sábado, 5 de maio de 2018

IDEOLOGIA DE GÊNERO VERSUS TEOLOGIA DE GÊNESIS.

As ciências sócias pós-modernas ensinam que as desigualdades sociais entre os sexos são resultados de relações históricas de opressão e preconceitos. A esse entendimento dá-se o nome de “questão de gênero”. Essa concepção não reconhece que as características físicas e biológicas de alguém devam ser usadas como parâmetro comportamental. Nessa perspectiva, refutam a ideia de que o “sexo feminino” deva se comportar como menina. Alegam que o comportamento social esperado de homens e mulheres é estabelecido pela cultura e não pelas questões físicas e biológicas.

O QUE É IDEOLOGIA DE GÊNERO?

A ideologia de gênero, também conhecida como “ausência de sexo”, é um mal presente na sociedade pós-moderna que pretende desconstruir os papéis dos sexos masculino e feminino. Isto indica o grau de corrupção e degeneração da espécie humana.
A palavra “ideologia” composta por dois vocábulos gregos, significa um conjunto de ideias que se propõe a orientar o comportamento, maneira de pensar e de agir das pessoas. Em um sentido amplo, a ideologia se apresenta como aquilo que seria ou é ideal para um determinado grupo social.
A palavra “Gênero”, tem origem no grego genos e significa raça, espécie, que usualmente indica o masculino e o feminino.

O QUE A BÍBLIA ENSINA SOBRE A IDENTIDADE DE GÊNERO?

E criou Deus o homem a sua imagem, a imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou (Gênesis, 1.27). A Bíblia ensina que é natural e correto se identificar com o gênero correspondente ao seu sexo biológico. Homens e mulheres têm diferenças físicas mas têm o mesmo valor diante de Deus. Tentar se identificar com um gênero que não corresponde ao seu corpo físico não é sensato nem saudável.
A Bíblia ensina claramente que Deus criou o homem e a mulher. Não existe nenhuma referência a outro tipo de gênero na Bíblia. A Bíblia define rigidamente os papéis sociais do homem e da mulher. Na verdade, ela mostra várias culturas diferentes, ao longo do tempo, onde esses papéis são imutáveis.
Em Deuteronômio, 22.5. Deus proibiu os israelitas de se vestirem como pessoas do sexo oposto. A razão dada era que Deus tem aversão a isso. Deus não muda, logo Deus continua a não gostar quando as pessoas se vestem como o sexo oposto. Essa regra está falando sobre uma pessoa tentar ser algo que fisicamente não é.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE SEXO, GÊNERO E ORIENTAÇÃO SEXUAL?

Atualmente, a sociedade procura distinguir sexo, gênero e orientação sexual. 
sexo é a natureza biológica da pessoa, definida pelos seus cromossomos, hormônios e órgãos reprodutores. Entre os seres humanos, existem dois sexos: macho e fêmea. Uma pequena minoria tem algumas caraterísticas físicas dos dois sexos, mas a vasta maioria tem um sexo bem definido. Ou seu corpo foi projetado para receber um bebê dentro de si, ou não foi.

gênero é como a pessoa ou a sociedade identifica e categoriza as pessoas. É impossível separar o gênero do sexo porque o sexo é a base dessa categorização. Quando falamos de gênero, não estamos avaliando inteligência, beleza ou outra caraterística qualquer. Estamos tentando entender se a pessoa parece homem ou mulher.
A forma como avaliamos o gênero de uma pessoa é mais complicada que as caraterísticas físicas claramente definidas. Também temos ideias sobre como homens e mulheres devem se comportar, vestir e relacionar na sociedade. Por exemplo, quando uma mulher é forte e gosta de praticar esportes, muitas vezes é acusada de não ser muito “feminina”. Ela continua sendo completamente mulher mas sai um pouco fora do padrão das coisas secundárias associadas à mulher.

Orientação sexual é com quem cada pessoa prefere ter relações sexuais, com homens ou mulheres ou os dois. Não está necessariamente associado ao gênero com que a pessoa se identifica. Por exemplo, um homem que se identifica como mulher pode gostar de homens ou de mulheres. Isto é o que ensina a ideologia de gênero, porém, à luz da bíblia, não é assim. A bíblia ensina e orienta que o homem deve ter atração por mulher e mulher por homem.

Uma pessoa saudável se identifica com o mesmo gênero que seu sexo físico.

Algumas pessoas sofrem muito porque sentem que estão no corpo errado. Mas a Bíblia diz que Deus criou cada pessoa com muito cuidado e atenção (Salmos 139:13-14). Quando rejeitamos nosso corpo físico, rejeitamos quem somos, nossa identidade. Precisamos aprender a aceitar quem somos. Mas isso não significa que temos de agir exatamente de acordo com os padrões de nossa sociedade. Nosso gênero é definido por nosso sexo físico, não pelos estereótipos da sociedade.
Mesmo assim, é importante deixar nosso gênero claro, para não causar confusão. Isso pode ser feito através de pequenos detalhes, como a roupa que usamos. Precisamos encontrar o equilíbrio, aceitando nosso verdadeiro gênero, expressando nossa personalidade e procurando não causar escândalo (Romanos 14:16).

Não me identifico com meu sexo, o que devo fazer?

Primeiro, você precisa ter um encontro com Jesus e saber que Jesus lhe ama! Não importa o estado em que você está, você pode vir para Jesus. Ele lhe oferece salvação e libertação de graça. Basta crer.
Se você ama Jesus, procure ouvir o que ele quer lhe dizer. Jesus vai lhe mostrar o caminho certo. Pode levar tempo, mas você vai ver a diferença. A verdade lhe libertará (João 8:31-32). Deixe Cristo entrar na sua vida e definir sua identidade. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário