) DEUS PROCURA OS INTERCESSORES.

E busquei dentre eles um homem que estivesse tapando o muro e estivesse na brecha perante mim por esta terra, para que eu não a destruísse; mas a ninguém achei (Ez.22.30).

Deus sempre espera que haja intercessores para que fique na brecha da situação, afim de clamar em oração a favor de algo ou de alguém. Quando Deus procura intercessores e não encontra, Ele mesmo age e resolve do seu jeito. Sobre isto está escrito no livro do profeta Isaías: E viu que ninguém havia e maravilhou-se de que não houvesse um intercessor; pelo que o seu próprio braço lhe trouxe a salvação, e a sua própria justiça o susteve (Is.59.16). O Senhor viu a gravidade dos pecados de Israel, ele procurou intercessores e não havia intercessores para mudar o curso dos acontecimentos. Então, Ele mesmo decidiu estender o "seu próprio braço" para salvar o seu povo, o que aconteceu com a vinda de Jesus Cristo. Agora, no céu Cristo intercede pessoalmente pela sua igreja (Hb.7.25). Na atualidade, Deus continua buscando intercessores para taparem o muro e ficarem na brecha em favor da sua igreja, dos perdidos que carecem de salvação, das autoridades em geral e de toda a nação. 

3) DEUS PROCURA OS ADORADORES. 

Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão ao Pai em espírito e em verdade, porque o Pai procura a tais que assim o adorem (Jo.4.23).

Se Deus procura os verdadeiros adoradores, é porque também existe os falsos adoradores.

Adorar a Deus não é simplesmente ir à igreja, orar, cantar, pregar, gesticular, ofertar, lê a bíblia, prestar atenção na pregação e gritar em voz alta glorificando a Deus. Tudo isto faz parte da adoração, mas adorar a Deus é muito mais que isto. A  verdadeira adoração parte do coração do adorador que tem uma devoção sincera com Deus e está ligado a Ele em espírito e em verdade. 

Adoração não é só emoção, mas envolve temor, reverência, obediência, santidade e serviço. Se torna  impraticável adorar a Deus sem estes requisitos; é possível adorar sem tê-los, porém Deus não recebe o adorador, nem a sua adoração. No livro do profeta Isaías está escrito: Porque o Senhor disse: Pois que este povo se aproxima de mim, com a boca e com só lábios, me honra, mas o seu coração se afasta para longe de mim, e o seu temor para comigo consiste só em mandamentos de homens, em que foi instruído (Isaías, 29.13). 

Existem pessoas nas igrejas que praticam um tipo de adoração de aparência exterior, umas para demonstrar uma falsa espiritualidade e outras até para querer agradar e ser simpáticas para o seu líder ou o seu pastor e pregador preferido; quando o seu líder ou pastor estar ensinando ou pregando, ela diz amém, glória à Deus, aleluia, grita, gesticula e concorda com tudo que ele diz, mesmo estando errado. Isto é pura hipocrisia, falsa santidade e falsa adoração; Jesus censurou os escribas e fariseus da sua época chamando-os de hipócritas, porque eles viviam uma falsa pureza de santidade, eram cheios de regras humanas, vivendo só de aparências, mas no seu interior eram impuros, verdadeiros sepulcros caiados.

A verdadeira adoração parte de um coração sincero, não importa a posição corporal ou local para se adorar a Deus, não é preciso esperar chegar o domingo para ir ao templo de uma igreja adorar a Deus, adorar a Deus não se resumi a um, dois ou três dias na semana; Deus está disponível todos os dias e em qualquer hora. 

A verdadeira adoração é íntima, particular e em secreto com Deus.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

10 COISAS NOVAS QUE DEUS FEZ.

 

Eis que faço novas todas as coisas (Ap.21.5).

Não devemos viver na velhice do passado, as coisas mudam e evoluem, a vida é dinâmica e passa com rapidez. Deus gosta de fazer coisas novas, e não vai nos deixar perdidos no labirinto da velhice e do passado. O povo estava vivendo em terra seca, angustiado e na escuridão da ignorância. Mas, Deus falou através do profeta e disse: Eis que farei uma coisa nova, e, agora sairá à luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo (Is.43.19). A Palavra nos conforta ao dizer que é sempre possível nos renovar e recomeçar com tudo novo de novo. O Espírito de Deus sempre tem algo novo para nós, que possamos nos renovar pela ação do Espírito e pelo poder da palavra de Deus. 

Dentre as muitas coisas novas que Deus fez e ainda há de fazer, podemos destacar apenas dez:

1) Novo Caminho (Hb.10.20).

2) Novo Coração (Ez.36.26).

3) Novo Espírito (Ez.11.19).

4) Novo Cântico (Sl.40.3).

5) Novo Mandamento (Jo.13.34).

6) Novo Testamento (Hb.9.15).

7) Novo Homem (Ef.4.24).

8) Novo Nascimento (I Pe.1.3,23).

9) Nova Vida (II Co.5.17).

10) Nova Esperança (Tt.2.13).

As vezes nos sentimos pra baixo, humilhado, quebrado e sem saber o que fazer; mas o Espírito Santo chega para nos consolar e diz: Confie em Deus e na sua Palavra, Ele vai tornar tudo novo pra você.

Deus tem um novo cântico para os teus lábios, um novo caminho para os teus pés, um novo sentimento para o teu coração, um novo mandamento para o teu espírito, e uma nova vida na tua história. 

Esqueça o passado e não considere as coisas antigas, Deus fará coisas novas e haverá uma mudança radical na sua vida. Amém!

quarta-feira, 12 de novembro de 2025

NOSSA MENTE - UM CAMPO DE BATALHA.

 

A nossa mente é um campo de batalha no que diz respeito aos pensamentos. A mente humana é algo tão complexo que muitas vezes a psicologia e a psiquiatria não conseguem entender. Sigmund Freud o pai da psicanálise, disse: "O pensamento é o ensaio da ação". As nossas atitudes são frutos dos nossos pensamentos, que partem do coração. Jesus, o nosso Mestre, falou: Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as imoralidades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos, 7.21-23). A mente humana precisa está equilibrada e em harmonia com Deus e a sua palavra. 

Por incrível que pareça, há muitos cristãos vivendo com a mente perturbada. Esse gigante vem dominando e perturbando a mente de muitos. A melhor maneira de se libertar das perturbações mental é fixa o nosso pensamento em Deus, é firmar o nosso pensamento no SENHOR e na sua palavra. É buscar a renovação do Espírito Santo através da oração e leitura da palavra de Deus. É ocupar a nossa mente com aquilo que louvável. É pensar nas coisas que são de cima (Cl.3.2). Ainda sobre o pensamento, Paulo escrevendo aos filipenses diz: E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Fp.4.7,8). Portanto, não permita que a sua mente seja um depósito de maus pensamentos. Não deixe Satanás fazer um ninho, e encher a sua mente de coisas negativas e perversas, mas busque a Deus através da oração e meditação da palavra e seja livre de toda perturbação.

OS PERIGOS DE UMA MENTE DOMINADA PELO MAL.

A alma é a sede das emoções e dos sentimentos. A mente é como um campo fértil, nela os pensamentos podem dá frutos, bons ou ruins. Há uma frase que diz: Você é fruto daquilo que pensa. As nossas atitudes partem da nossa mente, sejam elas premeditadas ou não. 

No capítulo doze da carta de Paulo aos romanos, ele exorta a igreja a viver uma vida de piedade e santidade diante de Deus. Ele fala do culto racional (do raciocínio, da razão, da mente), e este culto deve ser apresentado o nosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (Rm.12.1,2). O apóstolo Pedro também nos fala sobre o leite racional, dizendo: Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vades crescendo (I Pedro.2.2). Racional no grego é logikos, pertencente a razão; o que é do raciocínio, perfeito para argumentação; lógica. Isto significa dizer que, o leite encontrado na palavra de Deus é, em última análise racional, e tem a ver com a mente. O culto racional, é um culto inteligente; e quem se alimenta do leite racional, cresce em inteligência espiritual. 

A mudança de atitude em não se conformar com o sistema e modelo do mundo, parte de uma mente renovada pelo Espírito Santo. É impossível uma pessoa que tenha uma mente renovada pelo Espírito Santo, venha se conformar com os costumes, estilos e modelos do mundo. Um crente de mente renovada, ele experimenta a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A mente pode tornar-se fortaleza de Satanás, temos exemplos na bíblia de pessoas que tiveram suas mentes dominadas por Satanás e tiveram um fim trágico. 

ANANIAS.

Disse, então, Pedro: Ananias, porque encheu satanás o teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e retivesses parte do preço da herdade? Guardando-a, não ficava para ti? E, vendida, não estava em teu poder? Por que formaste este desígnio em teu coração? Não mentiste aos homens, mas a Deus.

E Ananias, ouvindo estas palavras, caiu e expirou. E um grande temor veio sobre todos os que isto ouviram. E, levantando-se os jovens, cobriram o morto e, transportando-o para fora, o sepultaram (Atos, 5.3-5).

JUDAS.

Entrou, porém, Satanás em Judas, que tinha por sobrenome Iscariotes, o qual era do número dos doze (Lc.22.3).

E, acabada a ceia, tendo já o diabo posto no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que o traísse. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O que fazes, faze-o depressa (Jo.13.3,27).

O coração e os pensamentos de Judas estavam dominados por Satanás. 

Ananias e Judas deram legalidade ao Diabo para que isso acontecesse. 

Paulo escrevendo aos irmãos da igreja em Éfeso, disse: Não deis lugar ao diabo (Ef.4.27).

Os maus pensamentos são como ovos de serpentes, e se tornarão em víboras se não forem destruídos.

Ninguém há que clame pela justiça, nem ninguém que compareça em juízo pela verdade; confiam na vaidade e andam falando mentiras; concebem o trabalho e produzem a iniquidade. Chocam ovos de basilisco e tecem teias de aranha; aquele que comer dos ovos deles morrerá; e, apertando-os, sai deles uma víbora. Os seus pés correm para o mal e se apressam para derramarem o sangue inocente; os seus pensamentos são pensamentos de iniquidade; destruição e quebrantamento há nas suas estradas (Isaías, 59.4,5,7). 

A mente é o útero do coração, e os pensamentos são a semente.

Jesus falou: Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a soberba, a loucura. Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem (Marcos, 7.21-23). 

Devemos pensar e fixar nossa mente em Deus e na sua Palavra.

Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti. Confia no SENHOR perpetuamente; porque o SENHOR Deus é uma rocha eterna (Isaías, 26.3,4).

Antes, tem o seu prazer na Lei do SENHOR, e na sua Lei medita de dia e de noite (Sl.1.2).

Devemos pensar nas coisas que são de cima.

Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima e não nas que são da terra; porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus (Colossenses, 3.1-3).  

Devemos pensar nas coisas de boa fama e virtuosas.

E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai (Filipenses, 4.7,8).

Finalmente, a nossa mente não deve ser depósito de maus pensamentos, nem reservatório de maldades, nem deve servir para acumular informações negativas e perversas que são lançadas pelas mídias, seja escrita ou audiovisual. A mente do cristão verdadeiro está transformada pelo Espírito Santo e é sempre renovada para executar o bem. O crente não vive só de emoções, ele deve ser racional e agir com inteligência. 

segunda-feira, 10 de novembro de 2025

A VOZ DE DEUS.


A voz de Deus é necessária para a vida dos seus filhos. Não podemos ficar sem ouvir a voz do SENHOR. A voz de Deus é incomparável, nenhuma voz se compara a voz do nosso Pai celestial. A voz de Deus é insubstituível, nada nem ninguém tem uma voz que substitua a voz de Deus. Das muitas vozes que existem no mundo, só uma nos importa: A voz de Deus. A poesia do hino diz: "Eu preciso calar todas as vozes, menos a Tua (a voz de Deus).

SETE MANIFESTAÇÕES DA VOZ DE DEUS NO SALMO 29.

1) A voz do SENHOR ouve-se sobre as muitas águas.

2) A voz do SENHOR é poderosa.

3) A voz do SENHOR é cheia de magestade.

4) A voz do SENHOR quebra os cedros do Líbano.

5) A voz do SENHOR separa as labaredas do fogo.

6) A voz do SENHOR faz tremer o deserto de Cades.

7) A voz do SENHOR faz parir as cervas e desnuda as brenhas.

E no seu templo cada um diz: Glória! (Sl.29.3-9)

DEZ COISAS ACONTECEM QUANDO DEUS FALA:

1) Quando Deus fala a nossa fé é fortalecida.

2) Quando Deus fala a nossa esperança é renovada.

3) Quando Deus fala a nossa paz é perene.

4) Quando Deus fala a nossa estrutura é revigorada.

5) Quando Deus fala a nossa tristeza é transformada em alegria.

6) Quando Deus fala a nossa alma se alegra.

7) Quando Deus fala a nossa fraqueza se transforma em força.

8) Quando Deus fala a nossa necessidade é suprida.

9) Quando Deus fala a nossa vida recebe uma nova direção.

10) Quando Deus fala a sua glória é manifesta e não precisamos ouvir outra voz.

Nada nem ninguém poderá impedir a voz de Deus. Quando Deus quer falar, não tem pastor, pregador, ensinador nem teólogo que possa impedir Ele falar.

♫ Fala, Deus! fala, Deus! Toca-me com brasas do altar; 

♫ Fala Deus! fala Deus! Sim, alegre, atendo ao teu mandar (Harpa Cristã, 127). Amém! 

quinta-feira, 6 de novembro de 2025

QUANDO JESUS SE RETIRAVA.


E, despedida a multidão, subiu ao monte para orar à parte. E, chegada já a tarde, estava ali só (Mt.14.23).

Nos dias da sua carne, enquanto estava neste mundo, Jesus frequentemente procurava estar a sós com Deus. Como homem Jesus precisou orar, nos deixando o exemplo de um homem de oração. Passar tempo a sós com Deus é essencial para o nosso bem-estar espiritual. Devemos estar em constante oração, cultivar o hábito de orar se constitui um bom exercicio espiritual para a nossa vida diária. A falta de oração individual ao nosso Pai celestial poderá nos levar a um declínio espiritual. 

Desde o início do ministério público do nosso Senhor, grandes multidões o seguiam e houve momentos em que Ele teve de fugir da multidão para um lugar deserto e ficar a sós com Deus em oração. Em uma leitura exaustiva, identifiquei pelo menos dez ocasiões em que Jesus deixou as multidões e seus discípulos para estar a sós com o Pai.

1) Retirou-se para um lugar deserto (Mt.14.13).

2) Subiu ao monte para orar à parte (Mt.14.23).

3) Saiu, foi para um lugar deserto, e ali orava (Mc.1.35).

4) Foi ao monte para orar (Mc.6.46).

5) Saiu e foi para um lugar deserto (Lc.4.42).

6) Retirava-se para os desertos e ali orava (Lc.5.16).

7) Subiu ao monte a orar e passou a noite em oração (Lc.6.12).

8) Estando Ele orando em particular (Lc.9.18).

9) Tornou a retirar-se, Ele só, para o monte (Jo.6.15).

10) Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar (Mt.26.36).

Após uma movimentada noite de curas em Cafarnaum, Jesus teve uma curta noite de sono e, em seguida, levantou-se muito cedo para orar e preparar-se para mais um dia agitado. Precisamos começar cada dia passando um tempo a sós com Deus.

Muitos pastores, pregadores, ensinadores da Palavra e cantores estão em constantes atividades cumprindo suas agendas e dedicando-se a obra de Deus. Todavia, precisamos seguir o exemplo de Jesus, e deixarmos a multidão para que possamos voltar a ela com uma nova força para o ministério. A parte mais importante da vida cristã não é quando estamos em publico, mas quando estamos a sós com Deus; esta é a parte que só Deus vê. O nosso tempo a sós com Deus, vai refletir na nossa vida diária e no ministério bem-sucedido.

Orar em todo tempo, este é o segredo dos homens e mulheres de oração que marcaram gerações.

Sigamos sempre o exemplo do nosso Mestre Jesus.

quarta-feira, 5 de novembro de 2025

JANES E JAMBRES - OS FEITICEIROS QUE SE OPUSERAM A MOISÉS.


E, como Janes e Jambres resistiram a Moisés, assim também estes resistem a verdade, sendo homens corruptos de entendimento e réprobos quanto à fé. 

Não irão, porém, avante; porque a todos serão manifesto o seu desvario, como também o foi o daqueles (II Tm.3.8,9) ARC

Como Janes e Jambres se opuseram a Moisés, esses também resistem à verdade. A mente deles é depravada; são reprovados na fé.

Não irão longe, porém; como no caso daqueles, a sua insensatez se tornará evidente a todos (II Tm.3.8,9) NVI

Janes e Jambres foram os mágicos egípcios que se opuseram a Moisés e Arão no episódio das varas que se transformaram em serpentes, isto está registrado no livro de Êxodo, 7.8-12. Eram feiticeiros egípcios que tentaram imitar os milagres de Moisés, como transformar varas em serpentes, mas foram superados pela vara de Arão.

Os nomes Janes e Jambres não aparecem no livro de Êxodo, mas são encontrados em tradições judaicas e em outros textos antigos, como o Talmude e o Apócrifo de Janes e Jambres.

O apóstolo Paulo os cita em 2 Timóteo 3:8 para ilustrar como os falsos mestres resistem à verdade. Paulo os utiliza como exemplo de pessoas que resistem à verdade, comparando-os aos falsos mestres de sua época.

O Egito estava repleto de magia, ocultismo, espiritismo e feitiçaria. Nisto consistia a religião dos egípcios. O Deus de Israel, no entanto, ao fazer com que a vara de Arão prevalecesse e tragasse as varas dos feiticeiros, demonstrou que o seu poder era maior do que o poder dos deuses do Egito. 

Nos dias atuais da presente era, o mesmo espírito de feitiçaria de Janes e Jambres, está em plena evidência. Antes da volta de Cristo, Satanás usará homens e mulheres através de espíritos enganadores, estes farão falsos milagres e enganará muitos crentes dentro da igreja. Infelizmente, isto é fato e já está acontecendo dentro de muitas igrejas, em suas reuniões de cultos. Muitos líderes estão se corrompendo e abrindo mão da verdade de Deus por causa de aliança política e troca de favores. Mas ainda há os remanescentes de crentes fiéis que não se dobram ao sistema.

Maranata! O Senhor vem! 

sábado, 1 de novembro de 2025

CRISTÃO FEITICEIRO?


Não permitam que se ache alguém entre vocês que queime em sacrifício o seu filho ou a sua filha; que pratique adivinhação, ou dedique-se à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium ou espírita ou que consulte os mortos.

O Senhor têm repugnância por quem pratica essas coisas, e é por causa dessas abominações que o Senhor, o seu Deus, vai expulsar aquelas nações da presença de vocês (Dt.18.10-12).

Estes versículos contêm uma lista das práticas da magia ocultista, comuns nas religiões de Canaã, as quais eram abomináveis a Deus e proibidas por Ele. Na Lei era condenado a morte as pessoas que praticassem tais coisas (Lv.20.27). No Novo Testamento também é proibido, está escrito que quem pratica tais coisas não entrará no Reino de Deus (Gl.5.20,21; Ap.22.15). 

Esta lista inclui médiuns, espíritas e todos que invocam os mortos ou consultam espíritos (demônios) para conhecerem segredos, predizer o futuro, ou controlar coisas e pessoas. O que eles chamam de comunicação com os mortos é, na realidade, comunicação com os demônios (II Rs.21.6; Is.8.19,20). 

Os adivinhos ou feiticeiros procuravam predizer eventos futuros ou desvendar segredos, pela ação de espíritos malígnos ou de algum meio humano. Todavia, o plano de Deus para o seu povo é ouvir os fiéis mensageiros de Deus e consultar a sua Palavra. 

Muitos estão dentro da igreja, em plena atividade religiosa, mas vivem como feiticeiros espirituais no meio do povo de Deus. Usam a oração como vingança, versículos bíblicos como amuleto e a fé como moeda de troca.

A feitiçaria como obra da carne citada por Paulo em Gálatas 5:20 fala de manipulação espiritual e não se submete a soberania de Deus. O feiticeiro usa seus feitiços com aparência de bondade, ele busca controlar as pessoas com aparência de fé e piedade, quando na verdade é uma grande farsa. A verdadeira fé não manipula, não exige, não amaldiçoa, mas se submete a vontade de Deus e confia no Seu poder.

Tiago e João quiseram mandar fogo do céu, mas Jesus disse: “Vocês não sabem de que espírito são.” (Lc 9:55) Porque o evangelho não é instrumento de vingança, é caminho de reconciliação. A fé verdadeira não tenta usar Deus como instrumento de vingança, mas ela se entrega a Ele e recebe graça para amar e perdoar.

A feitiçaria tende a aumentar nos últimos dias. Paulo faz menção a apostasia da fé quando escreve: Mas o Espírito expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrina de demônios, pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência (I Tm.4.1,2). 

Finalmente, pode um cristão verdadeiro consultar a feitiçaria em busca de respostas? A feitiçaria está vinculada ao ocultismo, isso inclui a pretensa comunicação com os mortos, poderes sobrenaturais, paranormais e demoníacos, com o propósito de manipular e influenciar coisas e pessoas. Está escrito: À Lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva (Is.8.20).  

Em suma: Feiticeiro é aquele que faz feitiços; cristão é aquele que segue a Cristo.

sábado, 25 de outubro de 2025

A TAMARGUEIRA NO DESERTO.


A tamargueira é uma árvore encontrada no deserto, é um arbusto resiliente, conhecido por sua capacidade de sobreviver em condições áridas, com raízes profundas para encontrar água e uma casca robusta para se proteger. Simbolicamente, a planta representa a força e a resiliência, especialmente no contexto espiritual, onde é vista como um exemplo de dependência e confiança em Deus. A tamargueira também produz frutos doces e sombra, oferecendo descanço e sustento para os viajantes no deserto. Tendo seu crescimento solitário, ela vive isolada no deserto. 

Abraão, por sua vez, plantou uma tamargueira em Berseba e ali invocou o nome do SENHOR, o Deus Eterno (Gn.21.33). NVI

Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável (Jr.17.6). ARC

Fugi, salvai a vossa vida e sereis como a tamargueira no deserto (Jr.48.6). ARC

A tamargueira aparece na Bíblia em três ocasiões diferentes. Os contextos são diferentes à aplicação das lições que podem ser extraídas para vida do crente.

ABRAÃO E A TAMARGUEIRA.

No caso de Abraão, ele plantou uma tamargueira após ter firmado uma aliança com Abimeleque, rei de Gerar (Gn.20.1,2; 21.22-33). A tamargueira para Abraão tornou-se símbolo de descanço, de firmeza e de paz, diante do pacto que ele havia firmado. Por isso o nome Berseba é poço do juramento (21.31). 

A NAÇÃO DE JUDÁ E A TAMARGUEIRA.

Em Jeremias capítulo 17, o cenário do povo de Judá é de decadência espiritual, eles passaram a confiar no homem e apartaram-se do SENHOR. Neste contexto histórico, Jeremias denuncia a nação por sua grande iniquidade. O pecado estava tão arraigado na natureza do povo, que a idolatria e a infidelidade a Deus eram coisas comuns em suas vidas. Por causa da sua infidelidade a Deus, o povo deixaria sua terra e seria levado como escravo para morar em lugares secos e deserto. Por isso o texto diz: Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como a tamargueira no deserto e não sentirá quando vem o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável (17.6). Neste caso o povo de Judá teria uma vida semelhante a tamargueira, vida solitária, terra seca, salgada, lugar inóspito, sem esperança. 

A NAÇÃO DE MOABE E A TAMARGUEIRA.

Em Jeremias capítulo 48, a profecia é contra a nação de Moabe. O país de Moabe ficava na orla oriental do mar morto. Os moabitas descendiam de Ló, sobrinho de Abraão (Gn.19.30-37), e vez por outra entravam em conflito com Israel. No tempo de Jeremias, bandos de moabitas atacavam regiões de Judá. Jeremias denunciou que muitas das cidades moabitas seriam destruídas (48.1-9). Diante de uma destruição que estava por vir sobre as cidades de Moabe, ouve-se a voz profética que diz: "Fugi, salvai a vossa vida e sereis como a tamargueira no deserto (48.6). Neste caso eles seriam semelhantes a tamargueira, viveriam solitários no deserto, em um lugar inabitável, mas com chance de sobrevivência. 

QUATRO LIÇÕES ESPIRITUAIS DA TAMARGUEIRA.

RAÍZES PROFUNDAS.

Suas raízes se aprofundam para buscar água em locais de difícil acesso. As raízes da tamargueira descem e atingem os lençois freáticos mantendo suas raízes sempre fortes e suas folhas sempre verdes. Assim também deve ser a vida espiritual do crente, que deve ter raízes profundas e não deixa de dar frutos no calor das lutas e adversidades da vida (Jr.17.7,8).

RESISTÊNCIA.

A tamargueira possui uma casca resistente e revestida que a protege das intempéries e permite que ela se fortaleça no calor. Assim deve ser também o crente que persevera e resisti firme na fé, vencendo o mundo, a carne e o Diabo.

CRESCIMENTO E FRUTIFICAÇÃO.

A tamargueira cresce e frutifica no deserto. Isto tem a ver com a nossa capacidade de crescer e produzir frutos (bênçãos) mesmo nas circunstâncias mais difíceis e desfavoráveis do deserto de nossas vidas.

VIDA SOLITÁRIA.

A tamargueira é um "arbusto solitário", não há vida em seu redor, apenas a tamargueira sobrevive no deserto. Ela serve como um símbolo para aqueles que confiam em Deus em meio às dificuldades, em vez de se basearem em sua própria força. Aqui nós aprendemos que, viver a sós com Deus, em profunda comunhão com Ele, nos faz vencer em meio as intempéries do deserto desta vida.

É melhor ser tamargueira no deserto dentro da vontade de Deus, do que estar na mídia sendo aplaudido pelo público e fora da vontade de Deus. Amém! 

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

TRÊS CLASSES DE PESSOAS NO SALMO 1

O salmo primeiro registra a primeira bem-aventurança das 15 bem-aventuranças contidas no livro dos salmos (1.1; 32.1; 32.2; 33.12; 40.4; 41.1; 65.4; 84.5; 94.12; 119.1; 119.2; 127.5; 128.1; 144.15; 146.5). O salmo 1 serve como introdução a todo o livro dos salmos. Ele contrasta duas classes de pessoas e mostra de forma resumida as atitudes destas pessoas em relação a Deus. É desejo do salmista ensinar-nos o caminho para a bem-aventurança e avisar-nos sobre a iminente destruição dos pecadores. 

Este salmo pode ser dividido em duas partes: A primeira (do versículo 1-3) nos mostra em que consiste a felicidade de um homem piedoso e quais são os seus procedimentos para receber as bênçãos do SENHOR. Na segunda parte (do versículo 4-6), ele revela o estado e o caráter daqueles que não têm Deus, e mostra o futuro e seu destino final. 

Neste salmo vamos encontrar três classes de pessoas, são elas: O justo, o ímpio, e o pecador. Pecadores na verdade todos nós somos; visto que herdamos a semente do pecado. Porém há uma diferença entre aquele que vive na prática do pecado para aquele que foi perdoado por Jesus e deixou de viver no caminho do pecado. O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, tímidas e descrentes de tudo que tem relação com Deus. O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, e que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.

1) O JUSTO.

O justo é todo aquele que foi perdoado e justificado por Jesus, que vive uma vida de santidade, pratica a justiça e anda no caminho da Verdade.

O que diz a bíblia sobre o justo:

O justo vive pela fé.

Pois dentro de pouco tempo Aquele que que vem virá, e não tardará. Mas o justo viverá pela fé! contudo, se retroceder, minha alma não se agradará dele (Hebreus, 10.37,38).  

O justo é abençoado.

Bênçãos há sobre a cabeça do justo, mas a violência cobre  a boca dos ímpios (Pv.10.6).  

O justo na velhice dará fruto (Sl.92.12-14)

A obra do justo conduz a vida (Pv.10.16).

O fruto do justo é árvore de vida, e o que ganha almas sábio é (Pv.11.30).  

2) O ÍMPIO.

O ímpio por sua vez, são pessoas que não tem o mínimo de temor a Deus, são escarnecedoras, arrogante e descrentes de tudo que tem relação com Deus (Sl.10.2-4).

O que diz a bíblia sobre o ímpio:

O ímpio é arrogante.

Escreve, pois: Eis que o ímpio está cada vez mais arrogante; suas vontades não visam o bem; mas o justo viverá pela fé (Habacuque, 2.4).

O ímpio é irreverente.

Ainda que se mostre favor o ímpio, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão, ele pratica a iniquidade e não atenta para a majestade do SENHOR (Isaías, 26.10).  

O ímpio é cético e obreiro de iniquidade.

Disse o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido e têm cometido  abominável iniquidade; não há ninguém que faça o bem. Acaso não tem conhecimento esses obreiros da iniquidade, os quais comem o meu povo como se comessem pão? Eles não invocam a Deus (Salmos, 53.1,4). 

3) O PECADOR.

São todas as pessoas que não andam no caminho de Deus, e vivem na prática do pecado. Alguns estão disfarçados dentro da casa de Deus, vivendo em pecado; mas a bíblia diz: Pelo que os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos (Sl.1.5).

O que usa de engano não ficará dentro da minha casa; o que profere mentiras não estará firme perante os meus olhos (Sl.101.7).

O que diz a bíblia sobre o pecador:

O pecador será punido.

Eis que o justo é punido na terra; quanto mais o ímpio e o pecador! (Pv.11.31).

O pecador promove destruição.

Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra, mas um só pecador destrói muitos bens (Ec.9.18).  

O pecador é infeliz.

A infelicidade persegue os pecadores, mas a prosperidade é a recompensa dos sábios (Pv.13.21).  

CONCLUSÃO:

Neste salmo nós entendemos que a felicidade do justo tem sua origem em Deus, enquanto que o ímpio perecerá na sua maldade e não receberá as bênçãos nem o galardão do SENHOR.

sábado, 18 de outubro de 2025

OS CORPOS DE ADÃO E EVA ANTES DO PECADO.


Antes do pecado, os corpos de Adão e Eva era visto como um corpo glorioso e espiritualizado, uma criação perfeita em "imagem e semelhança de Deus". Acredita-se que essa forma transcendia a matéria, com um brilho de glória que emanava de sua alma, e uma inocência que tornava a nudez impecebível e desprovida de vergonha. Eles possuíam uma pele que não era branca, nem pálida, mas avermelhada e brilhante, além de serem capazes de se conectar diretamente com Deus. Após o pecado, sua pele perdeu o brilho, e eles sentiram vergonha de sua nudez, um reflexo da materialização de seu corpo e da perda de sua glória original. 

Após pecarem, lhes sobreveio como consequência: Morte física, morte moral, morte espiritual. Observe que, se Adão e Eva tivessem comido da árvore da vida antes de deixar o Jardim do Éden, é provável que viveriam eternamente, por isso que Deus pôs querubins e uma  espada flamejante que rodeava por todos os lados do Jardim para impedir o acesso a árvore da vida.

Então disse o Senhor Deus: Eis que o homem se tornou como um de nós, conhecendo o bem e o mal. Agora, pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente. O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden para cultivar a terra de que fora tomado. E expulsou o homem; e pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada flamejante que se revolvia por todos os lados, para guardar o caminho da árvore da vida (Gn.3.22-24). Entendemos que, Adão e Eva sempre foram capazes de morrer fisicamente, a menos que comessem da árvore da vida.

CARACTERÍSTICAS DOS CORPOS DE ADÃO E EVA ANTES DO PECADO.

1) GLORIOSO E ESPIRITUAL.

Eles Tinham corpos especiais, com uma aparência que refletia a luz da glória Divina, muito diferente do corpo físico mortal.

2) PELE BRILHANTE E TRANSLÚCIDA.

A pele que cobria seus corpos era brilhante e translúcida. Uma pele que era como uma camada de unhas, translúcida e cheia de luz, que os tornava belos e puros.

3) INOCÊNCIA.

A inocência os impedia de perceberem a nudez, por causa da glória de Deus que os envolvia. A nudez era algo natural, não era vista como pecado, e eles não sentiam vergonha de suas partes íntimas.

4) COMUNHÃO PERFEITA.

Eles tinham uma comunhão perfeita com o Criador, uma conexão direta com Deus. Havia uma conexão espiritual direta com Deus, sem a necessidade de nenhum mediador ou intercessor.

AS CONSEQUÊNCIAS DO PECADO.

Perderam a conexão da perfeita comunhão com o Criador.

Ao pecarem, a pele de Adão e Eva perdeu seu brilho, e seu corpo se tornou mais materializado e vunerável aos males. 

Eles passaram a sentir vergonha de sua nudez e tentaram se cobrirem com folhas de figueira, simbolizando a perda de sua inocência e a ascensão do materialismo em suas vidas.

Passaram a sentir dores e cansaço extremo. 

Foram expulsos do Jardim e foram responsabilizados de cultivar a terra para sobreviverem dos frutos da terra, que consequentemente fora amaldiçoada.

EM SUMA:

A inocência deles ficou manchada com culpa e vergonha.

A comunhão com Deus tornou-se limitada.

A terra agora estava amaldiçoada.

Ter filhos tornou-se doloroso.

O trabalho tornou-se uma labuta.

A vida tornou-se mortal.

Finalmente, a morte física, espiritual e eterna entraram no mundo como uma consequência do pecado original de Adão e Eva.