Mais uma vez, o povo de Deus desviou-se para religião sincretista dos cananeus. Daí, durante sete anos Deus permitiu que os midianitas, ajudado pelos amalequitas e outros povos do Oriente, invadissem e oprimissem a nação de Israel (6.3). Os israelitas foram obrigados a se esconder em cavernas e a ocultar sua produção agrícola, por causa dos ataques dos inimigos (vv.2-5); quando a situação tornou-se insuportável, eles clamaram a Deus (v.6).
Israel clamou a Deus só em último recurso, e só o fez por causa da opressão em que se encontrava. O problema principal dos israelitas era a idolatria, a busca por deuses estranhos revelava a sua falta de fé, amor e gratidão ao Senhor Deus que os resgatou da escravidão do Egito. Buscavam a Deus só nos apertos, quando reconheciam que precisava dEle. Há crentes na atualidade que são iguais aos israelitas nos dias de Gideão, só buscam ao Senhor em tempos de crises e de apertos. A pergunta é: Estamos seguindo ao Senhor, porque realmente o amamos e o adoramos por aquilo que Ele é e por aquilo que Ele tem feito? Ou o servimos primeiramente por aquilo que esperamos receber dEle? Se nossa fé em Deus e a nossa dedicação a Ele são verdadeiras, nós o seguiremos mesmo que isso resulte em aflições e tribulações.
Gideão, um homem humilde e inseguro que se tornou um herói e libertador de Israel. A narrativa bíblica destaca que Deus escolhe pessoas que não se consideram capazes para realizar grandes feitos, transformando suas fraquezas em força e coragem através da fé e obediência. Gideão se sentia insignificante, vindo da tribo mais pobre e sendo o menor de sua família. Mas Deus escolhe as coisas que não são, para confundir as que são; Deus escolhe as coisas fracas e desprezíveis, para confundir as forte e aplauzíveis.
A história de Gideão demonstra que o poder de Deus atua nos mais fracos, e que a fé e a perseverança podem levar à superação de qualquer obstáculo.
JUÍZES 6, O CAPÍTULO DAS DUAS COISAS.
DOIS CLAMORES DO POVO: (v.1-7)
1) O povo clama por causa do sofrimento.
2) O povo clama por libertação.
DOIS MENSAGEIROS SÃO ENVIADOS A GIDEÃO: (v.8-11)
1) Um profeta.
2) O Anjo do SENHOR.
DOIS QUESTIONAMENTOS DE GIDEÃO: (v.13)
1) Por que tudo isto nos sobreveio?
2) E que é feito de todas as maravilhas que nossos pais contaram?
DUAS MENSAGENS DE ÂNIMO PARA GIDEÃO: (v.12,14)
1) O SENHOR é contigo, varão valoroso!
2) Vai nesta tua força e livrarás a Israel...
DOIS STATUS FRACOS DO PERFIL DE GIDEÃO: (v.15)
1) A família mais pobre da tribo de Manasés.
2) O menor (menos importante) da família.
DOIS ALTARES: (v.25,26)
1) O altar de Baal.
2) O altar do SENHOR.
DUAS FASES DE GIDEÃO: (v.14,34)
1) Gideão na sua força natural.
2) Gideão no poder do Espírito do SENHOR.
DUAS PROVAS DE GIDEÃO PARA CONFIRMAR A PALAVRA DE DEUS: (v.36-40)
1) Velo de Lã molhado (com orvalho) e terra seca.
2) Terra molhada (com orvalho) e velo de Lã seco.
Gideão é um exemplo de como uma pessoa que se sentia menor e incapaz pode ser transformada e usada por Deus para fazer grandes coisas. Amém!