Efraim com os povos se mistura; Efraim é um bolo que não foi virado (Oséias, 7.8).
A expressão "Efraim, um bolo que não foi virado" é uma metáfora encontrada no livro de Oséias para descrever a situação de Efraim (que representa o reino do norte de Israel) como um bolo que foi assado apenas de um lado, ficando cru do outro. Isso significa que Israel estava se misturando com outras nações e culturas, estava com o coração dividido e não estava passando por uma transformação completa, permanecendo imperfeito e vulnerável ao pecado.
Os israelitas haviam entrado em estreita comunhão com os incrédulos, e adotado muitos de seus costumes. Como resultado, passaram a ser tão inúteis quanto um bolo assado de um lado, e cru do outro. A metáfora do bolo "não virado" ilustra como Israel estava se envolvendo com práticas e crenças estrangeiras, sem realmente se converter e abandonar seus próprios erros. Esta metáfora, também pode ser aplicada para os crentes atuais que estão servindo a Deus, mas com coração dividido; ou seja, não renunciaram totalmente os maus costumes mundanos.
O bolo cru e não virado é frágil e facilmente se deteriora. Da mesma forma, a mistura de Efraim com outras nações o tornou vulnerável à influência negativa e à perda de sua identidade. Assim também acontece com os cristãos que vivem um evangelho de conveniência, adotando para si um estilo de vida contrario ao que a Palavra de Deus recomenda.
A metáfora do bolo que não foi virado também aponta para a falta de uma verdadeira transformação espiritual no povo de Israel. O profeta Oséias estava repreendendo o povo de Israel por sua infidelidade e idolatria, alertando-os sobre as consequências de suas escolhas.
Aqui nós aprendemos que é preferível vivermos separados do mundo; pois, os que insistem em manter comunhão com o mundo, correm o risco de adotar os seus costumes e atitudes, voltando ao pecado e distanciando-se da comunhão com Deus.
Na época atual, ainda há crentes como Efraim, "um bolo que não foi virado"?